Suspensão Total e V-Brakes

Szoze

New Member
Tenho nos últimos tempos pensado neste assunto, como não consegui chegar a uma resposta definitiva, gostaria de saber a vossa opinião acerca do assunto.

Porque razão não são usados V-Brakes nas bikes de suspensão total?

Até hoje só vi um conjunto com estas características.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Porque razão não são usados V-Brakes nas bikes de suspensão total?

acontece por alguns motivos, nomeadamente pela maior potência e pela banalização dos travões de disco. Não há qualquer problema em usar v-brakes numa suspensão total. Há quem prefira muitas vezes os v-brakes para poupar peso, e as suspensões totais já são mais pesadas. Assim quem quiser uma bike leve monta um quadro rígido com v-brakes. Quem quer mais potência e não se importa de sacrificar algum peso pelo conforto tem suspensões totais com discos.

Na minha opinião os discos estão a ter muitas vantagens (peso, preço, potência) e começam a rivalizar com os v-brakes (imbatíveis em simplicidade). Por isso é que se vêm em muitas bikes, "suspendidas" ou não.

A título de exemplo:

Trek Top Fuel SL
2073-15.jpg


Kona Hei Hei Supreme
pimage_445_1158183548.jpg


Jepas
 

valium

New Member
Boas


Concordo com o Jepas, querendo apenas acrescentar que hoje em dia uma bike com travões de disco é mais apelativa que uma com v-brakes, por isso é que se vêm bikes rígidas de preços baixos, 400€, e até menos com disco mecânicos, pois vende mais facilmente, para quem não percebe muito de bikes, uma com travões de disco é mais apelativa que uma com v-brakes !!!
Eu apesar de ter uma suspensão total com discos continuo a gostar bastante dos v-brakes, principalmente devido a sua simplicidade, e travões quem precisa deles ? :twisted: !!!!!
Estou a brincar :mrgreen:

Cumprimentos
 

pratoni

Active Member
A minha bike é de suspensão total e tem v-brakes.

Na altura escolhi o modelo com v-brakes porque assim ficava bem mais barato e o orçamento para a compra já estava esticado.

Embora tenha pensado sempre em evoluir os travões para disco, sinceramente não me sinto (muito) limitado por ter os v-brakes.

Aliás, para quem veio dos cantilevers (uns ranhosos), os v-brakes até eram bem à frente e notei bem o salto... :mrgreen: :twisted:

Concordo com as opiniões do jepas e do valium acerca desta questão.
 

koizu

New Member
eu tambem tenho uma FS com v-brakes...

ja diversas pessoas pessoas me perguntaram porque nao mudo para disco e a minha resposta é simples..." primeiro porque uso pouco os travões, segundo sao mais leves, a manutenção é menos dispendiosa, e foram mais baratuchos, vistas bem as coisas ainda tinha que trocar de cubos"...


mas respondendo bem á questão, normalmente quem compra FS's sao pessoas que vão pá maluqueira, ou gostam mais do conforto, o médico nao deixa devido a problemas de costas... o meu problema é este ultimo... e normalmente os que vão pá maluqueira necessitam de maior poder de travagem em casos que se veêm apertados, e melhores afinações, e nada melhor que os discos para resolver o assunto...

fiquem bem...
 

sabino

New Member
Boas,

acrescento ainda que por norma as FS atingem maiores velocidades a descer do que as rigidas, daí a utilização de travões de disco. Tenho uma rigida e mudei recentemente de v-brakes xt / manetes xtr para uns hidraulicos lx e em termos de travagem os v-brakes não ficavam em nada atras destes. Até agora acho que so aumentei o peso da bike e estou seriamente a pensar em colocar um disco maior a frente para ver se a coisa melhora. Uma das vantagens que noto é na lama e nalgumas travagens mais seguras, pois os discos travam + junto ao eixo enquanto os v-brake a travar ca em cima no aro a bike de vez em quando fujia de frente e como se costuma dizer começava a "farejar".
 
Top