[Teste/Análise] Berg Dirt Pro 905

sinais

New Member
As primeiras linhas:

Deve estar a fazer agora uns 2 anos que encontrei um camarada, essa coisa de parceiro soa muito a boiola, para dar umas voltas de bike ao fim de semana; Alguém que partilhasse o gosto pela aventura semi-controlada, nunca se sabe que calhaus se metem à nossa frente, e que de preferência estivesse no mesmo nível físico que eu estava na altura, quase zero.

Na altura tinha duas bikes uma scott mohaka e uma sinttesi hale-boop ambas com um nível de equipamento baixo, mas a hale era e é um canhão de quadro.

Procurava alguma coisa que tivesse uma reba, lx/xt e que não passasse os 1000€. Na lista estiveram canyon yellowstone 2006, rockrider 8.2 e grand canyon 6.0, que reuniam as condições que eu procurava, mas e há sempre um mas nestas histórias todas, apareceu o tópico berg 2007 com as bicicletas e respectivos preços, entre elas uma agradável surpresa.

Pensei para mim, Sinais para que é que queres uma bike super equipada se depois em cima dela pareces o gajo do anúncio que anda em cima da Euribor...e assim foi, peguei no bom senso e comprei uma bike de 990€ por 690€.

Fui à loja, vi, gostei, comprei e eis-me aqui, passados uns meses e alguns quilómetros, a fazer uma análise de pseudo-critico.

A Bike:

berg905dirtpro010fx5.jpg

* Quadro: Berg Alum 7005 Double Butted
* Forqueta: Rock Shox Tora c/lockout 100mm
* Direcção: A-Head Kalloy
* Mudança Frente / Trás: Shimano Deore LX / Shimano Deore XT
* Manípulos Mudanças: Shimano Deore
* Travões: Shimano Deore Hidráulico
* Cubos: Shimano
* Aros: Alum ZAC 2000 black
* Pneus: Tioga XC 2.10
* Pedaleiro: Truvativ Fire X
* Pedais: Shimano M520
* Selim: Berg 1050
* Tamanho: 17''
* Espigão Selim: Alumínio
* Utilização: XC

Sobre o sistema de transmissão: Todos me diziam que "xt é que era bom e que não havia mudança que não entrasse, e que era só um click e aquilo já estava, uma maravilha!" e na realidade aquilo é mesmo bom :mrgreen: com lama ou em piso seco até à data não há qualquer razão de queixa sobre a combinação deore/lx/xt (manípulo/desviador frente/desviador traseiro).


bike028hx4.jpg

O guiador é recto e maneirinho, entenda-se, para quem gosta levar pouca distância entre mãos fica muito bem servido.

berg905dirtpro003xj8.jpg

A suspensão...Tora 318, alguns dirão "a reba é que é boa, ou uma Fox é que à maneira"...acredito em vocês, mas eu estava habituado a uma rst 205 series que quase parecia que não existia suspensão, por isso, tenho-vos a dizer que para quem não faz competição, quem anda por trilhos com alguns buracos e calhaus, a suspensão responde muito bem, absorve muitas das incorrecções que a chuva deixa nos trilhos, como consequência "sou obrigado" a fazer muito menos força no guiador e sinto muito menos as vibrações naturais do terreno.

berg905dirtpro009wg6.jpg

A pedaleira e os pedais... Este conjunto parece-me muito bem conseguido. Além de estrear a bike estreei-me também a andar com os pezinhos presos e consigo notar grandes diferenças na pedalada, não só a subir, mas também em cursos com mais obstáculos. A fireX em si, nada a apontar, talvez seja sinal que a força que fazemos na pedalada se transmite no avanço da bike e nunca sentimos que estamos a pedalar mas metade da força se perde.

bike029dm3.jpg

O selim é Bastante confortável (com B grande), não deixa nada dorido nem sobreaquece o recipiente que transporta os irmãos mais novos dos meus filhos mais velhos, se é que me fiz entender. A quem ainda anda com bancos em vez de selins, juntem uns trocos e vão à loja trocar, recomendo!

Sobre os Cubos e Aros não tenho ainda muito a dizer, talvez daqui a uns 1000 KMs consiga fazer uma análise se os mesmos continuam a responder bem às necessidades ou se têm muitas marcas da utilização.

bike034fv9.jpg

Antes de experimentar a bicicleta numa volta a sério, tinha lido aqui no fórum o tópico "TIOGA" onde uns diziam maravilhas e outros muito mal. Pois eu sou dos que deu 3 oportunidades aos pneus de fazerem o mesmo percurso em piso molhado e piso seco e não gostei. Em lama grudam-se a ela e dificilmente sai. Quer o pneu de trás quer o pneu da frente escorregaram e fiquei com uma sensação de insegurança em usa-los e por isso resolvi trocar pelos que tinha na Hale.

bike026cf6.jpg

O Barracuda é um tractor autêntico, venham pedras, areia, lama, piso seco ou molhado não falham. A lama demora a sair um bocadinho, mas não muito, e sobretudo não vacilam, transmitindo a tal segurança necessária principalmente em tempo molhado. É um 2.10 que trago à frente e que se faz notar pela negativa no alcatrão, assim que lá chegamos é um troc troc troc que quem vem atrás pergunta se vem aí o tractor da vindima :lol: :lol:

bike030pd4.jpg

Atrás do Barracuda vem um Bulldog. Que espetáculo de pneu! Também com 2.10 de medida é um pneu que me deixa descansado a pedalar. Solta-se da lama muito facilmente, o que nos ajuda a não ter de carregar mais 3 kg de bike.

Quanto há bicicleta como um todo, resolvi colocar aqui uma foto do Coelhone, pois a mesma merece ser vista no seu habitat natural, e como não levei máquina ainda para campo, agradeço que ele tenha postado aqui no fórum este "brinquedo"

dsc01093vp9.jpg

Optei por comprar um quadro de 17" embora tenha lido que para os 175 cm de betetista o 18" seria mais aconselhado, no entanto, desta vez queria ter uma posição mais controlada na bicileta, e tenho notado que fiz uma boa escolha especialmente em trilhos mais rápidos e técnicos (como é o caso ali dos lados da Quinta do Alambre).

No geral estou muito satisfeito com este brinquedo, não só pelas horas de prazer que me tem dado, mas porque sei que fiz um bom negócio ao compra-la por menos 300€ que o preço de tabela. Se me perguntassem se é "menina" para custar 990€, aí responderia que por esses preços tinham opções com uma suspensão melhor, mas por 690€ não vacilava em recomendar a quem estivesse interessado numa bicicleta que proporcionasse umas boas voltas, assim hajam pernas.

nota final: a bike já está lavada, limpa e oleada :mrgreen:


EDIT: esqueci-me de falar dos travões....quais V-brake, estes travam :!:
 

Alf

Active Member
Há aí coisas difíceis de encontar numa bicicleta de 1000€...

Foi MESMO muito barata, grande negócio, eu só mudava o guiador, o espigão e o avanço... manias :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Parabéns, martela-lhe forte!!! :twisted:
 

huppy

Member
Boas

Por esse preço duvido que comprasses melhor!
E quanto a essa questao de por 1000€ encontrares bikes com melhores suspensoes mas tinham de ter coisas piores em outro sitio com certeza!
Por esse preço entao foi marisco :mrgreen:

Abraços
 

coelhone

New Member
Boas.
Quanto à foto tas a vontade (quanto nos encontrarmos pagas a jola :lol:)
Esta machine tá lá. vamos a ver agora com os km's como é que se porta
Eu com a minha em +/- 250 nada apontar (só os tais pneus)
Para subir parece uma libelinha :lol:
Boa compra e boas dicas que me deste.

Melhores cumprimentos,

Ricardo Coelho
 

sinais

New Member
As subidas:

Ao principio eu não notava tanta diferença a subir mas com o passar dos kms apercebi-me que era das minhas pernas :mrgreen:

A 905 oferece uma posição confortável para subir, e o facto de usar os pedais de encaixe ajudam muito a pedalada. A cada volta que faço parece que ela está mais leve a subir.

As descidas:
Depois de ler alguns relatos aqui no fórum de valentes tralhos, e porque eu sou dos que gosta de andar em cima da bike e não a voar por cima dela, tenho sempre cuidado relativo quando se trata de descer, em especial quando não conheço as descidas (ou o receio de encontrar os crosseiros das motas que cada vez mais se têm visto na Arrábida :evil: :evil:), isto tudo para dizer que o desempenho desta berg a descer parece-me superior do que a subir.

Até à data o máximo de velocidade foram uns 56 km/hora em alcatrão e 46 em estradão de terra batida, e em ambos os casos senti que estava bem montado, mas onde me dá mais prazer conduzir esta bike é num trilho para os lados da quinta do Alambre, rápido, com subidas e descidas curtinhas, alguns obstáculos pelo caminho, aí dá para sentir que a geometria que o quadro tem, consegue responder e bem às necessidades do ziguezaguear do trilho.

Fotos para breve...
 

artsite

New Member
Só uma cosita, falas no inicio que tinhas uma sinttesi hale-bopp, por acaso sabes o peso do quadro?? Tenho um quadro igual, comprada á uns aninhos, e só posso dizer maravilhas dele, agora com um grupo de equipamento entre XTR, XT e travões deore.
 

sinais

New Member
artsite said:
Só uma cosita, falas no inicio que tinhas uma sinttesi hale-bopp, por acaso sabes o peso do quadro?? Tenho um quadro igual, comprada á uns aninhos, e só posso dizer maravilhas dele, agora com um grupo de equipamento entre XTR, XT e travões deore.

por enquanto não sei...mas vou saber em breve, assim que desmontar a pedaleira que ainda está nesse quadro :mrgreen: depois digo...
 

artsite

New Member
Ok, obrigado, é a única coisa que me falta saber, o resto encontra-se tudo na net, agora esse quadro é quase fantasma.
 
