Taça do Mundo XCO 2013

salvador

Member
"Para quem ainda tinha dúvidas, o Nino Schurter provou inequivocamente que é o melhor atleta de XCO da actualidade !

Com este já leva três títulos de Campeão do Mundo ! "


Para isso tinhas de lhe partir também duas costelas...
O J. Absalon tem quatro!
 
Last edited:

trekmen

New Member
Faz-me confusão os comentários de muitos que aqui vêm contra o David Rosa, infelizmente comentários tipicos da nossa fraca mentalidade, dizem que não é o melhor, mas ultimamente tem sido o mais consistente, não queiram milagres quando há pouco tempo os portugueses eram dobrados em todas as provas, isto é um trabalho que leva anos.
Fazem comparações com o Marinheiro que sem duvida é um um atleta de top, mas ser um bom junior não quere dizer que se vá ser um bom sub23/Elite, o rapaz teve tudo entrou numa equipa profissional, e o que fez apartir dai pouco, os resultados dizem isso!! Para não falar do pai que quanto a mim é o principal responsavel por se ir perder um enorme talento.
Mario Costa belissimo atleta não percebi o porquê de não ter ido aos mundias, politicas da federação, mas a verdade é que quando corre lá fora os resultados deixam muito a desejar.

Boas pedaladas a todos.
 

umek

Member
Acho injusto o que aqui se diz do David Rosa....
Até parece fácil estar a competir com os melhores do mundo, "estagnou"???? e os outros não evoluem também????
Será que outro português faria melhor????...

Parabéns ao David por estar a correr junto dos melhores.
e dêem-lhe mas é força para continuar....
 

Rui Carvalho

New Member
Faz-me confusão este tipo de comentários, o David é e tem sido pelo menos nos ultimos 2/3 anos o melhor atleta Nacional. O David baixa consideravelmente o tempo de diferença para os primeiros lugares do XCO Mundial e depois há quem mande bocas... Para mim é e continua a ser uma referencia, Força David.
Conhecendo-o como e acompanhando a sua carreira desde 2007 que ando mais a sério nisto, este tem demonstrado uma grande evolução de ano para ano e se ele próprio não ficou contente com o resultado, já era de esperar, é exigente e quer sempre mais..

Quanto à corrida, o Nino foi claramente um justo vencedor, deu gosto ver também o grande Hermida e fiquei com pena dos problemas fisicos do Absalon, que estaria claramente para dar luta, não fossem as costelas que o impediram de respirar...

Rui Carvalho
 
Se o david fosse tão bom já estava numa equipa estrangeira ou o tacho que ele tem aqui não consegue lá fora? consistente?Poderá não vai mais ninguém para fazer frente ao lugar dele,deve ser a unica equipa nacional que vai só um atleta para esta prova e não venham com as teorias da crise pk é a desculpa de mau pagador,para quem tem todo e não precisa de fazer mais nada se não treinar tem o dever de fazer melhor resultado,os portugueses não são inferiores a ninguém só a sua mentalidade de fazer uma festa de resultados de ***** como se fosse uma vitória.Ok ele não esta satisfeito com o resultado mas a federação fez uma festa como se ele tive-se ganho a camisola ou ter ficado nos 10 primeiros,isto sim para mim era o melhor resultado de sempre e não um mero 37ºlugar porque no ano passado fez 39º. Até o brazil teve um atleta a andar no topo nas primeiras volta.
 
O David tem o seu valor, e representa e bem a nosso País, agora as opiniões valem o que valem..........
Acho uma falta de respeito de alguns perante ele.......
Teclar até é fácil, agora tocar pedais e bem mais complicado...
Cumprimentos
 

fabio viana

Well-Known Member
O David Rosa, tem estado a evoluir, se ainda não consegui atingir os primeiros lugares do podio, é sinal para o deitarem abaixo????
Desde quando é que nas corridas só conta os 10/20 primeiros???? O David esta de parabéns, devido a sua evolução, que até pode ser pequena, mas tem de ser considerada por todos os portugueses como uma vitoria

Mais vale estar a ter uma evolução mais pequena e fazer 37º do que andar a servir de carro vassoura no ultimo lugar.....

Abraços

Boas pedaladas e treinos ;)
 
Quantos anos tem o david?26anos?Quantos anos tem Nino schurter?26?Continuo a dizer se ele fosse bom estava lá fora.Podem dizer que condições são diferentes mas diferentes do que?Não são 2 atletas profissionais?não fazem mais nada se não treinar?Não são atletas apoiados pelo proprio pais(atletas olimpicos)?Então qual será a diferença para que um ande nos lugares de topo e outro ande no meio da tabela?

A tipica mentalidade portuguesa,"Bem acabaram 50 fiz 37º lugar,no ano passado fiz 39º,bom resultado,era pior se leva-se uma volta ou 2"

Bom resultado fez Israel que em condições não devem ter comparação com as nossas.

Bem com 26 anos e com esta evolução se calhar com 40 deve fazer já top10,sem insulto para os corredores com 40 anos que hoje tiveram uma bela lição na volta a espanha,horner com 41 já leva 2 etapas no bolso e tem a camisola de lider outra vez.
 

jopedru

New Member
Tiago, conhecendo a realidade, não posso discordar mais do que escreveste e acreditas realmente nisso, estás muito errado.

