Specialized Camber Comp 2011

A minha Camber Comp

Bem, aproveito para aqui apresentar "oficialmente" a minha Camber Comp, acho que o autor do tópico não se vai importar por juntar aqui uma "prima" :D

Aqui o sítio oficial, onde podem consultar as características e especificações desta bike de BTT: http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/archive/2011/camber/cambercomp

A cor é simplesmente espectacular, acho que o amarelo, branco e preto combinam mesmo bem.

Comprei-a usada e até agora não tem dado problemas. Tem uma roldana do desviador traseiro a precisar de ser mudada mas ainda funciona como deve funcionar.
Em relação a alterações, ainda não tem quase nada alterado, apenas o desviador traseiro foi alterado para um XT. Os manípulos das mudanças, uns Alivio, é que poderiam ser mais incisivos, menos ambíguos. Para quem vem de uns X7, estes da Shimano parecem manteiga e não é no bom sentido. Não é que eles sejam maus, apenas têm uma maneira de funcionar muito característica e própria. Quando se quer subir, por exemplo, do quarto carreto para o terceiro (sendo o primeiro o maior carreto da cassete), tenho de levar o manípulo quase até ao segundo para o cabo conseguir puxar o desviador para o terceiro. Não é o ideal mas assim que se apanha a sua manha, as coisas seguem naturalmente sem percalços, tive foi de me habituar. Não é defeito, é feitio :eek:


Deixo umas fotos dela e de alguns dos caminhos por onde costuma andar:

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Bem, venho aqui falar da primeira actualização que fiz na Camber: os punhos. E em boa hora o fiz!

De origem, uns specialized com aperto, de borracha, com uma boa tração mas muito finos/duros que em voltas mais duras, e longas, me deixavam os pulsos e braços bastante massacrados. Mesmo com uma suspensão a ar, que já era uma evolução brutal da minha Tora de mola, notava bem a falta de conforto destes punhos originais.

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E logo após a primeira volta a sério ficou decidido que teria de alterá-los para algo mais macio, confortável e amigo dos pulsos.
E surgiu a hipótese dos esigrip, em branco.
Assim foi, procurei lojas perto do meu local de trabalho e lá os encontrei ao preço standard, os chunky.

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Cheguei a casa para os montar e levava o frasco de alcool, já a prever o que se ia passar.... o diâmetro dos esigrip, em estado de repouso, é bastante inferior à medida do guiador mas sendo de silicone pensava que fosse mais fácil colocar no guiador, dasse.... :shock: :rolleyes:
Bem que meti alcool naquele guiador e no punho, e rodava, rodava, rodava.... até que tive de pedir ajudar para acabar de empurrá-lo até à posição :D
Se algum dia tiver de os tirar não sei como vou conseguir... logo se verá :hmmm:

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A mudança foi uma benção :D. Apesar de achar que a parte mais grossa (se bem que tendo em conta o que eles expandem essa diferença acaba por ser bastante atenuada) até nem ficou do lado da palma da mão (já dei graças a deus em conseguir colocá-los no sítio, quanto mais em acertar a posição... :p), a diferença é enorme, enorme! Isto acaba por melhorar o nosso andamento e a nossa confiança.
Uma excelente troca.
 
Bem, parece que as imagens não aparecem... :( Vou ver disso.

Entretanto tenho aqui o seguinte material para colocar na bike:

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_UGVyMlNwNmZaYkU/edit?usp=sharing

Mas agora tenho um problema e umas dúvidas.

O problema são os punhos ESI, que são uma valente bosta para por/tirar (tirar só vou experimentar agora, mas já estive a ver que "aquilo" está literalmente colado, de tão apertados que ficam ao guiador!!!, e para colocá-los foi um trabalho do diabo!).
Já pus o sabão azul a derreter na água! :D

As dúvidas prendem-se com a questão de conseguir usar a guia do cabo dos desviadores (amarelo):

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_NFpzaHctcUNpbUE/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_anVTVWRxTlR3WVk/edit?usp=sharing

Consigo separá-la destes actuais e colocar o cabo dos XT lá dentro e apertá-la à entrada dos XT? Será simples, do género de puxar/tirar o cabo dos antigos e enfiar os cabos dos XT lá para dentro e empurrá-los até à ponta?

Mas antes disto ainda tenho o problema dos punhos para resolver....
 
Mudança de manípulos Alivio -> XT

Bem, já consegui mudar o manípulo da frente.

Consegui tirar o esi grip, não com sabão em água, mas com óleo de lubrificar a corrente :D, mas ainda deu trabalho. No processo ainda consegui riscar o guiador devido a usar uma chave sextavada para ir separando o punho do guiador :fpalm:

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_T2cxU2Zub192T0U/edit?usp=sharing

A ver se não cometo o mesmo erro no punho direito!

Entretanto, quando tirei o cabo antigo verifiquei que na parte final estava com sinais de oxidação do cabo, penso que devido à curva que a guia faz quando passa por baixo do quadro e sobe para o desviador, acumulando alguma humidade/água lá dentro levando ao estragar dos fios do cabo:

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_eThKZkdUSjlBdlU/edit?usp=sharing

Lá enfiei o cabo do XT pela guia e fio fácil levá-lo até ao fim para entrar numa última borrachinha que existe para proteger o cabo de roçar numa parte do quadro (a segunda, das duas imagens seguintes).

