Sistema de mudanças suicida

Mangelovsky

New Member
Alguém alguma vez viu uma coisa destas?

372540109_40a54f9ee7.jpg


É um sistema antigo da Campagnolo. Funciona da seguinte forma: puxa-se a alavanca grande para soltar o aperto rápido traseiro. Com a alavanca pequena selecciona-se a mudança (sistema semelhante a um desviador da frente) e roda-se os pedais para trás. O eixo solto nos drop-outs, auto ajusta-se ao longo deste, adaptando-se ao novo comprimento de corrente. Depois volta-se a fechar o aperto rápido e pedala-se.

No site onde vi isto (http://www.flickr.com/photos/rockthebike/372540109/), dizem lá que este sistema foi usado por Fausto Coppi, que terá ganho um "Tour" com isto (se mais gente usava, ele deve ter sido dos poucos e a não se baralhar na ordem de puxar as alavancas :D). Dizem também que o sistema era popular pelo seu baixo peso, mas que causava muitos acidentes.
 

MrOverclock

New Member
A mim já me tinham falado de um sistema em que era preciso pedalar para traz para mudar de mudança. Fiquei agora a saber como é :mrgreen:
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Onde é que posso comprar um sistema desses??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não há dúvida de que a busca para sistemas melhores nunca irá acabar, isto pelo tanto que já se inventou e por outro tanto que se irá inventar...

Abraço
 

Nozes

Active Member
Ora aí está algo que merece a pena perder tempo a apreciar...
Para quem pensava que as bicicletas caíram do céu já com todas as evoluções que hoje conhecemos,aqui têem um bom exemplo do longo e árduo caminho percorrido até aqui...

Boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
Esse sistema mostra o génio de um homem chamado Tullio Campagnolo. Para quem não sabe, o sistema de apertos rápidos das rodas foi também inventado por este senhor :) Campy 4ever :mrgreen:
 

Mangelovsky

New Member
Lamento, não encontrei mais fotografias. :(

Se olhares com atenção percebes. A alavanca mais comprida é exactamente a alavanca do aperto rápido. A alavanca mais curta acciona uma haste semelhante à de um desviador da frente. Este sistema não tem quaisquer molas nem cabos. É simples ao máximo.
 
Top