Santa Cruz Blur LT - Um ano, 3000Km

trek_b

New Member
Santa Cruz Blur LT - Um ano, 3000Km - Quatro anos, 7000Km

Olá malta do pedal.

Um ano e 3000km (70% alcatrão) depois cá vai a análise à minha Blur LT.

Escolhi fazer esta análise um ano depois da compra devido a dois factores:

1) Os meus conhecimentos sobre biclas na altura resumiam-se à minha bicicleta anterior, que custou cerca de 50cts, e que, como devem imaginar é muito diferente desta.

2) O material de que esta bicla é composta está largamente documentado no forum por pessoas com muito mais conhecimento do que eu, sendo portanto a minha opinião irrelevante. É preferivel de minha parte uma análise objectiva da durabilidade dos componentes.

Já sabem, opiniões formuladas nesta análise vêm de alguém cuja experiência não é muita. Fica o aviso…

História:
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À cerca de dois anos e meio resolvi começar a praticar algum desporto. Estava com 96kg, o que para alguém com 1,82m é excessivo. Resolvi comprar uma bicicleta para ver se gostava. Comprei um “tractor” de 50cts e lá comecei a dar as minhas voltinhas. Inicialmente as voltinhas eram de 8km sempre em alcatrão. Comecei a ir esporadicamente para o monte e… ganhei o gosto à coisa.
Como ao fim de ano e meio o “tractor” já estava a dar as últimas, necessitando de uma reparação em larga escala, resolvi comprar uma bicla nova que me desse menos problemas. Coloquei a minha fasquia nos 1500€ e lá fui à procura de biclas dentro deste orçamento. A minha escolhida era a Trek Fuel EX 6. Felizmente (senão hoje não tinha a Blur LT), devido ao facto de o pessoal da Trek colocar cá essa bicla 500€ mais cara que em Espanha, não a comprei. No Pernalonga vi o quadro Blur LT anodizado preto e foi paixão à primeira vista. Pensei “é isto mesmo que quero”. Quando soube o preço lá fui pra casa a pensar no assunto…
Discussão prá qui, discussão prá li, pensa prá qui, pensa prá li, meu Deus isto é tão caro, é um atentado dar tanto dinheiro por uma bicla, mas se é para algo que nós gostamos e usamos vale a pena, não!, é muito caro!!!, etc, lá fiz negócio. Confesso que não vi mais bicla nenhuma.
No dia em que fui buscar a bicla “estava triste como a noite” só em pensar no dinheiro que ia gastar. No dia anterior pensei várias vezes em cancelar a compra. Enfim, depois de pegar na bicla e dar a primeira volta no monte todas as dúvidas se desvaneceram. Cheguei a casa completamente satisfeito e feliz com a bicla…

A bicla:
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Componentes:
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Quadro: SantaCruz Blur LT anodizado preto
Amortecedor: Fox RP23
Suspensão: Fox Talas 32 RLC
Caixa de Direcção: CaneCreek S3
Avanço: Race Face Evolve XC
Guiador: Race Face Envolve AM
Espigão de Selim: Thomson Elite
Selim: WTB Lazer V Pro Gel (agora com o Selle SMP Extra)
Manipulos de Mudança: Shimano XT
Mudança de Trás: Shimano XTR
Mudança da Frente: Shimano XT
Manetes de Travão: Shimano XTR
Travões: Shimano XTR 180 Frente/160 Trás
Pedaleiro: Shimano XT
Movimento Pedaleiro: Shimano XT
Cassete: Shimano XT 9 Velocidades
Corrente: Shimano XT
Cubos Frente: CrossMax ST Disco
Cubo Trás: CrossMax ST Disco
Aros: CrossMax ST Disco
Raios: CrossMax ST Disco
Pneu Frente: Schwalbe Nobby Nic 2,25
Pneu Trás: Schwalbe Smart Sam 2,10
Anti-Furo: Slime
Pedais: Shimano SPD 540
Peso: 13kg

Os problemas:
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1) Era muito dificil alinhar o travão da frente. Sempre que tirava a roda fora e voltava a meter lá estava o disco a bater nas pastilhas. Só depois de algum tempo se constatou que o veio da roda estava empenado. Os senhores da Mavic não deram garantia do mesmo justificando que o empeno devia ter sido devido a uma pancada com a roda mal apertada. Enfim…

2) O amortecedor Fox RP23 “rebentou” por dentro. Teve de ser reparado.

3) A suspensão Fox Talas 32 RLC começou a descascar a tinta. Vai ser trocada agora essa parte sob garantia.

