Selins com ou sem recorte

Shakur

New Member
Depois de tantos anos a divulgar-se que os selins com recorte seriam a melhor opção, saiu um estudo recente elaborado pela Universidade de Wisconsin afirmando que "os selins com recorte aumentam a pressão nos tecidos moles em vez de aliviar. Concluiu-se que uma medida não serve a todos e que estar sentado na estrutura óssea é uma sensação melhor do que a que se tem nos selins convencionais."

Será que todas as marcas vão estar atentas a este estudo e remodelar o formato dos seus selins?
 

pimentoski

New Member
olá a todos (é a minha primeira mensagem no fórum).

quanto à tua pergunta, não tenho dados cientificos para opinar, mas na prática já testei os dois e nunca senti que o selin furado fosse melhor. a única coisa que reparei foi que nas poças de água ficamos com os "coisos" fresquinhos e molhados :lol:

actualmente tenho um selle italia trimatric 2 com gel e é uma maravilha... lembro-me que com o selim de origem cheguei algumas vezes a casa e quando ia à casa de banho sentia um ligeiro ardor na próstata. e com isso não se brinca...
 

Burning Dogma

New Member
Cada pessoa tem uma fisionomia diferente, o que faz com que uns prefiram selins com abertura e outros fechados. Fsicamente falando, um selim com abertura tem uma menor área de contacto com o corpo por causa do buraco, ou seja, a pressão exercida vai ser maior. Pessoalmente, é isso que sinto. Tenho 2 Selle Italia, ambos com abertura, e a pressão que o rebordo da abertura exerce é demasiada, ao fim de umas horas magoa mesmo. Daí que dentro em breve vou voltar aos selins fechados, no meu caso um Fizik Arione, a ver se resolvo a questão.

Quanto a esse estudo, não é o único que salienta esse facto. Marcas como a Fizik e a Bontrager já fizeram estudos em que chegaram às mesmas conclusões. Provavelmente as marcas com selins abertos chegaram à conclusão contrária consoante as suas pesquisas. Um selim bem regulado na bicicleta faz muito mais pela protecção da zona do que qualquer abertura que o selim possa ter.
 

rucaf3

New Member
Nesse aspecto a Massi é do melhor... Tenho um com buraco mas a zona do buraco e em volta é em gel não pressionando as partes moles, foi o melhor selem que já experimentei e recomendo... :wink:
 

Rui Meireles

New Member
Os selins fechados são maus por fazerem pressão nas "partes moles", o que diminui a irrigação (e consequente oxigenação) da parte mole que por vezes é dura. :mrgreen:

No entanto, parece que nem todos os selins abertos são aconselháveis, muito pelo contrário. Alguns podem até ser piores que um selim fechado, por aumentarem a pressão nas zonas onde passam nervos, ou por terem um nariz demasiado subido, ...

Estes 2 artigos referem os males dos selins convencionais, e a forma de minimizar este tipo de problemas.
http://www.sellesmp-bicyclesaddles.com/3_art_3.php
http://www.sellesmp-bicyclesaddles.com/3_art_2.php

Há lá mais artigos, mas sendo um site da marca Selle SMP, pode ser sejam textos algo tendenciosos...
 

Rui Meireles

New Member
http://www.sellesmp.com/flash/avant.swf
http://www.sellesmp-bicyclesaddles.com/
http://www.sellesmp.com/

Ou uma nova vertente:  :mrgreen:
msblk2_2.jpg

http://blog.wired.com/gadgets/2008/10/bike-seat-cuts.html

noseless-bicycle-seat.jpg

http://www.autobloggreen.com/tag/no-noseno-nose+bicycle+seat/
 

rucaf3

New Member
Olha que apesar de não ser nada estético, deve ser muito bom esse último, principalmente para que junta um pouco as pernas...
 
Esteticamente horríveis, alem de o controlo da bike se tornar mais instável pela falta do nariz do selim que nós muitas vezes dominamos entre as pernas para manter o equilíbrio da bike.

Mas olhem, se eu soube-se onde se podia comprar um igual ao da ultima imagem eu comprava!

because ....

2u7od45.jpg



Podem ler o artigo na integra neste link http://radio.weblogs.com/0107064/2005/10/ ( ao fundo da pagina )

Temas relacionados
http://www.sciencedaily.com/releases/2008/08/080807175444.htm
http://www.treehugger.com/files/2008/01/x_seat_erectile_disfunction.php
http://www.treehugger.com/files/2006/08/manta_design_bi.php
http://www.moonsaddle.com/
http://www.autobloggreen.com/tag/no-noseno-nose+bicycle+seat/
 

Rui Meireles

New Member
carabinieri,

Esse tipo de selins estão a ser estudados, e poderão ser bons para quem utiliza a bicicleta frequentemente mas em zonas pouco acidentadas (commuting, por exemplo). O nosso peso fica mais assente nos braços, certamente será mais difícil andar sem mãos.
Para BTT parece-me que o nariz do selim faz falta, para um melhor equilíbrio e controlo ao fazer descidas de pé.

