sram x9 vs shimano deore

Boas
Comprei recentemente uma rockrider 500(dois bébés,orçamento apertado)
Tenho em mente investir em componentes melhores e mais tarde adquirir um quadro melhor
Aviso ja que quero a bina para fazer uns trilhos,nada de outro mundo
Qual o melhor
Sram x7, x9 ou deore xt
Agradeço desde já a ajuda
Abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
Boas
Comprei recentemente uma rockrider 500(dois bébés,orçamento apertado)

Epá, não precisas de te desculpar nem justificar.

No Btt o snobismo prevalece e leva muita gente a investir fortunas em bicicletas das quais não tira 10% do rendimento e onde passam o tempo com medo que as roubem...

Mas a verdade é que que o prazer que tirares com essa bicicleta não será inferior ao que tirarias com uma de 10.000€ pois no Btt a bicicleta é apenas o meio, o objecto que nos permite atingir o fim que é a saúde fisica e mental, o convívio com amigos e o apreciar a natureza. Se não te divertires com essa não te divertirás com outra.

Dito isto, a ideia que tenho é que a Shimano e a Sram são muito semelhantes, sendo a maior diferença os manípulos pois a passagem para os carretos e pratos mais pequenos são feitos com o polegar na Sram e na Shimano com o indicador.

Em principio o X9 e o XT são melhores que o X7, mas na prática se não soubesses que componente estava montado na bicicleta duvido que fosses notar diferença no funcionamento. Muitas vezes a diferença é apenas nos materias com que os componentes são feitos e no peso final. Os verdadeiros upgrades que podes fazer nessa bicicleta e onde notarás diferenças reais é na suspensão e nas rodas. Poupa para isso.

Boas pedaladas.:D
 
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Joseelias

Well-Known Member
Boas
Sr jose agradeço a ajuda
Ja agora e nao querendo abusar
Que suspensão e rodas me sugere
Abraço

Tudo vai depender do orçamento que se tem, mas a meu ver a nível de rodas para se mudar é para ir no mínimo para rodas como as Mavic Crossride ou semelhantes. Já as ví à venda online por valores que chegaram a ser tão baixos quanto 120€. Não é fácil encontrar por este preço mas em promoções às vezes encontram-se, mas online acho que não passam normalmente dos 150€. Por cá, em loja física custam bem mais. Há agora também as Mavic Crossone que ficaram colocadas abaixo das Crossride e que são mais baratas e parece-me que tirando diferenças estéticas e umas gramas a mais não são piores, pelo que tenho lido.

Estas rodas não são topo de gama mas já são muito boas, e um upgrade que não será necessário mudar durante uns bons anos e que merecem passar para um quadro superior quando isso acontecer. Em termos de melhoria na aceleração e de redução do esforço, um upgrade em rodas mais leves é o sitio certo.

Relativamente às suspensões, qualquer coisa na casa dos 200 a 300€ vai fazer uma grande mudança. A tua bike deve de ter uma Suntour XCT, XCM ou XCR e uma suspensão na casa daqueles valores, para além de pesar até menos 1kg (!) tem controlo do retorno. Isto é, depois de a suspensão comprimir, quando a mola (que será de ar) recupera tem óleo que trava um pouco essa recuperação e evita que leves um "coice" para cima na frente. Na tua suspensão não existe essa funcionalidade, o que reduz o controlo que tens sobre a bicicleta se te esticares no andamento.

Há quem diga bem da Suntour Epicon, e às vezes há Rock Shox Reba com enormes descontos por esse valor. Originalmente custam mais do dobro. Tudo online.