Se formos por essa ordem de ideias, o David Rosas é 10 vezes melhor que o Nino Schurter e sabes porquê?! Ao que sei o David Rosas não é profissional, ouves falar dele há quanto tempo mesmo?? Qual o verdadeiro apoio que ele teve para atingir esta forma e há quanto tempo o tem? Sabes quais são os recursos de treino do Nino?? Comparar um atleta portugues a estes elites é como exigir que alguem munido de um canivete deite abaixo uma arvore com a mesma velocidade e eficacia de quem tem motosserra.

Interpretaste mal o que se discutiu aqui, ou ten suma noção distorcida da realidade dos nossos atletas em comparaçao com os outros. Porque que o Pedro Lamy e o Tiago Monteiro nunca ganharam nada na F1 sendo pilotos melhores que os outros? Não corriam em pé de igualdade, o mesmo se passa com os nossos atletas de XCO.

Posso dizer e repetir que no momento há atletas nacionais melhores que o David, mas rebaixa-lo a esse ponto não, ele é um GRANDE ATLETA.

37º com as condições de que dispoem é brilhante, mas se há outro portugues que com as mesmas condições do David faria melhor? Acredito que o Mario Costa virá a fazer melhor, ou até o Gonçalo Amado. Mas é preciso permitir que eles ganhem experiencia e esta só se ganha indo mais vezes lá fora.

A armada Portuguesa lá fora tem de começar a crescer se queremos ser ambiciosos, e não aceito a questão de orçamentos como desculpa, é ter uma mentalidade muito pequena e redutora.
 
Last edited:
O problema que aqui se discute, nada tem haver com este ou aquele atleta, mas sim as metodologias e os critérios utilizados por esta federação que levam a que muitos atletas percam a motivação e até desistam do XCO, muitos mudando para vertente de estrada, outros para o xcm como temos o exemplo do David Rodrigues que mostrou no ultimo campeonato nacional que era um grande valor se tem continuado no xco, temos também o Tiago Ferreira que está numa forma incrível e nem vem competir nas provas de xco, etc.

Um atleta ao ser campeão tem de ser convocado, senão não há retorno do investimento pessoal/fisico que faz todos os dias, as pessoas que neste momento estão à frente da federação precisavam assistir a umas cadeiras de recursos humanos, pois não sabem minimamente lidar com pessoas muito menos motiva-las, e a motivação neste tipos de desportos faz milagres.
 

joao.f

New Member
jopedru. correção o Tiago Monteiro na formula 1 houve 1 ano que até fez muito boas corridas. já nao me lembro se chegou a ganhar ou fez um pódio, e em spa, uma recuperação de ultimo ate acho que um 7º lugar? isto do que me lembro ;) .já o pedro lamy destacou-se noutras competições não agora mas em le mans ;) .
 

miguelcarromeu

Active Member
As discussões às vezes são levadas ao extremo, parecendo que algum ganha alguma coisa em viver com a mente condicionada por coisas que não nos dizem respeito.

O Rosa não deixa de ser um grande atleta; tal como o Marinheiro e Mário Costa. A diferença é que os dois últimos não tiveram oportunidade de o mostrar porque não foram convocados; um, sabe-se bem porquê (e é ridículo desculpar-se a ESTUPIDEZ de quem dirige uma Federação pelas atitudes do pai de um atleta) e o outro, nem por isso. O David Rosa não é profissional? Certeza? ;)
 

costanm

Member
o David Rosa é um ciclista profissional!!!

Não é o melhor, mas de facto é o que tem sido mais regular nestes tempos de selecção. Não acho ainda assim que este resultado seja positivo, e acho até ridículo a festa que os iluminados da federação fazem do caso.

Uma coisa é certa, quando se trata de ir lá fora, é o que tem sido mais certinho, mais regular. Mas se não é possível levar mais atletas, continuo a dizer que seria preferível optar pelos mais novos, juniores masculinos e femininos....

ganharem calo, experiência, e conseguirem trazer esses valores para as nossas competições internas, numa etapa de inicio de carreira, de forma a potenciar outros atletas....
se repararem bem, as equipas de topo atacam desde cedo estes valores, eles não aparecem aos trambolhões nos sub23 e elites....mas eles têm de lá andar para mostrar o que valem...
 
O problema não está no David, está em quem manda e tem poderes de decisão e organização !

Neste caminho nunca chegaremos perto dos países com maior expressão na modalidade !
 

Insignia

Active Member
Nao podemos ver o duelo absalon vs nino, mas o nino fez uma grande corrida, controlou do inicio ao fim e nao teve qualquer problema mecanico.
Gostei muito de ver o Hermida.
Acho que deviam levar alguns jovens, mas nao deixar o David Rosa de fora, ele faz um grande trabalho e està a evoluir aos poucos.
 

.pjds.

New Member
PENSEM PELA VOSSA CABEÇA....deixem-se dos "recaditos" importados do Facebook....mts nem sequer a uma prova de Xco assistitam!!!!
 
Top