Specialized – O declínio de uma marca?

Aires

New Member
Publico, aqui, o teor da PM tida com o Sr. Nuno Félix (moderador do debate), esperando esclarecer algumas dúvidas que entretanto surgiram.

«Boa noite,
Já enviei uma mensagem privada, mas como tenho receio que não o tenha feito adequadamente, volto a fazê-lo.

Bom, como este Fórum não é nenhum Tribunal, vamos acabar com este Julgamento em Praça Pública.

Não pretendo fazer deste espaço um Tribunal e, na minha opinião, nenhum dos intervenientes neste tópico o fez. Aliás, sou membro deste fórum porque acredito que se trata de um espaço privilegiado de partilha de opiniões livres e sinceras sobre algo de que tanto gostamos, btt.
Espero, sinceramente, que não seja pelo facto da Specialized ser um patrocinador do fórum que teremos de amordaçar as opiniões, percepções e experiências decorrentes do uso dos seus produtos. Todos nós perderíamos, inclusive a Specialized. Pois só pela humildade se consegue melhorar.

O caso, afinal, passou-se numa Loja ou no Representante da Specialized?

Entreguei o meu amortecedor num Representante Oficial da Specialized que, segundo me disseram, o enviariam para o “Algarve”, único sítio em Portugal, onde se fazem estas operações de manutenção aos referidos amortecedores.

Já algum deles veio aqui explicar alguma coisa, no exercício do direito de resposta?
Como o fórum é público espero, naturalmente, que o façam.

O lesado já explicou convenientemente o que se passou?

Acreditando que o lesado sou eu… Sim, espero poder responder a todas as questões levantadas pelos outros utilizadores do fórum.

Alguém sabe a marca/modelo do amortecedor?

Sim sei, é um Specialized AFR.

Afim de evitar que este tópico caia numa competição de lesados e enganados, do tipo "a encavadela que me pregaram é maior que a tua", a conversa fica mesmo por aqui.

Penso que ninguém tem prazer em mostrar as suas desventuras. A não ser que se acredite, tal como eu (ingenuamente) acredito, que é uma atitude pedagógica. Por outras palavras, que o mesmo não volte a acontecer com mais ninguém.
Os melhores cumprimentos
Aires»
 

JoaoPeixe

New Member
A nivel de garantia a specialized é de todo uma das melhores marcas, recentemente adquiri um selim (phenom comp gel) que veio com defeito, no entanto mandou-se vir mais 4 selins e sempre com o mesmo defeito, então decidi reclamar para a marca uma vez que era um defeito de fábrica e não tenho razões de queixa isto porque responderam-me ao e-mail rapidamente e passado 3 dias tinha um selim novo de gama superior (phenom team edition) na loja que a marca tinha mandado!
Mas realmente, essa do amortecedor é um bocado estranha!:fpalm:
 

Iamano

New Member
Não quero estar aqui a alimentar off-topic, mas devo um pedido de desculpas ao Mach 4, pois realmente precipitei-me nas observações que fiz quanto à sua seriedade e honestidade.
Depois da explicação mais detalhada que deu em resposta ao ricabike, percebi os contornos que não estavam expostos no texto inicial que utilizou como exemplo e que omitia muita informação que me induziu em erro.

Retiro por isso o que escrevi (aliás, até editava e removia, mas não consigo) e deixo aqui o meu pedido de desculpas ao Mach 4.
 

ricabike

Member
Boas

Quanto a minha reaçao perante Mach4 tem a ver da forma como escreveu o seu primeiro texto, e se mach4 o ler atentamente analisará que levará qualquer pessoa a ser indusida em erro.
Quanto a historia do Aires continua a ser vaga, pois mesmo que eles tenham enviado o amortecedor que nao era o seu, acredito que nao teria sido necessario ter tido esse custo se tivesse explicado, mas teve, o que aconteceu é que devolveram um NOVO palavras do Aires o que me leva a crer que é um amortecedor NOVO, e ai a marca procedeu bem, se vem com uma anomalia ou avariado, sera que por ser novo ( pois o Aires nao especifica) que o amortecedor nao está afinado em termos de pressao de ar ou mesmo outra situaçao?
 

