Rota das Cidades Históricas - Torres Novas-Tomar-Leiria

PedroPadinha

New Member
Enquanto alguns andam pela Africa do sul...outros contentam-se pelo nosso Portugal ;p

Depois de 150kms de puro BTT, por onde começar? Seguramente terá que ser pelo inicio, mas este pode ser onde quiserem pois o percurso é circular. Eu e a Sarah decidimos começar em Torres Novas, simplesmente por ter sido onde começaram as unicas duas equipas ate ao momento a completarem a rota, a equipa do Millenium Bcp e a equipa que criou. Mais tarde viriamos a mudar de opinião quanto ao melhor sitio para partir..mas já lá iremos.

Rota das Cidades Históricas - Triumviratum BTT

O conceito por detrás da Rota surgiu com o intuito de unir três cidades da região centro, Torres Novas, Tomar e Leiria. Para tal juntaram-se três amigos, amantes de BTT e longas distâncias. Paulo Mourão em Torres Novas, Paulo Alípio em Leiria e arredores e Miguel Tolda na região de Tomar, que delinearam e fizeram o levantamento dos percursos que uniram as três cidades.
Existiu um grande cuidado na elaboração do percurso, tendo o cuidado para escolher os melhores e mais interessantes trilhos da zona, como os mais diversos e ricos, tentar evitar o alcatrão ao máximo, e brindar os participantes com passagem nos momentos mais emblemáticos.
A rota em si, esta marcada apenas por GPS, sendo que o track será disponibilizado após contactarem a organização. Como não existe marcações (nem vão existir) a unica maneira de o fazerem é com o recurso ao gps, pelo que as equipas deverão ter pelo menos um, caso não tenham existe maneira de alugar, estando esta opção no blog também.
Quanto á nossa rota especificamente, tivemos conhecimento através de um 3ª elemento, um amigo da sarah que posteriormente me falou do desafio. Como andavámos a treinar há já algum tempo para a Ultramaratona de Serpa (160kms) este seria sem duvida um bom desafio, e nada melhor que duas semanas antes para o fazê-lo. Como foi em cima do tempo não conseguimos cumprir além da Rota, o desafio “Triumviratum”, que consiste entre outras regras descritas no blog a serem 3 elementos a completá-lo. Talvez numa proxima ocasião, fica em aberto..(?). De qualquer das formas isso não era impeditivo e partimos á mesma no dia anterior, tendo em conta que ja aprendi(da pior maneira) diversas vezes que para empenos é obrigatorio partir no dia anterior, caso contrário não se descansa convenientemente e o stress é enorme no próprio dia.
Contactei então a meio da semana o Paulo Mourão de Torres Novas, que desconhecia até á altura, para lhe pedir o track e algumas informações extra. A resposta foi rapida, e foi bastante simpatico, mostrando-se disponivel para um café na noite anterior e inclusive acompanhar-nos nos primeiros 50km’s da rota. Deu a possibilidade de fazer um “briefing” do que nos esperava, ter a noção de alguns pontos chave do percurso, e ainda “descambar” a conversa para outros assuntos que davam pano para mangas..


