Subst. de Cassete - viável?

TheFlash

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Boas

Tenho aqui no chaço uma cassete de 5v com uns dentes já meios moidos...

Estava a pensar em (talvez) trocar aquilo por um novo, mas surgiu uma duvida:

Para trocar tenho de lhe meter outro de 5v ou será que, sem trocar o cubo, posso meter algo acima, tipo 7 ou 8v?

Quais são as limitações que me podem aparecer nisto?

Obrigado
Nuno Picado
 

VERTEX_LTD

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boas,

Valor do investimento inviável... mais vale comprares uma coisa actual e com peças de substituição mais em conta...

ABC
 

TheFlash

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Esqueci-me de dizer que as manetes já tenho para 8v (daí a ideia de aumentar a cassete numa eventual troca).

Mas realmente, cassete, corrente, eventualmente o cubo e possivelmente o desviador... Mas vale ir comprar uma aos chineses! lol
 

jmdcfigueiredo

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Cuidado que hoje em dia ir buscar uma bike ou chineses é qualquer bike, desde as topo de gama ás mais ranhosas!

Quanto à tua questão tu é que vês se a bike em si pelos componentes que têm vale a pena ou não, mas se achares que sim e uma vez que tens os shifters de 8 aponta para uma cassete de 8 por 20 euros, corrente por 15 euros e desviador (SRAM MRX, não sei quais são os shifters...) por 15 euros.

Agora há duas considerações que gostava de fazer.
A primeira é que o cepo tanto dá para 5 como 8 velocidades, sendo que o que muda é a distância entre pratos(isto é verdade de 9 para 10 velocidades, portanto de 5 para 8 deve ser análogo).
A segunda é que o desviador de que falo faz 5 a 8 velocidades. Será que o que aí tens em casa não fará o mesmo, tendo portanto apenas de comprar a cassete e a corrente?

Por fim a tua bike é de cassete ou roda livre!?
 

TheFlash

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Por fim a tua bike é de cassete ou roda livre!?

hmmmm Ou eu ainda percebo menos disto do que pensava, ou então diria que é de cassete 5v acoplado a um cubo roda livre... lol
ou pode dar-se o caso da roda-livre ser na propria cassete e não no cubo? Ou melhor ainda, o cubo não tem nada a ver com a roda-livre e eu é que já estou a meter água? lolol



Cuidado que hoje em dia ir buscar uma bike ou chineses é qualquer bike, desde as
topo de gama ás mais ranhosas!

Pois, isso é nas bikes e em tudo o resto! ;)

não sei quais são os shifters
São uns Shimano ST EF29-8...

O desviador frontal é um shimano qq coisa (não me lembro do modelo) e o traseiro é "made for Confersil", ou seja, uma sucatita que está com a mola toda marada e vou ter de substituir de qualquer maneira... Restava saber se troco tb a cassete e ponho um desviador de 8v, ou se deixo a que está e ponho um desviador qq para 5v...

Obrigado desde já
 

jmdcfigueiredo

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Ora vamos por partes...

Isto é uma cassete:
XTR%209%20Veloc.%2011-34_99.jpg


Isto é uma roda livre:
21411508_4.jpg


No primeiro caso o que faz de roda livre é o CEPO (e não cubo...) da roda, enquanto que na segunda a própria cassete têm a roda livre incluída.
E não, o cubo não têm nada a ver com a roda livre!

Bem, na minha modesta opinião trocava a cassete por uma de 8 e arranjava um desviador e uma corrente.
Não ficas com a melhor máquina do mundo mas sempre ganhas 9 velocidades!
 

TheFlash

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Eh pá, eu já sabia que era nabo nisto, mas não pensei que fosse tanto! lol

Antes de mais muito obrigado pela explicação.

É assim, eu nunca a desmontei, nem tenho ideia de como ver se é de um ou outro tipo (sem tirar pelo menos). Há alguma maneira de ter a certeza sem desmontar?
Sendo uma Confersil barateca já com alguns 12 ou mais anos, qual será a probabilidade?
 

jmdcfigueiredo

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Boas TheFlash.

Para saberes se tens cassete ou roda livre olha para a mesma e vê se têm aqueles dois furos que a imagem debaixo têm junto ao estriado que encaixa no cepo.
Se tiver é roda livre, se não tiver é cassete!
 

TheFlash

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Obrigado pela dica...

Tem os dois furos. É roda livre portanto.

Há algum modelo de 8v que recomendes?

Mais uma vez obrigado
 

engenheiro_

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sendo de roda livre, e difícil encontrar de 8, o melhor e comprares uma roda inteira com cassete na mesma de roda livre mas de 7.

cumprimentos...
 

jmdcfigueiredo

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Sinceramente não porque nem sei onde consigas arranjar disso!
Porém, e uma vez que não creio que tenhas aspirações a profissional nem o peso deve ser entrave, procura a coisa mais barata que encontrares!

Após uma pesquisa encontrei este TÓPICO que esclarece as tuas duvidas todas e depois de o ler cheguei à conclusão que não existem rodas livres de 8, portanto aconselho-te esta de 7 http://www.decathlon.pt/PT/roda-livre-7v-14x28-111670008/
(isto claro para que gastes o mínimo de dinheiro, pois o mais correcto seria roda e cassete nova como diz o engenheiro, mas não de 7 mas de 8 - com cassete já não tens os problemas da roda livre)

Um abraço e dispõem
 
Last edited:

TheFlash

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Muito obrigado aos dois.

Efectivamente não tenho aspirações a profissional, nem sequer tenho intenção de praticar btt no sentido mais "dramático" da palavra (para mim as quedas são dramáticas :p).

