Super Weight Weenies

essence_s

New Member
Para de alguma forma dinamizar mais o fórum , lembrei-me de criar um tópico com o titulo acima descrito, voltando a apelar a alguns antigos e novos utilizadores , para que mostrem as suas "obras de arte".
Assim sendo gostaria ainda de classificar/organizar a coisa da seguinte forma:

sub 7.5 (rígidas, semi-rígidas 26)

sub 8.5 (rígidas, semi-rígidas 29)

sub 9 (suspensão total em geral)
 

TiagoMAIAC

New Member
Ao ler as classificações, e não tendo noção nenhuma dos pesos dos componentes, pergunto se não é possível meter uma 29' rígida sub 7.5kg.
 

essence_s

New Member
TiagoMAIAC, tudo é possível!
Tudo depende da carteira, da imaginação e algum engenho!
Isso colocaria uma 29, muito bem colocada!
 

ernez

Active Member
Eu sei que não é aqui que devo fazer esta pergunta, mas qual o peso considerado no forum, para as 29er serem Weight Weenies, só para ter a ideia, e comparar em termos super, e para complementar, adorava ver uma 29er sub, 7,5 seria um espetaculo, abraço.
 

pimentoski

New Member
O mecânico tem um sobre dad de aço, roda 29 com menos de 8kg e 2080 euros de orçamento (pelo tópico não dá para perceber o peso certo)... tudo bem que tem um forqueta em vez de uma suspensão mas o quadro pesa 2279 gramas e mesmo a forqueta pesa 1167 por ser também em aço.

Sabendo que há quadros de 1041gramas como o do David Raquel e suspensões de 1504 gramas (a sid do David Raquel) podemos fazer as contas e tirar 901 gramas, ou seja a bicicleta ficava com um peso teorico inferior a 7099 gramas...
 

red46

Member
Boas.

Se não estou em erro, a Sid do David Raquel foi alterada pelo ATX e é 29. "Agora" anda em testes e penso que seja na Ghost da imagem abaixo :confused:

1507735_677702282268059_1429353195_n.jpg


Cumprimentos
 

Phalhas

New Member
Boas.

Acho que em tempos houve alguém com ideias parecidas às deste tópico, a meu ver isso não seriam super WW, mas sim WW atuais, dado a evolução dos materias...

Uma HT seja 26 ou 29 a pesar mais de 9 quilos não pode ser considerada leve, digo eu, claro, que não percebo nada disto.

A Sid WC do ATX não é a do David, basta ver que a da Ghost FS é de 2014 e a do David é a de 2013...

Uma SID 29 a pesar 1200g gostava de ver, não duvido nada, mas só vendo. E funciona?


A minha Ghost HTX está a pesar 8250g...e ando a testar a SID WC que era do David, eheh, mas que pesa no total mais 50g (aperto de roda incluido) que a minha SID WC Brain...


Abraços Leves
 

petiagos

New Member
Essa Ghost é a nova do Bruno ATX ...
Phalhas----ficaste com um quadro e tanto .. bestial !!! Dá feedback da tua nova máquina !!!
 

essence_s

New Member
Malta estou a adorar a discussão gerada, mas queria mesmo era ver máquinas a povoar este tópico ou outro mais organizado, com os comentários já gerados e outros mais para dinamizar a coisa!
 
Uma suspensão apenas pneumática, curioso!
Dada a facilidade do ar em expandir e comprimir, a função do rebound não deve ser fácil de atingir, gabo o Nuno "Moca"

Uma correcção, a Dad está sub 8 (7980g) com a forqueta Dt. Logo sub 7 para aquele quadro mantendo valores gastos em niveis comedidos seria algo pouco fácil.
No entanto o seu peso está a baixar ainda e quem sabe sub 7500....

Este tópico apesar de fazer todo o sentido, apenas vem mostrar que a secção WW aqui do forum perdeu a sua orientação há algum tempo, porque em todo o lado Wheight Weenie = Maluquinho do peso, e convenhamos que há um enorme fosso entre esse conceito e algumas das bikes que marcam presença habitual nesta secção.

Boas pedaladas
 
Last edited:

José Martins

Administrator
Desde que seja tido em conta aquilo que esteve subjacente à criação desta Secção, a mesma fará sempre sentido.
A utilização ou entendimento que cada um possa fazer da mesma já é outra história.

Existe e sempre existirá quem consulte esta secção para discutir a forma de reduzir peso em determinado componente ou mesmo na bike, tendo por base os testemunhos dos mais experientes na temática, como é o caso, entre outros, do Mecânico do Paladar; existem outros para quem este espaço serve para mostrar aquilo que conseguiram montar e pouco mais.