4) A suspensão Fox Talas 32 RLC teve problemas no controlo de altura. Deixou de subir dos 120mm para os 140mm. Ainda hoje não está muito bem. Vai agora para a manutenção anual e espero que esse problema seja resolvido de vez.

5) A suspensão Fox Talas 32 RLC tem uma tinta muito sensivel. Como podem ver na imagem abaixo, está com uns efeitos estranhos, talvez devido a algum desengordurante incompativel.

6) Os parafusos de aperto do guiador são de má qualidade. Ao fim de um ano estão cheios de ferrugem.

7) A caixa de direcção já teve de ser apertada. Já tinha uma folga notável. Serão as esferas a moer?

Manutenção:
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1) Uma corrente.

2) Uma afinadela nas mudanças de quando em quando.

3) Vai agora à manutenção da suspensão e pontos de rotação do quadro.

4) Deve trocar agora a cassete e corrente.


Comentários aos componentes:
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1) Travões: Têm tido um comportamento aceitável. Aquecem bastante nas descidas mais acentuadas. Acho que para mim eram necessários discos ventilados :). Claro que já sofreram do problema do óleo nos discos. Só ficaram em condições depois de umas pastilhas novas. Os manipulos são extremamente ergonomicos. Com estes travões é possivel travar com apenas um dedo. São muito progressivos.

2) Fox Talas 32 RLC: Foi o componente que mais problemas deu. Em termos de comportamento acho que é muito boa. O facto de ser regulável é muito vantajoso. É impressionante ver a geometria da bicla a mudar quando passamos dos 140mm para os 100mm. Claro que nunca andei com outras suspensões durante tempo suficiente para poder ter um factor de comparação.

3) Fox RP23: Tirando o problema que teve, não tenho nada a dizer. É um componente que simplesmente está lá e cumpre com a sua função. Não uso o PRO-PEDAL. Tenho o amortecedor o mais mole possivel dentro do SAG recomendado.

4) Mudanças: Funcionam bem. Demorei algum tempo a habituar-me a meter duas e três velocidades de uma vez. É necessário alguma precisão no ponto onde levamos o manipulo. Tirando um ajuste aqui e ali têm tido um comportamento bom. Ultimamente, e depois de um pau ter dado a volta ao desviador, parecem não estar tão precisas. Pode ser que tenha mais a ver com o desgaste da cassete e corrente.

5) Pneus: Um furo num ano :) no pneu de trás. Este furo valeu por vários, isto porque, como uso Slime, não remendei o mesmo, e por vezes lá ouvia mais uma perda de ar e pensava “mais um furito”. Afinal era sempre o mesmo. A pressão do ar no pneu quando era maior levava o Slime a falhar. Lá meti um taco no furo e a coisa tem-se aguentado. Acho que nem vou remendar o pneu por dentro porque o mesmo já está quase gasto. Em termos de comportamento não posso dizer nada porque não tenho factor de comparação.

6) Pedais: Nada a dizer. Mesmo com lama aos molhos nos pés os pedais sempre encaixaram.

7) Rodas: Tirando o empeno do eixo da frente nada mais a dizer. Não há empenos, nada. Simplesmente cumprem.

Comentários ao quadro:
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A peça especial desta bicla é mesmo o quadro e o sistema VPP.

É impressionante com o amortecedor mole, dar uma pedalada forte e sentir o quadro quase rígido e a força da pedalada a ser transmitida quase na totalidade para as rodas e não para o amortecedor. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista (a mim pareceu-me :)), o VPP funciona mesmo. É mesmo o que mais gosto na bicicleta. Ir a subir e sentir o amortecedor a trabalhar. Coisa que não me lembro de acontecer é a roda de trás patinar. Parece que vai colada ao chão, e que a aderência aumenta com a pedalada. O mesmo não posso dizer de a roda da frente levantar :).

No inicio demorei algum tempo a achar a posição de condução certa. Isto devido ao facto de inicialmente ter um espigão do selim recto. Só consegui a posição perfeita depois de ter trocado o espigão por um com inclinação para trás.