Mas à medida que fores tendo oportunidade de comprar componentes podes colocar essas questões de forma mais especifica aqui no forum que há quem esteja melhor informado que eu sobre as novidades. Embora os princípios se mantenham inalterados e nada de revolucionário tenha surgido no Btt nos últimos 15 anos, em termos de componentes específicos anda sou muito old-school... :D

E podes deixar o "Sr" de lado, que a meu ver como colegas de desporto não há lugar a grandes formalismos. :D
 

JRSB

Member
Amigo, a bike que compraste é mesmo low budget, se metesses por exemplo mudanças XT ou X9 novos ias gastar mais do que te custou a bicicleta toda, sou da mesma opinião que o Joseelias, além de suspensão e rodas deves também pensar nos travões, os teus são mecânicos e a diferença para uns hidráulicos é grande. Eu acrescentaria que podes ir procurando nos sites de coisas usadas que provavelmente te aparecerão bons negócios em travões, rodas e suspensões, as bikes de roda 26 estão em baixa e o material para elas tem pouca procura!

Mas mesmo mesmo importante é meteres a bike ao caminho e gozares muito o que ela tem para te oferecer!! ;)
 
Boas JR
Agradeço a ajuda mas a minha ideia e ter como base este quadro e comprar peças melhores
E posso ir comprando como vou podendo
Se for uma bike completa tem que se gastar tudo de uma vez
Ja agora
Que travões aconselha
Abraço
 

JRSB

Member
Ok, então cá vai a minha opinião:

- Travões shimano sem duvida, SLX ou XT, a diferença é praticamente só no peso...
- Transmissão é SRAM, X9 ou superior, á frente pode ser inferior (x5 p. ex.)
- Rodas depende do orçamento/oportunidades de negócio, há muita coisa no mercado
- Suspensão também depende, desde que não seja de mola/elastometro já é bom

Outra opinião minha: esquece tudo o que não seja original, as chinesisses são baratas mas o barato normalmente sai caro

Boas pedaladas!!
 
Joseelias, não concordo em certa parte contigo. A bicicleta é um meio, mas dependendo do tipo, componentes etc, vai-te permitir fazer coisas que uma outra não vai e isso muito sinceramente nem sequer me parece ser discutível, senão toda a gente andava de acera e alivio.

Dito isto, a ideia que tenho é que a Shimano e a Sram são muito semelhantes, sendo a maior diferença os manípulos pois a passagem para os carretos e pratos mais pequenos são feitos com o polegar na Sram e na Shimano com o indicador.

Nop, na Sram accionas os dois manípulos com o polegar, na shimano accionas o manipulo inferior com o polegar e o outro tanto faz, dá com o polegar e indicador.

Quanto as transmissões, acho que neste momento posso falar uma vez que já tive SHimano SLX 9v, Sram X9 9v, Sram X9 10v, Shimano SLx 10v e Shimano XT 10v.
A diferença estará mais na precisão, eficácia da transmissão e na sensação que te dá. A gama Sram X9, é bastante mais leve que XT e SLX ainda mais, mais bonita na minha opinião, a troca é quase como um relógio, sensivel, eficaz e não se queixa, para além do facto de que devido ao racio da transmissão traseira vai-se desafinar menos vezes que o Shimano (Andei com X9 10v 2 anos e afinei quando montei na bike a 1ª vez hehehe).

A transmissão Shimano, SLX e XT são bastante diferentes na minha opinião. Se queres uma transmissão com melhor relação preço/qualidade, preços relativamente acessíveis, então é mesmo esta. O accionamento é suave, é relativamente eficaz e preciso, bom aspecto. Se quiseres algo mais race proof, ou seja, mais preciso, rápido, eficaz, dá uma sensação suave mas mais dura, então é definitivamente XT. Tenho XT 10v neste momento e a velocidade de troca e eficácia é qualquer coisa fenomenal.

Ou seja, na minha opinião punha nesta ordem de "melhor para pior" (tendo em conta que isto se baseia numa opinião pessoal claro): XT, X9, SLX, X7.

