Subst. de Cassete - viável?

TheFlash

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Curioso... Já tinha respondido mas não aparece... :/

Mais uma vez obrigado!

Tive duas, uma era mesmo foleira e as proprias ferramentas dobravam. A outra até tinha as ferramentas mais ou menos, mas a estrutura era de plastico "rigido", ou seja, começou logo a dar de si!
Claro que sendo de aço é diferente... E deve dar muito jeito ter essas ferramentas todas num "aperto" na estrada (ou fora dela).

Estive a ler algures que a "vantagem mecânica" (assim lhe chamaram) das manetes v-brake é de 2 para 1, e das manetes para cantilever é cerca de 3.5 para 1, levando a que, com o mesmo sistema de travão (neste caso cantilever), as v-brake exigem mais força para apertar as pastilhas da mesma forma... Da mesma forma, usar manetes cantilever em sistema v-brake pode levar a travar demais (e segundo o autor da teoria, saltar por cima do guiador sem ter a noção que tinha travado tanto).

Se isto for mesmo assim, imagino que só lá vou trocando por v-brakes.

5€ o par é muito bom, na decathlon vi por 15€. Onde é que estão por esse preço?

@Mettalica: :) pois, já deu para perceber! ;) Obrigado na mesma!
 

TheFlash

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Obrigado pela dica! ;)

Não pude fazer o teste ainda, está em casa dos meus pais mas não fui lá hoje! A ver se na segunda feira já faço o teste!

Entretanto digo alguma coisa... Obrigado mais uma vez!
 
Boas. Podes ter a certeza do que o jmdcfigueiredo diz. Esses chegam de certeza absoluta, comprei uns aqui à alguns anos e ainda os tenho numa TREK 8500 de 2009. Tenho cerca de 9000km feitos com esses. Aquilo trava muito bem, arranja uns desses que ficas mais bem servido.

METALLICA
 

TheFlash

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Bem, atrasei-me como tudo a dar resposta, e por isso peço desculpa...
A semana passada foi de loucos!

Resumindo: Os travões não melhoraram desapertando o afinador. Pelo contrário, piorou, porque as manetes mal se conseguiam mexer, e dava menos jeito fazer força com as pontas dos dedos. Nesse sentido, optei por apertar dando um pouco de folga ao cabo.
Continua a travar mal como tudo, mas pelo menos já se consegue fazer mais força, já que a manete tem mais curso.
Da sugestão OLX, mandei uma primeira mensagem ao vendedor, a qual foi respondida, mas depois mandei-lhe outra e até agora não recebi resposta... Já deve ter vendido, penso eu. Vou ter de procurar noutro lado!

Entretando, já avancei para a subst. do desviador frontal. Já tenho a ferramenta para descravar, e assim fiz, abri a corrente, mas o resultado não foi o esperado... lol
É que não tinha reparado que o diametro do aperto do desviador ao tubo era mais largo que o perfil no meu quadro, ou seja, andava a dançar, mesmo no máximo aperto.
Inventei lá um enchimento, já deu para apertar, mas ainda não sei se se vai aguentar sem sair do sitio (troquei na sexta à noite, e no fds não lhe mexi, ou seja, mal deu para testar).

Para ajudar à festa, a corrente, no elo que eu abri, ficou com uma prisãozita, e ao pedalar, a cada 2 ou 3 voltas, ela "estica" aquele elo à bruta...

Tá bonito está... lol
 

TheFlash

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Bem, encontrei num topico cá do forum o sintoma da corrente presa, e como o solucionar... Resolvido este!

Em compensação, o meu armanho não resistiu, e ao engatar a 3ª, com o esforço do cabo, o gajo mexe...

Tenho de inventar outra coisa qq para aquilo... Não me apetece comprar outro desviador só porque aquele tem a braçadeira larga demais...
 

TheFlash

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Oi

Não. O desviador é que é de 31.8mm e o tubo é de 28.6mm salvo erro! De qualquer maneira já resolvi mais esse! :)lol: isto anda aos arranques)
Cortei duas chapas e dobrei-as em forma de meia lua à volta do tubo do quadro, e apertei o desviador à volta das chapas... Ficou preso como deve ser, nem o parafuso da braçadeira aperta todo de tão justo que ficou.

Agora, a afinação é que é um filme do caneco... Fiz os passos como está naquele video que disseste, mas não consigo por aquilo a 100%. As mudanças para entrarem tem de ser com truques, tipo, para subir da primeira para a segunda tenho de meter o manipulo na segunda e depois dar mais um cheirinho como se fosse para por a terceira, mas antes de lá chegar. Da segunda para a terceira é o mesmo filme.
Para descer da terceira para a segunda, tenho de baixar directo para a primeira e quando a corrente for a passar no prato do meio volto a meter o manipulo na segunda.
Só a descer para a primeira é que funciona como é suposto...

Gosto da parte técnica das coisas, e as bicicletas não são excepção. Mas já começo é a perder mais tempo em reparações e afinações do que propriamente a andar...
 

jmdcfigueiredo

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Tu e qualquer um que se dedique às reparações e afinações em casa e que goste de ter sempre a maquina impecável!

Depois dessa tua descrição parece-me mais ou menos evidente que os desviadores também já não devem estar de muito boa saúde, nomeadamente as molas...
Ainda assim afinar as mudanças é um procedimento fácil mas bastante preciso também.
Tenta outra vez e pode ser que isso vá ao lugar!

Um abraço
 

TheFlash

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:) O de trás tem aspecto de ter morrido há 5000 anos, mas até está a trabalhar lindamente (desde que o oleei, que antes quase nem mexia... lol)

O da frente estava todo lixado, e por isso troquei-o... Parto do principio que esse esteja bom.
Acho que é mesmo azelhice! :p

De qualquer maneira, vou trocar o cabo das mudanças da frente, tem um ou outro filamento desfiado, e embora não pareça estar a afectar, pelo sim pelo não é capaz de não ser pior!

Já agora, como é que se sabe se a corrente tem a medida certa? Pode ser só impressão, mas aquilo parece ter folga a mais...
 

jmdcfigueiredo

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Volta a ler o post sobre como afinar o desviador dianteiro e confere que fizeste tudo bem feito!

De resto quanto à corrente instroi-te mais um bocadinho AQUI!

Um abraço
 

TheFlash

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Vou estudar isso e depois testar... Mas acho que, se a ideia é as roldanas estarem verticais quando em 3-5, então deve mesmo ter elos a mais... Se bem me lembro, que não tenho aqui a bike para confirmar, as roldanas estão quase horizontais nesta posição...

Obrigado... :)
 

TheFlash

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Só tem 15... 3 à frente e 5 atrás!
Pelo menos era o que vi lá nesse tópico, meter o maior à frente e o menor atrás, as roldanas devem ficar na vertical... Não é isso, ou vi mal?
 

TheFlash

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Ora bem... :)

Travões já tenho! Comprei-lhe uns v-brake no OLX (não era aqueles que disseste, que o vendedor nunca mais me respondeu, mas foram outros: 5€ frente e trás)...
Ainda não a fui testar na estrada, mas só aqui no pátio, ainda que não tenha dado para ganhar grande velocidade, já deu pra ver que está como da água pro vinho!

As mudanças lá lhe dei mais um toque. Não estão perfeitas, longe disso, mas já estão bastante aceitáveis. Entram todas, que já não é nada mau! lol

A corrente estive a ver e está correcta... As roldanas sempre ficam na vertical quando em 3-15.

Acho que por agora está como se espera... Para uma bike desta gama, com os anos que ela tem, e com tanto ano que esteve parada, acho que já escapa... ;)
 
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