A pintura é excelente. Simplesmente nada a dizer. A Fox devia falar com a Santa Cruz sobre pinturas…


As imagens um ano depois:
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Fox Talas 32 RLC e a sua pintura maravilha:
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Fox RP23:
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Parafusos do avanço ferrugentos:
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Schwalbe Nobby Nic 2,25:
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Schwalbe Smart Sam 2,10:
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Travão de trás (o da frente está igual):
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Pontos de rotação:
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Pedais:
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Pedaleira XT:
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Manipulos:
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Desviador:
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O único defeito do Blur LT:
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Conclusão:
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É isso mesmo, um ano depois, foram 3000km (menos os 56 de Idanha que me custaram muito sob aquele sol abrasador :)) de puro prazer. Quem diz que não necessita de uma suspensão total para andar em alcatrão, devia dar uma volta pelas estradas cá da zona e claro, se possivel numa Blur LT.
Acho que o que define melhor este quadro é a sua polivalência. Tanto dá para subir com grande facilidade como para descer à bruta (não é que eu o faça, afinal preciso de discos ventilados por alguma razão :)).
É uma bicla que terei muita relutância em vir a vender algum dia tal é o gosto que tenho nela.
Se forem comprar uma bicla, não deixem de dar uma volta nesta ou noutra que tenha o sistema VPP.
 
Last edited:

marky27

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Parabens pela bike, é sem dúvida dos melhores senão mesmo o melhor sistema de suspensão traseira que existe, além disso a marca é mitica, o quadro está perto da perfeição e a montagem que tem é irrepreensível.

Como ao fim de ano e meio o “tractor” já estava a dar as últimas, necessitando de uma reparação em larga escala, resolvi comprar uma bicla nova que me desse menos problemas. Coloquei a minha fasquia nos 1500€ e lá fui à procura de biclas dentro deste orçamento. A minha escolhida era a Trek Fuel EX 6. Felizmente (senão hoje não tinha a Blur LT), devido ao facto de o pessoal da Trek colocar cá essa bicla 500€ mais cara que em Espanha, não a comprei. No Pernalonga vi o quadro Blur LT anodizado preto e foi paixão à primeira vista. Pensei “é isto mesmo que quero”. Quando soube o preço lá fui pra casa a pensar no assunto…

Isso é que foi uma derrapagem orçamental! :shock:
O que interessa é que estejas satisfeito com a compra o que é normal quando se anda com um maquinão desses!

Abraço
 

huppy

Member
Alo

Ja tive o prazer de pedalar varias vezes junto a um exemplar da especie, e nao tenho duvidas que se nao fosse o orçamento tambem teria uma neste momento!
Curso muito adequado a todos os usos, amortecimento sem causar perdas, linhas irrepreensiveis, que mais se pode pedir?

Abraço
 

andrextr

Active Member
Epá devia de ser crime andar com uma bike dessas no alcatrão !! :twisted: :twisted:
Ela tanto geme para ir para o monte que até já perde tinta :mrgreen: :mrgreen:
Ahah tou a brincar, força nisso é grande maquinão !! :roll:


Tive a ver, e essa bike faz 135mm não faz? Porreiro, pá! Por acaso pensava que fazia menos!
Gostava de experimentar uma coisa dessas! eheh
 

marky27

New Member
Tive a ver, e essa bike faz 135mm não faz? Porreiro, pá! Por acaso pensava que fazia menos!
Gostava de experimentar uma coisa dessas! eheh

Podes crer André, não é só porreira, é porreirissima pá! :mrgreen:
Existem 2 versões da Blur a XC e a LT (long travel) que faz 135 mm atrás e aceita forquetas até 160 mm de curso, portanto polivalência não lhe falta.
 

Ray Bonga

New Member
Parabéns pela crítica à máquina. Tb tenho uma e gosto mesmo dela.

É realmente estranho o que está a acontecer com a pintura da FOX...parece que foi pintada em casa e a pincel EHEH.

Isso do amortecedor rebentar deve mesmo ter sido falta de sorte... o meu tem funcionado bem até agora.

Quando fizeres a manutenção dos pontos de rotação do quadro, depois conta quanto te ficou e quais as peças que foram trocadas.

Força aí nas canetas que a máquina pede pujança! INCHA!!
 

Bruno Malheiro

New Member
Parabéns tens ai uma devoradora de kms.

A pintura da fox se fosse comigo deixava-a ficar assim,até nem ficou feia :mrgreen:
Ou então mandava pintar de preto :D
 

Ray Bonga

New Member
Eu pintava a suspensão de branco, ficava mesmo racing. Metia tb uma decoraçãozinha em vermelho...Nem era preciso ter a marca Fox, ficava mesmo do tuning!!

