Specialized Stumpjumper HT Expert Carbon

pin7as

New Member
Um dia destes em conversa com um amigo, disse-lhe que me havia de emprestar a bike para o chamado test bike. Ora nem é tarde nem é cedo. Hoje foi o dia e aqui está a minha opinião desta grande máquina:

DSC02688.JPG


DSC02643.JPG


Quadro - SJ HT em carbono FACT 9M (tamanho 17)
Suspensão  - RockShox SID Race
Avanço - Specialized
Guiador - Specialized XC recto
Punhos - Sram
Travões -  Avid Elixir R Carbon SL Hidráulico
Desviador fr - Shimano M660 SLX
Desviador tr - SRAM X-0
Manípulos - SRAM X-9 GripShift
Cassete - Shimano HG61
Corrente - SRAM PC-971
Pedaleiro - Shimano FC-M762 XT (?)
Pedais - Shimano M520
Rodas - DT Swiss X420SL
Pneu fr - Maxxis Larsen 1.9 Tubeless
Pneu tr - Maxxis Larsen 1.9 Tubeless
Selim - Specialized Phenon 130
Espigão - Specialized 30.9x400mm


A bike é espectacularmente leve, apesar de ter uma montagem de série e como tal ter espaço para algumas modificações. A estética é apaixonante e é possível ver nela uma autêntica máquina de trepar. Pois isso foi o que se veio a confirmar...

:arrow: Em subidas técnicas, a SJ porta-se muito bem, sendo que os Larsen 1.9 exigem algum habituamento e alguma destreza. Comprometem a condução da bike, mas com algum treino pode ser uma mais valia. A bike sobe muito bem e o facto de pesar menos de 10kg (não a pesei oficialmente, mas pelo que sei anda por volta dos 9kg e qualquer coisa) torna a bike indicada para subidas duras e técnicas. A posição de condução não fica em nada comprometida, uma vez que a geometria da bike é por si só digna de registo. O phenom, que inicialmente parecia desconfortável foi talvez uma das maiores surpresas, pois revelou-se confortável e indicado para a bike (sendo que a medida era a indicada para mim).

:arrow: Nas descidas mais técnicas, os Larsen não foram um problema, talvez já pelo hábito, mas notou-se claramente que a bike é tão boa a descer como a subir. O aspecto que mais me atiçava a curiosidade era ver como se comportaria um quadro deste tipo (carbono) em situações de mais aperto. E portou-se lindamente. Não ouvi quaisquer barulhos que muitos dizem ouvir-se vindos do quadro, e tive a melhor das impressões do quadro. A Sid Race foi uma das surpresas que mais me agradou, pelo seu funcionamento exemplar, sendo que em certas alturas não sei se não estaria a comprometer o seu desempenho, algo que me ocorreu dado que não foi calibrada para o meu peso (+4 ou 5kg que o dono!).

:arrow: A rolar esta bike é uma autêntica seta. Vai para onde queremos, quando queremos e como queremos, o X.0 é o verdadeiro espectáculo e não compromete de maneira nenhuma, apesar de não gostar dos GripShifts (uma discussão que não nos leva a lado nenhum), achei que a transmissão é sem dúvida do melhor que se pode arranjar.

No compto geral esta bike é espectacular, e digo isto apesar de não me ter encaixado muito bem com ela, algo que deve ter a ver certamente com o pouco tempo que estive em cima da bike.

Resumindo:


Quadro - 5/5 - Muito leve e esteticamente muito bonito.
Suspensão - 4/5 - Muito boa e se bem calibrada é algo a que facilmente nos acostumamos!!!
Avanço - 4/5 - Existem alternativas mais leves e certamente mais atractivas esteticamente
Guiador - 4/5 - Existem alternativas mais leves e certamente mais atractivas esteticamente
Punhos - 4/5 - Não comprometeram, mas existem alternativas mais bonitas.
Travões -  4/5 - De estética discutível, mas de desempenho exemplar, o disco de 140mm atrás é um pormenor delicioso!
Desviador fr - 4/5 - Por forma a manter a harmonia da bike, poderia ser trocado.
Desviador tr - 5/5 - Simplesmente espectacular, acho-o uma obra prima.
Manípulos - 3/5 - Apenas por gosto pessoal, creio que quem gosta deste sistema deve dizer maravilhas.
Pedaleiro - 3/5 - Não me parece uma escolha acertada para esta bike, não comprometeu, mas não combina decididamente.
Rodas - 5/5 - Leves e resistentes, uma boa escolha.
Pneus - 2/5 - Na medida 2.0 são a melhor coisa que já vi, nesta medida exigem algum treino, mas ainda assim tem tendência a perder tracção (fr).
Selim - 5/5 - Muito confortável e uma boa escolha para esta bike.

Média -> 3.77 = 4

Não é a bike da minha vida, mas está muito próximo, talvez com algumas alterações e um pouco de treino seja a minha bike metade  :mrgreen:

Principais alterações a fazer:
Pneus
Espigão
Avanço
Guiador
Punhos
Manípulos :)oops:)
Pedaleiro
Desviador Fr

Veredicto:
:arrow: É uma verdadeira máquina de trepar e como é extremamente leve pode ser uma boa escolha para quem pretende fazer xc ou maratonas. Não deixa de ter um preço proibitivo (+/-2900€), mas é certamente um preço digno quando se quer ter um avião deste calibre. :lol:

Um abraço especial ao Isidro da Bike World, que sendo meu amigo, me emprestou a bike e deixou-me tirar algumas conclusões sobre a sua menina!!!

