SID 100 vermelha de 2000

Tive recentemente o prazer de fazer uma revisão a uma Rock Shox SID 100 de 2000.

Estava muito bem estimada por dentro e por fora, dei os parabéns ao dono por escrito!

O que gostaria de salientar è: recebo suspensões para revisões periódicas que vejo estarem bem cuidadas e ao mesmo tempo recebo suspensões para reparação de problemas graves que estão claramente negligenciadas nas manutenções periódicas.

Vêem um padrão aqui?

Com manutenções feitas: poucos ou nenhuns problemas
Sem manutenção: bainhas riscadas, vedantes nos porcos, peças partidas e a verter óleo...

Estou a falar de uma média de 130 suspensões por mês... já serve estatisticamente! LOL

Boas pedaladas,

VT
 

artsite

New Member
Nem sempre o problema é não fazer a revisão a horas, nunca fiz isso, mas também não estou a falar se suspenções de topo, mas na minha ex-pilot SL deixei passar e bem o limite de horas que deveria, e estou a falar a mais de cerca de 100%, mas quando foi mesmo assim estava estimada, o que apenas fiz foi sempre deixar as bainhas limpas antes de dar uma volta, nunca acumular terra nesse local e ter o cuidado de saber se a pressão do ar estava na mais correcta de maneira a que 90% do curso é utilizado, não deixando asssim nunca ela bater no fundo.

Agora, sei que devido a isto o oleo não estava nas melhores condições, mas não foi por isso que ela estava danificada.

Mas ATENÇÃO, não estou a dizer para não respeitarem as horas de manutenção, pois por vezes não existe € para isso, mas sim que tenham o cuidado de fazer uma limpeza no local das bainhas e nunca deixar a suspenção xegar ao seu limite, se isso acontecer deve-se aumentar a pressão do ar ou trocar de molas e depois sempre que possivel dentro das horas que ela tenha e seja aconcelhavel fazer a revisão, assim tem sempre o melhor funcionamento.

Assim, quando forem fazer a revisão, mesmo dentro do limite de horas, sabem que se houver alguma coisa não foi falta de cuidado, não é não querer saber de nada, antes até do tempo limite de manutenção mandar fazer e depois dizer que tem as bainhas riscadas ou algo partido internamente e que é devido a fraca qualidade da marca, aqui digo RS como Fox como marzzochi, é igual.

O melhor, disfrotem de toda a bike, mas tratem bem dela que assim tudo dura muito tempo, a minha pilot SL com 4 anos ainda hoje rolou (já com revisão lol) e bem e sempre colada ao chão.
 

t0k

Member
"Nunca deixar chegar a suspensão ao fundo" Então o curso disponível é só marketing ? Li algures que é normal e em nada prejudica o material, se a suspensão consumir o curso todo. Em que é que ficamos ?
 

artsite

New Member
Cada um faz o faz o que quiser, eu que eu falei não é regra, faz quem quer, se queres esgotar o curso é contigo.

Eu prefiro ser cuidadoso e prefiro ter a suspenção afinada para 90/95% do curso a utilizar, não vou dizer que não bateu, sim umas 5 vezes, mas devido a certas partes do terreno e maluqueiras que deveria ter colocado mais ar.

Agora, diz onde viste isso de bater não faz mal, num site de foruns? No fabricante? Agora desculpa, mas normal não é, eu não gosto nada de sentir o curso a bater bem no fundo.
 

tkul

Utilizador Banido
E onde leste que bater faz mal?

Se a suspensão tem x de curso, terá de fazer os x de curso. Simples como água!

Agora estar sempre a bater, é porque está mal regulado.

Até porque, se as suspensões são reguladas de uma tal dureza, a sensibilidade pode ser afectada.

Quanto às revisões... pessoalmente sempre usei "boots de protecção" tanto de neoprene, como primeiramente de borracha, e nota-se bastante ao fim de anos de uso, quando se muda o óleo. Fica um pouco mais feio... mas protege e prolonga a vida da suspensão.

