Taça de Portugal XCM #1 - Estremoz 05/04/2009

Sev

New Member
Boas!

Chegado da serra de Ossa onde tive o prazer de assistir a esta primeira prova da taça de maratonas, esteve um dia excelente, que contou com muitos atletas inscritos.
Vitória do grande Leão Pinto que se encontra em grande forma, seguido pelo José Silva e Hugo Sancho. Nas senhoras vitória para Celina, seguida de Sandra Araujo.

Parabens a todos os que finalizaram esta dura prova. Pelo que vi em diversos polares: 90km com 2100 de acumulado, não se confirmou os tais 2800 que se falou.




Cumprimentos.
 

ruibfc

Member
in UVP-FPC: http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=1155&pag=1

Luís Pinto (Lacoviana) atacou cedo para a vitória em Estremoz

BTT
05042009214132.jpg




O campeão nacional de cross-country de Elites, Luis Pinto foi o grande protagonista da primeira prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM), ao conseguir uma folgada vitória na planície e serra alentejana, após 95 quilómetros de corrida em redor de Estremoz.

Luis Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) impôs-se com importante vantagem sobre a concorrência liderada, nas classificações combinadas, por José Carvalho Silva (BTTrilhos) e pelo profissional de estrada Hugo Sancho (Mortágua/DR Seguros), respectivamente segundo e terceiros classificados numa prova que reuniu mais de 250 participantes.

A maratona alentejana que assinala o arranque da Taça de Portugal XCM, troféu constituido por sete provas, foi dominada por Luís Pinto especialidade na qual, apesar de somar pergaminhos, se converteu no terreno ideal para a preparação de outro tipo de competições, nomeadamente no Cross-Country (XCO), onde aposta forte na presença dos Jogos Olímpicos de 2012. Paralelamente, a participação de Luís Pinto acompanha a necessidade de obtenção de pontos no ranking UCI que lhe permitam uma melhor colocação na grelha de partida da próxima edição do Campeonato do Mundo de Maratonas, em Graz, Áustria, a 23 de Agosto.

A vitória do actual campeão nacional de XCO começou a ser construída nos quilómetros iniciais de uma maratona que apresentava a Serra de Ossa como zona nevrálgica da competição e cujo grau de dureza e extensão de percurso foi incrementado perante a promoção à categoria C2 do calendário internacional. A vantagem inicialmente conseguida foi gerida até ao final, deixando os restantes lugares entregues à concorrência, por sinal, de um nível físico acima da média, tendo em conta a presenta de diversos estradistas nos primeiros lugares, caso de Hugo Sancho, Bruno Sancho, José Rodrigues e até o ex-profissional de asfalto e actual campeão nacional XCM, Rui Lavarinhas.

Em posição de destaque, mas fora do pódio, na quarta posição, terminou Marco Sousa (KTM/Turquel/Benebike), actual vencedor da Taça de Portugal XCM.


"Estou duplamente feliz dado que, além da vitória pessoal, conseguimos a vitória por equipas, um dos nossos objectivos. Estou numa altura da época bastante importante em que enfrento várias competições, a Taça de Portugal de XCO e no final de Abril a participação na Taça do Mundo de XCO em Offenburg. Está fora de questão discutir a Taça de Portugal de XCM, é impossível conciliar as vertentes ao longo do ano, mas deverei participar em mais algumas maratonas tendo em vista a soma de pontos para a presença no Campeonato do Mundo de Maratonas em Graz, um dos objectivos estabelecidos pelo seleccionador nacional"
Luís Pinto, líder da Taça de Portugal XCM

Celina Carpinteiro, a melhor entre as mulheres

Por sua vez, na categoria feminina, a melhor atleta foi a algarvia Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Loulé Concelho) que cumpriu a distância em 4h48m36s, antecipando-se em 12 segundos à adversária Sandra Araújo (BTTrilhos). Na terceira posição entre as mulheres terminou Ana Vilaça (BTT Loulé/Loulé Concelho).


Resumo da classificação
Masculinos
95 km – média de 26,241 km/h
1º Luis Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), 3h37m13s
2º José António Carvalho Silva (BTTrilhos), 3h51m45s
3º Hugo Sancho (Mortágua/DR Seguros), 3h52m34s
4º Marco Sousa (KTM/Turquel/Benebike), 3h54m30s
5º Bruno Sancho (Mortágua/DR Seguros), 3h56m56s
6º Rui Lavarinhas (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), 3h59m19s
7º Ruben Almeida (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), mt
8º Paulo Vila (Team Bike Zone), 4h01m31s
9º José Rodrigues (Crc-Famalicão), 4h06m44s
10º Davide Marques (GD Volta da Pedra), 4h07m08s


Femininos
95 km – média de 19,751 km/h
1ª Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Loulé Concelho), 4h48m36s
2ª Sandra Araújo (BTTrilhos), 4h48m48s
3ª Ana Vilaça (BTT Loulé/Loulé Concelho), 5h19m30s
4ª Felipa Fernandes (GD Volta da Pedra), 5h23m49s
5ª Mónica Santos (Maxigym-Leiria), 5h35m06s

Equipas
1ª Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas
2ª Mortágua/DR Seguros
3ª BTT Loulé/Loulé Concelho
4ª GD Volta da Pedra
5º Team Bike Zone/Amarante
 

crosseiro

New Member
Mais uma coça do Leão Pinto, deve ter andado na frente a gerir, sem se esforçar a sério. Actualmente é o melhor atleta Português, tem que ser encorajado.
Boas pedaladas para todos.
 

