As primeiras linhas:
Deve estar a fazer agora uns 2 anos que encontrei um camarada, essa coisa de parceiro soa muito a boiola, para dar umas voltas de bike ao fim de semana; Alguém que partilhasse o gosto pela aventura semi-controlada, nunca se sabe que calhaus se metem à nossa frente, e que de preferência estivesse no mesmo nível físico que eu estava na altura, quase zero.
Na altura tinha duas bikes uma scott mohaka e uma sinttesi hale-boop ambas com um nível de equipamento baixo, mas a hale era e é um canhão de quadro.
Procurava alguma coisa que tivesse uma reba, lx/xt e que não passasse os 1000€. Na lista estiveram canyon yellowstone 2006, rockrider 8.2 e grand canyon 6.0, que reuniam as condições que eu procurava, mas e há sempre um mas nestas histórias todas, apareceu o tópico berg 2007 com as bicicletas e respectivos preços, entre elas uma agradável surpresa.
Pensei para mim, Sinais para que é que queres uma bike super equipada se depois em cima dela pareces o gajo do anúncio que anda em cima da Euribor...e assim foi, peguei no bom senso e comprei uma bike de 990€ por 690€.
Fui à loja, vi, gostei, comprei e eis-me aqui, passados uns meses e alguns quilómetros, a fazer uma análise de pseudo-critico.
A Bike:
* Quadro: Berg Alum 7005 Double Butted
* Forqueta: Rock Shox Tora c/lockout 100mm
* Direcção: A-Head Kalloy
* Mudança Frente / Trás: Shimano Deore LX / Shimano Deore XT
* Manípulos Mudanças: Shimano Deore
* Travões: Shimano Deore Hidráulico
* Cubos: Shimano
* Aros: Alum ZAC 2000 black
* Pneus: Tioga XC 2.10
* Pedaleiro: Truvativ Fire X
* Pedais: Shimano M520
* Selim: Berg 1050
* Tamanho: 17''
* Espigão Selim: Alumínio
* Utilização: XC
Sobre o sistema de transmissão: Todos me diziam que "xt é que era bom e que não havia mudança que não entrasse, e que era só um click e aquilo já estava, uma maravilha!" e na realidade aquilo é mesmo bom :mrgreen: com lama ou em piso seco até à data não há qualquer razão de queixa sobre a combinação deore/lx/xt (manípulo/desviador frente/desviador traseiro).
O guiador é recto e maneirinho, entenda-se, para quem gosta levar pouca distância entre mãos fica muito bem servido.
A suspensão...Tora 318, alguns dirão "a reba é que é boa, ou uma Fox é que à maneira"...acredito em vocês, mas eu estava habituado a uma rst 205 series que quase parecia que não existia suspensão, por isso, tenho-vos a dizer que para quem não faz competição, quem anda por trilhos com alguns buracos e calhaus, a suspensão responde muito bem, absorve muitas das incorrecções que a chuva deixa nos trilhos, como consequência "sou obrigado" a fazer muito menos força no guiador e sinto muito menos as vibrações naturais do terreno.
A pedaleira e os pedais... Este conjunto parece-me muito bem conseguido. Além de estrear a bike estreei-me também a andar com os pezinhos presos e consigo notar grandes diferenças na pedalada, não só a subir, mas também em cursos com mais obstáculos. A fireX em si, nada a apontar, talvez seja sinal que a força que fazemos na pedalada se transmite no avanço da bike e nunca sentimos que estamos a pedalar mas metade da força se perde.
O selim é Bastante confortável (com B grande), não deixa nada dorido nem sobreaquece o recipiente que transporta os irmãos mais novos dos meus filhos mais velhos, se é que me fiz entender. A quem ainda anda com bancos em vez de selins, juntem uns trocos e vão à loja trocar, recomendo!
Sobre os Cubos e Aros não tenho ainda muito a dizer, talvez daqui a uns 1000 KMs consiga fazer uma análise se os mesmos continuam a responder bem às necessidades ou se têm muitas marcas da utilização.
Antes de experimentar a bicicleta numa volta a sério, tinha lido aqui no fórum o tópico "TIOGA" onde uns diziam maravilhas e outros muito mal. Pois eu sou dos que deu 3 oportunidades aos pneus de fazerem o mesmo percurso em piso molhado e piso seco e não gostei. Em lama grudam-se a ela e dificilmente sai. Quer o pneu de trás quer o pneu da frente escorregaram e fiquei com uma sensação de insegurança em usa-los e por isso resolvi trocar pelos que tinha na Hale.
