Scott Scale 50 [2008]

hugo7

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boas

tb sou possuidor de uma scott scale 50/ 2008, depois de um inicio um pouco conturbado, nao havia maneira de me adptar á bike talvez pq a mudança tinha sido de 8 para 80, agora tenho uma so palavra, FANTASTICA. sobe muito bem, o material a nivel de transmisao funciona 5 estrelas, a supensao penso que podia ser um pouco melhor, visto que é um pouco nervosa a descer talvez por ser muito leve, a rolar é uma maravilha.
O unico upgrad que fiz foi a grade para o bidon visto que nao sinto necessidade de mais nada, gosto mais de fazer uns upgrad´s no meu vestuario, e na minha forma fisica, o mais importante é as pernas, o pulmao e o coraçao o resto sao tretas mais 100g menos 100 g em material ao nivel do btt nao faz muito a diferença
 

Un4s33n

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Em Dezembro do ano passado estive indeciso entre a Scott Scale 50 de 2008 ou a Grand Canyon 6.0 - acabei por optar por esta última, acho que por uma relação qualidade-preço.

Sempre me questionei se fiz bem ou não... mas estou bastante satisfeito com a aquisição...

Boa crítica e bela bicicleta que tens aí... Agora é dar-lhe porrada! :wink:
 

floopi

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Boas people,

A máquina lá vai andando, neste momento deve estar um bocadinho em baixo e a rogar-me pragas por não a levar tanto a passear com à uns tempos atrás :roll:
Mesmo assim e andando quase só ao fim de semana ela não se nega a nada, estou muito surpreeendido, pela positiva claro está, com a qualidade e fiabilidade do material que a compõe, farta-se de levar coça e anda sempre "como um fuso" :mrgreen:

Em relação à tua indecisão Un4s33n, também eu na altura das compras andava a piscar o olho às canyon, estiveram ali "taco a taco" até à decisao final mas no fim o facto da "suposta" pior qualidade do quadro (pintura principalmente), a compra online, a espera necessaria e questões de garantia acabaram por afundar a canyon e ditar a compra da scott... :wink:
Eu confesso que tambem tenho um certo apreço pela marca scott, como tambem o tenho por outras... :twisted:

hugo7 said:
a supensao penso que podia ser um pouco melhor, visto que é um pouco nervosa a descer talvez por ser muito leve, a rolar é uma maravilha.
hugo7, a tua ideia em relação à suspensão deixou-me um pouco pensativo :mrgreen:
De facto a tora não é um primor de sensibilidade, mas para o que custa acho que não está nada mal, tendo em conta que aquilo é um "tanque de guerra" devido à sua robustez... Mas leve é coisa que ela nunca será, a tora é uma das suspensões mais pesadinhas que já vi, a minha pesava 2200g :mrgreen:

cumps
 

Pegasuss

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Tenho uma scale que comprei com poucos km, e ainda não me adaptei ao tipo de bike, se calhar ainda a tenho de despachar, o quadro é um M apesar de eu ter 1,82, só sinto diferença em longas voltas, contudo..acho que tenho de fazer mais km para de facto ver se me adapto ou troco, de resto acho a bike muito equilibrada.
 

hugo7

New Member
pegasus

eu tb tive esse problema no inicio nao havia maneira de me adaptar à bike, e agora digo maravilhas dela tirando um problema que me anda a chatear à algum tempo, que é, uma chiadeira no disco da frente principalmente quando vou a subir o disco anda a roçar nas pastilhas, ja o centrei melhor mas parece que esta igual :evil:

já aconteceu isso a alguem por aqui? como resolveram?

voltando ao assunto, eu tenho 1,78 cm e tb tenho um M, e ja estou no limite por isso para ti o M é capaz de ser pequeno mas tb depende das bikes.
A scale é um bicicleta optima para quem sobe muito, e isso é que eu gosto é subir e subir ate nunca mais :twisted:
Mas dá mais umas voltas um km valentes, e depois ves, tb tens a opçao de colocares um avanço diferente que nao te obrigue a deitar tanto sobre a bike se for esse o problema, informa-te na loja

cumps

Hugo
 
A

Arthur Carneiro

Guest
Rodas Mavic!!

Olá,
sou novo aqui no fórum!
moro no Brasil em Natal-RN...
estou querendo comprar uma Scott Scale 50 e esse forum me ajudou bastante!!

mas...
como o nosso amigo Floppi!!
eu dou muita atenção a estetica da bike e como as rodas Mavis CrossRider ficaram lindas na bike..
estou querendo trocar as originais por umas dessas!!
:D :mrgreen:

agora como não a verba sobrando, gostaria de saber o preço que foi pago de volta pela roda mavic!?!?
soh pra ter uma ideia!!


aguardo resposta!!

até mais...

