Sintra e o Freeride Os recentes acontecimentos

fura-sempre

New Member
Passo a transcrever um comunicado do Clube Português de FreeRide sobre os mais recentes acontecimentos em Sintra


Novos Tempos em Sintra

Caros amigos.

Sintra está a mudar. Reflexo ou não da serie “Morangos com Açucar” a afluência a Sintra tem sido cada vez maior. Semana após semana especialmente ao fim de semana são ás dezenas os que se deslocam a Sintra para usufruirem das Pistas de Freeride. Este movimento “anormal” (ou talvez não) tem criado uma imagem negativa junto da população da Malveira, que tem visto os acessos ás suas casas completamente obstruidos com Bikes, carros, carrinhas etc...Este factor, aliado á abertura e construção ilegal de novos trilhos, levou a Direcção do Parque Natural Sintra Cascais a tomar medidas de repressão de tais actos, tendo no passado fim de semana estado presente no local a GNR com ordens especificas para identificar todos os utilizadores das pistas e impedir a sua utilização. No entanto e dado o bom senso dos elementos para lá destacados esta situação não se verificou tendo no entanto ficado o aviso. Assim, nesta Terça Feira foi levada a cabo uma reunião entre o Parque Natural Sintra Cascais e o Clube Português de Freeride, onde foi posta em causa a continuidade das pistas em Sintra. Depois de esclareçidas as questões foi acordado entre as partes que deverão ser levadas a cabo medidas para repor “ a ordem “ nas pistas e em toda a área do Parque Natural. Desta forma foi possível pelo menos retardar este desfacho, estando este dependente da boa vontade dos utilizadores e praticantes das pistas de Freeride.
Posto isto, o Clube Português de Freeride vem pedir-vos o cumprimento das regras que passamos a enumerar, como forma de preservar e manter o nossa Meca do Freeride.

1)- É expressamente proibida a abertura de caminhos ou trilhos ou a construção de qualquer tipo de estruturas fora da zona destinada ao Freeride, sendo da responsabilidade do CPFR tal situação.

2)- É expressamente proibido circular fora das pistas destinadas ao Freeride (excepção feita aos estradões) contempladas na Carta de Desporto na Natureza

3)- O estacionamento deverá ser o mais ordenado possível, evitando aglomerados de carros e de bikes afim de não perturbar os moradores da Malveira.

4)- Sempre que possível deverão utilizar os Parques de Estacionamento existentes na Serra de Sintra (sugerimos o Parque no largo da Peninha, sendo o transfer para as pistas feito apartir daí).

5)- Evitem circular com os carros sem a lotação esgotada, porque isso aumenta o fluxo de transito na zona (convidem alguem para ir convosco, sempre dividem o gasóleo e estimulam o convivio)

6)- Respeitem o código da estrada. A GNR vai passar a fiscalizar mais assiduamente o transporte das bicicletas e dos praticantes ( não vão nas carroçarias sentados e não excedam a lotação dos carros).

7)- Sejam cordiais com os moradores ou com quem vos abordar, não podemos dar trunfos a quem não nos quer em Sintra.

Julgamos que com estas pequenas regras podemos fazer uma grande diferença, mas para isso preçisamos muito da vossa ajuda, e lembrem-se “...andar de bike em Sintra é um privilégio, não é um direito”.

Obrigado.

A Direcção do CPFR
 

Best

Member
Boas...

Só fui pedalar para Sintra duas ou três vezes... gostei... mas como moro na Outra Banda... não é apelativa a ida até lá! No entanto, quando fui, encontrei-me com muitos ciclistas/Bttistas e nessa altura já pensava esse afluxo ia complicar a zona.

Este comunicado está óptimo... e se à uns tempos atrás se discutiu sobre a abertura ou não de novos trilhos... ora aí têm a resposta ao "abrir trilhos"... para Freeride!

A relação com as autoridades que vão controlar a zona faz-me lembrar quando na Caparica só era permitido surfar na Praia do CDS (CDS porque havia um grafitti numa rocha com o CDS ) e se surfássemos noutra praia lá vinham os Cabos do Mar e confiscavam-nos as pranchas... cheguei a fugir deles para as dunas...tipo fora-da-lei....
hoje em dia é permitido surfar em todas as praias e as autoridades e os banhistas vêem-nos com bons olhos pois somos Nadadores-Salvadores "ambulantes".
Espero que com este ordenamento as autoridades nos vejam a nós, bttistas como agentes de prevenção de incêndios e nos deixem fazer o "Freedom-Rider" ...

Abraço
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:
Sintra é um exemplo, mas o que se passou na Serra da Lousã é outro!