O Barracuda é um tractor autêntico, venham pedras, areia, lama, piso seco ou molhado não falham. A lama demora a sair um bocadinho, mas não muito, e sobretudo não vacilam, transmitindo a tal segurança necessária principalmente em tempo molhado. É um 2.10 que trago à frente e que se faz notar pela negativa no alcatrão, assim que lá chegamos é um troc troc troc que quem vem atrás pergunta se vem aí o tractor da vindima :lol: :lol:
Atrás do Barracuda vem um Bulldog. Que espetáculo de pneu! Também com 2.10 de medida é um pneu que me deixa descansado a pedalar. Solta-se da lama muito facilmente, o que nos ajuda a não ter de carregar mais 3 kg de bike.
Quanto há bicicleta como um todo, resolvi colocar aqui uma foto do Coelhone, pois a mesma merece ser vista no seu habitat natural, e como não levei máquina ainda para campo, agradeço que ele tenha postado aqui no fórum este "brinquedo"
Optei por comprar um quadro de 17" embora tenha lido que para os 175 cm de betetista o 18" seria mais aconselhado, no entanto, desta vez queria ter uma posição mais controlada na bicileta, e tenho notado que fiz uma boa escolha especialmente em trilhos mais rápidos e técnicos (como é o caso ali dos lados da Quinta do Alambre).
No geral estou muito satisfeito com este brinquedo, não só pelas horas de prazer que me tem dado, mas porque sei que fiz um bom negócio ao compra-la por menos 300€ que o preço de tabela. Se me perguntassem se é "menina" para custar 990€, aí responderia que por esses preços tinham opções com uma suspensão melhor, mas por 690€ não vacilava em recomendar a quem estivesse interessado numa bicicleta que proporcionasse umas boas voltas, assim hajam pernas.
nota final: a bike já está lavada, limpa e oleada :mrgreen:
EDIT: esqueci-me de falar dos travões....quais V-brake, estes travam :!:
Deve estar a fazer agora uns 2 anos que encontrei um camarada, essa coisa de parceiro soa muito a boiola, para dar umas voltas de bike ao fim de semana; Alguém que partilhasse o gosto pela aventura semi-controlada, nunca se sabe que calhaus se metem à nossa frente, e que de preferência estivesse no mesmo nível físico que eu estava na altura, quase zero.
Na altura tinha duas bikes uma scott mohaka e uma sinttesi hale-boop ambas com um nível de equipamento baixo, mas a hale era e é um canhão de quadro.
Procurava alguma coisa que tivesse uma reba, lx/xt e que não passasse os 1000€. Na lista estiveram canyon yellowstone 2006, rockrider 8.2 e grand canyon 6.0, que reuniam as condições que eu procurava, mas e há sempre um mas nestas histórias todas, apareceu o tópico berg 2007 com as bicicletas e respectivos preços, entre elas uma agradável surpresa.
Pensei para mim, Sinais para que é que queres uma bike super equipada se depois em cima dela pareces o gajo do anúncio que anda em cima da Euribor...e assim foi, peguei no bom senso e comprei uma bike de 990€ por 690€.
Fui à loja, vi, gostei, comprei e eis-me aqui, passados uns meses e alguns quilómetros, a fazer uma análise de pseudo-critico.
A Bike:
* Quadro: Berg Alum 7005 Double Butted
* Forqueta: Rock Shox Tora c/lockout 100mm
* Direcção: A-Head Kalloy
* Mudança Frente / Trás: Shimano Deore LX / Shimano Deore XT
* Manípulos Mudanças: Shimano Deore
* Travões: Shimano Deore Hidráulico
* Cubos: Shimano
* Aros: Alum ZAC 2000 black
* Pneus: Tioga XC 2.10
* Pedaleiro: Truvativ Fire X
* Pedais: Shimano M520
* Selim: Berg 1050
* Tamanho: 17''
* Espigão Selim: Alumínio
* Utilização: XC
Sobre o sistema de transmissão: Todos me diziam que "xt é que era bom e que não havia mudança que não entrasse, e que era só um click e aquilo já estava, uma maravilha!" e na realidade aquilo é mesmo bom :mrgreen: com lama ou em piso seco até à data não há qualquer razão de queixa sobre a combinação deore/lx/xt (manípulo/desviador frente/desviador traseiro).