ATENÇÃO: Toda a análise aqui realizada foi feita com base nas minhas escolhas e opiniões pessoais.
 

epictimon

Member
Boas...

Sem duvida que este quadro pela estetica é demais, pelo desempenho, a marca não deixa duvidas... Se hoje tivesse a pensar numa rigida, esta era a minha escolha.


Abraço
 

BikeBrother

New Member
Quando vi o tópico no teu MSN, por momento fiquei a pensar..."Xiii, foi desta que o Pintas perdeu a cabeça!!!"...mas pelos vistos nao..

Quanto à bike apenas posso dizer que é uma maquinão, sem dúvida e acho-a lindissima...já o preço isso é que não é nada bonito, para mim claro...

Aquilo que menos gosto na bike, são as rodas e a pedaleira, mas certamente que quem compra uma menina destas, tem de certeza esses aspectos de baixo de olho e como em tudo são gostos pessoais...

Pintas, se fosse tua já sabias que terias que me deixar pilotar a maquina...

Abraço
 

DiAvL0

New Member
Ao que parece a máquina em questão está de origem e como tal, posso dizer que com pedais pesa quase 10,5kgs...

Mas a estética é demais, não há palavras...
 

pin7as

New Member
Nobrega said:
Pin7as, aqui fica a minha Stumpy... já personalizada... :mrgreen:

está um espectáculo! mas posso perguntar porque não trocas-te o pedaleiro? foi uma questão financeira ou gostas mesmo dele? é que eu acho que fica mal :oops: já agora se não for abuso, experimenta por os barends com o mesmo angulo do avanço, deve ficar mais bonita ainda!!!... :oops:

DiAvL0 said:
Ao que parece a máquina em questão está de origem e como tal, posso dizer que com pedais pesa quase 10,5kgs...

Mas a estética é demais, não há palavras...

não está completamente de origem, já tem algumas modificações ao nivel dos pneus, shifters e selim, pelo que posso afirmar que está "under-10kg"...o peso certo não sei :oops:
 

Marko_Pinho

New Member
Ela de origem pesa 10680kg tamanho 17" pesado por mim ( tenho uma igual  :mrgreen: )

Essa assim como ta (se for o 17" ) deve de rondar os 10 300kg e esse selim é o que vem de origem Phenom 130 :wink:

Para teres uma ideia a minha alterei os Discos (alligator Wind-Cutter) , Pneus (Rocket Ron com Joe´s), Avanço (Ritchey WCS), cassete (Sram PG-990), selim (Toupé Team), manipulos ( X.0 Twister ), punhos (ritchey esponja) e esta com 9900kg e pouco............ :wink:


Brevemente logo abro um topico sobre a minha com a devida analise....
 

pin7as

New Member
Marko_Pinho said:
Ela de origem pesa 10680kg tamanho 17" pesado por mim ( tenho uma igual  :mrgreen: )

Essa assim como ta (se for o 17" ) deve de rondar os 10 300kg e esse selim é o que vem de origem Phenom 130 :wink:

Para teres uma ideia a minha alterei os Discos (alligator Wind-Cutter) , Pneus (Rocket Ron com Joe´s), Avanço (Ritchey WCS), cassete (Sram PG-990), selim (Toupé Team), manipulos ( X.0 Twister ), punhos (ritchey esponja) e esta com 9900kg e pouco............ :wink:


Brevemente logo abro um topico sobre a minha com a devida analise....

a tua opinião é bem fundamentada mas estou a vender o peixe que me venderam a mim, sem duvidar de ti e sem duvidar de quem me disse, retiro o que disse em relação ao peso...mas que é leve é!!!!

quando fizeres a análise ah tua bike, diz qq coisa!!!
 

Nobrega

New Member
Pin7as,
A minha Stumpy está a ser aos poucos alterada e a transmissão será a proxima fase de "sliming".
Eu também acho que este pedaleiro não fica bem neste quadro, mas estou a procurar encontrar um que me agrade, não só pela fiabilidade, peso, estética e preço. Este ultimo, é bastante importante, pois acho que a minha bike será para usar e não "emoldurar", por isso não pretendo ter uma bike apenas "exclusiva".
Quanto aos meus extensores. Sinto-me confortável com este ângulo...
Na passada semana, fiz mais uma alteração... Pneus! Agora rolo com uns Continental Race King 2.0 atrás e 2.2 à frente. São super rolantes, rápidos e confortáveis.
Amanhã vou pesar a minha Stumpjumper Ht e vou colocar o peso actual.
 

BeAsT

New Member
Eu também vou ter uma...E agora estou num dilema pois não sei se em primeiro lugar meto Umas Mavic SLR ou Um pedaleiro...
Será que compensa a troca de rodas??
Que Pedaleiro escolhiam?? Eu cá ia para o FSA topo de gama em carbono, pois a Fiabilidade é inquestionável e a estética encaixa como uma luva neste quadro. :D
 

bal4av

New Member
Excelente reportagem pin7as. A bike é lindaaa.... Mas o preço :shock:!!! Tenho pena é de lá não chegar :mrgreen:!!
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
pois claro, kcnc rules :mrgreen:

Pedro, eles bem que te podiam oferecer algum acessório btt ou componente por teres acertado no pedaleiro a usar :mrgreen: :mrgreen:
 
Top