Rotwild R.R2 HT

Silvas

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Aquilo que disseste está correcto e ao mesmo tempo errado porque estás a falar no caso de uma só fibra e eu estou a falar de um componente com milhares de fibras dispostas em múltiplas direcções.
Tal como referi, no cenário mais provável, um qualquer componente não parte logo mas sim fibra a fibra. Só em casos extremos é que poderá partir logo mas isso também pode acontecer com Al por exemplo.
 

mariosimas

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Para adicionar uns dados á conversa estes são as caracteristicas fisicas das ligas de titanio e aluminio que usamos nos parafusos das nossas bicicletas:

Liga de Titanio: Ti6Al4V

- 6% aluminium, 4% vanadium, 0.25% (maximum) iron, 0.2% (maximum) oxygen, and the remainder titanium.

- density of roughly 4420 kg/m3

- tensile strength of 1000 MPa


Liga de Aluminio: 7075-T6 (Também conhecido como Ergal)

- Maioritariamente Aluminio com vestigios de outros elementos (ver este artigo: http://www.alcoa.com/mill_products/catalog/pdf/alloy7075techsheet.pdf)

- Aluminium 7075 has a density of 2810 kg/m³

- tensile strength of 510 - 538 MPa


Lendo os numeros comprova-se que a Liga de Aluminio é mais leve :) mas têm uma força tênsil metade da liga de Ti.

A pergunta que se põe é saber se a força tensil da liga de Aluminio é suficiente para suportar as cargas a que está sujeita no avanço de uma bicicleta.


Conheço uma loja online que vende parafusos em Ti em 8 cores diferentes.
 
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MJCT

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Sim é aproximadamente metade da do tit, mas como avanços baratos trazem aço, e ainda ninguém disse que os parafusos de aço são perigosos, e o alu consegue bater-se com o aço, acho justo dizer-se que o ti acrescenta segurança mas que na realidade o aço ou o alu dão conta do recado. Acho que consegui resumir aquilo que queria dizer.

Quanto ao carbono. Estamos a começar a entendermo-nos Silvas. Um fio parte de uma só vez com um pequeno esforço, à medida que vais acrescentando carbono vai ficando cada vez mais difícil de isso acontecer, algo em que estamos de acordo. E entre o preto e o branco vai haver uma série de cinzentos, certo? O que eu digo é que no caso de uma peça como um guiador, que tem relativamente pouco material e está sujeito a grandes esforços, pode partir na totalidade sem dar aviso ao dono. Se aquilo delamina uns bocadinhos aqui e ali por dentro antes de partir, neste caso não interessa porque a própria rigidez do material vai camuflar isso dando uma falsa sensação de segurança dando a entender que ta tudo bem quando não está. Quando for para partir mesmo, não vai ficar ao pendurão.

Mas reafirmo que não é coisa para acontecer todos os dias. Só fico um pouco admirado que o pessoal tenha tanto receio de umas coisas e nenhum de outras, quando na realidade analisando os factos NÃO ocorridos se fica com a sensação de que ambas as situações (parafusos de alu/guiadores de carbono ultra leves) têm mais ou menos as mesmas probabilidades de dar para o torto... ou seja, poucas.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
MJCT, ligas de aço também há muitas, e todas têm um valor de módulo de elasticidade bem maior que o do titanio e ligas de titanio, quanto mais em comparação com aluminio e respectivas ligas.
O titanio é também utilizado em parafusos nos componentes de btt de topo porque as sus propriedades são suficientes para se aguentarem lá, conseguindo ter metade do peso dos de aço.
Os parafusos de aluminio servem perfeitamente para segurar componentes que não sofrem com o peso do nosso corpo, que mesmo assim ainda são muitos. Para os restantes componentes eu não aconselho, mas quem quiser arriscar para poupar meia duzia de gramas está à vontade...

E eu nesta discussão fico por aqui...
 

Tremoço

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Bem muito porreira a bicicleta, só de pensar que começou com uma rockrider e neste momento esta assim....

Em relação aos parafusos de alumínio nas estrada uso e não me preocupo muito agora no btt também não sei se arriscaria, mas os valores de tensão dados pelo amigo MCJT e Marosimas parecem.me aceitáveis para os esforços que podaram aparecer....
 

