Um dia destes em conversa com um amigo, disse-lhe que me havia de emprestar a bike para o chamado test bike. Ora nem é tarde nem é cedo. Hoje foi o dia e aqui está a minha opinião desta grande máquina:
Quadro - SJ HT em carbono FACT 9M (tamanho 17)
Suspensão - RockShox SID Race
Avanço - Specialized
Guiador - Specialized XC recto
Punhos - Sram
Travões - Avid Elixir R Carbon SL Hidráulico
Desviador fr - Shimano M660 SLX
Desviador tr - SRAM X-0
Manípulos - SRAM X-9 GripShift
Cassete - Shimano HG61
Corrente - SRAM PC-971
Pedaleiro - Shimano FC-M762 XT (?)
Pedais - Shimano M520
Rodas - DT Swiss X420SL
Pneu fr - Maxxis Larsen 1.9 Tubeless
Pneu tr - Maxxis Larsen 1.9 Tubeless
Selim - Specialized Phenon 130
Espigão - Specialized 30.9x400mm
A bike é espectacularmente leve, apesar de ter uma montagem de série e como tal ter espaço para algumas modificações. A estética é apaixonante e é possível ver nela uma autêntica máquina de trepar. Pois isso foi o que se veio a confirmar...
:arrow: Em subidas técnicas, a SJ porta-se muito bem, sendo que os Larsen 1.9 exigem algum habituamento e alguma destreza. Comprometem a condução da bike, mas com algum treino pode ser uma mais valia. A bike sobe muito bem e o facto de pesar menos de 10kg (não a pesei oficialmente, mas pelo que sei anda por volta dos 9kg e qualquer coisa) torna a bike indicada para subidas duras e técnicas. A posição de condução não fica em nada comprometida, uma vez que a geometria da bike é por si só digna de registo. O phenom, que inicialmente parecia desconfortável foi talvez uma das maiores surpresas, pois revelou-se confortável e indicado para a bike (sendo que a medida era a indicada para mim).
:arrow: Nas descidas mais técnicas, os Larsen não foram um problema, talvez já pelo hábito, mas notou-se claramente que a bike é tão boa a descer como a subir. O aspecto que mais me atiçava a curiosidade era ver como se comportaria um quadro deste tipo (carbono) em situações de mais aperto. E portou-se lindamente. Não ouvi quaisquer barulhos que muitos dizem ouvir-se vindos do quadro, e tive a melhor das impressões do quadro. A Sid Race foi uma das surpresas que mais me agradou, pelo seu funcionamento exemplar, sendo que em certas alturas não sei se não estaria a comprometer o seu desempenho, algo que me ocorreu dado que não foi calibrada para o meu peso (+4 ou 5kg que o dono!).
:arrow: A rolar esta bike é uma autêntica seta. Vai para onde queremos, quando queremos e como queremos, o X.0 é o verdadeiro espectáculo e não compromete de maneira nenhuma, apesar de não gostar dos GripShifts (uma discussão que não nos leva a lado nenhum), achei que a transmissão é sem dúvida do melhor que se pode arranjar.
No compto geral esta bike é espectacular, e digo isto apesar de não me ter encaixado muito bem com ela, algo que deve ter a ver certamente com o pouco tempo que estive em cima da bike.
Resumindo:
Quadro - 5/5 - Muito leve e esteticamente muito bonito.
Suspensão - 4/5 - Muito boa e se bem calibrada é algo a que facilmente nos acostumamos!!!
Avanço - 4/5 - Existem alternativas mais leves e certamente mais atractivas esteticamente
Guiador - 4/5 - Existem alternativas mais leves e certamente mais atractivas esteticamente
Punhos - 4/5 - Não comprometeram, mas existem alternativas mais bonitas.
Travões - 4/5 - De estética discutível, mas de desempenho exemplar, o disco de 140mm atrás é um pormenor delicioso!
Desviador fr - 4/5 - Por forma a manter a harmonia da bike, poderia ser trocado.
Desviador tr - 5/5 - Simplesmente espectacular, acho-o uma obra prima.
Manípulos - 3/5 - Apenas por gosto pessoal, creio que quem gosta deste sistema deve dizer maravilhas.
Pedaleiro - 3/5 - Não me parece uma escolha acertada para esta bike, não comprometeu, mas não combina decididamente.
Rodas - 5/5 - Leves e resistentes, uma boa escolha.
Pneus - 2/5 - Na medida 2.0 são a melhor coisa que já vi, nesta medida exigem algum treino, mas ainda assim tem tendência a perder tracção (fr).
Selim - 5/5 - Muito confortável e uma boa escolha para esta bike.
Média -> 3.77 = 4
Não é a bike da minha vida, mas está muito próximo, talvez com algumas alterações e um pouco de treino seja a minha bike metade :mrgreen:
Principais alterações a fazer:
Pneus
Espigão
Avanço
Guiador
Punhos
Manípulos oops
Pedaleiro
Desviador Fr
Veredicto:
:arrow: É uma verdadeira máquina de trepar e como é extremamente leve pode ser uma boa escolha para quem pretende fazer xc ou maratonas. Não deixa de ter um preço proibitivo (+/-2900€), mas é certamente um preço digno quando se quer ter um avião deste calibre. :lol:
Um abraço especial ao Isidro da Bike World, que sendo meu amigo, me emprestou a bike e deixou-me tirar algumas conclusões sobre a sua menina!!!
