SRAM X0 & X9 2011 - setup 2x10 continua

SURFAS

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Responda quem souber: Num sistema de 10 velocidades (seja SRAM ou Shimano) a nova corrente é compatível com as actuais cremalheiras (pratos) das pedaleiras preparadas para 9v (XT ou SLX por exemplo)?

Eu penso que sim, a Specialized vendia a Stumpjumper com pedaleiras de 3 pratos para 9v apenas se alterava a cassete, corrente e desviador traseiro.

Eu apenas estava a tentar fazer algumas comparações. Não quer dizer que use sempre a avozina.
Apenas sei que aqui na zona há trilhos em que o grau de inclinação que teem já com 22/34 custam a subir e não é toda a gente que sobe, fará com o 2x10.

A shimano este ano (no setup de 3 pratos na pedaleira) tem pratos de 42/32/24 no SLX e XT segundo a Mountain Bike Nº83.
A Sram nos grupos X9 e X0 vai usar no setup de 3 pratos: 44/33/22 segundo a mesma revista.

A SRAM altera o prato do meio em +1 dente e a Shimano deixa esse prato igual, alterando o mais pequeno em +2 e o grande em -2.

Nas cassetes a Shimano oferece 11-36 e 11-34.
A SRAM no X0 tem igualmente 11-36, mas a outra já é 11-32.
O X9 já tem montes de variações: 11-32, 12-36, 11-23, 11-25, 11-26, 11-28, 12-25, 12-26, 12-27.

Como vês opções para todos os gostos.

É verdade agora há muitas opções que ainda irão baralhar mais quem nem perceba muito do assunto e mesmo quem percebe!!!

Eu por mim preciso mesmo da avozinha e quando mudar tentarei não fugir muito em ter uma relação o mais aproximada possível.
Agora a grande diferença é que a Sram avançou para quem já pedala muito e esqueceu de quem precisa de relações mais baixas para trilhos técnicos com subidas inclinadas ou não anda em competições, daí ter "relançado" os 3 pratos que não estavam previstos pela Sram até saber da estratégia da Shimano.
 
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TheShadow

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Não estava a acreditar que a SRAM iria abandonar o sistema de 3 pratos.
Seria um arrombo na quota de mercado que penso que já dominam na area do BTT.

Mesmo assim tanto a SRAM como a Shimano mudaram as configurações de alguns pratos como já mencionei antes.
Deverá ter sido por causa das cassetes de 10 vel, pois acho que as de 9 deverão ter muito menos opções, e as de 8 deixarão de existir.

No entanto acho que não me vou importar de usar um prato de 33 dentes a meio quando o meu estiver gasto.
Não é assim uma alteração tão grande.

Gostava é de saber a lista de preços do material da SRAM para 2011, visto que em Agosto já deve sair para o mercado.
Estou curioso em saber se os preços cá são muito diferentes dos que serão feitos nos States.
 

nhunho

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Não sei se já debateram isso aqui, mas cá vai a minha intrigante questão.

Porque razão a cassete X0 na versão 36 dentes têm 12 no carreto mais pequeno em vez de 11 como é habitual???
Já não basta perder 2 dentes no prato do pedaleiro maior ( de 44 para 42 ) ainda vai mais um na cassete!!

Tou a vez que para velocidades acima dos 45km/h lá temos de deixar de dar às pernas que as mudanças ficaram curtas...
 

Fevereiro

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Nhunho com 11-32 já se dão saltos muito grandes de mudança para mudança, com 36 dentes esses salto ou diferença que sentes a puxar será ainda maior, dai colocarem menos um dente no ultimo carreto.
É por esete motivo e para a diferença ser o menos possivel que em estrada há imensos adeptos de cassetes 23-11.
 

nhunho

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Mas a cassete XX continua com os 11 dentes no carreto menor. Bem como a concorrente Shimano.

E o problema é que perdes no tamanho da mudança maior, que em maratonas ou numa utilização mais rolante sentes falta desse andamento.
 

Ridler

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Nuncho, a opção 36-12 é orientada essencialmente para o mercado das 29ers, mas mesmo com roda 26, a diferença entre um carreto de 11 dentes e um de 12 não é nada de especial, pois as pedaleiras SRAM mantêm o prato de 44 dentes, mas mesmo com pedaleira Shimano de 42 dentes, isso não será relevante, repara que nas pedaleiras duplas, tens configurações tipo 26/39, por isso pelo menos para as minhas pernas isso é irrelevante, tirando o alcatrão e as descidas rolantes em estradão, 44-11 é algo que nunca uso.
 

nhunho

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Referia-me ao pedaleiro duplo com a configuração 28-42

Façamos as contas:

Assumindo que o perimetro da roda de btt anda à volta de 2.1mt

Para a configuração 44 - 11 e assumindo que a cadência de pedalada máxima 110rpm:
Velocidade maxima= 2.1x110x44/11
=1008mt/min
=55km/h

Para a configuração 42 - 12 e assumindo que a cadência de pedalada máxima 110rpm:
Velocidade maxima= 2.1x110x42/12
=882mt/min
=48km/h

Ou seja perdemos 7Km/h em velocidade de ponta...
 

cister monge tony s

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como as opiniões são muitas e diversas, conseguem-me dizer no compto geral se a mudança do 3x9 para o 2x10 é muito significativa? atendendo que o meu terreno é a serra do gerês e que por vezes utilizava a "avozinha"? isto porque troquei de bike e a nova trás o 2x10
 

msnowm

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Amigos ja tenhos os X9 mas nao consigo trocar os meus shifters por rotaticos X0 nao sei se ja sairam ou nao ? alguem sabe...ou tem fotos dos mesmo...
quanto à relaçao de 2*10 é uma sarda, nem me queria acreditar...a bike deixa de andar e dao se conta que voa... abracos e boas pedaladas
 

GRmaluco

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Boas

Estava eu a consultar este post porque queria mudar o pedaleiro do convencional 3x9 para 2x10, estando e evoluir devagar na força da pedalada não sei qual optar 42/28 ou 39/26, gostava de saber uma opinião quais os ganhos ou as dificuldades.


Cumps
 

Ejcm5

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Aqui está mais um sram user 'since 2004' com os X7 e estou em 'pulgas' pela chegada da minha CF 8.0 que vem com o X0 :)
 
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