Skyforger

New Member
Lá vamos nós embarcar em mais um tópico de urticária à Specialized! Sinceramente não percebo o porquê de tanto ódio em relação à marca! Se não apresentassem produtos de qualidade e se não prestassem um serviço de excelência acham que haveria alguma campanha de marketing que lhes valesse?? O que aqui está em causa trata-se de um caso isolado ao qual deve ser o representante em causa a responder e a ser responsabilizado. Casos destes acontecem com a Specialized, com a Scott, com a Cube, e com todas as marcas... Agora vir anunciar o declínio de uma marca por causa de um caso destes é no minimo ridiculo!
 

JFNeves

Member
Concordo plenamente com o ultimo post!!!! não poderia estar mais de acordo!!! Tenho 2 specialized em casa e sinto por parte de alguns colegas de pedal, um completo descrédito sobre esta marca! Não entendo... epa se não gostem , não comprem!!!! Talvez seja por INVEJA!!!!!
 

RTC

Super Moderador
Não tenho nenhuma Specialized, nunca tive e não tenciono ter porque não gosto da marca :p mas concordo na integra com a conclusão do "Skyforger".
 

card050

Member
e eu acho que este tópico já descambou outra vez para uma conversa do género FCP x SLB ! :popcorn:

Todas as marcas têm os seus pontos fortes e fracos e eles têm que ser ponderados aquando da compra... Não faz sentido comentar os aspectos negativos de uma marca fora do "Estou a pensar em comprar" ! O único resultado é uma discussão entre quem tem algo dessa marca e quem não tem ! (Excepção feita às Análises por parte de quem analisa)

Cada um vai ver sempre o que mais lhe convém e como não há verdades absolutas perde-se tempo e acabam por se trocar insultos e "piadas" desnecessários !!

A única observação que tenho a fazer relativamente a este tópico em particular é que não se deve responsabilizar a marca por algo correr menos bem na assistência, a menos que sejamos informados que é "política da marca". Aí sim, deve-se alertar os companheiros para esse factor menos positivo !

Abraços
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Acho que a intenção deste tópico não era dizer mal da Specialized, mas sim, reportar o funcionamento anómalo de um representante da marca.

Muitas vezes confunde-se o representante com a própria marca.

Acredito que o Aires até esteja satisfeito com a Specialized enquanto marca, mas não com o representante da marca que lhe reparou (ou que quer que tenha feito) o amortecedor.

Há marcas melhores e “menos boas”, mas acho que a grande diferença é feita pelos seus representantes.

Temos muitos exemplos aqui no fórum, onde muitos utilizadores referem uma loja/oficina como excelente (ex: Binaclinica). Essa excelência vem do bom atendimento a que o cliente está sujeito.

A facilidade que uma loja tem em transpor para si uma dificuldade do cliente, regra geral não é esquecida pelo cliente, e desta forma, fica com um cliente (e muita publicidade de boca = a melhor).

Se nos deslocar-mos a uma loja com um qualquer componente da nossa bike avariado/defeituoso, e de imediato o “técnico/responsável” se prontificar em substituir o componente (muitas das vezes tira a bikes novas que lá tem para venda) ficando a loja a aguardar pela garantia em vez do cliente, dizemos e publicitamos o sucedido como BOM SERVIÇO, quando isso não acontece, regra geral não ficamos muito satisfeitos.

Resumindo;
- a Specialized não tem culpa do sucedido, mas deveria tomar conhecimento de situações destas a ocorrer nos seus representantes.
- a loja que prestou este serviço ao Aires, perdeu-o como cliente (a mim tinha-me perdido).

Esta é apenas a minha opinião!

Um abraço

ny12xx
 

JFNeves

Member
Se o lesado falasse novamente com os representantes da Specialized em Portugal ( Olhão ) e colocasse novamente a questão tenho a certeza que lhe resolveriam o problema convenientemente! Pelo menos, das pessoas que conheço dentro da Specialized, tenho-as todas em boa estima e consideração!!

Talvez, envie uma sms via facebook para a página da Specialized! Uma hipótese ! :)
 

Mach 4

New Member
Todas as marcas tem o seu "calcanhar de Aquiles".
Defeitos sempre existiram, mas uma coisa é o defeito fisico de algo e outra é o serviço defeituoso que alguém faz a um cliente.
A meu ver são coisas completamente distintas.

