Caros amigos,
Após horas e horas a consultar o fórum e a dar cabo da cabeça sem saber o que comprar, lá me decidi e já tenho em casa esta menina.
Como usei bastante o fórum para esclarecer dúvidas, decidi retribuir o favor e colocar aqui as minhas impressões sobre a nova bicicleta.
Aviso já que esta análise é feita por um amador que nunca andou numa bicicleta de qualidade semelhante e por isso não tem ponto de comparação.
Fiz uma volta inaugural de cerca de 41 Km por estrada, monte, pinhal, beira-mar e por empedrados. Passei por todas as poças que encontrei, todas as pedras e troncos húmidos que vi pelo caminho, buracos, solavancos, socalcos e areia. Dei-lhe uma porrada jeitosa, mesmo para ver como ela se portava.
Aqui vai a foto do site da Specialized, bem como as especificações:
Especificações:
Quadro: Alumínio M5 rígida, tubos diagonal e horizontal manipulados, mono escoras superiores integradas, apoio para disco, apoio de desviador substituível
Susp/Forqueta: Fox Float F90 RL, 90mm de curso, mola a ar, ajuste da compressão e retorno c/ bloqueio, coluna em alumínio
Caixa direcção: 1-1/8” sem rosca, copos com inserção de 10mm, rolamentos selados
Avanço: Specialized elevação ajustável, braçadeira 31.8mm, forjado 3D c/ acabamento CNC
Guiador: Specialized XC recto 31.8mm, alumínio 2014 dupla espessura, recuo 6 graus, largura 600mm
Punhos: Specialized finos com fixação (15.5/17") Specialized Thick com fixador (outros tamanhos)
Travão fr.: Avid Elixir R SL exclusivo, pastilhas orgânicas com base em alumínio, rotor de 160mm
Travão tr.: Avid Elixir R SL exclusivo, pastilhas orgânicas com base em alumínio, 15.5/17": 140mm outros tamanhos: rotor de 160mm
Manetes travão: Avid Elixir R SL Hidráulico exclusivo, alcance ajustável sem ferramentas
Desviador fr.: Shimano M660 SLX, 34.9mm, braçadeira top swing, dual pull
Desviador tr.: SRAM X-9, 9-velocidades, caixa média
Manípulos desv.: SRAM X-7, alumínio 9-velocidades trigger
Cassete: Shimano HG61, 9-velocidades, 11-34d
Corrente: SRAM PC-971, 9-velocidades c/Power Link
Pedaleiro: Shimano FC-M542 exclusivo, 15.5": 170mm, outros: 175mm
Pratos: 22S x 32A x 44A, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo: Shimano FC-M542
Pedais: Shimano M520 exclusivo, de encaixe
Aros: DT Swiss X420SL exclusivo, 24mm c/ olhais, 28/32f
Cubo dianteiro: Specialized Hi Lo disco, flancos CNC, rolamentos selados, DT RWS 9mm, aperto-rápido em alumínio, 28f
Cubo traseiro: Shimano M525 SL exclusivo, aperto-rápido em alumínio, 32f
Raios: DT Swiss 1.8mm inox, preto, cabeças em alumínio
Pneu dianteiro: S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”, 120 TPI, prepado para tubeless flancos em kevlar, composto duplo
Pneu traseiro: S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”, 120 TPI, prepado para tubeless flancos em kevlar, composto duplo
Câmaras-de-ar: Specialized Ultralight 26x2.0", presta
Selim: Specialized Phenom, carris ocos em Cr-Mo, espuma SL, 130mm (15.5/17") 143mm (outros tamanhos)
Espigão selim: alumínio 2014 dupla espessura, ajuste de parafuso único, 30.9x350/400mm
Aperto espigão: Braçadeira em alumínio anodizado 7050 c/parafuso, grampo ID 34.9mm, preto
Mudei-lhe os pneus para uns Roll-x pro, os pedais para uns m-540 (já tinha) e coloquei uns extensores de guiador da marca. De resto, está de origem.
Eu tinha uma Berg x-pro 2 e embora ache que é uma bicicleta boa para o preço que custa, quis comprar algo melhor e a Stumpjumper é formidável! Parece que é feita de uma só peça, muito compacta, transmite uma grande sensação de confiança. O quadro é lindo (para o meu gosto) e é bastante leve.
