Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

tinric

Super Moderador
lol

Afinal o saldo é menos pior que o que se pensava... mas entretanto está nos 9 kg :) eheheh

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de 193 para 198 = 5 gr

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de 200 para 206 = 6gr

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de 261 para 285 = 24gr



A corrente atual tem 268 gr (uma KMC X9) e vai levar com a que já montei no outro dia, uma KMC X10 que ficou com 249gr

ou seja 19gr a menos

Assim sendo o saldo final é de + 16gr

O que não é mau. E considerando que os rotativos em ambas as pesagens têm o cabo todo...

Logo se pesa sem o cabo.

Certo é que os punhos, vão continuar a ser os ESI pois os que vêm de origem, são agradáveis ao tacto, mas 37gr ou lá o que é por punho... valha-me Deus.


Mais... como já tenho os dois punhos "estragados" de lado... deve ser do guiador ser mais largo, ando sempre a bater em todo o lado :) :D

Vou cortar 4 ou 5 mm de cada lado do punho... já fiz um teste para arredondar os "cantos" fica perfeito... pelo que vou "aproveitar" ainda mais largura do guiador. 5mm para cada lado no máximo, vai equivaler a mais 1 cm de largura.. não faz falta nenhuma à largura, mas não me apetece ir comprar já outros punhos novos.
 

tinric

Super Moderador
:) E ainda vai ficar mais...

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Já nem me lembrava... que (sem contar com as roldanas) ainda vai perder 3 ou 4 gr nos parafusos...

Este do aperto do cabo, nos das roldanas e até nos batentes (se bem que esses já são leves) :)
 

tinric

Super Moderador
Ok...

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5 gr a mais nos rotativo
4 no desviador
24 na cassete...
-19 na corrente

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Saldo real:

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15 gr de diferença... :) que na minha balança ultra precisa, só acusa 10 :) ...



O tempo não deu para mais, mas fica aqui uma pequena amostra do resultado final

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Nem sequer deu para testar a bike... só ao afinar as mudanças... esta a saltar um bocado a 10ª mas amanhã logo se afina e vai à rua...

Os punhos levaram uma redução de 5mm cada... e uma "limagem de arestas", os topos do guiador ficaram os que vêm com os rotativos.

As manetes do travão ficaram onde estavam, ou seja 5 mm mais afastadas agora do rotativo.

Agora é ver se dá para amanhã ir pelo menos aqui à rua... e Sábado fazer uma horinha ou duas para afinar para Domingo.


Lista de material e pesos.

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Last edited:

tinric

Super Moderador
Obrigado pessoal.

Pimentoski, não.. os punhos, tinha-os com 85mm casa um. Como ambos tinhas as pontas estragasdas, (uma queda e uma raspadela numa tranca ou silva) cortei os 5mm que estavam estragados, aredontei um bocadinho a ponta e ficou impec.

Agora com estes barends da sram... enquanto durarem, já nada sega ao punho,... mas não me parece que durem muito...
 

tribito

New Member
PArabens peela máquina.

Se quiseres tirar umas gramitas sem gastares muitos euros estuda a ideia de mudar as anilhas FSA que tens na direcção por umas em carbono da BBB, custa +/- 10/12€ o kit de 4 com vários tamanhos e deves reduzir para metade ou mais o peso.
 

Guimaraes

New Member
Sem dúvida nenhuma uma dos projectos que mais aprecio neste fórum.

Cada mudança que é feita vem com tal sintonia em relação ao restante e tal bom gosto que é difícil ficar indiferente. Talvez por isso é que é neste tópico (e mais um ou outro) que venho muitas vezes "roubar" ideias para o meu projecto.

Acho que os novos componentes são sem dúvida uma excelente escolha.

Continua o bom trabalho que pelos vistos há sempre mais qualquer coisa :p
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal

tribito, tens a certeza!?
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Guimaraes, Obrigado... mas desta é que começo a não ter muito mais por onde "melhorar".