A abertura e passagem de trilhos em zonas particulares tem criado atritos entre proprietários e "downhill'ers" cá na zona, chegando-se ao cúmulo de se colocarem PREGOS e ARAMES nos trilhos!

É de louvar o pedido do Clube Português de FreeRide, e de pedir a todos que reflitam sobre a temática. As autoridades tentam fazer cumprir a lei, pois os impactos na natureza, habitantes e proprietários são grandes... e não podemos ver as coisas só pelo nosso lado.

Com os projectos de abertura e manutenção de trilhos realizados, ou a realizar, penso que se pode resolver estas questões, desde que depois se cumpra a forma de utilização dos mesmos!
 

ferreirm

New Member
È triste saber qeu esta nova geração de "Morangos com açucar" nao tem respeito nenhum pela natureza, nem pelas pessoas que vivem na serra.

Estes putos tem que ter noção que pedalarmos na serra é um previlegio não um direito.. A serra de sintra é zona protegida, as autoridades e a camera municipal de sintra é que fecha os olhos.

Eu ando nisto do btt a cerca de 1 ano. Tudo começou porque queria perder peso e desde ai o bichinho pegou e nunca mais consegui largar.

A serra é um santuario para muitos bttistas, é algo puro, fenomenal. A propria natuzreza da serra consegue-nos dar trilhos, ar puro e vistas fenomenais.

Nao vamos estragar isto.

Louvo desde ja o trabalho do clube portugues de freeride.
 

Bender

New Member
Não me surpreende.
São os tais "homens dos integrais" que dizem que os "licras" assim e assado e frito e cozido :evil:

São os morangos com açucar, são os putos que acham que "isto é tudo nosso", que não respeitam os outros, e depois quando levam por tabela admiram-se.

Houvesse respeito por os moradores da malveira, por os outros utilizadores dos trilhos, e pela natureza em si, e estas situações não aconteciam nem punhma ninguém em risco, mas não, é tudo "à papo seco", o tal chico-espertismo que se falou aqui no fórum noutro tópico.

Depois dá merda da grossa... vamos la ver se os justos não pagam pelos pecadores, a mim não me faz muita mossa porque costumo pedalar aqui na Arrábida, mas gosto de ir de vez em quando a Sintra.

Enfim, a ver vamos.
 

manso

New Member
A situação parece-me algo previsivel. Zona com alta densidade populacional, anteriores problemas...

Agora certo mesmo é que o pessoal do CPFR é que tem conseguido manter o acesso aos trilhos da zona, os quais são usados pelos "freeriders", "licras", "domingueros" e outros tantos, por isso o problema é de todos nós. Para os moradores da Malveira, seguramente não há diferença entre um praticante de XC e um de DH, só que um é mais friorento que o outro.

Por isso o que temos é de seguir os conselhos do CPFR (que me parecem o mais parecido com a IMBA aqui da Serra de Sintra), apoiá-los e ajudá-los nos seus esforços. Senão daqui a pouco tempo deixa de haver problemas só em Sintra.
 

pedronortada

New Member
Lamento ter que dizer isto, mas toda esta onda do free ride "bué da radical" só tem prejudicado a imagem do BTT. O (ab)uso sem regras da natureza por parte de certas pessoas vai penalizar todos os que, verdadeiramente, amam a natureza e, por isso, a respeitam. Há muito tempo que era evidente que este tipo de problemas ia surgir em Sintra. Só não via quem não queria.
A utilização dos trilhos tem de ser regulamentada e as normas tem de ser cumpridas por todos. Se tal não acontecer, corremos o risco de perder Sintra para o BTT.
Espero que esta nova vaga de supostos betetistas (costuma-me chamar isso a quem não faz subidas...) se dedique rapidamente a outro desporto "radical" e deixe Sintra para quem a sabe disfrutar de forma equlibrada.
 

batman

New Member
Por isso é que eu gosto de variar e não gosto de andar sempre no mesmo sitio, ainda no outro dia aqui nos arredores de Lisboa perto de Alvareca ia passar e vejo uns companheiro a carregar as biclas para cima dos popos, dou o habitual grito de guerra -"então querem vir", resposta não vamos para Sintra.
Se soubessem os exclentes trilhos que tem nos arredores de casa, Serra do alrote, serra de vialonga, todo o conjunto de serras de Bucelas a Arruda .
Mas pronto o pessoal vai tudo para os mesmos sitios. Não é por nada mas eu ja evito um bocadinho. Se quero ainda posso andar km e km e os unicos ciclistas que encontro vem de pasteleira.

