ser suntour e água

Boas

O meu pai tem uma bh com uma suspensão sr suntour xcr á frente, o problema dele é que quando se lavou a bicla a suspensão ficou rija, pusemos óleo e pensámos que ia ficar como tava, não ficou, então eu pensei que a água que entrou podia sair pela compressão da suspensão (como acontece na minha xcm v3) entao fiz força na suspensão e vi aagua a sair, só que asuspa continua rija queria saber uma alternativa ao oleo para por na suspensão
 

Jepas

Super Moderador
Mais vale abrir isso para perceber o que se passa. É precisa muita água (e pressão) para danificar até esse ponto uma suspensão. Eu desmontava isso para limpeza/lubrificação.
 

dfilp

Active Member
Situação normalissima..
Aconteceu-me vezes sem conta, não muito ao lavar (evitava alta pressão), mais ao andar à chuva.

Uma tecnica para ires tirando a água é virares a bike ao contrário e comprimires a suspensão várias vezes(com as pernas para o ar). E depois vais virando e comprimindo outra vez. Fazes isso várias vezes que a água sai.

Outra alternativa (a meu ver dá menos trabálho) é desapertar os dois parafusos que estão "por baixo" nas pernas da suspensão. Tira-los completamente e comprimir a suspensão várias vezes (na posição normal de andamento), o que faz a água sair.

Mas dificilmente fica a funcionar a 100%.
O que eu fazia antigamente na minha, e ainda hoje faço na bike do meu pai é desmontar tudo, limpar retentores e meter massa na mola e nas pernas.
Fica como nova, até a proxima vez que apanhar muito pó ou água..

Por isso é uma suspensão que não recomendo a ninguém. O mais acertado é (se houver t€mpo) trocar de suspensão. Na mesma marca existe a Epicon, que falam muito bem da relação qualidade preço! Mas eu nunca experimentei.
 

dfilp

Active Member
Claro que a água vai sair bastante suja, com residuos de massa/oleo, por isso convém fazeres no sitio onde não haja perigo de sujar alguma coisa.
 
Olá. Tenho uma suspensão dessas. Não aconselho a virar ao contrário e a comprimir porque ao fazer isso a água pode-te ir para a zona da mola. O melhor que podes fazer é o que diz o Jepas, desapertas os parafusos de baixo, os das bainhas, chave allen 5mm, puxas a suspensão para cima que ela desprende e vais ver que te sai a água pelo buraco dos parafusos na bainha. No fim apertas tudo muito bem (se tiveres chave de força, 10NM) e depois lubrificas.

METALLICA :D
 
Top