Suspensão e óleo dos travões após 1 ano de silêncio

tiagovsilva

New Member
Boas,

Gostaria de saber a vossa opinião, sobre se devo fazer a manutenção da suspensão da minha bicicleta, (forqueta Fox RL e suspensão Fox float RPL).. trocar óleo, lubrificar, retentores, etc..
Devido ao facto de a bicicleta ter estado parada, faz este mês 1 ano.
(parada devido a problemas na coluna e uma cirurgia a uma hérnia...)

Coloco a mesma questão em relação ao óleo dos travões (Hayes Stroker Trail)... se o devo trocar...

Se de alguma forma os óleos se poderão ter degradado, ou até nos vedantes ter secado...:confused:

A bicicleta esteve parada durante 1 ano, suspensa num cavalete de mecânica dentro de casa, e pelo menos uma vez por mês virei a bicicleta ao contrário para movimentar os fluídos, simulei travagens e comprimi por várias vezes as suspensões..

Apesar de tudo, já recomecei a andar com ela, dei umas voltas e o comportamento de suspensões e travões parece-me normal.

Agradeço opiniões...

Cumprimentos,

Tiago Silva
 

Jorge S

Member
E quanto tempo têm esses óleos no total? Existem recomendações para intervalos de tempo entre revisões, dependentes de maior ou menor utilização em relação ás suspenções/amortecedores.
Quanto ao fluído dos travões, se é relativamente recente eu não me preocuparia. Aliás, a minha moto tem 14 anos e só lhe mudei uma vez o de trás :mrgreen: (DOT4). Se não há qualquer tipo de contaminação (ar, detritos) ou perdas na capacidade de travagem não há razão para não exceder os 2 anos normalmente recomendados.
 

tiagovsilva

New Member
Boas...

Sim.. eu conheço os intervalos para as revisões.. estão no manual.. mas estes intervalos estão identificados por número de horas de utilização..
Ora.. a bicicleta teve um ano de uso, só aos fins-de-semana.. alguma serra mas a maioria dos km, são de alcatrão.. penso que talvez 1000km.
O uso efectivo da suspensão nunca foi intenso.. rolo mais com a bicicleta do que andar em pisos irregulares.. aliás a bina é uma Scalpel... levezinha, para velocidade..
O ano seguinte, foi o ano em que esteve parada.
Em relação ao óleos dos travões, não me preocupa muito..
A minha dúvida é mais em relação às suspensões que têm óleo e outros lubrificantes (massas..etc..) e se este ano inteiro com a menina parada, não terá afectado ou alterado
as propriedades lubrificantes e isolantes destes..
 

tiagovsilva

New Member
Bom,

de qualquer forma estive a ver os manuais mais atentamente, e independentemente do nº de horas de uso a Fox aconselha a trocar anualmente os "fluídos" do amortecedor (100horas ou 1 ano),
e para a forqueta, mudar óleo, mudar o Líquido Float (lubrificante da câmara de ar) 100horas de uso ou 1 ano..

Visto que usei durante um ano, mais um parado, às tantas vou fazer a manutenção disto..
 

Jorge S

Member
Esses 1000km (a uma média de 20Km/h) dão cerca de 50 horas ,e numa utilização suave... ainda dá para outro tanto e ainda sobra muito. Os períodos são calculados para uma utilização média em BTT puro.
O que desgasta mais os componentes e "consumíveis" das susp. são utilizações mais intensivas em condições extremas (lama, água e pó) e a não limpeza e lubrificações exteriores regulares.
 

Jorge S

Member
Essa de um ano está em todas mas não me convence. Assim também teriamos que contar com o tempo que a bike passou na loja antes da compra... podem ser tanto 10 dias como 1000. E não estou a ver os mecânicos da loja a mudar óleos ás bikes que ainda não foram vendidas;)
 

tiagovsilva

New Member
De acordo,

Vou abrir as bainhas disto, ver como estão os retentores... se estão húmidos ou secos.. se necessário, troca-los.. mas não me parece o caso..

Sendo assim, vou rolar mais uns bons km pois ainda estou a recuperar massa muscular.. de qualquer forma ainda não posso ir para a serra.

E realmente esses números que indicam.. deixam-nos na dúvida, se é mesmo realidade ou é para fazer euros..

Obrigado de qualquer forma.. é que às vezes pensar nestas coisas a olhar para uma parede, ou falar com alguém, é um pouco diferente ;)

Cumprimentos,

Tiago
 

tiagovsilva

New Member
Estes manuais já parecem o meu mecânico da Yamaha.. (também sou rodinhas a motor)..
Revisões indicadas no manual 1000, 10.000, 20.000 (de 10 em 10.000) ou alguns itens todos os anos..

Começou logo a dizer -hhá... isso dos manuais... a dos 10.000, vamos passar para os 6.000.. que isso é um exagero.. esses tipos que fazem os manuais, não percebem nada disto... :tungas::choneh:

É o país que temos.. depois de ouvir isto, mudei de mecânico :D:D
 

Kamoes

Active Member
Troca os óleos pelo menos ;)

Pelo que sei, passados 6 meses o óleo começa a perder as capacidades que tem... ainda para mais numa suspensão...

Pelo que isso custa acho que vale mais a pena gastar 50€ a revisionar tanto o amortecedor como a suspensão do que estar a gastar depois noutra suspensão e amortecedor. Possivelmente também terão de trocar os retentores... porque um ano parado é muita fruta mesmo!
 
Top