Boas
Agora que o ano terminou e com esta menina a andar comigo desde Março, conseguimos partilhar mais de 3000kms, a maior parte no monte, outros na estrada e todos com muito prazer, alguns com sofrimento, outros com um sorriso nos lábios...
Nestes 3000kms devo dizer que os problemas contam-se pelos dedos de uma mão não chegando a precisar de todos sequer... :twisted:
As alterações não foram muitas, uma coisinha aqui, uma coisinha ali, nada de muito extraordinário, a grande mudança e o primeiro grande upgrade que fiz foi para colmatar aquele que me pareceu o “calcanhar de Aquiles” deste modelo, a suspensão.
Como sabem, a Tora "dançou" dando lugar à magnífica Fox, o que ganhei?!! Ganhei muita coisa, peso, precisão, suavidade, controlo, e um sorriso ainda maior. "Tudo é diferente com uma fox na frente" :lol: :lol:
As restantes alterações regeram-se por questões estéticas, desgaste, peso e ergonomia...
Foram elas a troca do selim scott pelo bbb anatomic design, a troca do pneu traseiro pelo IRC mythos xc e mais recentemente a troca do disco avid 180mm por um disco Quad Pulse 160mm...
O selim!!! BBB anatomic design.
O que dizer do selim, a principio estranha-se depois... Não se entranha, mas habitua-se :lol: É durinho qb, mas ao mesmo tempo molda-se bem à fisionomia da parte do nosso corpo que o usa... :mrgreen:
Foi uma excelente compra, se fosse hoje voltaria a comprar o bbb, para alem de retirar algumas gramas, não muitas, melhorei a nível estético já que o seu mais baixo perfil confere à bike um aspecto mais "racing" e a bem da verdade o selim scott era algo desconfortável de lado, embora fosse macio...
A cor, a cor é branca, este posso dizer que é branco e continuará a ser branco por muito tempo, não acontece como alguns que são brancos mas depois de 1mês a apanhar lama e terra passam a ser beges e castanhos :lol: ... Pela foto dá para ver que continua branco, a única cor que está a perder é o preto dos riscos, mas isso...
O pneu... IRC mythos xc.
O pneu não deve ter rolado mais que 200kms, ainda não tenho uma opinião muito formada sobre o mesmo, mas do pouco que vi gostei, rola razoavelmente bem, a subir com o terreno seco e molhado parece uma "lagarta", cola ao chão e sobe muito bem. O seu ponto fraco é mesmo a lama, na lama aquilo cola mesmo e a progressão torna-se mais difícil e "pesada", neste ponto o scott ozon pareceu-me superior...
O disco... Quad Pulse 160mm.
A ideia da troca de disco já vem de algum tempo para cá, para quê numa bike como a scale ter um disco de 180mm à frente?!!! Ainda para mais teria de andar com um adaptador para a pinça...
Em termos estéticos o disco está bem conseguido, já estava um bocadinho "farto" de olhar para os avid :mrgreen: , em termos de torção o disco não aparenta sofrer muito desses problemas, no entanto isso paga-se... e quando o coloquei na balança, bem :shock: :shock: aí vi que se calhar a compra deste disco não foi grande coisa, pesa menos 10g que o avid de 180mm, e mais 45g que o avid de 160mm... Parece-me bastante para um disco de 160mm...
No que toca ao restante material, o pneu da frente (schwalbe little albert) com mais de 3000kms tem este aspecto que se pode ver na foto de cima, ainda faz muitos kms e é um pneu que me tem agradado bastante, dá-me bastante confiança a descer devido aos seus tacos espaçados e elevados... Alguém sabe o peso dele?
A transmissão ainda não sofreu qualquer alteração, tem-se mantido a funcionar bem, sem qualquer necessidade de afinações o que demonstra que o material de origem desta máquina poderá não ser o mais leve mas fiável é certamente...
As rodas, também se demonstraram até agora bastante fiáveis, sem empenos e já levaram muita "porrada" sem nunca se negar a nada...
Gostava ainda de vos pedir ajuda e conselhos para que possa trocar algum material da bike e assim retirar algum peso à mesma...
Às vezes uma pequena peça que até nem é muito cara, dá para retirar algumas gramas... :roll:
O que trocavam na máquina?
Trocar a transmissão para já não é opção uma vez que são peças de desgaste e quando tiverem desgastadas aí sim troco por melhor, mas se quiserem podem ir dando já umas ideias :mrgreen: ...
E em relação aos periféricos, avanço, guiador, espigão, o que existe hoje em dia com a melhor relação peso/preço/qualidade?
Abraços e obrigado a quem se der ao trabalho de me dar umas dicas :wink: