Boas!
A conversa pode estar gravada, mas, se isso foi feito sem autorização da outra parte não tem validade nenhuma.
Se reparares, quando ligas para qualquer serviço telefónico aparece-te a mensagem de que a conversa vai ser gravada e que se não autorizares deves carregar na tecla xyz ou informar o operador. Isto não invalida que a informação que te deram não esteja correcta.
Segundo o que consegui apurar, os danos causados pela carga que transportas (para todos os efeitos, a bike) estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil. A seguradora irá pagar os danos causados mas poderá exercer o direito de regresso se vier a apurar que a carga estava mal acondicionada. O que é que isto quer dizer? A seguradora irá pagar os danos causados, mas, irá exigir ao responsavel (o dono da bike) que lhe pague tudo o que pagou a titulo de indemnização.
O mau acondicionamento da carga pode ser dificil de provar, mas, a realidade é que se a bike caiu foi por algum motivo, e, analisando os suportes e os meios utilizados não deve ser muito dificil apurar se houve ou não negligencia.
No que diz respeito ao transporte de bicicletas e a seguros que cubram especificamente estas situações, não conheço, mas, as seguradoras tem uma coisa que se chama Condições do seguro, e, nada como consultar o que está lá escrito, e, em caso de duvida, questionar quem saiba. Pode haver produtos especificos que cobrem situações excluidas de outros seguros.
Correndo o risco de me estar a repetir, o que vale são as condições do seguro que subscrevemos, e que nos devem ser facultadas quando contratamos o seguro. Essas condições devem ser guardadas para podermos consultar se for necessário.
Saindo ligeiramente do tema seguros e falando de suportes. Pelo que tenho visto, em alguns suportes mais baratos é bastante facil deixar a bicicleta mal fixa no suporte. Em alguns as cintas são fracas, noutros tem tendencia a deslizar na calha, etc... Se não podem investir num suporte melhor, pelo menos comprem uma ou duas cintas de aperto (há em qualquer supermercado ou loja do chinés) e passem pelas rodas e pelo quadro de maneira a que num eventual azar a bicla tombe mas não saia disparada de cima do carro. Os danos serão maiores tanto para a bicicleta como para eventuais viaturas que venham atrás. Há por aqui relatos bastante assustadores sobre situações dessas.