Quanto aos travões, concordo a 100% com o JRSB, SLX ou XT sem dúvida alguma! Tanto a nivel de potência, conforto da manete, fiabilidade e preço arrumam com o resto no mercado.
Se bem que eu na bike nova tenho Shimano Deore (vou trocar para XT mais tarde) e garanto-te que também não irás ficar mal servido. Não dão a sensação de terem tanta potência disponível como os SLX mas são talvez mais progressivos e têm potência que chegue (peso 95kg portanto potência de travagem é coisa que me faz falta). Aconselho-te é a usares discos shimano, tipo os RT76 ou assim. A diferença de potência de travagem de uns desses para uns AVid HS1 ou G2 ou G3 por exemplo é abismal!!

Outra vez concordo a 100% com o JRSB, eu sei que os preços são tentadores, mas não te metas em chinesisses. Pelo menos eu preso bem mais a performance e fiabilidade numa bicicleta do que propriamente a estética. (COntrolo de qualidade a tender pra 0, por isso tanto pode correr bem como mal).

Quanto a rodas, já tive umas fulcrum Red Metal 5 (não compres as 10 que o cubo dá bastantes problemas e não tem anda a ver com as 5) e fiz 10000km com elas sem trocar rolamentos ou com alguma folga. Muito boa relação preço/qualidade, resistência, os rolamentos com qualidade incrível (campagnolo), apesar de o cubo não ter o melhor isolamento para àgua e poeiras, mas é algo característico de rodas destas gamas.
Tenho neste momento umas crossride e são lindas as rodas, mas para além de serem mais pesadas que as Red Power XL (substitutas das Red Metal 5) e mais caras. No entanto o cubo traseiro parece ser bem melhor isolado.

Suspensão é Rock Shox ou Fox, o resto é conversa. Se queres uma coisa que não te dê problemas, boa sensibilidade, polivalência (dá jeito quando nos atiramos para uns caminhos mais agressivos), progressividade, Rock Shox Reba. Talvez as fox tenham mais sensibilidade de inicio de curso, ou seja fazem melhor leitura de terreno mas ai tudo vai depender do que pretendes (€€€).
 

Joseelias

Well-Known Member
Joseelias, não concordo em certa parte contigo. A bicicleta é um meio, mas dependendo do tipo, componentes etc, vai-te permitir fazer coisas que uma outra não vai e isso muito sinceramente nem sequer me parece ser discutível, senão toda a gente andava de acera e alivio.

Falando especificamente da transmissão pois foi esse o ponto inicial deste tópico, a meu ver não há nada que um XT ou XTR (tirando o Di2) faça que um Acera não faça na mesma. Há diferenças? Claro que há, mas por exemplo o número de velocidades atrás que no XTR podem ser 10 contra 9 ou 8 noutros grupos basicamente o que permite é que a gradação do esforço seja mais progressivo a cada passagem. Mas, com cassetes com o mesmo número de dentes no carreto mais pequeno e no maior, isso significa que um XT/XTR não permite ao ciclista fazer mais que com um Acera tirando uma maior gradação a cada passagem.

Tens depois a questão do peso e da durabilidade. Não há dúvidas que um XT/XTR é mais leve que um Acera, e que é feito com materiais mais nobres e mais resistentes. Será mais resistente à oxidação com o passar dos anos, por exemplo. O accionamento das mudanças podem ser ligeiramente mais leves, mais rápidas e até mais ergonómicas. Mas mais uma vez, isso não permite que se faça com ele mais que com um Acera.

Sei bem do que falo pois no passado passei de uma transmissão Alivio de 7 velocidades para LX de 9 velocidades (quando as 9 eram o topo do topo) e foi apenas isto que senti. Isto é, gastei 200€ numa transmissão (ao nível de vida de hoje seriam 400 ou 500€) e ganhei gradação, perdi algum peso, alguma estética, e aos olhos dos outros ganhei "estatuto". Mas não andei mais por isso. Nem sequer passavam melhor.

O facto de toda a gente querer andar com XT e XTR, e não com Alivio e Acera, tem muito pouco a ver com os ganhos "extraordinários" que os primeiros oferecem relativamente a outros abaixo. Tirando os atletas de competição e utilizadores intensivos que sabem tirar partido das pequenas vantagens que esses grupos de topo têm, para 99% dos Bttistas tem a ver com estatuto. No Btt a bicicleta com que andas dá-te tanto ou mais valor aos olhos dos outros, que muitas das vezes as pernas que tens mesmo que deixes os outros colados ao chão nas subidas. Temos que reconhecer que o Btt é um desporto de vaidades para muitos.

