Neste momento já posso fazer uma avaliação da Dt Swiss.
Depois das primeiras voltas que não foram fáceis, neste momento sou um utilizador bastante satisfeito de uma DT Swiss XRC.
A estreia da suspensão foi na Serra de Sicó numa volta que terá durado cerca de 6 horas. Se às 6 horas se juntar um piso com bastante pedra pode-se dizer que estão reunidas as condições para um bom teste. Não o foi.
É sabido que as suspensões quando são novas precisam de algumas horas para atingirem um normal funcionamento, logo aqui ia um pouco condicionado. Regulei o sag a 1,5 cms como a marca recomenda (coincidia com a pressão recomendada para o meu peso) e regulei a compressão e o rebound
a meio. Com estas regulações cheguei a casa com uma dor de braços que já não sentia há muito tempo.
Venho de uma Magura que para além do conforto que transmite é de uma regulação muito simples. A diferença nas primeiras impressões foi enorme...
Fui andando e alterando as regulações. Diminuí a compressão ao mínimo, e baixei um pouco a pressão (
emagreci-me uns 5kgs
). A suspensão tornou-se muito mais sensível e rápida na resposta às irregularidades.
Ando também entretido a tentar retirar todo o proveito do facto da suspensão ser Twin Shot. Para quem não sabe do que se trata, é algo semelhante ao CTD das Fox. O bloqueio tem três posições: Aberto / Subir / Fechado. Nas subidas muito íngremes, colocar o bloqueio na posição de subida é sem dúvida uma mais valia, a frente fica mais baixa cerca de 3cms. O problema é quando a seguir a uma longa subida aparece uma descida com muita inclinação e nos esquecemos de voltar ao modo aberto, os 3 cms que faltaram na subida e deram jeito nesse momento já fazem falta
. Outro aspecto que é do meu agrado é que no modo fechado fica mesmo bloqueada, à semelhança de uma Manitou R7 que em tempos tive.
O que menos me agrada é que depois de uma subida com o bloqueio na posição
Subir, desbloqueio a suspensão e para recuperar a totalidade do curso tenho de aliviar um pouco o meu peso da frente. A minha dúvida passa por saber se é mesmo assim ou se para isso contribui ter baixado um pouco a pressão. Alguém por aí com suspensão semelhante ou até mesmo Fox Ctd que possa relatar a sua experiência?
O balanço até ao momento é bastante positivo.