Aliás, espero que a Fox mude as cores à Talas 32 para 2009, aquele cinzento...não está com nada...

abraço
 

pratoni

Active Member
Uma bike destas a fazer 70% de estrada? :shock: :shock: :shock: Isso é um crime, pá!!! :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

O que vale é que, mesmo assim, dás-lhe uso, 3000km num ano não é mau... :wink:

Tá bem fixe a bike, tal como a análise. :yeah: :yeah:

dDisseste os problemas que ela realmente te deu, ao contrário de muitos que, dizem que é tudo uma maravilha e que o que compraram é que é bom, só para não ficarem naquela de "ah e tal, larguei uma pipa de massa e só tive problemas..." (no teu caso, suspensão e rodas). :wink:
 

Ricardo_Portela

New Member
Desculpa lá dizer, mas essa transmissao esta como nova, não precisas de a mudar.
se mudares a transmissão diz-me (eu dou-te a minha morada lool) :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :roll: :roll:
 

trek_b

New Member
Enviada: Hoje às 16:50:31Enviado por: Ricardo_Portela
Desculpa lá dizer, mas essa transmissao esta como nova, não precisas de a mudar.
se mudares a transmissão diz-me (eu dou-te a minha morada lool)

É algo a que tenho de confirmar. É certo que as mudanças não estão tão boas como à uns tempos atrás, precisamente nas velocidades que mais uso, quinta, sexta e sétima.


Enviado por: pratoni
Uma bike destas a fazer 70% de estrada? Isso é um crime, pá!!!

Esses 70% talvez tenham de ser revistos. Depois de mais umas contas, o valor correcto deve rondar os 50% e não os 70%. De qualquer forma, como ando quase sempre por estradas secundárias, normalmente cheias de buracos, parece quase monte :) Acredita que por onde ando as minhas costas agradecem muito à suspensão total.

Enviado por: Ray Bonga
Eu pintava a suspensão de branco, ficava mesmo racing. Metia tb uma decoraçãozinha em vermelho...Nem era preciso ter a marca Fox, ficava mesmo do tuning!!
Enviado por: Bruno Malheiro
A pintura da fox se fosse comigo deixava-a ficar assim,até nem ficou feia
Ou então mandava pintar de preto

Algo que irá acontecer certamente é pintar de preto de forma a ficar a condizer com o resto da bicla.
 

Xure

New Member
Boas!

Vejo esta bike em quase todas as minhas voltas, pois o trek_b é meu companheiro do pedal, e não há dia que não a veja que não me babe para cima dela.
Já testei e é sem duvida uma bike suberba a todos os niveis. É mto bonita e sobria, leve e com um funcionamento ao nivel do triangulo traseiro perfeito, a sups não precisa mesmo de propedal, para funcionar em pleno.
De referir que ele a usa em alcatrão nos treinos semanais, pois ao fds é só mato.
Penso eu e se estiver errado corrige-me, trek_b, que só agora começas a perceber as verdadeiras capacidades dessa tua maquina, pois já desces bem melhor e aproveitas mais a bike que tens. Ainda te vou ver a passar, tipo foguete, por mim nas descidas um dia destes. :D :wink:

Quanto ao valor, já falamos nisso varias vezes, se lhe dás uso e eu sei que dás, acho que é um investimento bem feito. Crime é ter bikes destas ou outras encostadas na garagem, só por ter.

Abraço e já sabes nas descidas, LARGA OS TRAVÕES.... :mrgreen: :lol:
 

rjcm

New Member
Sem dúvida uma bike muito bonita. Parabéns :)

Quanto à suspensão, de facto é um bocado esquisito o que aconteceu. Disseste que vai ser trocada pela garantia, por isso já vi que foste reclamar do caso junto do vendedor. Era isso que ia sugerir, porque não me parece normal isto acontecer, e estas coisas deviam estar cobertas.

Se optares por a pintar de novo, acho que se fosse branquinha dava um outro ar à montagem, quebrava com o resto all black.

Uma questão? A certa altura nas fotos comentas uma como a pior parte da bike? Referes-te àquele segmento que une as escoras logo acima do pneu?
Porque é para ti um defeito? limita de alguma maneira as opções para os pneus, faz saltar muita lama, que se passa?

A revisão está óptima, com os pontos fortes e fracos da tua utilização e boas fotos. Excelente para termos uma ideia mais concreta sobre este modelo. Continua que a malta agradece :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
rjcm said:
Referes-te àquele segmento que une as escoras logo acima do pneu?
Porque é para ti um defeito? limita de alguma maneira as opções para os pneus, faz saltar muita lama, que se passa?

Provavelmente porque basta entrar ali um pau, ou uma pedra agarrada à lama dos pneus, ou até mesmo a propria lama, para bloquear a roda e consequentemente risca aquilo...

Deviam de ter deixado um pouco mais espaço... E com um pneu com mais volume, então ainda pior...
Mas por outro lado não podem dar mais espaço, senão essa união batia no tubo vertical do quadro no final do curso ...
 