Não digo com isto que não devemos desejar ter material melhor. Quem puder pagar para ter XT ou XTR que o compre. Mas do ponto de vista de quem tem que contar o dinheiro que tem para decidir onde investir, a verdade é que há componentes nas bicicleta de gamas mais baixas onde a passagem para uma gama superior tem um impacto muito mais significativo que na transmissão. Comparado com as vantagens que um bom par de rodas tem (leveza de andamento, menor cansaço, mais resitência para fazer quilómetros, mais resitência do material) ou uma boa suspensão (sensibilidade, segurança e conforto) mexer com a transmissão trás muitas das vezes apenas ganhos marginais.

Nop, na Sram accionas os dois manípulos com o polegar, na shimano accionas o manipulo inferior com o polegar e o outro tanto faz, dá com o polegar e indicador.

Penso que vai depender da gama, não? Essa opção na Shimano não está disponivel em todos os modelos certo? Admito que haja essa opção agora na Shimano. Tradicionalmente era 2x polegar na Sram para subir ou baixar, e Polegar para subir e indicador para baixar na Shimano.
 
jOrGe.mRNh
"Suspensão é Rock Shox ou Fox, o resto é conversa. Se queres uma coisa que não te dê problemas, boa sensibilidade, polivalência (dá jeito quando nos atiramos para uns caminhos mais agressivos), progressividade, Rock Shox Reba. Talvez as fox tenham mais sensibilidade de inicio de curso, ou seja fazem melhor leitura de terreno mas ai tudo vai depender do que pretendes (€€€)."

Há muito boas e arrisco dizer, muito melhores alternativas!
Manitou, DT Swiss, Magura, depois tens as suspensões da German-A...
 
Joseelias, concordo plenamente contigo. Este desporto ultimamente tem ganho muita atenção, e sendo o desporto da moda já se sabe quais as consequências.
Eu falei que não é discutível dando-te um exemplo: às vezes vamos numa subida daquelas tipo paredes, uma mudança mal metida e fazes o resto a pé. Logo já está a alterar a tua experiência. Ou um certo tipo de guiador, ou um certo tipo de suspensão que te aumente o conforto, ou um certo tipo de selim que te pare com as dormências sem que pareça um sofá. Tudo vai alterar a nossa experiência. Ou outro exemplo ainda, se forem como eu que detestam ter problemas com a bike, o que há pior do que ficar a meio nos passeios, ou ter que telefonar a amigos ou familiares para nos virem buscar, ou pior, ficarmos enrascados no meio do nada.

Resumindo, tomara eu comprar cassetes de 10€ ou suspensões de 50€, mas todos bem sabemos que para termos performance em certos tipos de terreno, resistência, fiabilidade, um bocado de aspecto toda a gente quer e peso, vamos pagar por isso! Agora tudo depende das carteiras, prioridades e necessidades!

Quanto aos manípulos, vai depender da gama, mas penso que a conversa só envolvia SLX ou XT.

Ricardo__Martins, obviamente que há melhores suspensões que uma reba, mas tens noção de que tipo de gamas estamos a falar?
Dessas que falaste acho que neste momento só a Magura me deixa a babar. Dt Swiss em problemas e funcionamento nem vale a pena falar. Manitou no estado que está a marca principalmente no nosso pais também nem vale a pena falar. German-A nem sequer vale a pena falar porque estamos a anos-luz de preço para o que o senhor pretende.
De qualquer forma, produtos excelentes de exposição há às toneladas. No monte poucas ficam à altura do que as marcas afirmam. Fox, Rock Shox, Marzocchi e ultimamente Magura, para mim são as únicas dignas disso.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ jOrGe.mRNh

Sim, eu concordo contigo no que disseste e já passei pela situação da mudança que não meteu e fiquei parado a meio por causa de más transmissões. Penso é que hoje em dia, mesmo com mudanças da gama Acera isso acaba por estar um bocado minimizado pois usa tecnologia mais que provada e comprovada e já bem evoluída.

