Suspenções Sr Suntour - Dúvidas

F4310

Member
Boa tarde,
Tal como o título indica, estou com alguma dúvidas acerca das suspenções da marca Sr Suntour.
Ando a ver alguns modelos pela internet como o XCT, o XCM e o XCR.
Já vi neste forum que a ordem de qualidade entre estas as três é: XCT<XCM<XCR ou seja a XCR é melhor que a XCM e que a XCT,
e a XCT é pior que a XCM e a XCR. (espero que me tenha feito entender... :/ .

Até aqui percebi tudo, para complicar a Sr Suntour decidiu criar sub-modelos (penso eu) como por exemplo:
Dentro das XCT's temos a XCT v2, a XCT v3 e a XCT v4 (talvez exista mais alguma..).

Penso que quanto maior for o número à frente do "v" melhor seja a suspenção.

A minha dúvida é: se compararmos um XCT v4 com uma XCM v2 qual será a melhor?
Pessoalmente penso: A XCM é melhor que a XCT, mas o v4 é melhor que o v2. (Cérebro bloqueado...) :(
Será que a ordem de qualidade é XCT v2< XCT v3< XCT v4<XCM v2<XCM v3<Xcm v4 etc...

ou

XCT v2 < XCM 2 < XCT v3 < XCM v3< XCT v4< XCM v4 etc...


Espero que me tenha feito entender, e peço desculpa por ter baralhado ou tomado decisões percipitadas...

Agradeço a que partilhe a sua opinião (e a quem leu o texto todo... :) ).


Cumprimentos Fábio
 

abelha2

Active Member
A única coisa que te posso dizer é que a XCM é muito má (tenho uma).

Se tiveres hipótese de arranjar algo melhor, não hesites, mas se o orçamento não der para mais, sempre é melhor que nada.
 

fabio viana

Well-Known Member
para mim a melhor suspensão no meio dessas 3 é a suntour xcr, eu tenho uma e só posso dar elogios, devido a ter um bom sistema hidraulico e ter a sorte de nunca ter entrado agua na suspensão.
de resto a xct e xcm sem bloqueio hidraulico, não valem um c*.
se puderes compra antes a suntour xcr, de preferencia as versões mais recentes
 

F4310

Member
Agradeço as respostas. :)
fabio viana, sabes-me dizer quanto é que custou a tua?
Foi nova ou usada?

Obrigado
 

xmeiro

Member
Independentemente do "v" XCR é sempre melhor que XCM e XCM é sempre melhor que XCT.
Para aumentar a confusão ainda tens suspensões sem bloqueio, com bloqueio mecânico e com bloqueio hidraulico.

Uma ressalva a fazer é que todas as XCR, XCM e XCT são pesadissimas. Do lado das vantagens são muito robustas e bem mantidas são duráveis e funcionam bem e de forma super suave (sem manuntenção ou manutenção desadequada ficam mais perras que uma porta de quinta).
São um bocado limitadas em termos de afinação - para o pessoal mais leve mesmo sem pré-compressão nenhuma são algo duras.
 

edumad

Member
A minha XCM está com imensa folga depois de me carregar a mim e aos meus 128, 120, 115, 110, 105kg durante centenas e centenas de quilómetros de tudo, estrada estradão, lama, calhau, subida e descida.

Não deve ser grande espingarda esta suspensão, mas tou a pensar ir para XCR ou similar e não deve ser por aí que vou rolar muito melhor.
 

QueirosBike

New Member
Tive uma xcr e sinceramente não gostei, mal entra agua acabou se fica como uma forqueta rigida, portanto nem quero imaginar a xcm e xct, mas se forem para uma pratica mt soft sem mau tempo servem, se for para uso mais intensivo de btt puro o melhor é fazer um esforço e ir para a epicon ou talvez a raidon não seja má opção
 
Tenho uma XCM V3, e até agora, para o uso que lhe dou, 5 estrelas, Têm uma pequena folga nas bainhas, muito pequena, não entra água lá para dentro, fiz a revisão e estava tudo ok. já anda com 1900km. É rija, é pesada, mas para mim, não preciso de mais... Aguenta a serra de Sintra, aguenta os trilhos da zona, chega bem... Tudo depende do que querem fazer com ela.
 

vafr.silva

New Member
Dessas suspensões a única que se aproveita é a xcr, que é a que trabalha melhor e mais leve dessas todas. Apesar de que mesmo assim é uma suspensão pesada e o peso conta muito numa suspensão. Eu já tive uma xcr e mudei para uma epicon e não tem nada haver, é brutal a diferença e estamos a falar de uma suspensão que relação preço/qualidade está muito bom mesmo e além disso a epicon é uma suspensão a ar e não de molas.

Boas pedaladelas
 
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