Specialized SJ Comp Carbon 2011

fabioinacio

New Member
Boas pessoal,

A bicicleta pesa exatamente 11 Kg incluído os pedais e queria diminuir mais o peso.


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QUADRO [/B]FACT 8m carbon,
SUSPENSÃO RockShox Reba RLT
CAIXA DIRECÇÃO 1-1/8 - 1.5” sem rosca, rolamento inferior de 1,5” de estilo Campy, rolamentos selados
AVANÇO Specialized XC, alumínio forjado em 3D, 4 parafusos, aperto de 31.8mm, elevação ajustável
GUIADOR Guiador Specialized XC flat bar, 6061 aluminium, 680mm de largura,
PUNHOS Specialized com bloqueio, S/M: Grappler, Outros: Rocca
TRAVÃO DIANTEIRO E TRASEIRO Avid Elixir R SL
MANETES TRAVÃO Avid Elixir R SL exclusivo, alcance ajustável sem ferramentas
DESV. DIANTEIRO SRAM X.7, 10 velocidades, montagem directa S3 para DMD, bottom pull
DESV. TRASEIRO SRAM X.9, 10 velocidades, caixa intermédia
MANÍP. MUDANÇAS SRAM X.7, 10 velocidades, gatilho em alumínio
CASSETE Shimano HG81, 10 velocidades, 11-36d
CORRENTE KMC X10, 10 velocidades,
PEDALEIRA SRAM S-1250 exclusivo, braços de alumínio7050, 10 velocidades duplas XC, eixo GXP, S: 170mm, outros: 175mm CREMALHEIRA 38A x 24A, 4 parafusos, 104/64mm EIXO PEDALEIRO SRAM GXP, rolamento externo
PEDAIS Pedais Test Ride, CEN standard AROS Exclusivo DT Swiss X420SL, 24mm c/ olhais, 28/32f CUBO DIANTEIRO Specialized Hi Lo de disco, logotipo gravado a laser, tampas OS 28, rolamentos selados, RWS, 28f
CUBO TRASEIRO Specialized Hi Lo de disco, logotipo gravado a laser, rolamentos selados, Aperto Rápido, 32f RAIOS DT Swiss Champion 1.8mm (15g) inox
PNEU DIANTEIRO S-Works “The Captain”, 120 TPI, flanco em aramida com 2Bliss ready, composto duplo, 26x2.0”
PNEU TRASEIRO S-Works Fast Trak LK, 120 TPI, flanco em aramida com 2Bliss ready, composto duplo, 26x2.0”
CÂMARA DE AR Válvula presta ultra leve SELIM Specialized BG Phenom Comp, carris ocos em Cr-Mo, 143mm de largura
ESPIGÃO SELIM alumínio de espessura dupla 2014, recuo de cabeça única, 27.2mm, 15.5/17.5”: 350mm, outros: 400mm
APERTO ESPIGÃO Aperto de 32,6mm, um parafuso para espigão/quadro de carbono

O que me aconselham quais são os materiais que devo trocar para diminuir o peso?


Muito obrigado e boas pedaladas!


http://fabioinacio.webnode.pt/
 
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Nozes

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Olá Fábio

A primeira coisa que tens de nos dizer para te podermos ajudar é quanto estás disposto a gastar para tornar a tua bike mais leve.
Se não o fizeres,vão aparecer conselhos tipo "pôe tudo XTR" ou "troca as rodas,o quadro,os travões e o guiador!"

Para retirar peso numa bike temos também de se lembrar o que queremos fazer com ela e não comprometer a sua fiabilidade e polivalência.

O meu conselho é que,se ainda tens essas câmaras de ar que as rodas trazem de origem,as retires e convertas os pneus a tubeless (é melhor ires a uma loja para te fazerem isto). Perdes aqui talvez uns 150 ou 200 gramas,que,por serem peso rotativo,se vão notar muito mais que em outro componente. Aliada a esta vantagem,vai ser muito mais difícil teres furos ;)
De resto,passa no Pingo Doce,compra uma balança (12€) e entretem-te a pesar alguns componentes e pesquisar por aí alternativas,é metade da graça disto tudo!

Boas pedaladas!
 
Boas
A bike está bonita e leve o suficiente pra ja na minha opinião, como o Nozes diz, converte pra tubless, e depois vais trocando com forme o desgaste, tens uma boa transmissão, poderas trocar mais rapidamente serão as rodas.
Boa sorte
 

tinric

Super Moderador
Para mim a bike está linda... 11kg ou 10kg... não digo que não faça diferença que faz... eu passei a minha aluminica de 12kg e tal para sub10 mas isso foi ao fim de uns 4 anos de uso... comecei a trocar os componentes de desgaste e outros por opção.

A única coisa que podias/devias ter feito se queres poupar peso e manter a fiabilidade seria teres trocado logo as rodas na loja, (se ainda estiveres a tempo de te darem alguma coisa por elas à troca na loja onde compraste) o meu conselho passaria por umas crosstrail 2011 com cerca de 1600gr e já tubless... (assim por alto diria que essas rodas andarão na casa dos 2kg)

Ou seja com 400€ que custam as trail, se conseguires um retorno "bom" ou menos bom por essas, com um investimento "relativamente" baixo, mudavas o componente mais "fraco" e de maior importancia dessa máquina fenomenal.

