Joseelias, não concordo em certa parte contigo. A bicicleta é um meio, mas dependendo do tipo, componentes etc, vai-te permitir fazer coisas que uma outra não vai e isso muito sinceramente nem sequer me parece ser discutível, senão toda a gente andava de acera e alivio.
Dito isto, a ideia que tenho é que a Shimano e a Sram são muito semelhantes, sendo a maior diferença os manípulos pois a passagem para os carretos e pratos mais pequenos são feitos com o polegar na Sram e na Shimano com o indicador.
Nop, na Sram accionas os dois manípulos com o polegar, na shimano accionas o manipulo inferior com o polegar e o outro tanto faz, dá com o polegar e indicador.
Quanto as transmissões, acho que neste momento posso falar uma vez que já tive SHimano SLX 9v, Sram X9 9v, Sram X9 10v, Shimano SLx 10v e Shimano XT 10v.
A diferença estará mais na precisão, eficácia da transmissão e na sensação que te dá. A gama Sram X9, é bastante mais leve que XT e SLX ainda mais, mais bonita na minha opinião, a troca é quase como um relógio, sensivel, eficaz e não se queixa, para além do facto de que devido ao racio da transmissão traseira vai-se desafinar menos vezes que o Shimano (Andei com X9 10v 2 anos e afinei quando montei na bike a 1ª vez hehehe).
A transmissão Shimano, SLX e XT são bastante diferentes na minha opinião. Se queres uma transmissão com melhor relação preço/qualidade, preços relativamente acessíveis, então é mesmo esta. O accionamento é suave, é relativamente eficaz e preciso, bom aspecto. Se quiseres algo mais race proof, ou seja, mais preciso, rápido, eficaz, dá uma sensação suave mas mais dura, então é definitivamente XT. Tenho XT 10v neste momento e a velocidade de troca e eficácia é qualquer coisa fenomenal.
Ou seja, na minha opinião punha nesta ordem de "melhor para pior" (tendo em conta que isto se baseia numa opinião pessoal claro): XT, X9, SLX, X7.
Quanto aos travões, concordo a 100% com o JRSB, SLX ou XT sem dúvida alguma! Tanto a nivel de potência, conforto da manete, fiabilidade e preço arrumam com o resto no mercado.
Se bem que eu na bike nova tenho Shimano Deore (vou trocar para XT mais tarde) e garanto-te que também não irás ficar mal servido. Não dão a sensação de terem tanta potência disponível como os SLX mas são talvez mais progressivos e têm potência que chegue (peso 95kg portanto potência de travagem é coisa que me faz falta). Aconselho-te é a usares discos shimano, tipo os RT76 ou assim. A diferença de potência de travagem de uns desses para uns AVid HS1 ou G2 ou G3 por exemplo é abismal!!
Outra vez concordo a 100% com o JRSB, eu sei que os preços são tentadores, mas não te metas em chinesisses. Pelo menos eu preso bem mais a performance e fiabilidade numa bicicleta do que propriamente a estética. (COntrolo de qualidade a tender pra 0, por isso tanto pode correr bem como mal).
Quanto a rodas, já tive umas fulcrum Red Metal 5 (não compres as 10 que o cubo dá bastantes problemas e não tem anda a ver com as 5) e fiz 10000km com elas sem trocar rolamentos ou com alguma folga. Muito boa relação preço/qualidade, resistência, os rolamentos com qualidade incrível (campagnolo), apesar de o cubo não ter o melhor isolamento para àgua e poeiras, mas é algo característico de rodas destas gamas.
Tenho neste momento umas crossride e são lindas as rodas, mas para além de serem mais pesadas que as Red Power XL (substitutas das Red Metal 5) e mais caras. No entanto o cubo traseiro parece ser bem melhor isolado.
Suspensão é Rock Shox ou Fox, o resto é conversa. Se queres uma coisa que não te dê problemas, boa sensibilidade, polivalência (dá jeito quando nos atiramos para uns caminhos mais agressivos), progressividade, Rock Shox Reba. Talvez as fox tenham mais sensibilidade de inicio de curso, ou seja fazem melhor leitura de terreno mas ai tudo vai depender do que pretendes (€€€).