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_VGlyd3lnVXkybTg/edit?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_MEFhWmhQdHljcGs/edit?usp=sharing

Apertei-o no desviador, de forma a ficar esticado mas apenas com a força da mão, para não ficar "enrolado" pelo meio da guia, que depois se consegue ajustar através da rodinha à saída do manípulo (coisa que apenas descobri agora para o que servia :D).

Uns ajustes a olho no desviador com essa rodinha, umas voltinhas no pátio e aparentemente ficou a funcionar impecavelmente! Agora só com uma volta a sério, ou várias, para ver se ficou tudo bem apertado, ajustado e se nada foge do sítio, mas aparentar estar feita a primeira parte

https://drive.google.com/file/d/0BzDCJLaeIsu_SFh1d2FIbTlwa2M/edit?usp=sharing
 
Visto que não consigo editar as mensagens anteriores, deixo aqui algumas das imagens que não estão visíveis:


o manípulo Alivio:
IMG_7008_zpsc34c9adf.jpg


XT montado:
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um pormenor da passagem do cabo para o desviador frontal:
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o cabo do Alivio, com os sinais de que falei:
IMG_7035_zpsb17a17bc.jpg


Alguns dos sítios em que a Camber Comp anda:
Foto1403_zps10162f2e.jpg


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É verdade que ficava, ui se ficava :D, mas enquanto esta Alivio aguentar, mantém-se, até porque imagino que o t€mpo necessário para essa XO seja alto.

Este material Alivio está-se a revelar bem bom, para a categoria em que se insere.
 
Bem, após a mudança do manípulo esquerdo, de Alivio para XT, há uns tempos atrás, aproveitei ter por cá em casa uma ferramenta "essencial" para o BTT para fazer a mudança do manípulo do desviador traseiro.
Na altura decidi apenas mudar um para ver se a mudança corria bem e se não haviam problemas de "integração". Correu tudo bem e até já devia ter trocado o direito mas entre falta de tempo, doenças pelo meio, etc, foi sendo adiado.

Entretanto surgiu a oportunidade e usando a ferramenta essencial para retirar o punho esi grip (ainda estou a decidir se foi uma boa compra.... :D), lá se procedeu à operação.
O cabo do Alivio está em boas condições com apenas a parte final com alguma sujidade devido à exposição:

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Aqui já o menino à espera de ser montado:

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Toca de por no sítio e após uma luta de cerca de trinta segundos lá se conseguiu acertar a ponta do cabo com o buraco do final da guia (basicamente igual a esta mas na outra ponta):

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No entanto verificou-se um contratempo:

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O cabo do xt é curto...! Tentei que desse o suficiente para chegar ao parafuso mas não dá mesmo. Passaram-me logo algumas ideias para resolver na hora a coisa, cortar a guia foi uma delas mas depressa a esqueci, ia dar trabalho, não me garantia que as curvas fossem o suficiente para ganhar o que faltava, ter de cravar as pontas novamente, novas, e não as ter no momento, etc, "é melhor deixar estar o que está bem e alterar o que realmente tem de ser alterado".
Assim voltei a por o Alivio... e agora tenho de ir comprar um cabo maior, 4 ou 5 cm mais, mas aqui já devo levar a uma loja para o colocarem no manípulo.

E pronto, aqui fica o relato de uma mudança que não chegou a acontecer :lol:
 
Ora bem, já cá tenho o manípulo com outro cabo e amanhã devo tratar da mudança, finalmente! :D

E vêm aí mais uma mudança:cool:, por um negócio que foi muito bom.:exacto:
 
Last edited:
Fica assim sempre que se faz um passeio mais longo, e depois é limpa, nem que seja no fim-de-semana seguinte :D
Não fica bem nas fotos mas é o "trabalho" dela :)
 
Bem, fui fazer o passeio da Rota do Javali no Domingo 12, acabei por ir aos 25Km.
Mas foram uns senhores 25Km! Muito técnicos, muita subida, muuuuita descida :D, excelentes trilhos, muito bom mesmo, do melhor que fiz pela zona.

No Domingo seguinte fui mais uns amigos, que não puderam ir ao passeio inicial, fazer o percurso e desta vez fizemos os 45Km. Só vos digo que foi uma sova como já não apanhava há muito tempo :D
Mais umas subidas bem puxadinhas, mais umas descidas em trilhos espectaculares, uma segunda parte tão boa quanto a primeira!

E a Camber portou-se sempre à altura. Tenha o condutor mãozinhas e ela não se nega a nada!

Só um pormenor que notei bastante diferente para a Rockrider 8.1 é o facto de tocar muito mais vezes com a pedaleira e pedais em sítios que não tocava antes. Devido a ter amortecedor traseiro faz com que esses componente se aproximem mais do chão, lavando a ter vários dentes do prato raspados.

Em relação ao manípulo das mudanças traseiras, a afinação não está perfeita mas serviu para a ida ao Javali, agora vou ajustando. Não sei se o cabo usado terá influência (imagino que tenha alguma) mas vai-se vendo como vai "acamar".
 
Aqui fica a foto com o manípulo direito já colocado e a funcionar:

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Como disse atrás não ficou perfeito e não sei se estará também relacionado com o cabo que tem agora. Pareceu-me demasiado macio/maleável, mas como não tenho experiência com cabos de mudanças vou mas é experimentando este e ver se isto vai ao lugar, porque até não é muito preocupante.

Em relação ao que disse da pedaleira, fica uma foto com alguns dentes já marcados da guerra :D:

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Em relação à seguinte actualização, que até já está montada e vai ser estreada amanhã em Óbidos, está relacionada com a segurança e que depois coloco aqui fotos.
 
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