Embora o percurso seja circular, e optativo por onde começar, a ideia é começar numa das três cidades, como escolhemos Torres Novas a partida iria dar-se junto ás piscinas (ponto oficial).
Eram então cerca das 7:10 quando se deu a partida (custou..mas para quem pode passar até 12h ou mais a pedalar é imprescindivel sair “pelo menos” a esta hora). A metereologia (ciência a que há uns tempos para cá comecei a dar relevancia antes de certos eventos) dizia que iria estar bastante enublado, então levei uma térmica mais um corta vento...errado! O ceu estava totalmente limpo, e já pouco depois de começarmos a pedalar dava sinais que o dia iria estar optimo e o calor iria prevalecer...meu querido jersey..
Bem, mas voltando ao que interessa, em qualquer cidade é complicado fugir ao alcatrão e Torres Novas não é excepção, no entanto o facto da cidade estar muito bem situada geograficamente no que respeita á riqueza natural envolvente, faz com que sem nos dar-mos conta disso, já estamos a rolar por entre trilhos.
Começámos por caminhos bem rolantes logo á saida da cidade, terrenos verdejantes e vales eram predominantes na paisagem, algum sobe e desce com descidas sempre um pouco técnicas, pois pedra é coisa que não falta nestas zonas tornando as descidas sempre perigosas. Um pouco á frente em pontos um pouco mais altos via-se ao longe o enorme maçico da Serra D'Aire.
Após passarmos por pequenas localidades como Adofreire voltamos a entrar no mato, e ai começam algumas subidas de maior relevancia, uma delas bem inclinada e algo tecnica a abrir as hostilidades. Pouco á frente o Paulo avisa-nos que estamos a chegar a um dos pontos mais emblematicos e dignos de paragem para foto, estou-me a referir aos Moinhos da Pena. Lembrou-me logo um pouco dos moinhos em Palmela na serra do Louro, e na realidade não ficam nada atrás deles, quer na sua preservação quer na paisagem envolvente.
Apartir desta altura teria que começar a olhar para o Gps pois daqui em diante o troço já não dizia respeito ao Paulo, e este, já não se recordava dos trilhos todos como é obvio, o que também significava que estariamos próximos de tomar. Após umas descidas rápidas (para não me tornar repetitivo mas para não deixar de ser minucioso, acrescentem sempre “..e com muita pedra”) e cruzar a estrada nacional, passariamos pela Quinta da Anunciada, e após esta começariamos a ver já não muito longe outro ponto de referência - o Aqueduto de Pegões. Finalmente e após uma singletrack porreirinha, entrariamos em Tomar perto das 10horas com cerca de 35kms,aqui seria a primeira paragem e altura para tirar fotos. Parámos num café que o Paulo conhecia para o pequeno almoço mas o tempo passou a correr e perdemos imenso tempo no total.
Já de barriga cheia, nada como fazer rapidamente a digestão logo a seguir..com uma subida ate ao aqueduto por calçada, passando ao lado do convento de Cristo. Esta parte foi para mim o momento mais marcante do percurso, e se fizerem o percurso compreendem. É preciso de facto ter algum cuidado, pois existe uma parte sem nada a separar-nos da estrada lá em baixo a uns 30 metros, eheh, mas só com alguma imprudência poderia acontecer algo de fatal. De qualquer das formas existe uma passagem alternativa por estrada para quem quiser..mas não aconselho, arriscam-se a perder umas vistas deslumbrantes, no minimo.