Xure

New Member
É realmente o unico defeito que lhe posso apontar.

O meu quadro tb tem essa ligação demasiado baixa, e quando uso os pneus spec enduro 2.2, que são bastante altos e com um volume elevado, passa por um fio nessa zona, fazendo precisamente com que a lama faça roçar e consequentemente estrague a pintura. O que no fundo não é importante, pois o material é para se usar. :twisted:

Na minha até posso compreender, pois não é para levar esse tipo de pneus, eu é que gosto de abusar a descer, agora neste não se percebe esta falha da S cruz.

Mas respito é a unica falha, pois de resto é perfeita.

Abraço
 

trek_b

New Member
rjcm said:
Uma questão? A certa altura nas fotos comentas uma como a pior parte da bike? Referes-te àquele segmento que une as escoras logo acima do pneu?
Porque é para ti um defeito? limita de alguma maneira as opções para os pneus, faz saltar muita lama, que se passa?

Tal como diz o Xure, o problema é mesmo quando temos uma quantidade grande de lama. Fica toda naquela zona, chegando no extremo a prender um bocado a roda!
Isso aconteceu-me logo na primeira volta da bicla, na zona do Vouga em Eixo, em caminhos que tinham estado debaixo de água à uns dias. Foi um tratamento lindo para uma bicla a estrear :).
 

analogiko

New Member
Óptima análise.

Um teste à durabilidade é serviço público! :)

Gosto muito dos quadros Santa Cruz, e sempre tive a FOX em muito boa contao ao nível de material. Fiquei admirado por ler os teus problemas.

De qualquer forma o importante é que estás contente, eu costumo dizer que uma bike se paga em klms, por isso 3000 num ano e já a pagaste :D

Cumpts
 

SURFAS

New Member
Aqui está a minha de Setembro de 2005 os Kms não são pois não contabilizo mas já foi a Santiago de Compostela ,umas quantas vezes à Serra de Aire, da Estrela, maratona de Idanha, Ponte de Lima http://bttour.com/forumbtt/viewtopic.php?t=175

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O melhor upgrade que fiz nela foi trocar as buchas da Fox por uns da BETD, pois tinha barulhos nos pontos de rotação do quadro com o amortecedor, tinha de constantemente desmontar o VPP e limpar as buchas. Depois da troca nunca mais tive problemas.

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Antes de começar o Inverno e depois o Verão, costumo desmontar o VPP e fazer uma limposa aos pivôs, colocar massa e verificar os rolamentos.

Anteriormente tinha montado um conjunto completo XTR com dual levers de 2003, no principio do ano passado fiz o upgrade para travões Formula Oro Puro, mudanças trás Sram X0,frente e pedaleira XTR - BEM MELHOR.
Aparte dos barulhos das buchas da Fox NUNCA tive problemas - NENHUNS!

No fim do ano coloquei estes punhos Ergon e só digo maravilhas deles, esteticamente não são um primor MAS muito confortáveis

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Mais em Forum BTTour
 

Nuno Prazeres

New Member
Está aí uma belíssima máquina!!!

Agora se me permitem, eu não punha uma suspensão branca.

A minha é uma Blur XC com a mesma pintura (em termos práticos é uma LT com anorexia) e montei-lhe recentemente uma Fox F100 branca e a frente da bike parece a porta de um frigorífico...

Tenho uma foto que o demonstra aqui:

http://myblurxc.blogspot.com/2007/12/upgrade-da-suspenso.html

Tirei-a na cozinha para que ficasse evidente a reduzida diferênça face às máquinas de lavar :lol:

Aqui tenho uma foto da menina em acção e se fizerem o exercício mental de imaginar a suspensão em branco vão perceber que fica mesmo mal.

http://myblurxc.blogspot.com/2007/08/primeiro-sucesso.html

Ainda não sei se vou mesmo ficar com a Fox mas se não a vender mando pintá-la de preto baço totalmente nua sem autocolantes nem nada...

Quanto aos pivots, nunca tive problemas. Apesar de ser eu a fazer toda a manutenção da bicicleta, ainda não me aventurei a desmontar o VPP até porque isso implica desmontar o pedaleiro XTR e eu não tenho ferramenta para tal.

Essa ideia de fazer um upgrade às buchas da Fox agrada-me porque parece ser a zona mais vulnerável embora no caso da Blur XC sofram menos porque o curso se fica pelos 115mm mas bem reais diga-se porque, como gosto de sags avantajados, não é raro esgotar o amortecedor.
 
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