29er Sobre Dad do Mecânico

artsite

New Member
Tira a suspensão e vais ver a diferença e o porque de não usarem, mas principalmente, saber onde a usar e como usar, e sim, no monte.

Eu já usei, e digo, é de mais mesmo a forqueta rígida.....
 
Se é a forqueta que faz a bike leve...
Era facil demais não era?
Tenho as minhas duvidas que seja apenas pela forqueta, até porque a mesma pesa quase o mesmo que algumas suspensões LEVES.
Convém também notar que o o peso leve é conseguido com a ajuda de um quadro feito do mesmo material da forqueta, logo também o quadro é muito leve, tipo 2314g.
 

pimentoski

New Member
assim por alto e pelos pesos da primeira página:

Quadro + Forqueta = 2279 + 1167 = 3446 gramas

A minha stumpjumper 29 carbon (L) + Reba 29 solo air (com aranha):

1313 + 1555 = 2868

Ou seja nesse conjunto dou mais de meio kg de avanço... Mas levo "porrada" no resto e fico acima dos 10...

Mas o sitio onde se tiram mais, é sem dúvida nas rodas...

Mecânico, o teu conjunto rodas/fitas/válvulas/apertos e pneus pesa 2404 gramas

O meu conjunto Roval convertidas + 2 fast track (s-works e normal) e os apertos de roda pesam 3439 gramas...

Aqui são só 1035 gramas... Chegava e sobrava para o sub10

Depois se trocasse o meu conjunto espigão + selim que pesam 580 gramas e trocasse pelo que tu tens ficava sub9.5 já perto dos 9kg

Ou seja parece magia mas o excel realmente faz maravilhas
 
Não esquecer que o peso correcto do quadro são 2314 (incluir o dropout, que já está a ser tratado).
O excel é uma boa ajuda, na minha opinião todos os projectos que pretendem ser leves a sério deveriam começar numa folha de excel. No meu caso começam numa folha de OpenOffice.Calc
 

pimentoski

New Member
tipo isto?

98bqyg.png
 

pimentoski

New Member
:D

usei as cores normais... e por acaso que olho para o "xls" reparei que tenho ali erros e que já pensei o disco de trás...
 

essence_s

New Member
Estes gajos são terriveis, nem os computadores escapam á vestoria!!
Agora a sério, bela ideia essa da folha de ...xcel dos pobres para começar e evoluir uma bike!
 

Phalhas

New Member
Das 29ers mais interessantes, a nível estético, que tenho visto...

No entanto, tal como já disse pessoalmente ao Jorge, para a tornar mais "versátil" e "competitiva" mudava-lhe umas coisinhas.

Boas 29pedaladasErs

Abraço

Rui
 

essence_s

New Member
Muito simples e bonita sim, agora a forqueta...é que só mesmo experimentando!
Mais depressa lhe punha uma Lefty?( a da vespa n cabe aí?)
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Mecânico, o amigo Rui "Phallas" agora falou bem (como sempre)

A forqueta dá lhe um ar engraçado e WW como tu gostas, mas para o que tu fazes em BTT (já testemunhei as subidas ás árvores), mete-lhe uma susp. :)

Como não tens bike de estrada, agarras na Sagzero, montas na Mondraker e toca a treinar nela, não ?? :)
 
Quem me conhece, sabe que sendo eu um WW não me importo de ter bikes não funcionais, que apenas são leves em detrimento de tudo o resto, certo?

Hoje sai de casa na 26 para ir comprar pão, e acabei por decidir levar ela para a volta, a "novidade" da 29 fez-me vacilar, a volta era para ser de 10kms para ir a uma loja fazer actualização de conversa, e acabou por virar no lado oposto quando decidi colar-me a dois novos amigos que fiz na recta de Azeitão, como eles iam na direcção da Serra tinham tudo para ser uma boa companhia no mato, ja com eles, fui informado que iam fazer a volta das praias, que consiste em alcaaaaatrãããããão..., la tive que subir o solitário com a Vespa.
Eles eram durihos mas acompanhei sempre, um de 26 outro de 29.
No final conclui que ainda bem que levei a Vespa, porque ao contrário da Dad tem a possibilidade de bloquear a suspensão, coisa que a Dad não tem, aquilo não tem bloqueio....

De certa forma acho que este quadro WW deve ter perdido o sentido, porque não raras vezes se nota que alguns users se manifestam estranhando quando alguém ataca de forma mais agressiva o Sr. Grama.
Isto afinal é o WW ou outra coisa?

A Dad está muito bem com a SagZero, nasceu assim e assim deve permanecer, se sair algum dia será para meter carbono à frente e conseguir um peso ainda mais "comichoso".
Pode ser que um destes dias vá até perto dos 8500g sem mudar grande coisa.
 

pimentoski

New Member
Mete uma fatty :D

1952_steelfriend2010_Cannondale_Fatty_DLR_2011_g.jpg


tinhas era de levar o quadro ao torneiro para caber lá dentro...


p.s. esqueci-me não há fatty para 29....
 

Nozes

Active Member
A bike está muito bem como está,forqueta e tudo.

Não tenho nos meus planos ter uma 29er,mas se tivesse seria muito semelhante em "orientação",pelo que pude experimentar de 29ers deu para perceber que uma forqueta rígida de qualidade em conjunto com um pneu 2.25 daria para descer com controlo e velocidade mais que suficientes.
Uma suspensão de 80mm com pressões altas,como muitos usam,para evitar bombeios,não estará assim tão longe dessa configuração em controlo ou conforto.
E não nos esqueçamos que as suspensões mais importantes na bicicleta são...os braços e as pernas do seu utilizador.

Entretanto,continuo a achar que esta montagem merecia um 1x10 "Mec Custom" ;)
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Quando os teus novos amigos te viram, devem ter pensado "que raio de bicho é aquele que ai vem" ?? :rotfl:

Sem mexeres grande coisa, como dizes, para os 8,5kg, ainda são 330g que tens de retirar, onde só tu é que sabes, melhor que ninguem :pipocas:
 

RTC

Super Moderador
Também já fiz este ano centenas de kms em treinos, maratonas, uma ultra-maratona e até provas de XCO a saltar drops quase de 1 metro de 29 + forqueta rígida e não morri. E ouvi muito comentário jocoso. Claro que não me importei muito com isso porque tenho consciência dos limites em usar esta configuração, mas pude comprovar que vai muito para além do que a malta pensa. Pneu largo com bom balão à frente c/ pouca pressão, uma boa leitura do terreno e algum jeito em saber absorver os maiores impactos e dá para a maioria das utilizações.
Não mantive porque tenho a perfeita noção que não dá para tudo o que faço ou da maneira como pretendo fazer.

Como disseram a Sobre está muito bem assim.
 
Top