Eu gosto muito da marca "BOSCH", mas no entanto comprei um aspirador que trazia um defeito notório numa peça de plástico onde se coloca um filtro. Tudo bem acontece...mas então e o controle de qualidade duma marca tão conhecida não funciona??
Quando falamos de marcas de carros por exemplo, lembro-me que não há muito tempo a célebre e conceituada marca "Toyota" teve pelas ruas da amargura durante uns tempos devido a um problema que os "Prius" tinham (o pedal do acelarador "colava"). Foi quem mais disse que jamais comprariam um "Toyota". Existem carros nas ruas a rolar sem nenhum problema durante anos, e alguns bem mais recentes já com imensas idas aos mecânicos. Por vezes são só algumas séries que saem com determinados defeitos MAS o serviço pós-compra é que pode "limpar" bem ou mal uma situação dessas.
Foi aqui que o serviço da revisão do amortecedor do nosso amigo falhou redondamente. Depois (e só depois do contacto do Aires) é que tentaram reparar o mal que já estava feito, e sendo um amortecedor da "Specialized" ainda mais erraram. Alguém teria de "dar a cara" nesta situação, mais nada. Todas marcas, seja do que for, TEM como obrigação a responsabilidade de estudar e escolher muito bem as lojas que prestam serviços aos seus produtos, pois só assim é que poderão garantir e salvaguardar a qualidade dos seus artigos, e acima de tudo os interesses dos SEUS clientes.
Admito que o titulo do tópico até possa ser um pouco forte de mais, mas depois do que se passou a "cabeça quente" do lesado é que passa a escrever...

Aos membros ricabike e Iamano,

Ok, desculpas aceites, sem stress e sem ressentimentos.
Inicialmente eu apenas resumi o meu episódio para não estar a entrar em muito off-topic, e a ocultação de certos detalhes originou a uma errada interpretação do meu exemplo. Que pedalem com muita saúde é o que eu vos desejo.
 

Patitos

Active Member
Como muitos devem saber já tive muitas bikes, incluindo specialized, os seus proprietários que me perdoem mas na minha opinião é marca que nunca mais há-de coabitar comigo, e na minha opinião de quem até percebe da " coisa ", estarem a comparar amortecedores spz com DtSwiss, Fox ou RSH, é o mesmo do que comparar alhos com bogalhos. Mas desde quando ( so se for agora com a entrada da troika) é que spz tém componentes de topo ????? Quadros !!!!! talvez, mas tentem revender um desses quadros, em comparação com um Scott ou Cannondale ou trek ????
Como alguém refere muitas vezes neste forum...." open your eyes "
 

nmp

Member
Independentemente da marca, penso que o que aconteceu ao user Aires é inadmissivel! É uma mancha para a specialized e fica na memoria dos users que leêm este tópico... Em contrapartida, há uma série de outros tópicos, também neste forum, que servem para ficarmos com uma ideia positiva da marca... Na minha opinião é do jogo de equilibrio entre estas duas nunces que acabam por gerar juizos de valor a utilizadores que nunca tiveram relacionamento com a marca... Pelo menos é o que sucede comigo!!

Eu pessoalmente não tenho inveja de quem tem specialized.... Nem é um sentimento que se enquadre com a minha forma de estar na vida, bem como com na vida da maioria das pessoas, certamente!!! Apenas encontro noutras marcas outras coisas que previligio mais como consumidor!! Se calhar acontece o mesmo com outros utilizadores...
Ainda bem que existe oferta senão usariamos todos as mesmas coisas....

cumprimentos e boas pedaladas...
 

CANSADO

New Member
Amortecedores SPZ !?!?!?! Penso não tar a dizer nenhuma barbaridade mas a SPZ não tem nem nunca teve amortecedores.
Compra á FOX e coloca o letering da SPZ. Quanto a garantias, só conheço mais 2 ou 3 marcas ao nível da SPZ (por exemplo a sigma).
E quando digo ao nível, é de topo. Poderia dar vários exemplos mas cada qual irá ficar a sua opinião independentemente do que aqui se escreva.
 

Nuno Félix

Super Moderador
Meus caros,

eu já tinha opinado sobre o desvio que a conversa estava a ter logo após os 1ºs posts...

Como o tópico não é para debater a qualidade da garantia da Specialized, seria bom não nos focarmos nessa temática.

O que está aqui em causa é a atitude da loja/representante "do Algarve"... Alguém já percebeu se se trata do Representante em si ou de uma Loja Specialized do Algarve?

É o que o Algarve, por muito estranho que possa parecer a muitos, é grande e tem diversas lojas, entre as quais algumas distribuidoras exclusivas da marca.