É só mesmo para dar umas voltas, e embora a intenção seja fazer uns quilometros volta e meia, preferencialmente será em estrada (asfalto ou terra batida, mas sem saltos), não penso puxar muito por ela.
A ideia da cassete era mais uma de preguicite, pondo-lhe uma 1ª mais leve (a minha tem 24 dentes, um pouco mais dava jeito nas subidas ;) )


Vou ver se lhe resolvo um outro problema que tenho antes (não há meio de conseguir afinar o desviador da frente, acho que vou ter de o trocar) e depois tenho de avançar para isso.



PS: De 24 para 28 dentes, será que se nota diferença substancial?


Abraço e mais uma vez, muito obrigado
 

jmdcfigueiredo

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Nota pois!

Claro que depois de andares com 28 algum tempo queres é 32, portanto vai também de te habituares à transmissão que tens.
Quanto ao desviador da frente, já viste este vídeo!?

[video=youtube;ZuMcmdi1x4I]http://www.youtube.com/watch?v=ZuMcmdi1x4I[/video]
 

TheFlash

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Este por acaso ainda não tinha visto...
Vi uns outros, e ainda hoje segui um passo-a-passo que o membro Jepas pos num outro tópico em que alguém tinha duvida nisto.

Mas o problema (digo eu) é que o afinador L está morto... Há uma folga no eixo do desviador e por causa dela o parafuso do L, em vez de tocar no guia em que é suposto, "aparafusa" ao lado, ou seja, podemos apertar o L ao máximo, ou tirá-lo de lá até, que dá no mesmo, o desviador não se mexe.
Não confirmei, mas imagino que no H o problema será o mesmo.

Isto até nem me incomoda muito, tenho aqui um desviador para lhe meter. Mas para isso vou ter de tirar a corrente, para o poder passar na gaiola, e como ela não tem nenhum elo "aberto", acho que só descravando...
Cheira-me que é melhor mandar a alguém para isso não?
 

jmdcfigueiredo

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Se não tiveres descravador de corrente é, pois sem ferramenta não fazes o trabalho...
Eu como sou daqueles gajos que gosto de fazer tudo em casa a única coisa que vou à oficina fazer é montar caixas de direcção!

Quanto ao desviador entregou a alma ao criador pois se não consegues afinar os limites então troca-o...

Um abraço
 

TheFlash

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Pois não tenho... Ainda andava aqui a ver, podia mandar vir um, não é caro, mas já sei que tão cedo não chega...

Por outro lado também gosto de ser eu a fazer as coisas... Por isso é que me meti a reparar esta "velhota" mesmo sem perceber nada, assim como há uns anos esbandalhei um mini velho do meu pai e agora está um mimo! :)

Acho que vou mandar vir de qq modo, e se entretanto me passar de vez com aquilo, logo se verá! ;)

Obrigado :) Vou ver se meto as mãos na massa...
 

jmdcfigueiredo

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Aprendendo a fazer as coisas em casa fazes muita m€rd@ mas chegares ao fim e teres tudo a trabalhar é muito gratificante!

Não sei em que estado tens a carteira mas se puderes recomendo-te a compra de uma ferramenta DESTAS para andar contigo nas tuas voltinhas que já trás descravador e é espectacular! Custa 20 euros na Sport Zone (pelo menos comprei lá a minha a esse preço)
 

TheFlash

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Obrigado pela dica...
Normalmente fujo desses multi-tools, os que tive até agora não valiam nada, torciam-se todos, etc... Mas para estares a recomendar esse é porque foge à regra, certo?

Quanto ao aprender fazendo em casa é uma grande verdade... :)
Por exemplo, agora aprendi que se os travões estiverem a travar bem, o melhor é não lhe mexer! lol

Então, os travões da bike são cantilever's. As manetes eram umas de plastico de origem.
Arranjei as tais St-EF29-8, porque as de travão em plastico não me inspiravam confiança, e as mudanças saltavam sozinhas porque o manipulo não se segurava na posição...

Tirei os cabos, mudei as manetes, voltei a por os cabos... As mudanças de trás entram bem (claro que o numero que aparece não corresponde ao carreto (a diferença de 5 para 8), mas isso não me preocupa.
As da frente não entram, mas é por causa do desviador marado.

Agora, travar que é bom é que não... Os travões ficaram uma miseria, muito duros, e mesmo fazendo força, não travava nada...
Segui um tuturial recomendado aqui no forum, e melhorou bastante (pelo menos já trava), mas ainda está longe do que era.

Achas que pode ser por causa das manetes, que são para v-brake? Ou há algum truque para por aquilo a travar como deve?


Desculpa o abuso, mas já que me meti nesta alhada de a por em marcha depois de tantos anos (ela e eu) sem ver a estrada, quero ver se percebo ao máximo! ;)

Muito obrigado
 

jmdcfigueiredo

New Member
Boas TheFlash!

Quanto as ferramentas multi-tools que já tiveste quanto é que te custaram!?
Estas custam 20 euros (para mim é caro...) mas são em aço banhado a niquel e não torcem coisa nenhuma!

Quanto aos travões creio que o teres mudado as manetes pode comprometer o funcionamento, mas não tenho certeza...
Experimenta desapertar umas duas voltas o parafuso da manete por forma a esticar o cabo e começar a travar mais cedo.
Se ficar a travar demais é uma questão de apertares de novo o parafuso.

Já agora, consegues comprar uns v-brakes por 5 euros o par, não te parece boa ideia!?
 
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