RTC

Super Moderador
Conguito said:
O meu polar de 92km e um acumolado de 2260m, que empeno :mrgreen:
Pois, o meu ciclosport acusou 2240m.

Cada vez mais ignoro o acumulado fornecido pelas organizações. Seja 1500 ou 2500, tem que se fazer e pronto. :mrgreen:

Quanto ao percurso, mais "alegre" que o do ano passado, se bem que muitas das zonas eram as mesmas, só que ao contrário.
Os corta-fogos estavam lá ao lado...
Muita participação, o que é de salutar, mas é o normal para a 1º prova do ano. Muita pessoal da estrada, o que misturou completamente as classificações.

A nivel pessoal, não correu como o esperado, mas também não posso dizer que correu mal. Furos fazem parte...mas um erro na alimentação custou-me andar 20kms a "contar formigas". :s
Até daqui a 15 dias, em Alte.
:wink:
 

jmserra

New Member
Boas!
Parece que não se confirmou o acumulado previsto mas... confirmou-se claramente o empeno previsto! :lol:
Excelente percurso, bem marcado e bem duro! Nada a apontar ás marcações... impecável mesmo! Uma prova a confirmar que " A Serra d'Ossa faz mossa!" :twisted:
Já á muito que não me lembro de ter penado tanto numa maratona... Ainda assim saldo positivo tudo a correr de acordo com as expectativas e, no meu caso até melhor do que previa! Foi a minha 1.ª enquanto federado, e não me posso queixar! Tudo certinho e sem probelams de maior... para além do natural empeno e dos ameaços de cãimbras a começar ali entre a 3.ª e 4.ª assistências... Mas a coisa lá se compôs e deu para chegar!
As classificações devem estar disponíveis em breve no site da Federação, quando souberem alguma coisa sobre transmissões televisivas ou videos da prova diga aqui ao pessoal!

Abraços!
 

Conguito

New Member
Deixo aqui o grafico da altimetria que o meu polar registou.




No que toca a maratona, foi excelente na minha opinão, subidas brutais, descidas vertiginosas, muita lenha no percurso mas tirando isso gostei, os abastecimentos estavam bem distribuidos, marcação muito bem feita. Para mim podia ter corrido melhor não tivesse eu furado a 15 km di fim o que me fez perder 7 minutos a por uma camara, mas nada de grave.

Parabens ao ao XCmaniac e colegas que perderam tempo a definir este percurso.
 

afonso

New Member
boas
Parabens ao L.Leão :#1: e a todos os participantes :clap: :clap:
Será este ano o ano do Leão :?: :?:

um abraço
afonso
 

rbdesigns

New Member
Quero deixar uma mensagem de apoio po pessoal da minha equipe ,Força Despertar!!!!!........pa proxima corre melhor.
 

Caruma biker

New Member
bem fiquei mesmo mal classificado.... :D :D :D :D

fiz ultimo do masculinos...
o objectivo era acabar e classificar por isso foi cumprido.
agora é ir a Alte a acabar um pouquinho mais a frente.

mas eu que estava a espera de um empeno valente, não o encontrei, deve ser por isso que acabei em ultimo, devia ir mais a frente :mrgreen:
 

trepamuros

New Member
Boas,

mas que grande empeno :p :p :p...a serra dossa valeu uma grande coça...
apesar do empeno e da grande desidratação que apanhei, adorei a prova e os autores do percurso estão de parabéns...
pra próxima retirem as cobras do caminho :evil: :evil: :evil: k faz impressão ao andar embrulhada nas rodas e debaixo da minha bike...


Cumpts
 

Hetfield

New Member
Parabéns aos vencedores, mas acima de tudo parabéns aos meus amigos e colegas de equipa (apesar dos meus andamentos serem outros... :wink:):

Hugo Sancho - 3.º

Bruno Sancho - 5.º

Alexandre Casimiro - 14.º

2.º Lugar por Equipas : MORTÁGUA - DR Seguros :podio:
 

Filipa F

New Member
Cá está a Jubas....é sempre o post mais esperado! Quais rescaldos qual quê :mrgreen: a malta quer é fotos.

Obrigada :yeah:


E já agora um grande parabéns às cavalonas ..... como diz a outra, temos um "btt bonito" em termos de competitividade no feminino cá pela nossa terra.
Que continue e que que cresça ainda mais :yeah:
 
Top