A fox é excelente, sente tudo o que se passa no terreno e absorve muito bem as irregularidades. Mantém a roda da frente sempre colada ao chão, o que a descer dá muito jeito! Pensava que ficava melhor servido com um pop-lock, mas não lhe senti a falta, chega-se ao manípulo de bloqueio na suspensão sem qualquer problema. Estava com receio que os 90mm não chegassem (queria 100mm), mas não tive qualquer problema nesse aspecto.
Os travões são uma delícia. Finalmente sei o que é travar só com um dedo (a descer dá muito jeito ter o resto da mão agarrada ao guiador!) e não ficar com as mãos dormentes durante umas horas. Não se faz força nenhuma para travar, são realmente muito bons. Levaram com areia, lama, água, terra e continuaram a travar o mesmo que no início. Travam progressivamente e com bastante força se for preciso.
As mudanças são SLX (frente) e X9 (trás). Os manípulos são X7. Apesar de ainda me estar a habituar às mudanças de trás (estava habituado a invertidos), gosto muito do conjunto. Funcionaram do princípio ao fim sem nenhum problema, mesmo cheios de areia molhada e terra. Os triggers são muito porreiros, basta um pequeno toque e mudam logo. Os da shimano (tinha os deore) requerem um maior movimento para realizar a mudança, parece-me.
Gostei bastante do selim, achei-o macio e bastante confortável.
Troquei os pneus que trazia (fast trak) por uns roll-x, pois pareceram-me melhores para este tempo de chuva. Gostei bastante deles, boa aderência e limpam bem os detritos (não experimentei lama a sério, daquela que parece barro). Não achei que fazem muito atrito em estrada, embora aí os fast trak levem vantagem. Mas para o monte e para este tempo, acho que compensa ter os roll-x.
Aqui vão algumas fotos do passeio inaugural da bicla. As fotos são tiradas com o telemóvel, por isso a qualidade não é a ideal. Tirei umas fotos com uma máquina decente antes de a estrear, com pormenores do material, mas não as tenho comigo. Depois coloco-as, se quiserem ver.
Passagem de testemunho:
Algumas fotos do passeio:
Como podem ver, até banho tomou!
Um abraço!
Após horas e horas a consultar o fórum e a dar cabo da cabeça sem saber o que comprar, lá me decidi e já tenho em casa esta menina.
Como usei bastante o fórum para esclarecer dúvidas, decidi retribuir o favor e colocar aqui as minhas impressões sobre a nova bicicleta.
Aviso já que esta análise é feita por um amador que nunca andou numa bicicleta de qualidade semelhante e por isso não tem ponto de comparação.
Fiz uma volta inaugural de cerca de 41 Km por estrada, monte, pinhal, beira-mar e por empedrados. Passei por todas as poças que encontrei, todas as pedras e troncos húmidos que vi pelo caminho, buracos, solavancos, socalcos e areia. Dei-lhe uma porrada jeitosa, mesmo para ver como ela se portava.
Aqui vai a foto do site da Specialized, bem como as especificações:
Especificações:
Quadro: Alumínio M5 rígida, tubos diagonal e horizontal manipulados, mono escoras superiores integradas, apoio para disco, apoio de desviador substituível
Susp/Forqueta: Fox Float F90 RL, 90mm de curso, mola a ar, ajuste da compressão e retorno c/ bloqueio, coluna em alumínio
Caixa direcção: 1-1/8” sem rosca, copos com inserção de 10mm, rolamentos selados
Avanço: Specialized elevação ajustável, braçadeira 31.8mm, forjado 3D c/ acabamento CNC
Guiador: Specialized XC recto 31.8mm, alumínio 2014 dupla espessura, recuo 6 graus, largura 600mm
Punhos: Specialized finos com fixação (15.5/17") Specialized Thick com fixador (outros tamanhos)
Travão fr.: Avid Elixir R SL exclusivo, pastilhas orgânicas com base em alumínio, rotor de 160mm
Travão tr.: Avid Elixir R SL exclusivo, pastilhas orgânicas com base em alumínio, 15.5/17": 140mm outros tamanhos: rotor de 160mm
Manetes travão: Avid Elixir R SL Hidráulico exclusivo, alcance ajustável sem ferramentas
Desviador fr.: Shimano M660 SLX, 34.9mm, braçadeira top swing, dual pull