O guiador é recto e maneirinho, entenda-se, para quem gosta levar pouca distância entre mãos fica muito bem servido.
A suspensão...Tora 318, alguns dirão "a reba é que é boa, ou uma Fox é que à maneira"...acredito em vocês, mas eu estava habituado a uma rst 205 series que quase parecia que não existia suspensão, por isso, tenho-vos a dizer que para quem não faz competição, quem anda por trilhos com alguns buracos e calhaus, a suspensão responde muito bem, absorve muitas das incorrecções que a chuva deixa nos trilhos, como consequência "sou obrigado" a fazer muito menos força no guiador e sinto muito menos as vibrações naturais do terreno.
A pedaleira e os pedais... Este conjunto parece-me muito bem conseguido. Além de estrear a bike estreei-me também a andar com os pezinhos presos e consigo notar grandes diferenças na pedalada, não só a subir, mas também em cursos com mais obstáculos. A fireX em si, nada a apontar, talvez seja sinal que a força que fazemos na pedalada se transmite no avanço da bike e nunca sentimos que estamos a pedalar mas metade da força se perde.
O selim é Bastante confortável (com B grande), não deixa nada dorido nem sobreaquece o recipiente que transporta os irmãos mais novos dos meus filhos mais velhos, se é que me fiz entender. A quem ainda anda com bancos em vez de selins, juntem uns trocos e vão à loja trocar, recomendo!
Sobre os Cubos e Aros não tenho ainda muito a dizer, talvez daqui a uns 1000 KMs consiga fazer uma análise se os mesmos continuam a responder bem às necessidades ou se têm muitas marcas da utilização.
Antes de experimentar a bicicleta numa volta a sério, tinha lido aqui no fórum o tópico "TIOGA" onde uns diziam maravilhas e outros muito mal. Pois eu sou dos que deu 3 oportunidades aos pneus de fazerem o mesmo percurso em piso molhado e piso seco e não gostei. Em lama grudam-se a ela e dificilmente sai. Quer o pneu de trás quer o pneu da frente escorregaram e fiquei com uma sensação de insegurança em usa-los e por isso resolvi trocar pelos que tinha na Hale.
O Barracuda é um tractor autêntico, venham pedras, areia, lama, piso seco ou molhado não falham. A lama demora a sair um bocadinho, mas não muito, e sobretudo não vacilam, transmitindo a tal segurança necessária principalmente em tempo molhado. É um 2.10 que trago à frente e que se faz notar pela negativa no alcatrão, assim que lá chegamos é um troc troc troc que quem vem atrás pergunta se vem aí o tractor da vindima :lol: :lol:
Atrás do Barracuda vem um Bulldog. Que espetáculo de pneu! Também com 2.10 de medida é um pneu que me deixa descansado a pedalar. Solta-se da lama muito facilmente, o que nos ajuda a não ter de carregar mais 3 kg de bike.
Quanto há bicicleta como um todo, resolvi colocar aqui uma foto do Coelhone, pois a mesma merece ser vista no seu habitat natural, e como não levei máquina ainda para campo, agradeço que ele tenha postado aqui no fórum este "brinquedo"
Optei por comprar um quadro de 17" embora tenha lido que para os 175 cm de betetista o 18" seria mais aconselhado, no entanto, desta vez queria ter uma posição mais controlada na bicileta, e tenho notado que fiz uma boa escolha especialmente em trilhos mais rápidos e técnicos (como é o caso ali dos lados da Quinta do Alambre).
No geral estou muito satisfeito com este brinquedo, não só pelas horas de prazer que me tem dado, mas porque sei que fiz um bom negócio ao compra-la por menos 300€ que o preço de tabela. Se me perguntassem se é "menina" para custar 990€, aí responderia que por esses preços tinham opções com uma suspensão melhor, mas por 690€ não vacilava em recomendar a quem estivesse interessado numa bicicleta que proporcionasse umas boas voltas, assim hajam pernas.
nota final: a bike já está lavada, limpa e oleada :mrgreen:
EDIT: esqueci-me de falar dos travões....quais V-brake, estes travam :!: