tektro auriga nao trava

dah

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Boas
comprei uma bike ha uns dias atras, aquilo vem com os tektro auriga comp

o de trás está bem afinadinho e se aperto mais forte trava mesmo a fundo

já o da frente apenas "abranda" nao agarra a roda em condiçoes.. por exemplo se kiser sacar uma egua a usar o travao da frente nao consigo...

isto é normal?
como é que posso afinar isto?

obrigado
 

demorider

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Boas,

O travão da frente sempre tavou mal ou só começou agora a travar mal?

Se a bike for nova o melhor é ires a loja para te verem o que se passa, pode ser as pastilhas que ainda não acamaram, pode ser ar no circuito ou óleo no disco mas neste caso normalmente começam a "chiar"...
 

dah

New Member
a bike tem nem uma semana

os de tras travam tao bem a roda derrapa logo se aperto

os da frente nao trava nadinha lol eu ate consigo pedalar se for preciso com a manete apertada...
 

demorider

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Então as pastilhas ainda não devem ter "acamado", normalmente quando se mete pastilhas novas nos travões eles também tavam mal no inicio mas depois as pastilhas acamam e começam a travar normalmente... Não convém é dar travagens muito "violentas" nos primeiros klm das pastilhas.. Mas como a bike é nova passa na loja que eles vêm isso..

Quanto ao de trás derrapar logo isso é normal, quando se trava o peso recai todo em cima da roda da frente fazendo com que a traseira fique mais leve por isso é que se vê muitas bikes com um disco maior a frente do que atrás, a frente precisa sempre de mais poder de travagem do que atrás..
 
As pastilhas ainda não devem ter acamado, anda com a bike e trava com o da frente e deixa as pastilhas aquecerem um pouco la depois deixa passar uns 3 minutos e molha o disco e as pastilhas. depois tem cuidado a travar com o da frente que ja deves ter mais travão

Boa sorte
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O que mais desgasta as pastilhas é a água.

Pegas no bidon e vais mandando água para o disco enquanto dás umas voltas ai na rua com a manete pressionada.

Se num curto espaço de tempo não sentires diferença nenhuma, poderá ser a bomba "descentrada" em relação ao disco.

O tacto da manete é igual em ambos os travões?

Um abraço

ny12xx
 
Eu já tive uma situação em todo semelhante à do colega dah com a diferença que os meus eram (e ainda são) os Auriga "normais" e o problema surgiu no travão de trás. O problema foi resolvido trocando o travão completo porque ainda estava em garantia e como o mecânico achava muito estranho em menos de duas semanas o travão estar assim nem se deu ao trabalho de sangrar/ver o que se passa, mas ainda andei uns dias a insistir com ele para ele tratar do assunto :s
Se está na garantia tenta resolver isso com a loja.
Até hoje tenho estes travões e funcionam bem só troco quando lhes acontecer algo catastrófico ou se alguém quiser ficar com eles xD
 

Geezer

Member
Peço desde já desculpas pelo desenterro do topico.

Venho aqui perguntar da vossa experiencia para tentar ver o que se passa com os meus travões (tambem eles trektro Auriga "normais")

O meu caso é o travao da roda traseira. Após uma volta de bike com uns amigos meus, onde passamos ai uns bons 5 6km sempre a descer e eu como sou muito pesado tinha que estar sempre a travar para nao perder o controle da bike... como foi um dia de muita chuva a bina ficou cheia de lama etc e durante a lavagem(dias depois da volta) notei no disco traseiro umas partes acastanhadas, digamos que fica mesmo junto onde as pastilhas actuam. Logo deduzi que tivessem os discos vidrados e tal (pois a bike nao travavam bem depois do banho e lubrificação. Entao lixei e lavei as pastilhas com fary (detergente da loiça) caso algum oleo da corrente ou WD-40 tenha salpicado para la.... ainda nao testei bem, mas o problema que encontro agora é... a manete do travao praticamente bate no punho... a questão é? é necessario sangrar o sistema todo? basta tipo tentar tirar só o ar (à semelhança que se faz com os carros em certas situaçoes) ou tentar afinar a manete para abrir o ângulo da mesma?

A bicicleta e os travoes tem aproximadamente 1mes e meio e tem sensivelmente 600kms. (ja agora, Merida Big Nine TFS300 2015)
 
Geezer, em tempos tive esses mesmos travões, também me aconteceu exatamente o mesmo sintoma no entanto foi desde uma travagem brusca na estrada por causa de um carro que se atravessou na frente. Na altura como podes ver no meu post anterior ao teu levei para a oficina pois não tinha os conhecimentos que tenho hoje. Se estiveres à vontade fazes o seguinte:

Abres o reservatório na manete em causa e pressionas várias vezes a manete ao mesmo tempo que vais batendo no tubo para ver se ganhou ar e se este sai por cima. Se mesmo assim não resultar e se não quiseres comprar um kit de sangramento fazes o seguinte, compras uma garrafinha de óleo mineral shimano das mais pequenas (custou-me 4€) que dá à vontade para 2 travões e ainda sobra e compras 20 ou 30 cm de mangueira de aquário ou mangueira da gasolina das motorizadas :D Colocas o tubo no bico do bombito do travão em causa e metes a outra ponta dentro de uma garrafa ou recepiente para cair o óleo. Salvo erro com uma chave de bocas de 7 ou 8 abres o bico e vais pressionando pouco a pouco a manete, deves começar a ver o óleo a sair pelo tubo. à medida que pressionas a manete adiciona óleo novo e nunca deixes acabar o óleo no reservatório para não entrar ar se não tens de recomeçar do início. Quando vires que o óleo novo já está a sair pelo tubo fechas o bico, apertas mais umas vezes na manete, acrescentas óleo até cima e fechas o reservatório.

Espero ter ajudado, cheguei a fazer isso aos meus e ficaram muito melhores!
 

Geezer

Member
Boas e obrigado pela resposta e explicação telmosousa.

Bem eles agora travam quase como novos (exceptuando o curso da manete que parece que diminuiu, preciso de fazer muita força para tocar no punho) desde logo fico a pensar em 2 coisas... ou naquele dia tinha uma força dos diabos ou entao que possivelmente alguma bolha d'ar tenha "passado para o lado da pinça" e durante as voltinhas de "manutençao" que dou diariamente a mesma por algum motivo tenha voltado para o reservatório ou algo assim -.-''

o que fiz:

enquanto andava em alcatrao nas descidas ia constantemente a puxar a manete tal como codigo morse se tratasse (. . . _ _ ...... __) se é que me entendem =P

como tinha lido mais acima, colocar agua e ir travando e pedalar ao mesmo tempo -> senti logo uma diferença passado uns metros... nada de "ui Meu Deus" mas mais tarde deixei-me levar pelo entusiasmo e ia em grande speed pelo meio do mato, quando aparece uma vela de uma curva (é sempre assim lol ) e trunga travoes a fundo e a roda de tras atravessou toda... logo travou que nem um mimo.... ia sentado e como peso quase 150kg (hihihi) tenho "demasiado grip" na roda de tras, logo ela "rasgar" o chao foi muito bom =)

Resumindo, para ja o caso está resolvido. Eventualmente vou acabar por levar a bike ao mecanico para fazer uma revisaozeca pois dia 12 do mes que vem há Meia Maratona do Vale do Vouga e vou la dar umas pedaladas =)
 
Geezer ainda bem que resolveste essa questão, fizeste uma espécie de "mini sangramento" enquanto andavas ahahahha O maior motivo para deixar de ter os Tektro foi porque gostava mais das manetes dos shimano devido a permitirem um melhor grip com apenas um dedo sem colocar o travão para dentro no guiador (tamanho e forma da manete) Quanto ao curso, segundo me lembro, os travões estando sangrados têm muito pouco curso antes de tocar nos discos e mesmo depois agarram muito bem sem a manete bater no punho! No entanto tens um parafuso por dentro da manete que permite ajustar a dureza para o caso de não quereres sentir tanta força nos dedos.

Se não souberes qual é diz-me que tento arranjar-te uma foto de uma manete e indico-te o parafuso.
 
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