:wink:
 

floopi

New Member
boas Arthur

Arthur Carneiro said:
gostaria de saber o preço que foi pago de volta pela roda mavic!?!?
se percebi a tua pergunta queres saber quanto é que me deram pelas rodas de origem na troca das crossride, certo?
penso que deve falar nesse valor logo nos primeiros posts, na altura deram-me de retoma 100€ pelas rodas de origem penso eu...

as crossride são bonitas e aguentam muita porrada, mas uma vez que tas a pensar trocar, porque não trocar pelas fulcrum red metal 5? são da mesma gama das crossride, logo o preço é equivalente e na minha opinião devem ficar fantasticas na scale 50...
as fulcrum são estas: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,41804.0.html

cumps
 

hugo7

New Member
Scott Scale 50 [2008]

boas pessoal

queria perguntar com que é que vcs lavam as vossas bikes, eu tenho lavado so com agua, mas agora com este tempo de lama, ela depois de seca fica sempre um nojo.
ja vi aqui muitos produtos desde detergente da louça a produtos mais elaborados, ja me lembrei de champo do carro :p mas tenho medo que contamine as pastilhas, nao sei

Hugo
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Floopy ainda sobre a historia do curso da suspensão.

Aqui fica esta foto:

10d5f11bcf15211e74fdbderh5.jpg
 

JorgeSantos

New Member
Pois...mas esse não tem de se preocupar com as revisões, nem com o desgaste ao usar esse curso todo. :lol:

Isso é muito para um simples utilizador.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Josant said:
Pois...mas esse não tem de se preocupar com as revisões, nem com o desgaste ao usar esse curso todo. :lol:

Isso é muito para um simples utilizador.

Outra grande verdade Josant.

Boa noite
 

hugo7

New Member
Scott Scale 50 [2008]

obrigado Floopi

ja tinha andado por aqui a ver e tinha visto 1001 coisas desde receitas caseiras a coisas mais elaboradas o meu medo era mesmo as pastilhas senao nao ganho para pastilhas :)

vou experimentar o Motorex em forma de borrifador dizem que é muito bom, vamos la ver, depois digo o resultado

boas pedaladas

Hugo 7
 

floopi

New Member
Boas

Agora que o ano terminou e com esta menina a andar comigo desde Março, conseguimos partilhar mais de 3000kms, a maior parte no monte, outros na estrada e todos com muito prazer, alguns com sofrimento, outros com um sorriso nos lábios...

Nestes 3000kms devo dizer que os problemas contam-se pelos dedos de uma mão não chegando a precisar de todos sequer...  :twisted:

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As alterações não foram muitas, uma coisinha aqui, uma coisinha ali, nada de muito extraordinário, a grande mudança e o primeiro grande upgrade que fiz foi para colmatar aquele que me pareceu o “calcanhar de Aquiles” deste modelo, a suspensão.
Como sabem, a Tora "dançou" dando lugar à magnífica Fox, o que ganhei?!! Ganhei muita coisa, peso, precisão, suavidade, controlo, e um sorriso ainda maior. "Tudo é diferente com uma fox na frente"  :lol: :lol:

As restantes alterações regeram-se por questões estéticas, desgaste, peso e ergonomia...
Foram elas a troca do selim scott pelo bbb anatomic design, a troca do pneu traseiro pelo IRC mythos xc e mais recentemente a troca do disco avid 180mm por um disco Quad Pulse 160mm...

O selim!!! BBB anatomic design.
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O que dizer do selim, a principio estranha-se depois... Não se entranha, mas habitua-se :lol: É durinho qb, mas ao mesmo tempo molda-se bem à fisionomia da parte do nosso corpo que o usa...  :mrgreen:
Foi uma excelente compra, se fosse hoje voltaria a comprar o bbb, para alem de retirar algumas gramas, não muitas, melhorei a nível estético já que o seu mais baixo perfil confere à bike um aspecto mais "racing" e a bem da verdade o selim scott era algo desconfortável de lado, embora fosse macio...
A cor, a cor é branca, este posso dizer que é branco e continuará a ser branco por muito tempo, não acontece como alguns que são brancos mas depois de 1mês a apanhar lama e terra passam a ser beges e castanhos :lol: ... Pela foto dá para ver que continua branco, a única cor que está a perder é o preto dos riscos, mas isso...

O pneu... IRC mythos xc.
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O pneu não deve ter rolado mais que 200kms, ainda não tenho uma opinião muito formada sobre o mesmo, mas do pouco que vi gostei, rola razoavelmente bem, a subir com o terreno seco e molhado parece uma "lagarta", cola ao chão e sobe muito bem. O seu ponto fraco é mesmo a lama, na lama aquilo cola mesmo e a progressão torna-se mais difícil e "pesada", neste ponto o scott ozon pareceu-me superior...