Após o aqueduto é altura do Paulo regressar a casa e fazem-se as despedidas com a promessa de dizermos algo quando chegassemos, agora sem o “guia” oficial, seria apenas o gps a guiar-nos, o que fez com que nos enganassemos uma ou outra vez pelo caminho, nada de grave no entanto, embora a sarah ja ralhasse comigo, eheh.
Sucedem-se depois uns trilhos mais tecnicos e varias singletracks, compensadas com subidas de media grandeza que terminam com uma impossibilidade, ultrapassar a linha do comboio, ora aqui surge uma passagem de nivel, com uma particularidade engraçada..subimos de elevador, e saimos directamente para os trilhos. Nesta altura a paisagem muda bastante tendo em conta o que vimos até Tomar, paisagem mais aberta, mais seca, com estradões um pouco mais largos, e assim seria até ao almoço, estavamo neste momento a aproximar-nos das 13horas, mas antes disso, nada como uma subida bastante longa com o Castelo de Ourém lá ao fundo, para abrir o apetite. Parámos então num snackbar junto á estrada para repor energias, comer umas bifanas e coca-cola, algo que durou cerca de 30minutos.
Sem darmos conta disso, ja estavamos em Leiria, digo isto pois desde o almoço até lá foi bastante rolante, praticamente sempre a descer e passou bastante rápido. Esta é para mim, pessoalmente o momento mais “feio” da rota, começando nuns trilhos junto á autoestrada que acabam nuns kilometros de alcatrão mas é inevitavel, e nota-se que existiu um certo cuidado para passar dentro da cidade de leiria, não subindo ao castelo mas visualizando-o da fonte luminosa, mais uns poucos kms de alcatrão e regressamos aos trilhos.
De facto a re-entrada no mato, é uma zona com trilhos bonitos, mas ao inicio enganava, o facto de tar cheia de lama e poças, umas bem grandes já nos faziam rogar pragas, entretanto o oleo ja se tinha ido, a transmissão começava a falhar, a sarah ja sem praticamente pastilhas nos travões(o da frente ja tinha desaparecido há muito) não era algo que a gente desejava agora com cerca de 100kms e ainda 40 e alguns pela frente, sabendo que aqui começava talvez o maior desafio da rota, uma subida de 15kms, embora sem grande desnivel que nos levava até aos 410metros de altura. Pessoalmente o pior não foi a subida, foi mesmo o terreno – e aqui compreendi tão bem o porque do Paulo ter uma suspensão total para pedalar na zona – seja a subir, a descer, ou a rolar, o terreno tinha sempre pedras pelo caminho, grandes, pequenas, medias que começavam a fazer mossa pelo corpo fora, costas e pescoço principalmente..
Atingindo o topo, pensava eu ‘agora é canja, sempre a descer!” pelo que me lembrava de uma imagem ja algo ofuscada da altimetria do percurso...ao que a sarah me contrariava, e eu a pensar ‘”pessimista..”. Resta dizer que eu estava errado, praticamente nunca baixámos do topo, mantivemo-nos sempre entre os 300 e muitos e os 410metros, com muito sobe e desce por entre o mato. Entretanto cruzámo-nos com bastantes peregrinos e escuteiros que provavelmente se deslocariam para Fátima com intenções de chegar no domingo, alguns com grupos bastante numerosos.
Só após os 120 e muitos kilometros é que realmente descemos, primeiro por estrada e depois por estradões muito bonitos ao lado da serra D’Aire. O pior nem foi o terreno que continuou agora ainda pior...mas o ter ficado sem pilhas. Imaginem estradões rodeados de olivais com o sol a esconder-se atrás do topo da serra oferecendo-nos um momento unico, e eu sem pilhas para o fotografar..


Por esta altura passariamos noutro ponto de referencia, o local das famosas pegadas dos Dinossáurios, embora já sem grande folego apreciar o que quer que seja. Para finalizar, seguem-se uns trilhos com algum sobe e desce e já alguma estrada, onde começamos a avistar Torres Novas. O alento aumentou e com ele o ritmo, aproveitámos e fomos a rolar bastante bem até entrar por Torres Novas, começavamos a reconhecer as ruas, até que nos aproximamos da subida ao Castelo, é uma pequena rampa, e finalmente embora sem faixas nem metas para cortar, o mérito e satisfação é completamente e totalmente pessoal.


Conclusões...
O percurso está mesmo espetacular, apesar dos receios do Paulo, os trilhos são do mais variado, desde subidas longas, a singletracks, a estradões, com todo o tipo de paisagem, e passando por cidades com bastante historia com bastante para ver e tirar fotos. Passamos por muitos pontos obrigatorios de passagem, e aquela passagem no aqueduto de pegões é mesmo obrigatoro (para quem n tiver medo de alturas ;p)
Penso no entanto que contrariamente ás equipas anteriores, muito sinceramente que se deverá começar por Leiria, começar em Torres Novas, é chegar com 110kms a Leiria onde começa a subida de 15kms, e onde terão pela frente quase 40kms sempre com pedra no percurso ate ao final, e após 110kms ja vamos um pouco moidos para tal. Começando em Leiria começamos frescos, pelo mais dificil pela frente, mas no final não existem subidas tão longas, e todo o percurso passa por trilhos em melhor estado.
O track está bastante rico, com varias informações, nota-se um cuidado especial para os perigos, especialmente no que toca a passagens por nacionais e outras estradas, e outro cuidado em ter constantemente sitios onde encher agua, bem como cafés, e snackbares, essencial num percurso tão longo.
Os km’s de alcatrão rondam os 15 a 20kms, mas a grande parte esta na parte final a regressar á torres novas, e a chegar e sair de Leiria.
Para finalizar, agora compreendo o porque do Paulo ter uma FS (suspensão total)..nós sofremos imenso, costas ou pescoço, pois a pedra é a palavra de ordem neste percurso, especialmente antes, durante e depois da subida(ainda que soft) de 15kms.

Aqui têm um excelente desafio para se testarem a vocês mesmos ;)
 

sarah

New Member
E depois de tanta conversa, que tal passarmos às fotos?? :wink:

Esta paisagem foi para mim das mais bonitas
hpim1159largecc2.jpg


hpim1163largeqr6.jpg


Um estradão no meio de um pinhal
hpim1166largenv0.jpg


O "famoso" aqueduto de Pegões ao fundo
hpim1171largesc8.jpg


Já em Tomar...para tomar o pequeno almoço :wink:
hpim1180largeac7.jpg


hpim1186largeui4.jpg


Uma das passagens mais assustadora da rota :mrgreen:
Mas é de uma grande beleza
hpim1188largelf8.jpg


hpim1200largeua6.jpg


Um belo estradão
hpim1207largece0.jpg


hpim1209largect6.jpg


hpim1214largerh2.jpg


hpim1220largerx6.jpg


O raio da lama lá tinha de aparecer :roll:
hpim1237largeww5.jpg


Lá estou eu mais uma vez :wink:
hpim1239largeaa2.jpg


hpim1242alargeqa3.jpg


De volta a Torres novas....o sol ja estava bem baixinho :wink:
hpim1247largebg7.jpg


A pedido do dono da máquina aqui vai mais esta foto,tirada no aqueduto
hpim1195largeys6.jpg


Faltam algumas mas acho que dá para perceber que esta rota tem de facto umas belas paisagens :wink:

Grandemente aconselhavel!!!

Boas pedaladas

Sarah Moniz
 

PedroPadinha

New Member
hpim1246smallrx4.jpg


veramente, és no minimo atento aos pormenores, so por aquela foto.. :mrgreen: imagino que tenhas uma :D A minha esta adaptada para o que faço, e não toda racing, dá-me pena porque esse quadro fica mesmo bem todo xpto, c avanço invertido, um outro tipo de selim etc, mas enfin :roll:

grazie ;)

abraço
 

Fábio A.

New Member
Bela aventura, pedro e sarah :mrgreen:
Parabéns por a terem terminado ainda de dia...
Expectaculo de paisagens.. As nossas cá na Arrábida são parecidas :lol: :rotfl:

Cumprimentos
 

flaviosantos

New Member
parabens pessoal!!!!
eu ou do bttsardoal mas ganhei coragem para vir ver o vosso passeio pois e mesmo a palavra que mais se adequa "coragem"!!
optimas paisagens para 1 zona que conheco minimamente,temos de combinar 1 volta assim,parabens!!!



bttsardoal.blogspot.com
 

Paulo M

Member
Pronto...tou convencido.

Este fim de semana vou fazer Lisboa - Oriente - Entroncamento, a seguir é o Raid de Alcains.
Depois, depois até pode ser este passeio.

Alguem interessado em vir? Precisava um elemento paa fazer uma equipa de 3.

Sou do Entroncamento.

Já agora...alguem interessado em fazer companhia este sábado entre Oriente e Entroncamento?
 

Paulos

New Member
bem que eu e os restantes elementos dos PORTITRILHOS, gostariamos de ir a este passeio e a outros como este por esse Portugal fora, com tão boas paisagens e trilhos belíssimos, mas o orçamento não dá para tanto :cry:

Bem que o governo podia ajudar este pequenos Clubes como o meu, para a bem do desporto podermos ir a vários passeios sem ser no Algarve e alentejo...mas pronto "ele" (o governo) só tira não dá :oops:

Ainda bem para aqueles que foram :D
 

PedroPadinha

New Member
Andas atento Nuno :mrgreen:

HNP, é possivel fazer-se coisas baratas, e esta é sem duvida uma delas. Quanto á gasosa não há muito a fazer, e outro meio de transporte não me parece muito viavel..mas a divdir por 4 ou 5, fica pouco, e podem vir na noite anterior e pernoitarem num parque de campismo por ex.

Quanto á inscrição, não se paga :wink: O meu orçamento não dá é para ir ás "grandes" maratonas todas, mas para este genero de cenas..só é pena não haverem mais, e estarem tão bem divulgadas, e com muita informação disponivel, bem como o contacto dos organizadores.

