Sim é aproximadamente metade da do tit, mas como avanços baratos trazem aço, e ainda ninguém disse que os parafusos de aço são perigosos, e o alu consegue bater-se com o aço, acho justo dizer-se que o ti acrescenta segurança mas que na realidade o aço ou o alu dão conta do recado. Acho que consegui resumir aquilo que queria dizer.
Quanto ao carbono. Estamos a começar a entendermo-nos Silvas. Um fio parte de uma só vez com um pequeno esforço, à medida que vais acrescentando carbono vai ficando cada vez mais difícil de isso acontecer, algo em que estamos de acordo. E entre o preto e o branco vai haver uma série de cinzentos, certo? O que eu digo é que no caso de uma peça como um guiador, que tem relativamente pouco material e está sujeito a grandes esforços, pode partir na totalidade sem dar aviso ao dono. Se aquilo delamina uns bocadinhos aqui e ali por dentro antes de partir, neste caso não interessa porque a própria rigidez do material vai camuflar isso dando uma falsa sensação de segurança dando a entender que ta tudo bem quando não está. Quando for para partir mesmo, não vai ficar ao pendurão.
Mas reafirmo que não é coisa para acontecer todos os dias. Só fico um pouco admirado que o pessoal tenha tanto receio de umas coisas e nenhum de outras, quando na realidade analisando os factos NÃO ocorridos se fica com a sensação de que ambas as situações (parafusos de alu/guiadores de carbono ultra leves) têm mais ou menos as mesmas probabilidades de dar para o torto... ou seja, poucas.