29er Sobre Dad do Mecânico

Patente? Eu não inventei nada!

As fotos estão com um bocado de grão porque o sol da noite não é tão bom como o de dia...





Boas pedaladas

Com isto começo a ver o sub 7500 "fácil"
 
Excelente trabalho! Não inventaste nada mas jeito e imaginação não te faltam!

A folha de oliveira com que tapaste o buraco ficou bem soldada? Não quero ver a nossa próxima volta interrompida a meio :cool: !
 
A folha de oliveira ficou muito bem soldada. Eu cá gosto de travar com os travões e não com os ossos nas arvores!
Podia estar a encher isto de fotos de soldaduras e detalhes, mas não vale a pena.
Todas as soldas foram realizadas a TIG.
 

tinric

Super Moderador
Ui.. wtf...!?

:confused:


Man... eu compreendo-te bem... um gajo fechado em casa a olhar para elas...

mas tu vai pedalar... que agora se isso te pega grave... daqui a nada tenho "medo" de no que se vai transformar esse quadro.

Só tu :)

Os meus parabéns por tamanha paciência e dedicação.
 

pimentoski

New Member
há uns tempos o Mecânico falou em conificar a Sobre, agora o Nogueira.Nuno mete um link do FTW e eu encontro isto:

30-516.jpg
 

xman

Member
Boas,

Esta Sobre está a ir por um caminho fantástico! Muito bem, continua que estás no bom caminho. :)
E a seguir, uma Fatty? Ficava muito bem.

Cumps.
X.
 
Não gosto das Fatty, já as Lefty...
Os euros que eram para a suspensão foram para uma Castolin Eutetic...

A situação de conificar a testa, entretanto passou-me a vontade.
Conificar apenas para ser trendy, seria aumentar peso (ferro é pesado) quando não estou a ver-me meter uma suspa conificada.
A colocar suspensão seria Lefty e se há coisa que as Lefty nos deixam livres é na questão do tubo que não precisa ser conificado, em simultaneo a questão da rigidez lateral é coisa que não me tem visitado as ideias, por isso fica assim por agora.
 

Nozes

Active Member
Espectacular é dizer pouco,grande trabalho a todos os níveis. :clap:

Não sei se alguém já aqui levantou a questão,mas não posso deixar de dizer que o novo apoio de travão me levanta algumas dúvidas. Não conheço a espessura dos tubos da escora da Sobre,mas olhando para a nova configuração espero que sejam suficientemente resistentes para aguentar o esforço.
Em tempos idos,quando se montavam travões de disco em quadros que não eram desenhados para tal,era comum os adaptadores provocarem problemas nos quadros.
Como o disco é pequeno e o "jockey" até é leve não deverá haver problema,com certeza :)

E essa da testa cónica...tinha ficado a matutar nisso quando me falaste durante a nossa volta,nunca percebi qual era o objectivo :confused:
 

xman

Member
Boas,

Eu gosto do Look das Fatty.
Só para verem quem é este Menino (o Mecanico é claro) enquanto alguns de nós compramos Dremels (ou algo parecido) ele compra um maquina de soldar! Está mesmo num nível completamente diferente. :)

A pergunta que se coloca é, para quando um quadro 100% Mecanido do Paladar?

Cumps.
X.
 
Espessura dos tubos é bem generosa.

Considerando que ali foi feito um enxerto com uma "folha de oliveira" que foi criada a partir do pedaço de escora/trave removida, que tem uns 2mm de espessura e foi soldada em todo o perimetro ao buraco do quadro que abri à lima estou descansado.
Antes naquela zona estava uma escora a descarregar as forças descendentes originadas pelo travão em modo IS, agora está um travão muito mais proximo do quadro que antes, logo menos forças de torsão e o proprio bombito está a fazer de trave e a dissipar as forças originadas pela travagem para para as duas escoras.
Se repararem os adaptadores IS/PM ficam mais altos e mais para dentro do quadro, já os suportes PM estão muito mais proximos dos tubos, logo há um alivio notável de esforços a que o quadro está sujeito.
Alguém que saiba fazer as contas da fisica que se chegue à frente para ver se me calo com esta conversa empirica.

Fotos tiradas com luz natural.




Não liguem para a tinta "kincada" é o que dá instalar com pintura fresca....
 
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