SRAM de 10 Velocidades

Cesar

New Member
Parece que a SRAM vai ter novidades para breve.

No festival de Primavera Sea Otter Classic que está a decorrer nos USA foi fotografada a bicicleta do Campeão do Mundo de DownHill Gregg Minnar da Equipa SantaCruz Sindicate SRAM com um prototiopo de mudancas SRAM BlackBox de 10 velocidades.

Vamos ver que novidades a SRAM vai apresentar oficialmente para 2010.










Vamos ver que novidades a SRAM vai apresentar oficialmente para 2010.
 

350plus

New Member
O dente a menos nos 5 carretos maiores é a chamada tecnologia Openglide das cassetes de 10 velocidades da SRAM.

Uso uma cassete Rival de 10v com esses dentes a menos e não se nota prejuízo nenhum no funcionamento.
 

Picão

New Member
Estes americanos são doidos, para que é que querem uma bike de DH com 10 velocidades se aquilo supostamente só serve para descer :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

sarah

New Member
Esse novo desviador não será o X.X?

No raid da FPCUB (Setúbal-Quarteira) estavam lá dois mecanicos Portugueses da SRAM que andavam a testar esse desviador de 10 velocidades...
 

BigFoot

New Member
deve ser Sarah, não só o desviador como praticamente o grupo todo. No entanto um deles estava identificado com XX o outro não dizia nada, mas pelo o que deram a entender pode ainda não ser o difinitivo, eles não se quiseram abrir muito quanto ao comportamento e funcionamento em si...
 

klaser

Well-Known Member
Mas como é o "escalonamento" dos carretos,qual o número de dentes carreto por carreto,surge entre o 28 e o 32 um de 30 dentes ou como é?
 

McEwen

New Member
Algunha foto mais.....

sramxx.jpg


xxbrake.jpg


84948458.jpg


27420287.jpg


21609810.jpg


39928410.jpg


25167575.jpg


87281936.jpg


sramxx.jpg


sramxx1.jpg


dsc1420z.jpg


86054874.jpg
 

ze_zaskar

New Member
Continuo a achar uma coisa: se o sistema é para 2 pratos, o desviador tem de acarretar uma diferença de dentes máxima de 15 dentes. Logo, porque motivo é que foram deixar uma caixa tão longa?? Podiam aproveitar para usar uma caixa bem curta, o funcionamento ia sair beneficiado, com a corrente a saltar menos e com as trocas de relação mais rápidas a aguçadas.
 

prasquete

New Member
Parece-me que o carreto da 1ª velocidade terá 36 dentes! Se contares os dentes da metade de tras do carreto, dá pa perceber...
 

ze_zaskar

New Member
Isso não é bem assim. A caixa do desviador serve para apanhar a corrente deixada pelas diferenças de tamanho nos pratos. Quanto maior for a caixa, maior pode ser a discrepância entre os pratos, como os comuns 22-32-44.
A formula para calcular a capacidade total de um desviador, sendo T=capacidade total, é T=(prato_maior-prato_menor)+(carreto_maior-carreto_menor).
Num sistema com cassete 11-34 e pratos 22-32-44, isto dá: T=(44-22)+(34-11)=22+23=45. Se consultarem a ficha técnica de um desviador Shimano de caixa longa, verão que a capacidade máxima por eles indicada é justamente 45 (apesar dos fabricantes serem bastante conservadores quanto a estes números declarados).
No caso da Sram, a capacidade declarada de uma caixa longa é de 43, de uma media de 37 e numa curta esta situa-se nos 30.

Vejamos então o caso desta transmissão do XX. Vamos assumir que a cassete é então uma 11-36 e os pratos uns 29-42.
Temos então: T=(42-29)+(36-11)=13+25=38
Frente a estes resultados, e tendo em conta que as capacidades máximas apresentadas pelos fabricantes nem sequer são de todo realistas, vemos que poderiam facilmente ter usado uma caixa mais curta do que vemos.
Neste quadro, uma explicação mais gráfica, demonstrando uma transmissão normal:

derailleur-capacity.gif


Vantagens de uma caixa mais curta?
- Mudanças de relaçao mais rápidas;
- Melhor tensão de corrente;
- Menos chicotadas de corrente e transmissão mais silenciosa;
- Melhor distancia ao solo;
- Ligeira diminuição do peso.

:wink:
 
Top