Seguidamente (ou logo na troca) tiras as camaras e convertes esses pneus a tubless e tiras para ai, como já foi dito umas 200 ou 300 gr.. ou seja.. com sorte mandas mais de 500gr à vida.

Depois tens apertos de rodas em que conseguirás tirar umas 100 gr aos de origem (mavic ou esses)

E para mim era fazer uns bons km com ela assim.

Que logo depois sem entrar em grandes loucuras, tens cassetes mais leves, o espigão do selim, selim...

Mas um conselho... tirando as rodas... usa primeiro o que tens para te apreceberes também do que realmentes queres ou precisas.

Abraço e parabéns pela excelente e bela máquina que adquiriste.
 
Boas tenho a de aluminio de 2011 e está com 11kg mas já troquei alguns componentes e já converti as rodas, essas rodas sao iguais ás minhas e sao chumbo, se houver €€ se trocares as rodas vais tirar imenso peso á bicicleta isto se optares por umas rodas que nao ultrapassem as 1500 gramas, ou seja terá de ser uma montagem sub 1500 e com a conversao quase que me atrevo a dizer que consegues o objectivo sub10 com mais a troca de um componente ou outro.

Cumps
 
Tb começaria pelas rodas e/ou pneus conforme já foi dito.

Se quiseres posso enviar-te uma folha de excel para tentares ir percebendo a melhor forma de ires racionalizando o teu investimento, ou pelo menos para começares pelo inicio e ires comprando as gramas mais leves, deixando as gramas mais caras para o final.

cmpts
 
Boas .

A minha de aluminio de 2011 tambem é tamanho 19 e quando a comprei pesava 11,330kg e ja devo ter tirado quase 300 gramas , ja mudei os discos o espigão e ja converti as rodas para tubeless .

cumps
 

fabioinacio

New Member
Boas pessoal,

Em primeiro lugar quero agradecer imenso pelas respostas! ;)

Como comprei a bicicleta ontem e é normal que existe pouco orçamento para investir a bike eheh :D Mas para começar devo optar pelas rodas em Tubless e depois vejo se consigo investir as rodas.

Por falar os pneus, quais são os pneus devo investir? Rocket Ron na frente e Racing Ralph ou Larsen na atras? São bons?

Muito obrigado mais uma vez!

Cumps!
 

fabioinacio

New Member
Pois a minha pedaleira tem 2 pratos... É mesmo semelhante a relação os pesos... apenas graminhas!

Gosto a pintura da tua bicicleta!!! Muita bonita sim senhor! ;)

Cumps!
 

fabioinacio

New Member
As rodas custam pai 400 a 500 euros e já é um bocado elevado para mim :( Mas por acaso pensei é trocar os pneus rapidamente para não perder o dinheiro...

O que me aconselhas para comprar os pneus em Tubless?

cumps!
 
eu tenho usado esses e tenho custado .

No outro dia converti as rodas para tubeless com esses pneus mas ainda não fui andar para te dizer .

mas eu ja comprei uns para utilizar quando o tempo estiver mais seco e comprei tubeless


cumps
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Esses pneus já são 2bliss ready, não precisas de os trocar.
Esse espigão de selim, guiador e avanço devem ser pesadinhos, sempre se perdem uns gramas sem gastar muito dinheiro.
A cassete HG81 quer dizer que é SLX, por isso não é pesada não, até tem um peso muito bom para o que custa.
E se conseguisses vender já as rodas era o ideal
 

Krìípi

New Member
Boa máquina, e boa base para ficar realmente algo espectacular.

Também estou a fazer uma montagem com quadro SJ, mas uma S-Works aluminica 2012.

Só uma coisa, com 11kg não podes apresentar a tua bike no cantinho do peso :)

Abraço
 
Last edited:
Boas a minha é igual á do costa ricardo está com 11kg certos com pedais e as alteraçoes que fiz foi praticamente a nivel da transmissao que coloquei tudo x9 a tua bicicleta tras praticamente os mesmo componentes da nossa a diferença de cerca de 300 gramas é exclusivamente do quadro o nosso em aluminio M5 nao deve de passar as 1500 gramas pelo menos foi o que me foi dito e o que andei a verificarcar, só nao sei a 100% porque nao desmontei a bike toda para pesar somente o quadro.
Quanto a pneus os que tens já dao para tubless e pesam cerca de 550 gramas cada um, se mais para a frente na altura do tempo seco colocares por exemplo dois renegade que pesam cerca de 400gramas cada um só ai vais buscar cerca de 300 gramas, ou colocares pneus tipo larsen tt ust mesmo na medida 1.9 pesam sempre cerca de 550gr, a nao seu que convertas o larsen tt exception series que sao mais baratos e mais leves cerca de 400gr mas nao sao tao resistentes, depois terás de optar por uma montagem mais leve e com riscos de furos ou uma montagem mais pesada com menos risco de furos.
Cumps e dá-lhe kilometros
 
Boas penso que pode para pedir ajuda para retirar peso á bike mas penso que terá de ser um processo relativamente rápido, e nao ficar eternamente com o peso actual.
Boas kripi o teu quadro tambem é bastante porreiro o que notei nele em relaçao ao meu é a montagem directa como post mount do travao traseiro na medida 140, fica bem mais simples e sem o peso de um disco de 160 e sem adaptadores.

Cumps
 
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