MJCT

New Member
Ok, agora já passámos para os módulos de elasticidade... realmente a discussão em termos técnicos pode de facto ficar complicada. Basicamente quanto maior o valor do módulo de elasticidade menos o material se deforma perante uma determinada força. Não digo que o facto de o aço deformar menos que o tit e este menos que alu seja obrigatoriamente mau (os módulos são mais ou menos 200, 115, 75 respectivamente), mas esse teu argumento é um bocado estranho porque então o aço era muito mais seguro do que o ti uma vez que o módulo é quase o dobro e o ti seria pouco mais seguro que o alu. Em que pé é que ficamos?
Tens o exemplo do Cuproniquel (90%CU 10%Ni) com módulo de elasticidade 140 GPa mas que tem uma tensão máxima de tracção de 365 MPa..... hhhhuuuummmmm não me parece que vá querer parafusos de Cuproniquel! Deve ser por isso que nunca vi nenhum! LOL
Ia ser mais difícil de moer a cabeça a um parafuso de Cuproniquel do que a um de ti mas o parafuso em si ia partir muito mais cedo do que um de alu. Se estiver errado emendem-me por favor porque tou para aqui a mandar postas sem ser nenhum "Inginheiro".

Mas de facto os argumentos que podiam ser esgrimidos já o foram e parece que quem não confia em 4 parafusos de alu num avanço continua a não confiar, e quem confia vai continuar a usa-los.
 

C.Orelhas

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A bike está mesmo um estrondo , parabens.

Em relação aos parafusos, acho que já chega de tanto off topic, é que já vão páginas sobre o mesmo assunto penso ser importante , mas acho que mais valia criar-se um topico diferente e falar-se sobre o mesmo lá, aqui já o assunto nem é a bicicleta praticamente.
 

barradinhas

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Bom dia, este domingo tive o prazer de conhecer pessoalmente o Mário e a sua montada. Bem fiquei impressionado com o peso da bike super leve. Está absolutamente fantástica para mim chegava e não alterava mesmo mais nada. Temos de combinar umas voltas no alentejo companheiro abraço. Obrigado pela barra ajudou bastante a recuperar no fim de prova a azia passou mais um pouco.
 
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darckghost

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Mario passas-te por mim no asfalto parecias um foguete depois colei-me a ti durante um bocado para aperciar a o canhão (adorei) e assim que entramos em terra nunca mais te vi, depois na meta é que te vi a chegar, mas parecias estar cansado(o que é normal) não te quis chatear.
conseguiste meter o track no garmin?
 

mariosimas

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viva darcghost

podias ter metido conversa na boa, nem estava nada cansado, com as pernas um pouco pesadas mas o normal para mim.

Como te correu a prova ?

Aqui os dados do meu garmin: http://connect.garmin.com/activity/79734382



Mais um mimo cortesia do idfrancis:

sam1327a.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
 
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Kamoes

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Porque é que o guiador vinha sem o lettering?
Por acaso deu alguma vida à frente... estava mesmo muito Dark :mrgreen:

Abraço.
 

mariosimas

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sim, os novos guiadores não trazem o lettering :(

o lettering completo por baixo do "ax-lightness" diz "carbon fibre technology"

mtb-lenker-gross_361.jpg


o meu tinha sido produzido em 10/2010
 
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Kamoes

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É que o do Patitos trazia.

Por acaso achei estranho não ter, mas pensei que tivesses pedido o guiador assim.

Ficou bonito o lettering. O Sr. Idalécio é artista :mrgreen:


Abraço e boas provas com a máquina ;)
 

JNR

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mas repara, sem o lettering poupas prá aí umas 2 gr:mrgreen:

será contenção de despesas ou então o ID Francis tem um acordo a Ax :D

Agora a sério, parece que não, mas realmente melhorou ;)
 

darckghost

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tanto este como os Schmolke são usados em taças do mundo por isso acho que devem de ser fiaveis.
A maratona ate me correu bem tirando alguns imprevisto mas de resto até foi boa.
 

mariosimas

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Vou fazer uma alteração em que a bike vai ganhar umas gramas mas concerteza irá ganhar em eficácia.

Vou substituir a trasmissão traseira que era Attack + XTR Shadow por Gripshifts X.0 e desviador X.0.


Os Attack com o XTR Shadow na minha bike nunca funcionaram a 100%.
 
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