No entanto, esta ultima opção é tão salutar como qualquer outra, pois apesar de encerrar um misto de satisfação com alguma vaidade, não deixa de ser uma forma de partilha, o que e para mim, é sempre de louvar.
Qualquer um de nós gosta de ver um projecto terminado e alcançar esse objectivo é sempre motivo de satisfação, de querer partilhar e mostrar.

Por outro lado, o conceito de Wheight Weenie será forçosamente diferente entre todos nós. A principal diferença será baseada na nossa própria capacidade de perder peso ... mas da carteira.
Se para uns atingir 10 kgs de peso numa bike já é uma façanha, para outros nem faz parte dos seus objectivos por já terem ido mais além.

Na minha modesta opinião, o principal a reter é mesmo isso, a forma como cada um de nós encara esta temática.
De resto, é tentarmos conjugar essa postura com as regras estipuladas para este espaço, que será mais fácil para quem tem máquinas mais leves, por questões óbvias.
 

pimentoski

New Member
Concordo com as duas respostas anteriores, mas temos de admitir, todos somos doidinhos pelo peso, a única diferença é o tamanho da carteira e/ou plafond que quer dispender em bicicletas. Se fossemos todos jogadores do Real Madrid (por exemplo) aposto que andavamos todos sub7.
Eu para aquilo que ando, para o que ganho, para as despesas que tenho, para as economias que quero guardar para depois entregar ao Governo e para pagar os juros de 7% do nosso país aos mercados financeiros estipulo um orçamento/objectivo e quando está feito a torneira fecha. Claro que cada vez que troco algo por desgaste (cassete por exemplo) tento sempre que seja mais leve que a anterior. Na 26 o objectivo era sub10 carbon-free acabei nos 9480 acho eu... Na 29 o objectivo também é sub10 que consegui trocando as rodas, ainda vou tirar peso com mais umas alterações básicas mas por agora está feito.
 

tinric

Super Moderador
Vou deixar os meus 5 cents (não como moderador , mas como user do forum e mais ou menos WW)

Como sabem em tempos todo o t€mpo (nos dois sentidos) era pensado e repensado de forma a poupar peso na bike...

Hoje em dia o peso do dinheiro está um pouco mais "pesado" que outrora... digo eu e por isso não se vê também tanto "investimento" por aqui e/ou também pelo "banalismo" dos procedimentos, componentes, etc e falta de motivação de alguns users .

A minha questão é, e já foi debatido ao longo dos anos... uma bike que se tira da loja com 9kg e que até vem assim porque calhou e se compra, leva para casa e nem se sabe se pesa 10 ou 20 por ter umas rodas de 2kg ou de 1... se me faço entender.... isso embora seja uma bike que respeita as regras do forum... pouco ou nada tem de filosofia WW...

É de mais valor um user que tem uma bike de 15 kg e ao longo do tempo lhe vai tirando gr a gr até a baixar, nem que seja aos 11 ou 12 kg... mas isso não verifica a regras, logo não pode "entrar" nesta secção.

É claro e óbvio que se para uns ter uma bike de 8 Kg é fácil, para outros é impossível, pois só um pequeno componente pode custar mais que uma bike inteira...

O pensamento WW e este tópico em particular... faz sentido desde que apresentados "factos" concretos...

Isto é suposto ser uma galeria!? Uma discussão super WW!? Ou o quê exatamente!?

Não pergunto com ironia, mas sim, porque ao ver o tópico entendo como uma potencial galeria com discussão de alguns temas...
Ainda não vi uma única foto nem abordagem SWW (super ww, entenda-se) ... sabemos que há por aqui algumas bikes que respeitam largamente os objectivos deste tópico.

Por outro lado e não discriminando quem tem uma bike de 9,999 kg e tem direito a tê-la nos WW (eu incluído) há a secção normal que sempre houve.

Para quem tem uma bike com os requisitos deste tópico, acho que sim.. que será motivador ter uma secção mais "própria" pois estar a falar de tirar 1 gr num parafuso ou pequeno componente, "junto com" tirar umas rodas de 2,5Kg para meter umas de 2kg e com isso passar a bike de 10,5kg para 10... não tem nada a ver...

Pelo que, em forma de conclusão... acho que se os membros mais activos SWW quiserem postar as suas bikes, redução de peso, ideias, e objectivos, tudo bem, caso contrário, vejo este tópico "com pouco futuro".
 

petiagos

New Member
Começa logo bem ...
Com a nova versão do Phallas ...
Muitas vezes eu a vi ...esse quadro é brutal caro Phallas.
Ontem dei uma volta na nova FS roda 29 do Bruno ATX ... xiça !!! BRUTAL ...
 

Phalhas

New Member
Epá tira lá esse pneu de ciclocross e monta uns pedais que sirvam para pedalar...

Monta também a grade de bidon e o susporte do Garmim... :)


Mas como te disse na altura até está excelente.

As Ghost dominam, pena teres sido um traidor, eheh.

Abraço
 
Last edited:
Top