BATMAN
 

amarelo

New Member
batman said:
Se soubessem os exclentes trilhos que tem nos arredores de casa, Serra do alrote, serra de vialonga, todo o conjunto de serras de Bucelas a Arruda .
Mas pronto o pessoal vai tudo para os mesmos sitios. Não é por nada mas eu ja evito um bocadinho. Se quero ainda posso andar km e km e os unicos ciclistas que encontro vem de pasteleira.
BATMAN

nem mais batman, aqui para os lados de vialonga, trancao, bucelas, montachique, loures, etc etc há um "mato" muito nice !!! :mrgreen:
 

ricardo_pavia

New Member
pedronortada said:
Espero que esta nova vaga de supostos betetistas (costuma-me chamar isso a quem não faz subidas...) se dedique rapidamente a outro desporto "radical" e deixe Sintra para quem a sabe disfrutar de forma equlibrada.

Com uma afirmaçao destas estás a desrespeitar quem gosta de dar um uso mais radical a uma bicicleta, concerteza nao gostavas que te viessem aqui dizer para saires da serra sem qualquer fundamento.

A serra é de todos, é tanto tua como dos que chamas supostos betetistas. A serra de sintra desde ha muito que tem pistas de downhill, pistas para os lados de colares que entretanto quase desapareceram eram locais de provas de Downhill. Pistas essas que de certeza nem sabs que existem(existiram), nao penses que tudo isto apareceu agora. Ja existe ha alguns anos o freeride em sintra, onde começaram a aparecer os primeiros trilhos com shores por exemplo.

No ultimo ano toda esta onda ganhou visibilidade, a malta nova que começar a andar de bike obviamente que vai seguir uma linha mais irreverente do que o tradicional cross, e com o empurrao dos morangos com açucar e o excelente trabalho desenvolvido pelo CPFR temos muito mais gente a ir na onda do freeride. Acontece que hoje em dia as pistas de freeride sobrelotadas, carrinhas para cima e para baixo. Por isso mesmo neste momento torna-se obvio estabelecerem se regras, para todos podermos usufruir do trabalho que tem sido desenvolvido e tambem para sermos respeitados por todos. É obvio que este boom de sintra traz sempre muita gente, gente que respeita, e gente que se esta bem a lixar, mas isso é como em tudo e nao se pode julgar uma vertente do btt por uns putos que têm a mania que sao rebeldes e chamam licras a uns, gozam com outros pq nao têm bikes de 800 contos, nem tem sido assim tambem com certas pessoas do XC tambem?

No estrangeiro muitos sao os paises que aproveitam as suas estancias de inverno para as transformarem em paraísos para o btt, seja mais ou menos agressivo, porque nao dar-mos tambem mais um passo?

O essencial é haver respeito, de todos para com todos!! E quem frequentar os trilhos de sintra n custa nada cumprir estas regras tao simples..
 

fg

New Member
Estou de acordo com o Ricardo.

Não há betetistas melhores ou piores, por subirem ou descerem, por fazerem Xc ou FR, por usarem ou não licra.
Cuidado com os preconceitos! Todos temos direito a curtir de acordo com a nossa vontade.

Há malta do free ride que se está nas tintas para tudo, mas também os há no XC! Como o contrário também é verdade : há gente responsável e civilizada em todos os sectores.
Aliás, deve aqui salientar-se o papel pedagógico que o Clube Português de FreeRide tem tido. O meu aplauso para eles!

Citando novamente o Ricardo : "o essencial é haver respeito, de todos para com todos". Ponto final.
 

pirri

Member
Também não concordo que se chame desordeiros ou desrespeitadores às pessoas que fazem downhill ou freeride. O problema é que devido ao grande crescer do freeride nos últimos tempos e pelo facto de ser uma modalidade praticada em pistas, o que faz com que se concentrem muitas pessoas em locais pequenos, é bastante natural que se saia da linha e as coisas comecem a piorar porque também há pessoas que não têm o devido respeito pela natureza e pelos outros. Cabe agora ao CPFR continuar o excelente trabalho que tem vindo a fazer e a TODAS as pessoas respeitarem.
 

rotwildfun

New Member
Olá, apesar de estar de acordo com vocês isto tudo que se está a ouvir falar sobre Sintra resume se a interesses de alguma pessoas, sei quem são a seu tempo vocês irão saber, mas como tudo na vida o dinheiro move montanhas, não seria o bTT que iria passar ao lado, isto dos carros para cima e para baixo já se passa a uns anos não é de agora, mas claro agora vale a pena levantar a «lebre»... pensem nisso...
Vitor
 

ricardo_pavia

New Member
Rotwildfun vais concretizar? :wink:

É que se é realmente é como dizes penso que seja do intresse de todos saber o que se passa por de tras disto tudo. Se nao vais concretizar acho que nao faz muito sentido lançar a desconfiança com uma afirmaçao dessas.

