tentativa de atropelamento

cconst

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Vou-me meter agora nesta conversa de "a minha pil*nha é maior que a tua".

Do que li por aqui neste tópico, o autor do mesmo só tinha que comer e calar. A passadeira não é para as bicis:

TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO II
Disposições especiais para motociclos, ciclomotores e velocípedes
SECÇÃO I
Regras especiais
Artigo 90.º
Regras de condução​

1 – Os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem:

a) Conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para assinalar qualquer manobra;

b) Seguir com os pés fora dos pedais ou apoios;

c) Fazer-se rebocar;

d) Levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação;

e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não causarem perigo ou embaraço para o trânsito.

2 – Os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas.

3 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo se se tratar de condutor de velocípede, caso em que a coima é de € 30 a € 150."

e...
TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I
Disposições comuns
SECÇÃO I
Regras gerais
Artigo 17.º
Bermas e passeios​

1 – Os veículos só podem utilizar as bermas ou os passeios desde que o acesso aos prédios o exija, salvo as excepções previstas em regulamento local.

2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 60 a € 300.

já agora:
TÍTULO IV
Dos veículos
CAPÍTULO I
Classificação dos veículos
Artigo 112.º
Velocípedes
1 – Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.

2 – Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.

3 – Para efeitos do presente Código, os velocípedes com motor e as trotinetas com motor são equiparados a velocípedes.

É, portanto, claro que NÓS os ciclistas/BBTistas não DEVEMOS circular noutro sitio que não os destinados ao efeito:
* Estradas​
* Ciclovias​
 

jmdcfigueiredo

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Mach4 ou não percebe ou não quer perceber...

Numa situação (montado e levar com o carro em cima) a culpa é SUA porque infringe deliberadamente o código da estrada e não têm direito a qualquer indemnização.
Todos os custos resultantes do sinistro ser-lhe-ão imputados a si, entre eles as suas próprias despesas de saúde, reparação da bike E REPARAÇÃO DA VIATURA QUE LHE BATEU!

Na outra situação (desmontado levando a bike à mão) a culpa é da quem o atropelar e embora eu saiba que as coisas nem sempre correm da formar ideal o senhor é indemnizado, não paga despesas hospitalares nem de tratamento e até a bike é reparada de alguma dano que venha a sofrer.

Não fique ofendido pois não me dirijo a si em particular, mas os BURROS que vêm para aqui discutir se se deve ou não atravessar montado PAREM!
Isto não é sobre o que fica mais bonito ou mais feio numa bike, é algo incontornável: AS PASSAGENS DE PEÕES SÃO PARA USAR POR PEÕES, NÃO CICLISTAS!!!!!

Vocês por acaso gostam quando vão nas ciclovias ou nas vias para ciclistas e os peões andam lá a passear!? Então não ocupem o espaço que não é vosso...
 

Mach 4

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Concordo jmdcfigueiredo...mas só em parte.

Continuo a dizer que o nosso actual código contém muitas disparidades, que na realidade e na prática não são funcionais.

Agora concordo é a 100% com isto que tu apontaste num post atrás :

Sabes de quem é a culpa!?

De quem te deu a carta de condução e obrigou-te a saber velocidades de camiões e coisas do género mas "esqueceram-se" de te dizer que para seres considerado peão tens de te deslocar a pé. Aquilo que chamas de passadeira é uma passagem para peões, e tu montado na bike és condutor de um veiculo...

Como também já referi atrás grande parte da culpa começa nas escolas de condução por diversos motivos. Mas isso já dá conversa para outro tópico.

Como referes nem sempre as coisas funcionam como deveriam quando as coisas correm mal, mesmo fazendo nós o bem e o correcto.
Agora não me venham é falar de multas por alguém ir a passar numa passadeira exclusiva para peões em cima da bike. Amigos estámos em Portugal e não na Suíça - Heellllooo!!!

Vejo diáriamente coisas piores, mas mesmo MUITO mais graves e vejo também carros da policia a passar e a seguir caminho. Sejamos mais realistas e comecem a observar com mais atenção certas situações no vosso dia a dia, com o CE da estrada ao vosso lado, para vos ir tirando as dúvidas.

cconst,

Experimenta ir tu sempre o mais encostado á berma possivel tendo só do teu lado direito uma valeta funda, ou um muro de granito, ou uma fila de carros estacionados...e quando levares com uma porta de um carro em cheio, ou caires gravemente numa valeta ou não teres outra alternativa senão ficares esmagado contra uma parede eu arranco essa folha do CE e vou-ta lêr em voz alta enquanto estás a gemer no chão.

Agora eu gostava mesmo (e continuo á espera...) era que alguém refira aqui, segundo o nosso actual Código da Estrada, qual deverá ser o comportamento a adoptar por qualquer condutor perante o trâfego nacional.

Stumpjumper?

cconst?

Foquinha?

Ninguém??
 
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jmdcfigueiredo

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Que têm efectivamente, porém e ao que este post diz respeito o código da estrada é peremptório: passagem de peões são para peões e não ciclistas.

Aos senhores que por ignorância faziam esse erro parem imediatamente, e o autor do tópico se tiver possibilidade de encontrar o "velho" que tenha a coragem e a dignidade de pedir desculpa pela bela m€rda (isto não é por causa do acordo ortográfico!) que ele e o irmão fizeram.

Mach4, só para ti e em OFFTOPIC, conheço casos de malta que sopra ao balão em operações stop, acusa mais de 1.2 (CRIME!) e a policia manda estacionar o carro e por-se a andar a pé sem fazer mais nada. Isto para o prevaricador é uma doçura que de outra forma no dia seguinte sentava o cu no mocho (ia a tribunal). Porém já me explicaram o porque da policia fazer isso. Se a pessoa fosse autuada no dia seguinte o agente autuante tinha de acompanhar a pessoa ao tribunal MESMO SE ESTIVESSE DE FOLGA OU FÉRIAS... Ora o PSP devia gozar o dia seguinte e não teve para se chatear... É a lei que vigora por estas bandas...
 
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Mach 4

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HHiiii...

Onde isto já vai.
Mas espera lá, afinal isso não faz parte do trabalho policial?
Ou será que essas pessoas quando se candidatam para serem agentes da lei no fundo querem é um emprego fácil só com regalias. Faz-me lembrar os médicos que fazem de tudo para não irem para o interior, ou os professores que só querem escolher as escolas que lhes convém.

Tenho 7 amigos policias na PSP e de todos apenas 1 ou 2 ingressaram com um objectivo definido e por terem um perfil verdadeiramente recomendado para tal função. Todos os outros precisavam de um emprego, mais nada para além disso.
E depois temos a policia que temos (como exemplos que dei lá atrás), e por esses depois pagam outros, verdadeiramente profissionais e que respeitam e gostam mesmo do seu trabalho.
Mas é melhor não adiantar mais este assunto dos policias senão ainda aparece aí um e ainda somos todos presos ;).

Mas até tu estás-me a dar razão sem querer - existem muitas leis que deveriam ser cumpridas...mas na prática, "tá queto".
Eu era um dos primeiros a pagar uma multa em dinheiro vivo se fosse apanhado numa passadeira em cima de uma bike...

...SE por outro lado visse as 128.543 pessoas que DIÁRIAMENTE andam a conduzir com o car...lho do telémovel sempre colado ás orelhas, fossem devidamente multadas. Isto entre muitas outras infracções graves, bem mais graves do que andar a passar em passadeiras com a bicicleta.
 
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Gaija

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Ó meus amigos... eu acho que acima de tudo deve imperar o BOM SENSO

atravessa-se mais depressa uma passadeira montado na bina que a pé mas também se aparece mais de repente e pode-se "assustar" o automobilista que não está a contar com ninguém e de repente está um marmanjo a atravessar montado...

Agora e no caso da ciclovia atravessar a estrada junto a uma passadeira sem sinalização de STOP nem marcas visiveis para os automobilistas? Atravessam montados? Não, porque é fora da passadeira. Exijem passagem? Eles não conseguem ver as marcas e reclamam porque estamos fora da passadeira... Vão às Docas e vejam como a ciclovia atravessa a estrada no fim do viaduto. Aliás as Docas são óptimas... Temos a polícia sempre a reclamar conosco mas quando eu me defendo dizendo que: 1º - Vou atropelar quem? o ar? 2º - E os peões todos que estão na ciclovia? Quem os multa? Alguns deles em corrida com fones nos ouvidos... Nem nos ouvem e mudam de direcção e vai tudo ao chão!

Ainda esta semana levei um right-hook de um taxista quando eu já estava a assinalar uma mudança de direcção que eu não tenho de assinalar! Sim. A estrada curva ligeiramente para a esquerda e existe uma bifurcação para a direita. Eu estou a pedalar junto à berma e SIGO a estrada em que estou. Tenho de assinalar esta "mudança de direcção"? Não. Mas assinalo porque ja sei com o que posso contar :(

Eu tenho vindo a mudar a minha postura de ciclista urbana. E agora passo semáforos vermelhos, atravesso passadeiras montada e faço ruas em sentido proibido. Até atravesso as Docas montadas na bina. Tudo e Sempre quando não há a mínima dúvida de que não há automóvel ou peão. Caso haja, paro, e espero. Muitas vezes passar um vermelho é ter a oportunidade de ultrapassar um carro e poder mudar de via em segurança! sobretudo quando temos de passar da faixa da direita para a mais à esquerda e atravessar um troço de 3 vias onde anda tudo feito Fittipaldi pois estão todos a desembocar de 1 rua...

Sinceramente digo... Haja paciência para o condutor português :/ e eu até me incluo neles :/
 

jmdcfigueiredo

New Member
Mach4, eu não lhe dou razão absolutamente nenhuma se no seu entender é correcto atravessar uma passadeira montado na bike e a discussão aqui é essa.

A atitude do user que iniciou o tópico é lastimável e deve ser repudiada por todo e qualquer ciclista.

Quanto aos código das estrada e demais leis isso pouco importa.

LEI É LEI E TEMOS DE A CUMPRIR!!!!!! Se quem zela pelo cumprimento da mesma não age em conformidade isso já é outra guerra que para aqui não diz respeito.

Cumprimentos ao pessoal e NÃO ATRAVESSEM MONTADOS AS PASSADEIRAS!

GAIJA, que não cumpras o código da estrada por tua conta e risco é uma coisa.
Agora certamente não vens para aqui "chorar" se algum dia te multarem ou algum condutor mais ríspido te mandar para meia dúzia de sítios por ires a atravessar a passadeira montada na bike.
Escusado será perguntar se começarias aos murros ao condutor/carro!
 
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JNR

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Mach, que temos policias como o resto da grande maioria da população já sabemos, MAS, se estás em trabalaho, estás em trabalho, se estás de férias, estás de férias, sim, sei que isso nunca é 100% liquido na mioria dos privados e até de alguns cargos publicos, vê lá o Conselho de Ministros que nestes tempo até ao domungo se reune, MAS, se têm que ir a tribunal por causa dos que apanahram na noite anterior não deveria ser as suas expensas...se fores testemunha em qualquer processo esse dia deveria , bem sei que a realidade por vezes..., ser-te pago e a falta é justificadissima, então porque é que se fores bofia não????
Ou seja, tal como em muitos outros aspectos da vida portuguesa, temos a policia que mercemos. porque reclamamos mas...será que exigimos mesmo, temos alguma noção de alguns aspectos burocráticos e idiotas da vida deles??? cuidado com os tiros, não vás a perseguir o malandro em excesso de velocidade, se bateres a culpa é tua e paga tu o arranjo, WTF???

e não, não sou policia, e podes ter a certeza que sou dos primeiros a irritar-me e em alguns casos já cheguei a chamar a ateção, desde o vermelho e le estava a olhar para o lado, horas para vir o reboque, carros em cima do passeio, sim, claro e porque não??? and so on and so on...

A questão é 5 páginas porque alguem infringiu a lei e houve alguem que stressou com isso...

Hasta
 
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cconst

Member
cconst,

Experimenta ir tu sempre o mais encostado á berma possivel tendo só do teu lado direito uma valeta funda, ou um muro de granito, ou uma fila de carros estacionados...e quando levares com uma porta de um carro em cheio, ou caires gravemente numa valeta ou não teres outra alternativa senão ficares esmagado contra uma parede eu arranco essa folha do CE e vou-ta lêr em voz alta enquanto estás a gemer no chão.

Mach 4:
Morando em Lx (mas felizmente nos Olivais) quando vou andar de bike, 80% das vezes saio de casa montado nela!

Quando vou no alcatrão comporto-me exactamente como o código da estrada indica. Até hoje (felizmente) ainda não tive nenhum dissabor. Alguns sustos, sim... devido à malta que pensa que tem tudo controlado e passa perto demais do que "deveria".

Mas ainda assim, o que o CE diz é que deve circular o mais próximo possível das bermas ou passeios... Ora se tens valetas, o mais à direita possível não é por cima das valetas... Além de que o "mais próximo possível das bermas ou passeios" é dentro da faixa de rodagem, e não fora dela...

Se tenho muros, deixo distância de segurança...

Se tenho carros estacionados, vou com uma atenção redobrada... (já estive perto de um ou dois OTBs por causa desses "artistas" que abrem as portas sem tomar as devidas precauções...

Já tive perto de alguns (mais do que na estrada) OTBs em ciclovias por causa de peões que as atravessam, que correm, que passeiam, que passeiam os cães...

Onde quer que andemos, devemos ir com atenção ao que estamos a fazer... Ou diz-me tu Mach 4, quando vais para o monte... (se é que vais para o monte) não tomas atenção às valas que as chuvas provocam? Não vais com atenção a árvores caíadas nos trilhos? É a mesma coisa.

Todos os veículos têm lugar na via pública. Temos que achar o nosso lugar. Não é por andar a fazermos o que mais nos convem (seja porque motivação for - segurança, medo, facilitismo,...) que vamos ter um melhor respeito pelos outros... Antes pelo contrário.

O que penso que não devemos é agir levianamente da maneira que mais nos convém... é por causa de sujeitos assim que foram instituidas leis, e acima de tudo regras! (com elas, já é o que é...)

Eu vou continuar, sempre que andar em alcatrão: andar o mais proximo possível das bermas ou passeios, a sinalizar a minha marcha, a parar nas cedencias de passagem, a andar em ciclovias onde existirem e a evitar locais potencialmente muito perigosos...
 

Gaija

New Member
jmdcfigueiredo... não leste. O condutor não pode ser ríspido se ele não está lá quando atravesso... Não cumpro o código quando não há ninguém nas redondeza e se o unico risco que existe é o de o vento me atirar ao chão. Excepto a atravessar as docas mas aí é outra onda... Por isso se cair caio sozinha (como já me aconteceu) e não me posso queixar.


e cconst, tens toda a razão. Sempre atento é como devemos andar e é o primeiro lema. Porque mesmo com leis não estamos seguros.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Ok gaija, interpretei mal a tua posição!

Quanto às docas além de offtopic prefiro nem comentar...
A dualidade de critérios chega a ser ridícula...
 

Mach 4

New Member
cconst,

Mas isso é exactamente o que eu faço sempre...e com mil olhos como o fazes e somente SE realmente vir que existem condições para tal, e isto tanto nas zonas urbanas como no monte (sim porque eu sou daqueles que ando em todo o lado, sempre que estou em cima de uma bike de btt).

Porém muita gente anda a falar como se em Portugal as pessoas conduzissem como nos países nórdicos, quando andam autênticos assassinos por aí á solta.

O que eu tentei transmitir é que há aqui no fórum alguns relatos de acidentes exactamente pelo pessoal cumprir á regra o código, nomeâdamente nessa parte de andar o mais á direita possivel, perto das bermas.
Há mesmo quem aconselhe o pessoal a não acatar estas regras exactamente por as acharem perigosas, pois se fores á frente de um carro este tem obrigatóriamente que te ver e que abrandar a sua marcha sem te passar uma "rasa" ou te dar um daqueles toques traiçoeiros que te obrigam a ir ao chão.

Mais uma vez isto comprova o que eu tenho vindo a dizer (e que devia ser a 1ª coisa a ensinarem nas escolas de condução) :

A 1ª Regra de ouro e a mais fundamental do Código - VISIBILIDADE.

VEREM E FAZEREM DE TUDO PARA SEREM VISTOS.

Tudo e Sempre quando não há a mínima dúvida de que não há automóvel ou peão. Caso haja, paro, e espero. Muitas vezes passar um vermelho é ter a oportunidade de ultrapassar um carro e poder mudar de via em segurança! sobretudo quando temos de passar da faixa da direita para a mais à esquerda e atravessar um troço de 3 vias onde anda tudo feito Fittipaldi pois estão todos a desembocar de 1 rua...

Sempre atento é como devemos andar e é o primeiro lema. Porque mesmo com leis não estamos seguros.

De resto estas excelentes frases já dizem tudo.


Para o resto dos assíduos leitores do CE :

Um muito obrigado a todos...por "fugirem com o rabo á seringa". Fiquei mesmo esclarecido com a vossa sapiência.

É mesmo á português - falam, falam, apelando á razão e ao bom senso e mostrando orgulhosamente que sabem copiar artigos e decretos para mostrar ao pessoal que estão por dentro das coisas. Mas depois como a conversa já não "lhes cheira" desligam-se, se calhar porque torna-se dificil de encontrar argumentos para defenderem o que andavam a pregar...

Um conselho para esses - para a próxima abstenham-se dos vossos elucidativos comentários, ou então elucidem até ao fim.

E vamos mas é roçar os cranks.
 
Last edited:
mostrando orgulhosamente que sabem copiar artigos e decretos para mostrar ao pessoal que estão por dentro das coisas.

Tens que reconhecer que se não houvesse alguém que se desse ao trabalho de o fazer tu ainda agora não sabias que as cartas de condução em PORTUGAL são provisórias quase há 10 anos, inicialmente por um período de 2 anos e a partir de 25 de Março de 2005 por 3 anos...
 
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Mach 4

New Member
Sim...mas isso a mim não me importa para nada, porque eu já tenho carta há mais de 20 anos.
Importa sim para quem está desde essa data a pensar em tirar a carta.
Um dia quando o meu filho for tirar a sua acredita que me irei informar de tudo e mais alguma coisa acerca do que se passa na altura no IMTT e respectiva legislação na altura.
Até lá isso passa-me um pouco ao lado, e como já disse eu é que não me quis dar ao trabalho de aprofundar a questão, mas também se não fosse aqui esclarecido sobre isso mais cedo ou mais tarde iria ter o conhecimento disso numa conversa de café.

Agora virem para aqui dizer que está bastante explicito no CE o que um ciclista deve ou não fazer, e eu de seguida perguntar o mesmo mas relativamente aos condutores de carros e népia...fecham-se em copas.

Mas eu até percebo o porquê disso, mas não queiram é atirar areia para os olhos das pessoas.
 
Mach 4, calma.
Ficas quinado de todo por quereres, vá lá, a toda a força, espetar a tua lógica. Estás no teu direito.
Que tu o faças, tudo bem, há quem não o faça e, infelizmente, é por causa desses que o país anda como anda, um porque faz, o outro porque deixa fazer. E a isto refiro-me ao tais velhos (tomara muitos novos conduzirem tão bem como conheço alguns), cartas de condução, Código da estrada, andar de ginga, etc..

Agora calma, muita calma...
 

minhos

New Member
oh figueiredo sinceramente os teus comentários são dispensáveis, porque como já ando aqui há vários meses, já pude ver que os tópicos onde tu participas ofendes tudo e todos e tens a mania que sabes tudo! Portanto reduz-te á tua ignorância, e quando me quiseres ofender, agente fala pessoalmente e ofendes-me pessoalmente.

Eu já assumi o meu erro, agora não vou pedir desculpa a um gajo que me tentou atropelar, quanto muito se o vir ainda lhe dou mais! A ele e a ti, uma vez que vens para aqui ofender quem quer que seja!

Por tanto tem atenção a maneira como falas porque aqui ninguém te falta ao respeito!
 

jmdcfigueiredo

New Member
Por amor de Deus, com 23 anos já tinhas idade para ser homenzinho e assumires o teu erro...

Estarás por ventura a ameaçar-me!?
Se depois disto tudo ainda não viste que és e estás a ser um garoto temos pena.

Já agora, agente é na PSP ok!?
 

minhos

New Member
ah, e só para esclarecer mais uma coisa, eu passei bastante devagar e estava MUITO trânsito tipo pára-arranca.
Eu assumo o meu erro, porque desconhecia completamente agora não é motivo para tentar atropelar. E como ja foi dito aqui, no dia a seguir, no mesmo local foi atropelado mortalmente uma pessoa!
 

minhos

New Member
eu assumi o meu erro logo nos primeiros posts, vai la ler!
E eu com 23 anos sou um jovem sim, e tu certamente deves ser mais velho já devias dar o exemplo e seres educado!

Ah e "garoto" na minha terra é leite com café!
 

jmdcfigueiredo

New Member
Deixa ver se percebo, dizes que assumes o teu erro e dizes que se o "vir ainda lhe dou mais!"!? A ele e a mim!? Não deves andar bem...

O fórum é um espaço de troca de ideias, conhecimentos e experiências.
Compreendo que erres pois ninguém nasce ensinado, o que não posso compreender nem aceitar é que tanta gente tenha por normal atravessar passadeiras montado em cima da bike, e convido-te a ler os posts todos.

Gostava que me dissesses onde é que ofendi quem quer que seja neste fórum e em que te baseias para dizer que tenho a mania que sei tudo!
Não, não sei tudo, como demonstra os vários tópicos onde peço esclarecimentos, mas naquilo que SEI que estou certo não abdico da RAZÃO!

Queres ser irracional e resolver tudo ao soco!? Força!

Ah,

garoto (ô)
adj.
adj.
1. Que brinca ou vadia pelas ruas; endiabrado, traquinas, travesso.
s. m.
2. Gaiato, rapaz, vadio.
3. Infrm. Petiz.
4. Fig. Indivíduo malcriado e atrevido.
5. Café com leite servido em chávena pequena.
Plural: (ô).

Infelizmente na tua terra sabe-se muito pouco...
 
Last edited:
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