Fica só a faltar (em principio) hoje trocar o bike shield do pedaleiro que esta feio e já meio descolado nas pontas, pois forrei tudo à volta, mas com as lavagens, andamento e sujidade foi descolando e entrando lixo...

Já tenho outro, em que agora como tenho os boots montados e que bem fazem a sua função... com a transmissão bem afinada de forma a que a corrente nunca salte fora... só é mesmo preciso um bocado onde os sapatos roçam no crank.

A ver se lá para Sábado ou Domingo tiro umas fotos da bike no "terreno" e umas com ela depois limpinha :)

Quanto às 70 gr (a mais)...

Para as pesagens normalmente não tenho o suporte de gps = 6gr, guardalama = 12gr, boots = 16gr, protector de corrente = 12gr ... são quase 50...

as outras 20 seria só ter 60 ou 70 ml de liquido em cada roda em vez dos 90 ou 100 que tenho sempre...

Ou melhor,... quando passar o Nic de 520 gr para o Ralph de 493

RALPH21PERFORMANCE.jpg
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ou mesmo um destes...

20112012282.jpg


e aí são 50gr certinhas a menos... e voltamos ao sub8.5 :)
 

tinric

Super Moderador
neste momento tenho 15mm por baixo e 10 por cima

provavelmente ainda corto 5 ou 6 mm ao tubo para ficar apenas 1 por cima... mas também não é por aí...

eu tenho (e tinha montado) das de carbono... mas pesavam mais...

mas sim, no processo de "desvermelhização" ... ando à espera de apanhar a bom preço umas com acabamento UD, para rematar em perfeição o que falta ali à frente...

Com isso sou capaz de pensar em meter 15 por baixo 5 por cima ou passar a 10 10.. mas vamos ver... para já ainda não me faz muita comichão... mas aquele vermelho ali agora começa a destoar :)

ehehehe
 

tinric

Super Moderador
A primeira impressão, mudar pratos é fantástica... atrás... é sempre a meter nelas...

Roda mais "simples", torna-se mais confortável...

A seu tempo apresento aqui as sensações no terreno... :)
 

tribito

New Member
Tive a ver e para a mesma configuração que tens dá 8gr. também. Pensei que fosse menos. A única coisa que ganhas é tirares o vermelho e ficar preto com padrão tipico do carbono.
 

tinric

Super Moderador
:) pois... eu tinha umas de carbono e estas tiraram peso... por isso te perguntava se tinhas a certeza...

é que as únicas que consigo arranjar com acabamento UD são umas da Ritchey que têm o logo deles... e como são de 5mm... teria que meter 3 por baixo o que daria muitas letras ali na zona...

quando aparecerem, logo se troca.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Assim de repente, penso que não deve aumentar sequer um grama:

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Até arranjares algo definitivo...

Um abraço

ny12xx
 

tinric

Super Moderador
lol

para isso volto a meter as de carbono que lá tenho :) eheheh

ando mais numa de ver se consigo apanhar alguma boleia de alguém da action ou assim para a star ratchet do que me preocupa o vermelho ali :)


Bem, não me "controlei" e ao almoço já tive que experimentar a máquina na rua ... :) bem... que diferença se nota de uns para os outros rotativos... e a mudar de pratos então... click e já está... sem forças, sem movimento de pulso a rodar... brutal...

Quanto às de trás não tinham ficado 100% afinadas... era o limitador da 10ª... impéc... um movimento com a mesma força que tinha que fazer no 9V e passam 4 ou 5 mudanças...

Agora fico na dúvida se entre esta cassete XT ou a 1070 teria "ganho" ou "perdido" alguma coisa (e não falo de gramas)

Andei 2 dias com a minha antiga 990... e vamos ver se esta XT não me parecer mais "macia" a passar mudanças que a antiga... ainda vamos ter a BlackSin Full X0 Full SRAM (menos os pedais que já não contam como transmissão :) )
 
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