Boas,
Eu tenho um par de pneus The Captain S-Works montados na minha bicicleta. Ainda não fiz muitos quilómetros talvez umas duas centenas principalmente em terra, dos quais uns 50km com câmaras de ar e o restante em modo Tubeless. Apenas tenho como comparação os meus antigos pneus que eram uns Roll-X uns Pro e outros não Pro.
O que posso dizer é pela positiva:
- Peso, para pneus com o cardado que têm é muito bom alem de poderem ser montados como Tubeless. O peso podem ver
aqui.
- Tracção, muito boa. Tão boa ou melhor que os antigos que tinha montados, os Pro pois não têm comparação com a versão não Pro dos Roll-X.
- Atrito ao rolamento, por incrível que pareça apesar de terem uma excelente tracção rola muito, muito bem, mesmo em alcatrão.
- Não são maus com lama, pelo menos com a pouca que apanhei. No entanto ficou muita agarrada aos pneus e só saiu após estar seca.
Pela negativa:
- O flanco dos pneus é muito fino o que pode provocar muitos furos por trilhagem. Segundo li e parece-me correcto, não são uns bons pneus para ir andar para sítios com muita pedra solta. No entanto sei de quem os tem à mais tempo, anda muito na Arrabida e de forma agressiva e nem teve um furo.
- É um pouco difícil montar o pneus, pois como são Tubeless Ready, o encaixe no aro é muito justo.
- Passar para Tubeless. Apesar destes pneus serem Tubeless Ready os flanco dos pneus não o são (esta é a maneira de ter uns pneus Tubeless leves), necessitam de usar liquido para selarem. Até aqui tudo bem, o problema é que coloquei Magik Seal dentro e o mesmo não conseguiu selar os flancos. São centenas de pequenos buracos, tipo poros, a libertar ar. Na zona de encaixe do pneu com a roda não perdiam nem perdem ar nenhum. Depois de colocar o Magik Seal e andar com os pneus alguns quilómetros perdiam o ar todo ou quase todo de um dia para o outro. Depois de consultar um forum Americano coloquei, por sugestão de quem já usava os pneus em modo Tubeless, o liquido No Tubes e ai ficaram quase bons. Para mim bons a 100% era não perder ar nenhum mas perdem. Podem ver a "saga" da passagem dos pneus para Tubeless neste
Post.
Conclusão, são rápidos, "agarram" muito bem e leves, mas se não usarem o selante correcto não se consegue utilizar como Tubeless.
Quem comprar a Solo Bici pode também ver por lá umas criticas aos pneus no teste que eles fazem ás duas Stumpjumpers FSR.
PS: Foi colocada a questão da passagem para Tubeless à Tão Natural e eles disseram que os pneus tinham sido testados com o selante da Specialized e que selavam bem, no entanto e devido às más criticas que encontrei ao selante da Specialized decidi-me por utilizar o No Tubes.