ATENÇÃO: Toda a análise aqui realizada foi feita com base nas minhas escolhas e opiniões pessoais.
Quadro - SJ HT em carbono FACT 9M (tamanho 17)
Suspensão - RockShox SID Race
Avanço - Specialized
Guiador - Specialized XC recto
Punhos - Sram
Travões - Avid Elixir R Carbon SL Hidráulico
Desviador fr - Shimano M660 SLX
Desviador tr - SRAM X-0
Manípulos - SRAM X-9 GripShift
Cassete - Shimano HG61
Corrente - SRAM PC-971
Pedaleiro - Shimano FC-M762 XT (?)
Pedais - Shimano M520
Rodas - DT Swiss X420SL
Pneu fr - Maxxis Larsen 1.9 Tubeless
Pneu tr - Maxxis Larsen 1.9 Tubeless
Selim - Specialized Phenon 130
Espigão - Specialized 30.9x400mm
A bike é espectacularmente leve, apesar de ter uma montagem de série e como tal ter espaço para algumas modificações. A estética é apaixonante e é possível ver nela uma autêntica máquina de trepar. Pois isso foi o que se veio a confirmar...
:arrow: Em subidas técnicas, a SJ porta-se muito bem, sendo que os Larsen 1.9 exigem algum habituamento e alguma destreza. Comprometem a condução da bike, mas com algum treino pode ser uma mais valia. A bike sobe muito bem e o facto de pesar menos de 10kg (não a pesei oficialmente, mas pelo que sei anda por volta dos 9kg e qualquer coisa) torna a bike indicada para subidas duras e técnicas. A posição de condução não fica em nada comprometida, uma vez que a geometria da bike é por si só digna de registo. O phenom, que inicialmente parecia desconfortável foi talvez uma das maiores surpresas, pois revelou-se confortável e indicado para a bike (sendo que a medida era a indicada para mim).
:arrow: Nas descidas mais técnicas, os Larsen não foram um problema, talvez já pelo hábito, mas notou-se claramente que a bike é tão boa a descer como a subir. O aspecto que mais me atiçava a curiosidade era ver como se comportaria um quadro deste tipo (carbono) em situações de mais aperto. E portou-se lindamente. Não ouvi quaisquer barulhos que muitos dizem ouvir-se vindos do quadro, e tive a melhor das impressões do quadro. A Sid Race foi uma das surpresas que mais me agradou, pelo seu funcionamento exemplar, sendo que em certas alturas não sei se não estaria a comprometer o seu desempenho, algo que me ocorreu dado que não foi calibrada para o meu peso (+4 ou 5kg que o dono!).
:arrow: A rolar esta bike é uma autêntica seta. Vai para onde queremos, quando queremos e como queremos, o X.0 é o verdadeiro espectáculo e não compromete de maneira nenhuma, apesar de não gostar dos GripShifts (uma discussão que não nos leva a lado nenhum), achei que a transmissão é sem dúvida do melhor que se pode arranjar.
No compto geral esta bike é espectacular, e digo isto apesar de não me ter encaixado muito bem com ela, algo que deve ter a ver certamente com o pouco tempo que estive em cima da bike.
Resumindo:
Quadro - 5/5 - Muito leve e esteticamente muito bonito.
Suspensão - 4/5 - Muito boa e se bem calibrada é algo a que facilmente nos acostumamos!!!
Avanço - 4/5 - Existem alternativas mais leves e certamente mais atractivas esteticamente
Guiador - 4/5 - Existem alternativas mais leves e certamente mais atractivas esteticamente
Punhos - 4/5 - Não comprometeram, mas existem alternativas mais bonitas.
Travões - 4/5 - De estética discutível, mas de desempenho exemplar, o disco de 140mm atrás é um pormenor delicioso!
Desviador fr - 4/5 - Por forma a manter a harmonia da bike, poderia ser trocado.
Desviador tr - 5/5 - Simplesmente espectacular, acho-o uma obra prima.
Manípulos - 3/5 - Apenas por gosto pessoal, creio que quem gosta deste sistema deve dizer maravilhas.
Pedaleiro - 3/5 - Não me parece uma escolha acertada para esta bike, não comprometeu, mas não combina decididamente.
Rodas - 5/5 - Leves e resistentes, uma boa escolha.
Pneus - 2/5 - Na medida 2.0 são a melhor coisa que já vi, nesta medida exigem algum treino, mas ainda assim tem tendência a perder tracção (fr).
Selim - 5/5 - Muito confortável e uma boa escolha para esta bike.
Média -> 3.77 = 4
Não é a bike da minha vida, mas está muito próximo, talvez com algumas alterações e um pouco de treino seja a minha bike metade :mrgreen:
Principais alterações a fazer:
Pneus
Espigão
Avanço
Guiador
Punhos
Manípulos oops
Pedaleiro
Desviador Fr
Veredicto:
:arrow: É uma verdadeira máquina de trepar e como é extremamente leve pode ser uma boa escolha para quem pretende fazer xc ou maratonas. Não deixa de ter um preço proibitivo (+/-2900€), mas é certamente um preço digno quando se quer ter um avião deste calibre. :lol:
Um abraço especial ao Isidro da Bike World, que sendo meu amigo, me emprestou a bike e deixou-me tirar algumas conclusões sobre a sua menina!!!
ATENÇÃO: Toda a análise aqui realizada foi feita com base nas minhas escolhas e opiniões pessoais.