A

andcosta

Guest
Boas,

Posso dizer que tens uma grande bike. Eu tenho uma, mas é a versão de 2005. O que muda é a pedaleira que é LX e os travões são os XT hidraulicos acho eu de 2004 ou 2005. Estes travões ao lado dos deore actual, travam mto melhor.

Tambem tem diferente é a suspensão. A minha é uma pilot. Já ando a pensar a alguns dias em trocar por um TORA.

Ao final de 1500km, a unica coisa que tenho a apontar é que a cassete e o eixo traseiro desapertaram-se pouco tempo depois de ela ter ido a uma revisão à marca.

Boas pedaladas,
AC
 

rmpro

New Member
Visto teres uns travoes hidraulicos deore iguais aos meus , já afinaste o curso das tuas manetes de travão alguma vez?
Podias me explicar sfv como se afina o curso da manete do travão pq não faço a minima, e a minha do travão trazeiro vem muito abaixo.
 

nunocrachatt

New Member
Realmente as bikes da berg nao sao muito mas.... no entanto... pode.se melhorar bastante as qualidade delas.. :)
ja agora deixo uma foto de uma que eu tou a modificar...... diz o que axas :)

29052007007.jpg
 

sinais

New Member
rmpro said:
Visto teres uns travoes hidraulicos deore iguais aos meus , já afinaste o curso das tuas manetes de travão alguma vez?
Podias me explicar sfv como se afina o curso da manete do travão pq não faço a minima, e a minha do travão trazeiro vem muito abaixo.

hum...nunca precisei de afinar...e por acaso a bikes está a precisar da primeira revisão agora que já tem uns kms... mas vou leva-la à Berg (posso no entanto ver como é que eles fazem e depois tentar explicar :mrgreen: :mrgreen: , mas só depois das férias)
 

sinais

New Member
nunocrachatt said:
Realmente as bikes da berg nao sao muito mas.... no entanto... pode.se melhorar bastante as qualidade delas.. :)
ja agora deixo uma foto de uma que eu tou a modificar...... diz o que axas :)

muito más...eu acho que os quadros apresentam coisas porreiras, tudo o resto são componentes de terceiros já conhecidos no mercado, parece-me é que apresentam preços elevados para o mercado...a minha foi um achado :mrgreen:

Quanto à tua de trial... pois não é bem o tipo de bike que eu ande, embora parece-me em termos estéticos a biki está porreira embora acho que a "ligação" quadro suspensão podia estar melhor. boas pedaladas!
 

luis_pcovo

New Member
sinais said:
nunocrachatt said:
Realmente as bikes da berg nao sao muito mas.... no entanto... pode.se melhorar bastante as qualidade delas.. :)
ja agora deixo uma foto de uma que eu tou a modificar...... diz o que axas :)

muito más...eu acho que os quadros apresentam coisas porreiras, tudo o resto são componentes de terceiros já conhecidos no mercado, parece-me é que apresentam preços elevados para o mercado...a minha foi um achado :mrgreen:

Quanto à tua de trial... pois não é bem o tipo de bike que eu ande, embora parece-me em termos estéticos a biki está porreira embora acho que a "ligação" quadro suspensão podia estar melhor. boas pedaladas!

apoiado...a berg este ano ta exelente e n te esqeças que tens a stuka mais fraquinha...
 

coelhone

New Member
Bom dia Sinais.
Realmente acho que já posso e devo fazer uma análise à minha machine, mas de momento não tenho disponibilidade.
Como reparaste noutro tópico coloquei umas pastilhas metálicas xtr nos travões de trás e posso te dizer que notei grande diferença principalmente a nivel da progressão da travagem (agora só bloqueia a roda quase no fundo do curso da manete, o que eu gosto bastante), fazem um pouco de barulho quando estão "frias" mas depois de aquecerem quase nem se nota.
Fica prometida a análise quando vier de férias, mais uma vez agradeço te pelas dicas que me deste na altura pois esta máquina tem me dado muitas alegrias.

Melhores cumprimentos,

Ricardo Coelho
 

ricard0

New Member
Boas.. A 'review' é pequena mas é boa, estava decidido a comprar uma Decathlon Rockrider 8.1, mas depois da sugestão do Fabio A. e depois de uma breve leitura a este tópico, fiquei decidido em comprar esta bike. :mrgreen:

O equipamento é relativamente igual, e o quadro sinceramente parece-me melhor que o da Decathlon, e sempre poupo 260€. Sei que a assistência não é a melhor, mas tenho um amigo que partiu um quadro e deram-lhe outro. :p

Abraço!
 

sinais

New Member
pequeno mas acrescer...depois do verão virá a actualização dos kms e do uso que as peças têm tido...depois da compra cá esperamos as tuas emoções. :mrgreen:
 
Top