O colega Aires ainda não explicou para onde foi o tal amortecedor e de onde é que ele veio trocado.

Mais uma vez (e será, garanto, a última), peço ao colega Aires que explique melhor o que se passou para não estarmos aqui eternamente a ler opiniões (válidas ou não, isso não interessa) sobre um assunto ainda mal explicado.

Tudo o que descambar para críticas, ataques, "estórias" e acontecimentos sobre a marca será eliminado. Não é por ser a Specialized.... Podia ser com outra qualquer. É simplesmente pelo facto de que não é esse o objecto da discussão em apreço.

Cumps.
Nuno
 

Antonio73

New Member
É exactamente como o Cansado diz a Sp apenas coloca lá o nome pois a tecnologia é a da FOX, logo estamos a comprar um fox com o nome Sp. Em relação ao que o Patitos comentou, apenas quero dizer que no mercado de 2.ª mão tanto vale um quadro de topo Cannondale/Scott/Trek como um Specialized e nem vejo porque assim não seja. Já tive 7 bicicletas Specialized e ao contrário de muitos é marca que gosto e que continuarei a comprar pois nos dois problemas que tive, resolveram sem problemas, para além de num geral gostar do seu design. Acho que o local onde se compra tem toda a importância. Não digo que Specialized seja a melhor marca do mundo como já vi aqui alguns dizerem que as melhores bicicletas são as cannondale. Isso para mim é simplesmente ridiculo, pois todas terão os seu pontos fortes e fracos.
Em relação ao problema exposto nada que uma carta/mail escritos em inglês e enviados à casa mãe não resolvam. O titulo para mim é algo exagerado pois por causa de um problema dizer que uma marca que tanto tem ganho a todos os níveis (mais que cannondales e afins) está em declinio é no minimo absurdo.
Boas pedaladas.
 
Last edited:

Duarte86Dias

New Member
Eu já tinha tentado postar aqui mas o tópico tinha sido bloqueado.

Pois o Aires parece que tem motivos para fazer uma reclamação por escrito com apoio fotográfico dos números de série dos amortecedores em causa, isto para prevenir novas situações do género. Boa sorte com isso companheiro.

Quanto aos posts do pessoal que ataca a marca com a faca nos dentes, eh pá....sinceramente.... cada um tem o que tem e todas as marcas falham por isso pensem um bocadinho antes de vir para um fórum difamar seja o que seja, não se esqueçam que há pessoas que trabalham nesses sítios e dependem deles para viver.
 

Aires

New Member
Vou tentar esclarecer algumas dúvidas que entretanto foram sugeridas pelos companheiros de fórum. Devo também referir, mais uma vez, que a minha intenção não é fazer deste tópico um tribunal. A minha condenação já está feita e é pessoal: não voltarei a comprar mais nada desta marca. A intenção é, com o meu testemunho, alertar outros utilizadores, pois não se esqueçam que o serviço de manutenção (após 250h de uso) é o sugerido pela marca, custa 125 euros e corre-se o risco de, tal como alguém referiu, ficar com um mono. Assim,
  1. Pelo que sei (fonte: Loja Oficial da Specialized) só existe um lugar em Portugal onde se faz este tipo de intervenção aos amortecedores AFR (apenas sei que é no Algarve, lamento), presumivelmente o lugar onde se procedeu à troca de amortecedores;
  2. O amortecedor que tenho actualmente (o segundo que me enviaram) não é novo, porque os rolamentos/pontos de encaixe apresentam sinais de uso e até alguma corrosão;
  3. Tal como referi, optei por pagar mais por um produto (bicicleta Specialized) não só pelo produto em si, mas também pelo serviço pós-venda, assistência, garantia vitalícia, etc. que pensava ser excelente. Não é excelente, nem pouco, nem mais ou menos. O título que dei ao tópico encontra aqui a sua razão de ser.
  4. Se eu “trabalhasse num sítio destes e dependesse deste para viver” gostaria de ver tudo esclarecido até ao mínimo pormenor. Caso se concluísse que era eu o responsável assumiria, naturalmente, a culpa e repararia, na medida do possível, o erro.
Boas voltas
 

Aires

New Member
Devo acrescentar que lamento ter tão poucos dados para acrescentar à minha triste história. E este facto não põe, nem deve por, em causa nem a minha honestidade, nem o meu direito à indignação.
Obrigado pela oportunidade.
 
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