Specialized Enduro SL 2009 Updates? Sim ou Nao

dksousa

Member
Boas,

Eu tenho uma Specialized Enduro SL (2009) e estou com duvidas se é a bike ideal para mim. Prentendo um bicicleta polivalente, que possa fazer de tudo, estrada/trilhos com alguns saltos pelo caminho.

Está minha duvida surgeriu quando exprimentei uma mondraker prayer e kaiser que gostei imenso, achei confortavel para caraças, passava nas covas como nada fosse, e senti mais seguro do que minha bike nos saltos. E fiquei com ligeiro bichinho para comprar uma bike de downhill. Mas esse bichinho já morreu, porque ja me disseram varias vezes para os trilhos onde vivo nao necessitava uma de downhill, que uma de enduro era mais do que sufciente.

Agora a minha duvida é se compro uma bike nova (2ª Mão) de enduro "mais agressivo" (Mondraker Dune XR 2013 ou Mondraker Zenith 2011) ou faço updates nas suspensoes da bike na qual tenho actualmente. Fazer updates á bike que tenho era porreiro, porque nao me metia em dividas... so que nao sei se a minha bike é ideal para o que vou fazer.

Se fosse para fazer um update a bike gostava de colocar um floatX ctd e um 36 tallas/float 160mm

Cumprimentos,
DK
 

dksousa

Member
ao fazer os updates que falei, ficarei ideal para enduro mais "agressivo" ? ou o quadro não é ideal para o que quero?
 

tinric

Super Moderador
Tens uma bike bem boa que nem deve precisar de updates. Mas por partes.

Se sentes a suspensão e amortecedor rijos e pouco "confortáveis" ou sensíveis... se calhar é tempo de lhe mandar fazer uma revisão.

Quanto tempo tem a bike, quando fizeste revisão ao amortecedor e suspensão a última (se alguma) vez?


Depois esse quadro aguenta e dá para tudo... não é EXCELENTE em tudo (ou nada) mas é muito bom ou bom em tudo, não sendo mau em absolutamente nada.

Ainda hoje andam por aí dezenas (senão centenas) de Enduros SL e Pitch's em provas e em Enduro/Am mais agressivo que o que muitas bike de Downhill fazem em algumas mãos.

Quanto a comprar um amortecedor Float X ou uma suspensão nova provavelmente estarás a gastar mais dinheiro em cada componente que o preço do quadro ... mas vale-os de certeza.

Vemos por aí muitos quadros de 1000 euros com suspensões de mais que isso...

Por isso o meu conselho é
1. Manda fazer uma revisão ao amortecedor e suspensão na DPX por exemplo, que quando isso vier nem vais reconhecer a bike
2. Se ela já tiver uns kms consideráveis que possa ter folgas nos rolamentos e casquilhos do amortecedor, manda fazer revisão a isso também.

Com isto tudo vá que gastes cento e tal euros...

Depois disso... se não ficares satisfeito

3. Vende amortecedor e suspensão com revisão acabada de fazer que não enganas ninguém e sempre é algum para abater ao preço dos novos
4. Compra um RP23BV ou assim que chega e sobra e custa metade do X, compra uma FOX ou LYRIK com tubo não cónico (se conseguires encontrar) pois será o maior entrave desse quadro, é a testa da direção não cónica, face às suspensões atuais do mercado serem todas cónicas.

Nota.. não me parece que necessites de uma suspensão de 36mm para fazer "estrada/trilhos e uns saltos pelo meio" até porque vais aumentar em mais de meio kg no mínimo, o peso da frente da bike.

Mas cada um sabe de si.

O meu conselho seria fazeres o que refiro, pela ordem que refiro...

Abraço

EDIT: Ah ya... mete-lhe um avanço mais curto, 50 a 65, talvez um guiador mais largo, mete-lhe um espigão telescópico e vai com isso para o mato :D
 

dksousa

Member
Como iniciei me a pouco tempo nisto do mundo das bikes... dai as minhas duvidas todas...

Comprei a bike em 2ª mão numa loja de bicicletas aqui nos Açores (Monbike), e por acaso tenho um amigo que ja tinha experimentado a bike e disse que estava excelente estado, que até ele nao ficou com ela porque apareceu outra bike melhor.

Após ter comprado a bike, perguntei ao dono da loja se tinham feito revisão as suspensões da bike. (falha minha ter perguntado antes de ter comprado, fiado na conversa do meu amigo que tem experiencia em bicicletas) por sorte o ex-dono da bike fez a revisão aos suspensões. Mas desde que a tenho (Março ou Abril 2014) não fiz revisão. Ainda nao levei a revisão porque achei o KM’s que fiz com ela nao era necessário ainda fazer a revisão.

