29er Sobre Dad do Mecânico

Joseelias

Well-Known Member
Mecanico do Paladar

Tenho seguido o teu tópico com interesse e queria dar-te os parabéns pelo excelente projecto. Essa bike está espectacular mesmo não sendo eu grande apreciador da estética das rodas 29.

De facto este teu projecto tem vindo a fazer crescer em mim o desejo de voltar a colocar uma forqueta rígida na minha Kona Lava Dome de 1996 de Chromoly... Embora não possa deixar de apreciar as vantagens da suspensão não consigo esquecer aquela sensação de estar montado num cavalo selvagem durante as descidas e os desafios que isso proporcionava e que nos obrigava a dançar em cima da bike para jogar com o nosso peso e fazer a frente mais leve para passar os regos sem nos mandar em voo.

Ou de como se pedala em pé a trepar sem Bob e com uma frente levezinha! E como numa subida nos faz sentir com se tivéssemos a usar bisturi ao seguir a rota por se ter que escolher bem onde colocar a roda e esta não hesitar. :D

Resta saber se optarei por uma Project 2 da Kona ou por uma dessas "modernices" em que o topo parece a coroa de uma suspensão. E se irei optar por um travão de disco ou manter os v-brakes. Decisões, decisões... :D
 
Essence, a Dad tem alguns vermelhos espalhados, assim fica com um aspecto mais rafeira, e é também interessante deixar algo onde o pessoal possa pegar.

Acabei de limpar a caixa de correio, estava cheia de folhetos e jornais gratuitos...

A forqueta em aço da Sobre e esta Dt nada se assemelham em comportamento, a de aço nota-se que vais sobre puro ferro, para os braços absorverem as irregularidades é necessario ajustar com muito cuidado a pressão dos mesmos, esta DT já deixa passar alguns erros e descuidos sem que a suspensão bata no fundo.

Sobre a estética das 29 é como com as 26 e 650b depende dos gostos.
A minha intencão nunca foi fazer uma bike bonita, mas sim que a bike combinasse com a cor dos travões! É estranho mas foram eles que condicionaram toda a estética dela.

Joseelias
A melhor decisão sera sempre a que tomares, porque a bike é tua!

Para terminar deixava aqui umas fotos da Dad a brincar nas pedrinhas de Alvados, mas não as encontro...
 

Joseelias

Well-Known Member
A diferença da forqueta de carbono para a de aço é assim tão acentuada? E não há questões de segurança relativamente ao carbono ou um tempo de vida para este componente pelo material com que é feito?

É que se as vantagens de uma roda 29 numa montagem destas para mim não são possíveis pois o quadro é de roda 26, se a diferença for assim grande sempre poderei considerar uma forqueta dessas apesar de uma 26 em teoria amortecer menos que a 29 por ter as pernas mais curtas. Será sempre mais rígida.

Considerando que o meu quadro pesa cerca de 2100 e com aço double butted da Tange em todo o lado excepto nas escoras inferiores acho que tenho uma boa base para vir a avançar com uma coisa destas mesmo não vindo a ser uma Weight Weenie. Estou mortinho é para lhe voltar a colocar uns pneus 1.95. :D

Quanto à "suspensão" dos braços acho que ainda me safo bem. Até porque já não ando tão radical e gosto mais de fazer quilómetros que descer rápido.
 
O quadro da Sobre DAD pesa mais que o teu e o resultado foi uma bike sub 8.000kg com roda 29, o que me parece um peso decente, podia ser mais baixo mas já se aproxima do que pode ser considerado um projecto Weight Weenie.

Também a forqueta DT em Carbono para roda 26 pesa menos, logo tudo depende do resto dos ingredientes teres uma bike leve ou não.

Se há limites e questões de segurança para o carbono, também as há para o aço e para qualquer outro material. O tempo de vida tem mais a ver com a utilização que lhe deres do que com a forqueta, não li o livro que vinha com a forqueta, mas não creio que tenha validade.

Nota-se bastante a diferença entre uma e outra forqueta, não so pelo conforto, como também pela forma de condução da bike, diferentes forquetas, diferentes "ofsets".
 

sparky

New Member
boas amigo ja corri o topico todo prai 10 vezes e tenho a certeza que ja vi por aqui qual a marca do buraco "negro" que esta no avanço mas nao encontro gostava de saber qual o preço.
 

Joseelias

Well-Known Member
uma bike sub 8.000kg com roda 29, o que me parece um peso decente

Um peso decente?! Há pessoal com muita sorte... Nunca deves de ter andado em bicicletas de 13 ou 14 quilos para conseguires meter na mesma frase "8kg" e "decente"... :D

É que para mim 8kg é estratosférico. Isto no sentido que tinha que tazer uma estaca de campismo e um martelo para amarrar a bike ao chão e não ser levada pelo vento quando a largasse. :D
 
É normal não se conseguir encontrar a marca da "Black Hole", dado tratar-se de um buraco negro todos aqueles que aproximam muito dela são sugados pela sua supergravidade. Desaparecendo sem deixar rasto!
Uma ajuda, contacta um tal de Mecanico do Paladar, há quem diga que ele consegue lidar com as energias contidas nos buracos negros e os produz.... dizem.