Hoje já não haverão transmissões más, e a meu ver se as houver até serão nos grupos de topo quando algumas inovações são introduzidas e aquilo acaba por dar um bocado para o torto! Lembro-me quando os primeiros travões v-brake com paralelogramos (linear-push) foram lançados nos XT. Só se falava nisso, e amigos meus que os compraram garantiram que aquilo era incrivelmente melhor que os travões cantilever da Curve. O problema foi que em breve se percebeu que a estrutura que permitia o movimento linear dos calços rapidamente ganhava folgas e vibrações. Quando a tecnologia foi depois lançada nos LX nunca se ouviu falar desses problemas.

Assim, quando essas inovações chegam aos grupos mais baixos já está tudo mais que corrigido, e um Acera de hoje acaba por ter uma boa qualidade. Mas como mantém o nome já muito antigo na gama Shimano, vindo de uma altura em que as gamas baixas eram de facto insuficientes para Btt essa visão mantém-se. Outro exemplo. A Shimano tinha um grupo de qualidade bastante razoável que se chamava STX-RC. Mas como tinha um nome semelhante a um grupo inferior, o STX que se colocava acima do Alivio, estava sempre colado à imagem desse. O que é que a Shimano fez? Acabou com os dois e lançou o Deore já com características próximas do LX. Foi um sucesso instantâneo, criou logo algum estatuto, e hoje um símbolo de boa relação preço-qualidade-fiabilidade.

Repara, não digo que os XTR/XT, etc., não sejam melhores. Claro que são. Não acredito é que a diferença seja já o que foi no passado. Ter esses grupos de topo é ter acima de tudo as mais recentes novidades que demoram a entrar nos grupos abaixo, e qualidade de materiais que em muitos casos significam durabilidade.
 

expendly

New Member
Boas Joseelias. Houve uma pessoa aqui no fórum que me mandou esta configuração e eu adorei para o preço..
Cassete e Corrente - Deore
Pedaleira - Deore 2x10v
Desviador Traseiro - XT Shadow + 10v
Desviador Dianteiro - XT 2x10v
Pedaleira - Deore (ou podes optar por a SLX)
Manípulos mudanças - SLX
Travões - SLX

E ficas com uma transmissão e travões já muito bons.
Ao longo do tempo depois podes ir trocando a pedaleira por exemplo para XT quando ficar gasta.
Abraço
 
Hmmm corrente acho que por mais 5€ fica muito melhor servido com uma KMC X10-93, que não parte por tudo e por nada, dura, é leve, silenciosa, não enferruja por tudo e por nada (bom acabamento) e vem com elo rápido.
Cassete sim, e pedaleiro sim, duas boas opções.
Mas depois chegas por exemplo ao desviador dianteiro e talvez seja dinheiro mal gasto, porque quase de certeza que não notarás diferença para um SLX por exemplo ou até para um deore. (a não ser peso, mas se vais para uma cassete deore, o peso não seria uma prioridade)
Quanto ao desviador traseiro e manípulos, muita gente tem essa configuração, mas não sei até que ponto não tiras bem mais partido de uns manípulos XT e um desviador SLX por exemplo (manípulos SLX estão a anos luz dos XT e há uns dias andei com SLX/SLX depois SLX/XT e XT/XT e notei bem mais diferença quando troquei os manípulos para os XT do que propriamente o desviador). (a não ser peso, mas se vais para uma cassete deore, o peso não seria uma prioridade)
 

expendly

New Member
Eu agora vou começar os meus primeiros upgrades na bike. Uma rockshox reva rl 100mm e depois logo vejo a transmissao mas como so vou meter para o proximo verao a transmissao secalhar ate meto logo tudo xt que fico super bem servido.
 
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