"Portanto nao vai mesmo concretizar?" (in gato fedorento :p )
 

Honda

Member
Bender said:
Não me surpreende.
São os tais "homens dos integrais" que dizem que os "licras" assim e assado e frito e cozido :evil:

São os morangos com açucar, são os putos que acham que "isto é tudo nosso", que não respeitam os outros, e depois quando levam por tabela admiram-se.

Houvesse respeito por os moradores da malveira, por os outros utilizadores dos trilhos, e pela natureza em si, e estas situações não aconteciam nem punhma ninguém em risco, mas não, é tudo "à papo seco", o tal chico-espertismo que se falou aqui no fórum noutro tópico.

Depois dá m**** da grossa... vamos la ver se os justos não pagam pelos pecadores, a mim não me faz muita mossa porque costumo pedalar aqui na Arrábida, mas gosto de ir de vez em quando a Sintra.

Enfim, a ver vamos.

pedronortada said:
Lamento ter que dizer isto, mas toda esta onda do free ride "bué da radical" só tem prejudicado a imagem do BTT. O (ab)uso sem regras da natureza por parte de certas pessoas vai penalizar todos os que, verdadeiramente, amam a natureza e, por isso, a respeitam. Há muito tempo que era evidente que este tipo de problemas ia surgir em Sintra. Só não via quem não queria.
A utilização dos trilhos tem de ser regulamentada e as normas tem de ser cumpridas por todos. Se tal não acontecer, corremos o risco de perder Sintra para o BTT.
Espero que esta nova vaga de supostos betetistas (costuma-me chamar isso a quem não faz subidas...) se dedique rapidamente a outro desporto "radical" e deixe Sintra para quem a sabe disfrutar de forma equlibrada.


Depois de lerem isto http://www.forumbtt.net/index.php?topic=4330.0 ainda continuas a afirmar que é só o pessoal do FR \ Sintra que faz m****??
 

Fireblade

New Member
Nem mais Honda.

Quem são "estes" "betetistas" que se dizem tão respeitadores, mas que afinal vêm para aqui falar mal do resto da comunidade que faz parte do BTT.

Enfim, é mesmo lamentavel.
As pistas de DH e FR sempre existiram em Sintra, e só agora é que alguns senhores se lembram de falar mal da comunidade do FR/DH?! :shock: :| :evil:

O CPF está a fazer um excelente trabalho, e por isso está de parabéns, tanto na parte teorica, como na prática a renovar e construir os spots de FR/DH em Sintra. :clap: :clap:

Ps: os que vêm aqui falar mal do pessoal do DH e FR se calhar são os que por vezes também usam esses trilhos, pois vejo muita malta do XC a descer pelo DH de Sintra. :lol: :lol: :lol:
Que anedota..... :lol:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Atenção à "troca de tiros", ponderem bem antes de postar (isto serve para todos).

Acho que não se ganha nada com esta troca de galhardestes e opiniões fundamentalistas, o importante é tomar consciencia do estado das situações e fazer por inverter o sentido negativo das mesmas!

Parabéns ao CPF por formar as pessoas, e pelo esforço que tem feito para que as coisas em Sintra não se compliquem.

Seria lastimavel a perda daqueles singletracks espectaculares!

Como foi dito neste tópico, gente mal formada ha em todo o lado, sejam bttistas, motociclistas, enlatados, brancos, negros... infelizmente é assim, mas felizmente também existem pessoas como deve de ser, e cabe a essas pessoas transformar aquelas que as rodeiam.

Deixem-se de fundamentalismos, e lutem por Sintra!

Um abraço, e boas pedaladas.
 

Honda

Member
Que raio de mania que certas pessoas têm que a malta que gosta de descer precisa de formação, só pode ser piada e muito boa por sinal :lol: :lol: :lol: :lol:

E os que andam a mandar cascas de banana, papeis de barras, camaras de ar e outros lixos para o trilhos, precisam de quê?? de uma mulher a dias atrás deles??

Depois vemos com ficam este ano os trilhos de Portalegre depois da maratona... Sim é verdade eu vou lá estar para os 100kms :wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Oh Honda, eu referi o bom exemplo do CPF, não disse que a malta que gosta de descer precisa de formação... Oxalá houvessem mais entidades a formar a malta do cross... o mal está em toda a gente.

Vou dormir que o meu mal é sono :wink:
 
Top