Quais são os “sintomas” para levar suspensões à revisão?
Penso que tenho garantia na bike, a garantia cobre isso, da revisão?
Em caso que não cobra, em que loja nacional posso mandar fazer a revisão da suspensão? (pelo que sei nos açores acho não fazem revisão total a suspensões, posso estar errado)

tenho ido para mato com ela e tenho estado a abusar dela :p

O avanço e o guiador foi as primeiras coisas que comprei para a bike. O avanço é da FUNN penso que é 40 ou 50mm e o guiador também é da FUNN 760mm.

O tubos cónicos? Isso é difícil de encontrar suspensões da frente não cónicos?

resumo disso tudo, nao recompensa mudar de bike certo? Mas aquela Dune XR “dame cabo de mim” :p

*a bike do vídeo que deixei não e minha, era só para demostrar qual era a bike que tenho. Mas componentes são basicamente os mesmos.

OBRIGADISSIMO PELA AJUDA!
 

tinric

Super Moderador
Ah ok

Baseei-me no video sim. Daí ter falado no avanço e guiador.

Assim ao que dizes, não precisas de te preocupar com nada. Talvez verificar se tem o ar e as configurações certas no amortecedor e suspensão.


Eu tive uma bike dessas e desde algumas voltas com quase 150km ainda com suspensão de dupla coroa, um ou outro passeio de maratona, ir à "praia" e voltar, AM e até Enduro mais ou menos agressivo, levou de tudo...

Não precisas de mais nada.

Normalmente a suspensão e amortecedor deve ir à revisão 1 vez por ano... mas isso depende muito dos kms que se lhe fizerem e como fizerem.

Se começar a ficar menos sensível, ou a babar e apresentar marcas de desgaste é mandar logo à revisão.

Dependendo do preço que te cobrarem aí por uma revisão completa à suspa/amortecedor ... (acredito que haverá aí alguma loja/oficina habilitada para o fazer), mas podes sempre enviar as duas coisas de uma vez (para aproveitares/poupares nos portes) para a DPX, pois mesmo em pt continental, é assim que grande parte do pessoal faz... envia por CTT ou transportadora... eles recebem, fazem a revisão e enviam de volta... simples, rápido e normalmente mais barato e eficaz.

Tens aí uma máquina... bonita e bem boa.

Abraço.
 

dksousa

Member
é possível colocar um Suspensão cónico num quadro não conico? ainda nao percebi bem essa cena dos conico e nao conico... :S
 

tinric

Super Moderador
é possível colocar um Suspensão cónico num quadro não conico? ainda nao percebi bem essa cena dos conico e nao conico... :S

Em alguns quadros sim (com caixa semi integrada) no teu em particular, não!

Apenas suspensões não cónicas.
 

tiagofernandex

New Member
Olá dksousa, eu também tenho uma Enduro SL! Em relação às suspensões estou com o tinric, manda isso ao dpx e diz lhe para fazer alguma preparação a teu gosto, eu tenho um amortecedor RP2 na minha, e pedi lhe para meter o inicio de curso mais sensível e soft e a bike é outra, acredita ;)
 

dksousa

Member
1º de tudo obrigadíssimo pela vossa eficácia de resposta! :O :D

Maioria das marcas, especialmente a Fox deixou de fazer suspensões não cónicas certo?

tiagofernandex -> Já agora qual foi o tamanho da amortecedor que colocaste na bike? ficaste com quanto de curso atrás?
 

tinric

Super Moderador
Boas, sim os 200x57 ou 57.17 creio até em alguns casos se preciosismo, pois o mesmo amortecedor em alguns sites está com 57 e noutros, como é o caso, com 57.17.

Mas esse podes meter à vontade.

Quanto a suspensões não cónicas, tens as fox (usadas), as revelation ou lyrik (mas esta já de 170mm se calhar já é um pouco abusado para a enduro SL), e tens as Maguras que são destas sem dúvida as melhores de todas.
 

dksousa

Member
mas essa lyrik tem 160mm (com hipotese de colocar 130mm) é o ideal.
os tubos do suspensão são mais grossos que o meu 32 talas rl?!

não estou a gostar da fox que tenho quando travo com da frente ou estou sitios mais agressivos o garfo parece "dobra" para tras...
 

tinric

Super Moderador
Isso é a rigidez que se fala nas suspensões...

A Lyrik que se arranja nova com tubo 1 1/8 não cónico é a 170mm (onde viste uma 130/160)?

O diametro das pernas da tua fox é de 32 e a Lyrik de 36 (isso dá muito mais rigidez, mas também muito mais peso), por isso digo que nesta relação de qualidade/rigidez/peso ... para 150mm só as novas pikes fazem frente à Magura TS8R.

EDIT: Atenção que as Lyrik são para eixo de 20mm
 
Top