Quanto à SID 2000 estar em bom estado, em casa temos 2 Marzocchi DH3 (de 96) e ainda bomba a valer! Aliás, depois de transformadas para mola, são suspensões que surpreendem pelo seu funcionamento!
 

artsite

New Member
E fizeram ter de pesquizar :mrgreen:

" ... This is VERY important, if you don’t have enough pressure in your fork, you could bottom out on a large bump and damage the internal components...."
Fonte: http://www.epinions.com/review/RockShox_2003_SID_Team/content_98006175364 - ok, não oficial

http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=4&url=http%3A%2F%2Fwww.sram.com%2F_media%2Ftechdocs%2F95-410-762-000%25202006%2520Pike%2520Reba%2520RVL%2520Dual%2520Air%2520Service%2520Guide.pdf&ei=GIooScLdEqae0QSF0fWbAg&usg=AFQjCNFJ_HLbQltI3zfcDcUbdThLMl_vpw&sig2=svG6yr7kUrIIvlfnGPH83w Retirem o ficheiro



Página 8, ponto 26 bem escrito a vermelho......isto o manual de manutenção de rebas, pikes e revelation.

Site da Sram
AIR INFLATION

It is important to check the air pressure in your air fork or rear shock before you hit the trails. If the air pressure is too soft, you can bottom the fork out (harsh compression, from using all of the forks' travel in one bit hit) and possibly damage internal parts. If you have too much air pressure, you will not be able to compress the fork and achieve full travel. Find somewhere in the middle, and you're good to go!

Check out the AIR PSI INFLATION CHART for recommended inflation levels:
Fonte: http://www.sram.com/en/service/rockshox/tuning_tips.php#AirInflation

Vem tudo da Rock Shox pois aproveitei e vi para a minha suspenção.

De resto, quem abriu o tópico sabe do que fala, por isso deve ser o mais indicado para falar sobre isto.

Cumps
 

tkul

Utilizador Banido
E que novidade é que colocas-te?

As suspensões não devem esgotar a todo tempo - correcto!

As suspensões não devem nunca esgotar - errado! Basta sair fora do normal, um salto um pouco mais alto do que o esperado, o cair um pouco em flat em vez de ser na recepção... enfim, tantas coisas que podem acontecer para a suspensão pura e simplesmente esgotar e bater!

Andamos sempre a fazer isto? Eu não e por isso a suspensão está afinada de modo a quase nunca esgotar e BATER! Mas que se cumprime na totalidade sem sentir o ppuunnk, é porque está bem afinada.

Um pouco off-topic...
Dá vontade de rir quando ouvimos dizer que a suspensão atrás ou mesmo à frente: "rijinha é que é boazinha", não respeitando em todo o SAG (que não depende o PESO, mas sim da pressão que é usada ou mola se for o caso).
SAGs de 30% ou mesmo 40% atrás não quer dizer que a suspensão vai bater.
Aliás... eu uso 30% atrás e é raro BATER com a suspensão! Agora... uso o curso todo, isso uso!
 

artsite

New Member
Eu também não gosto de ter a suspensão bem rija, e isso se sag não sei o meu nem preciso, o que sei é que está sensível e quem não esgota o curso dentro do que faço, isso é que é importante, mas já vi pessoal em provas regionais em que ela bate sempre.

Nesse aspecto estamos de acordo, o curso é para ser usado, embora dentro de quase o máximo.
 
Olá,

artsite, não é só o óleo que fica em más condições, com o tempo ele acidifica, os vedantes internos gastam-se, o comportamento altera-se e o desgaste evolui exponencialmente (não linearmente).

artsite said:
Cada um faz o faz o que quiser, eu que eu falei não é regra, faz quem quer, se queres esgotar o curso é contigo.

Não me leves a mal artsite, não me quero armar em professor ou coisa parecida, mas é dos textos mais mal escritos que tenho lido neste fórum desde a gramática à semântica.

tkul, DH3? grande máquina! :) ainda há umas tantas por aí e a bombar em força! lá por trabalhar com Rock Shox não significa que não admire outras marcas, alías tenho aqui uma Marzocchi Marathon Race branquinha que é um mimo de suspensão.

VT
 

artsite

New Member
Ok, depois de ler a frase reparei que está e mal escrita, mas é o que faz escrever rapido de mais e sem tempo.
Sim, eu sei que não é apenas o oleo, tanto que ela veio melhor do que estava, logicamente.

Agora, já que trabalhas no ramo, podias esclarece se realmente o Bottom-out é normal e não faz mal, ou se realmente isso pode provocar danos internos com o tempo, sei perfeitamente que não é por acontecer uma ou outra vez que isso vai danificar, mas assim ficava esclarecido.
 
Olá,

Estás correcto, uma ou outra vez não faz grande mal, até porque as suspensões estão preparadas para isso.
Mas mesmo assim não é muito saudável e se acontece mais do que uma ou outra vez num mês é porque a afinação ou a dureza da mola não é a ideal.

Boas pedaladas,

VT
 
Top