No entanto, ambos estes selins vendem-se através das respectivas páginas web:

MS-SADDLE-2T.jpg

http://www.moonsaddle.com/
84.25$ + 32.25$(portes) = $116.50 (actualmente estão a dar um desconto de 5$ para 1 selim, 15$ para mais que 1,
1 selim fica +/- 87€ com portes)

side_seat.jpg

http://www.spongywonder.com/
97.00 CAD = 61.2860 EUR (já com portes)

Mas há que contar com os eventuais custos da Alfândega...
 

bilitri

New Member
Realmente o caso é mais grave do que eu alguma vez pudesse imaginar :shock:

"Your Bicycle Seat May Affect Your Love Life", porra, não faltava um gajo ficar à rasca da peida, ainda ficas sem força na verga :s

Imagino que, para um profissional a coisa se torne mais importante, agora para um "aspirante a amostra de amador" como eu, nem sei bem o que pensar :roll:
 

Burning Dogma

New Member
Não é preciso entrares em pânico :lol: Olha os profissionais, que passam milhares de horas em cima dos selins, muitas vezes usam selins fechados, e nunca se ouviram relatos de impotência nem de esposas infelizes :p
 
LOL

Claro que não vamos dramatizar :mrgreen:
Mas todo o cuidado é pouco.

Também temos em conta que os profissionais do pedal acarretam atraz de si uma farmácia completa e um pelotão de médicos.

E sabemos também que questões do foro intimo masculino não são badaladas ao ponto de se conhecerem muitos casos, do tipo conversa de tasco
" hey pessoal, ontem a noite não tive "tensão" para a minha respectiva ... acho que a culpa é do selim"

:lol: :lol: como devíamos imaginar o pobre coitado era logo alvo de chacota.

Agora a serio, mas é a realidade, infelizmente, a malta encolhe-se um pouco. Muitas das vezes por causa dos tais comentários menos próprios a que seriam alvo.
 

alexb

Member
Pessoalmente, acho que esta questão dos selins e seus formatos é demasiado pessoal para poder ser posto em regras generalistas.

No meu caso pessoal, tinha um Fisik Nisene (sem abertura) que vinha com a bicicleta. No início fiquei muito satisfeito, visto que por ser magro sempre sofri um pouco com o conforto nos selins e este, apesar de relativamento estreito, nunca me causou dores; antes pelo contrário. O pior foi que à medida que o gosto pelo BTT foi aumentando também foi o tempo passado em cima do selim. Foi de tal forma que nas ultimas maratonas ou voltas superiores a 60 km a falta de irrigação era tal que ficava com o abono de família dormente e esta dormencia chegava mesmo a durar horas, sendo que na manhã seguinte ainda não estava a 100% apesar do selim nunca me ter causado qualquer espécie de dor.
Isto pode parecer cómico mas acho que merece ser contado. Sou relativamente novo (32 anos) e até à data nunca tive problemas de impotencia, mas depois destas voltas e durante a tal dormencia tinha sérias dificuldades em conseguir erecção.
Entretanto um amigo emprestou-me um selleItalia TransAM X0(com abertura) que não usava por o achar demasiado rijo e os problemas passaram completamente. É verdade que não é tão confortável como o Fisik mas o traseiro habituou-se e as dormencias e problemas inerentes desapareceram por completo.

Não quero com isto dizer que nem os SelleItalia nem os selins com aberturas são bons, até porque curiosamente esse meu amigo experimentou o meu antigo Fisik e tem-se dado lindamente. Acho que se deve acima de tudo confiar na experiencia e sensações pessoais.
 

RUI SOUSA

New Member
boas , eu tenho um selim de origem da specialized , que so teem um rasgo a meio , e antes na outra bike tinha um selle italia com um buraco mesmo , qulaquer um deles è confortavel , mas qual acham que faz menos mal , o com o buraco mesmo ou com rasgo a meio ? embora seije voltas de fim de semana , o receio de problemas que podem surgir veeem sempre ao de cima , prostata , impotencia , etc :mrgreen:
 

Rui Meireles

New Member
Pelo que andei a ler em artigos que encontrei pela net, é mais que sabido que a compressão dos nervos na zona do períneo diminui a irrigação de sangue do pénis. Após 15 minutos em cima de qualquer selim, a taxa de irrigação é menor. (E não é só a compressão que faz mal. O calor excessivo também é prejudicial para a produção de espermatozoides, problema que afecta os taxistas e camionistas.)

Há várias marcas a fazerem selins abertos para evitar tanta compressão, mas alguns acabam por comprimir ainda mais a zona perto das virilhas onde passam alguns nervos, devido ao aumento de pressão nessas zonas. Já li artigos que defendiam que mais vale um bom selim fechado que um "mal aberto". :wink:

Mas é óbvio que tudo depende da duração e intensidade dos passeios. Para quem anda esporadicamente, o ideal é usar um selim com o qual se sinta confortável, que não deve ter problemas. Se tiver um design ergonómico para minimizar este tipo de situações, tanto melhor.
Quem anda frequentemente (várias vezes por semana) já devia preocupar-se mais com o assunto. Além de passarem mais tempo em cima do selim, o rabo ganha "calo". Com isso o desconforto poderá ser menor, mas não significa que o selim não nos esteja a fazer mal.

O importante é "ouvir" o corpo. Dores e partes dormentes são sinais de alerta, e não devem de forma alguma ser ignorados.
 

RUI SOUSA

New Member
boas , sim e por vezes nao è so o selim , os calcoes muito justos tambem faz mal , alem de um bom selim , os calcoes sao importantes , tive uns que depois de uns khm , fiquei a rasca das "bolas" :mrgreen: e sentia mesmo que era dos calcoes e eram mesmo a minha medida . o engracado è que com os mesmo calcoes e selim em outras voltas , 2 ou 3 nao faziam doer , nem notava dor nenhuma , agora fiquei para saber se era dos calcoes ou selim , :shock:
 
Top