Desviador tr.: SRAM X-9, 9-velocidades, caixa média
Manípulos desv.: SRAM X-7, alumínio 9-velocidades trigger
Cassete: Shimano HG61, 9-velocidades, 11-34d
Corrente: SRAM PC-971, 9-velocidades c/Power Link
Pedaleiro: Shimano FC-M542 exclusivo, 15.5": 170mm, outros: 175mm
Pratos: 22S x 32A x 44A, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo: Shimano FC-M542
Pedais: Shimano M520 exclusivo, de encaixe
Aros: DT Swiss X420SL exclusivo, 24mm c/ olhais, 28/32f
Cubo dianteiro: Specialized Hi Lo disco, flancos CNC, rolamentos selados, DT RWS 9mm, aperto-rápido em alumínio, 28f
Cubo traseiro: Shimano M525 SL exclusivo, aperto-rápido em alumínio, 32f
Raios: DT Swiss 1.8mm inox, preto, cabeças em alumínio
Pneu dianteiro: S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”, 120 TPI, prepado para tubeless flancos em kevlar, composto duplo
Pneu traseiro: S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”, 120 TPI, prepado para tubeless flancos em kevlar, composto duplo
Câmaras-de-ar: Specialized Ultralight 26x2.0", presta
Selim: Specialized Phenom, carris ocos em Cr-Mo, espuma SL, 130mm (15.5/17") 143mm (outros tamanhos)
Espigão selim: alumínio 2014 dupla espessura, ajuste de parafuso único, 30.9x350/400mm
Aperto espigão: Braçadeira em alumínio anodizado 7050 c/parafuso, grampo ID 34.9mm, preto
Mudei-lhe os pneus para uns Roll-x pro, os pedais para uns m-540 (já tinha) e coloquei uns extensores de guiador da marca. De resto, está de origem.
Eu tinha uma Berg x-pro 2 e embora ache que é uma bicicleta boa para o preço que custa, quis comprar algo melhor e a Stumpjumper é formidável! Parece que é feita de uma só peça, muito compacta, transmite uma grande sensação de confiança. O quadro é lindo (para o meu gosto) e é bastante leve.
A fox é excelente, sente tudo o que se passa no terreno e absorve muito bem as irregularidades. Mantém a roda da frente sempre colada ao chão, o que a descer dá muito jeito! Pensava que ficava melhor servido com um pop-lock, mas não lhe senti a falta, chega-se ao manípulo de bloqueio na suspensão sem qualquer problema. Estava com receio que os 90mm não chegassem (queria 100mm), mas não tive qualquer problema nesse aspecto.
Os travões são uma delícia. Finalmente sei o que é travar só com um dedo (a descer dá muito jeito ter o resto da mão agarrada ao guiador!) e não ficar com as mãos dormentes durante umas horas. Não se faz força nenhuma para travar, são realmente muito bons. Levaram com areia, lama, água, terra e continuaram a travar o mesmo que no início. Travam progressivamente e com bastante força se for preciso.
As mudanças são SLX (frente) e X9 (trás). Os manípulos são X7. Apesar de ainda me estar a habituar às mudanças de trás (estava habituado a invertidos), gosto muito do conjunto. Funcionaram do princípio ao fim sem nenhum problema, mesmo cheios de areia molhada e terra. Os triggers são muito porreiros, basta um pequeno toque e mudam logo. Os da shimano (tinha os deore) requerem um maior movimento para realizar a mudança, parece-me.
Gostei bastante do selim, achei-o macio e bastante confortável.
Troquei os pneus que trazia (fast trak) por uns roll-x, pois pareceram-me melhores para este tempo de chuva. Gostei bastante deles, boa aderência e limpam bem os detritos (não experimentei lama a sério, daquela que parece barro). Não achei que fazem muito atrito em estrada, embora aí os fast trak levem vantagem. Mas para o monte e para este tempo, acho que compensa ter os roll-x.
Aqui vão algumas fotos do passeio inaugural da bicla. As fotos são tiradas com o telemóvel, por isso a qualidade não é a ideal. Tirei umas fotos com uma máquina decente antes de a estrear, com pormenores do material, mas não as tenho comigo. Depois coloco-as, se quiserem ver.
Passagem de testemunho:
Algumas fotos do passeio:
Como podem ver, até banho tomou!
Um abraço!