8000g foi o que se conseguiu com um orçamento apertado, preferia que estivesse em 7500, mas há que ter cuidado com a forma como se entregam os euros.

Boas pedaladas
 

xman

Member
Boas,

A maquina está em grande. Será que podes fazer um apanhado da montagem, como material e peso?
É que tu ires de 8890g a 8000g, com um budget reduzido, inspira-me a tentar ir a sub 9 na minha montada. :)

Cumps.
X.
 
Budget reduzido com recurso a muito material usado que fui comprando nas calmas.
Mas se já tens a bike montada e a rolar o principio é o mesmo.

De momento estou em mãos com uma irmã da Dad que irá ser ainda mais escura cujo target são os 10000g e mais uma vez os 2000€
Suspensão Reba conificada com eixo Qr15 e um selim de 395g incluido (valha-me Deus...)!!
A folha diz de momento 10041g mas isso não pode ficar asssim!

QuadroSobre M tunned
DropoutSobre Alum
SuspensãoDt Swiss Xrr 445
DirecçãoCB Cobalt XC
AvançoSyntace F99 90mm
GuiadorMT Zoom
PunhosBontrager Race XXXlite
Aranha e parafusoBlack Hole
Espigao SelimHylix 27.2 Yokes Berço SMUD

Aperto espigãoIntegrado
SelimSN
TravõesFormula R1 Trfa tunned
Adaptador PMFormula Tunned
ParafusosTi e Aluminio
DiscosAlligator Aries 160mm
Parafusos DiscosAluminio/ Ti
Rodas completasMontagem Binaclinica
FitasNo Tubes
ValvulasAmerican Classic
Aperto rapidoToken
PneusRenegade/Furious Fred
PedaleiroNoir decapado
Parafusos pedaleiroKcnc
Pratos TA 22T
Pratos TA 36T
Mov PedaleiroPrototype
PedaisBebop Eixo Ti
CorrenteSram 1091R (XX)
Desviador FrtSram Red
ClampMCFK
Desviador TrasSram Force
ShiftersSram X0 Tunned
EspiraisLeves e escorregadias
CasseteUltrega 11-28
 

matz

Member
Na altura não reparei se tinhas falado de valores, mas então a Sobre ficou assim com esse peso com um orçamento de 2000€?

Interessante...
 
Sim

Assim por alto:
Quadro, travões, avanço, pedaleiro, selim, pedais, desviador da frente, pneu da frente, discos, chavetas, cubo da frente, tudo usado.
Algumas compras no ebay e muita negociação com a lojas.

Passa uns 80 euros dos 2000 por causa da entrada da DtSwiss.
 

daSilva15

New Member
o artigo da ELIFLAP sobre a DAD está espectacular.. parabens ao Andrea e a ti Mecanico..
quanto á tua bike ferrosa, esclarece-me só uma coisa, estás com 9v ou 10v??
de resto, magnifica ;) fica a faltar o baptizado em Valongo ;)
 

pimentoski

New Member
Essa relação numa 29 parece um bocadinho pesada... Mas também como é so para puxar 8 kg não deve custar muito.

Mas aqui está um dos melhores truques para poupar peso e dinheiro... O desviador force 10v com caixa grande (fica igual a um de btt de caixa média) custa cerca de 70 euros e pesa 170 gramas... bem mais leve e bem mais barato que um xx e mesmo que o x0. O red à frente é sub 70 gramas + o aperto mas mesmo assim não há nada de btt com o mesmo peso. A cassete ultegra 60 euros e mentos de 200 gramas (pelas fotos que vi na net) os pratos TA também são super leves...

actualmente tenho 24-38 com 11-36 (era de origem assim) mas sem dúvida que quando mudar gostava de baixar um bocado as relações, para mim 23-37 * com 11-32 parecia o ideal... Só não troquei porque tenho tudo bom e faz-me muita confusão trocar material bom... Tenho de o estragar primeiro e depois troco.

* nesta relação há um prato da FSA (ou Truvativ? não tenho aqui o link) de 23 que é super leve e a SNV diz que vai fazer pratos de 37...
 
Aqui não há truques, está tudo à vista.
A Cassete Ultrega 11-28 pesa 236g de origem com cerca de meia hora a mexer nela fica com 226g, essas mais leves devem ser as irmãs com menos dentes que para BTT...
Pimentosky há "avozinhas"22T ( e mesmo 20T) , faz sentido aumentar a cassete (e corrente) quando se pode diminuir a avozinha?
A cassete 11-28 com 36-22 em roda 29 é mais leve que 11-28 com 40-26 em roda 26.
 

qmark

New Member
Pimentosky há "avozinhas"22T ( e mesmo 20T) , faz sentido aumentar a cassete (e corrente) quando se pode diminuir a avozinha?

Pode fazer. Ando com a mesma relação na minha 29er e surgiram-me duas questões:
1. O desviador da frente trabalha demasiado junto à escora, que como sabem tem um ângulo diferente de uma 26er. Desisti mesmo do desviador de estrada porque o desviador com a caixa menor que se arranja é um de btt de 2 pratos (14 dentes).
2. Com prato e cassete menores há a tendência para a corrente bater na escora em certas situações o que não é de todo agradável.

Tirando isto, é uma transmissão leve, baratinha e com um diferencial igual a uma xx1 por exemplo.
 
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