O disco... Quad Pulse 160mm.
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A ideia da troca de disco já vem de algum tempo para cá, para quê numa bike como a scale ter um disco de 180mm à frente?!!! Ainda para mais teria de andar com um adaptador para a pinça...
Em termos estéticos o disco está bem conseguido, já estava um bocadinho "farto" de olhar para os avid :mrgreen: , em termos de torção o disco não aparenta sofrer muito desses problemas, no entanto isso paga-se... e quando o coloquei na balança, bem :shock: :shock: aí vi que se calhar a compra deste disco não foi grande coisa, pesa menos 10g que o avid de 180mm, e mais 45g que o avid de 160mm... Parece-me bastante para um disco de 160mm...

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No que toca ao restante material, o pneu da frente (schwalbe little albert) com mais de 3000kms tem este aspecto que se pode ver na foto de cima, ainda faz muitos kms e é um pneu que me tem agradado bastante, dá-me bastante confiança a descer devido aos seus tacos espaçados e elevados... Alguém sabe o peso dele?

A transmissão ainda não sofreu qualquer alteração, tem-se mantido a funcionar bem, sem qualquer necessidade de afinações o que demonstra que o material de origem desta máquina poderá não ser o mais leve mas fiável é certamente...
As rodas, também se demonstraram até agora bastante fiáveis, sem empenos e já levaram muita "porrada" sem nunca se negar a nada...

Gostava ainda de vos pedir ajuda e conselhos para que possa trocar algum material da bike e assim retirar algum peso à mesma...
Às vezes uma pequena peça que até nem é muito cara, dá para retirar algumas gramas...  :roll:
O que trocavam na máquina?
Trocar a transmissão para já não é opção uma vez que são peças de desgaste e quando tiverem desgastadas aí sim troco por melhor, mas se quiserem podem ir dando já umas ideias :mrgreen: ...
E em relação aos periféricos, avanço, guiador, espigão, o que existe hoje em dia com a melhor relação peso/preço/qualidade?

Abraços e obrigado a quem se der ao trabalho de me dar umas dicas  :wink:
 

350plus

New Member
Boa análise, bem detalhada. Realmente a máquina não te têm deixado ficar mal. :wink:

Quanto às trocas, penso que onde tinhas mais a ganhar era nas rodas. Os periféricos é onde compensa menos o investimento, porque não alteram muito a performance.

Há bastantes opções de rodas que te vão permitir tirar peso e aumentar qualidade. Penso que já deves estar familiarizado com muitas delas. Montagens baseadas em cubos American Classic, rodas completas American Classic, XT, Mavic.
 

floopi

New Member
obrigado plus, nada que chegue aos teus fantásticos posts :wink:

não sei porquê, mas custa-me pensar nas rodas como upgrade principal para retirar peso :s talvez pelo facto de já as ter trocado à partida... :roll:
mas entendo os teus argumentos, as crossride pesam à volta de 1950g verdade? estéticamente gosto das american, das xt e das fulcrum :twisted:

a minha ideia era mesmo ir alterando outro tipo de componentes, o espigão por exemplo pesará à volta de 300g... :shock:

abraço
 

350plus

New Member
No espigão deves conseguir um bom ganho de peso. Mas tenho ideia que para o diâmetro da Scale tens que largar umas massas valentes para arranjar algo verdadeiramente leve. Estou enganado?

De qualquer maneira, pensa bem na questão das rodas. Vai investigando e vê se consegues fazer um bom negócio a vender as Crossride, e em pouco tempo conseguirás juntar dinheiro para umas rodas mais leves.
 

xisco

New Member
Pois é mas posso-te dizer que nas rodas é que tires muito peso mesmo, assim de caras! Para te dar um exemplo chegaram-me hoje umas rodas que comprei para a spark que pesam 1410g sem os apertos (ZTR Olympic, DT Swiss 240S, Sapim CX-Ray). Retirei as que tinha na spark (DT Swiss XR1) pesei-as sem os apertos rápidos e deu no conjunto 1940g......OOOOOOUUUUUUHHHHHHHH!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tirei 500g só nas rodas como podes ver...

Abraço e ver se te apanho novamente na Póvoa! :D
 
xisco said:
Para te dar um exemplo chegaram-me hoje umas rodas que comprei para a spark que pesam 1410g sem os apertos (ZTR Olympic, DT Swiss 240S, Sapim CX-Ray).

xisco se não é indiscrição, em quanto te ficaram as rodas e onde compraste? é que estou a pensar comprar umas daqui a algum tempo, e esse conjunto de aros, cubos e raios é o que mais me cativa... :)

abraço
 

JorgeSantos

New Member
Companheiro, camarada e amigo :D

Quem mais dizer...boa análise com boas fotos. :!:

E eu sei que tu és daqueles que fazes uso da bina, por isso: PARABÉNS :!:

Abraço

Josant
 
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