Cumprimentos!
 

mdiogo

New Member
Bas, à cerca de 15 dias um colega meu enviou mail a pedir os tracks, bem como mais informações. Até hoje não obteve resposta. É preciso pagar alguma coisa pelos tracks?

Alguém daqui os consegue arranjar e enviar por favor para lmreis@sapo.pt ou mjorge@gmail.com

Somos da zona de Leiria e gostariamos de ir fazer este percurso. Se alguém conseguir dar mais informações agradecemos.

Cumps,
Mário Diogo
 

sarah

New Member
Boas!

Manda uma MP ao Kalash que acho que ele guardou os tracks...mas é estranho ninguem ter respondido...mandaram para o mail correcto?

Boa sorte! :wink:
 

jproenca

New Member
Boas

Eu mais cerca de 8 colegas tambem queriamos fazer mas sem entrar em competição mas não mandam os tracks.

Se alguém conseguir enviem por favor para jabcproenca@gmail.com

Obrigado e que tal fazer o 3.º encontro forum BTT nesta maratona?
 

João Marinho

New Member
Olha que lá pelas Africas nem tivemos grande tempo para apreciar..e até te digo mais..temos cá paisagens que nada ficam atrás ás Africas.

O nosso transportugal para muitos que não conhecem este belo país à beira mar não precisam de ir muito longe para ficar maravilhados com paisagens e trilhos fantásticos.

Fico com inveja de ti pah.

Abraço e beijinho
 

PedroPadinha

New Member
Boas "malta dos tracks", há quase um mês que também enviei um mail para o Paulo, e ainda não me respondeu, e andavamos a trocar mails regularmente..por isso penso que provavelmente esteja incontactavel por alguma razão é caso de aguardarem..esperem até ao fim da semana, se não posso.lhe dar uma apitadela para o telf.


Essa é bem verdade, temos o previlegio em conhecer este nosso Portugal que muita gente não tem, e cada vez mais me apercebo disso ;)

Quando eu fizer um dos epics a gente fala ;P ahah, abração!
 

Paulo Mourao

New Member
Triumviratum BTT - Rota das Cidades Históricas - Torres Novas-Tomar-Leiria

Boas
Os emails relativos ao Triumviratum BTT - Rota das Cidades Históricas têm sido sempre respondidos e os tracks enviados sempre que solicitados. Eventualmente aconteceu que algum email se perdeu ou devido aos momentos de muito trabalho algum ficou por responder ou esquecido (deve ter sido o caso do Kalash).

A nossa intenção é promover o BTT e as nossas paisagens e lugares e claro como é lógico que haja muitos TriumBTTistas a fazer este Desafio ou a Rota.

Os tracks são sempre enviados e claro que são gratuitos.
O facto de pedirmos para estes não serem trocados entre vós mas sim enviados por nós, tem a ver unicamente com a divulgação das regras para cumprir o Triumviratum (3 BTTistas e os registo em 3 GPSs). Só asssim os tempos serão "oficiais" e divulgados no blog. Daí haver um pequenno pro-forma "ficha de inscrição" de modo a todos ficarem elucidados das regras e do percurso (por vezes acontecem obras e pequenas alterações como acontece agora na zona de Tomar). Mais informações em http://triumviratumbtt.blogspot.com/

Espero ter contribuído para a esclarecer dúvidas e para a divulgação desta iniciativa.
Contamos vê-los em breve nos trilhos da Rota

Até lá boas pedaladas
 

mdiogo

New Member
Ok, acho que devo um pedido de desculpas, mas a verdade é que existe mesmo um problema com o link do email no blog. Situação para a qual eu já alertei e deverá ser resolvida entretanto.

De qualquer das formas devo dizer que consegui contactar o pessoal da organização e foram-me entregues os tracks com a maior das brevidades. Só falta combinar o dia para o empeno com os meus companheiros. Depois deixo aqui o relato bem como algumas fotos.
 

Paulo Mourao

New Member
Correcção do Blog Rota das Cidades Históricas - Torres Novas-Tomar-Leiria

O pedido de desculpas não era necessário, pois a verdade é que havia mesmo um erro no reencaminhamento do email. Como para quem como eu usa o Mozilla Firefox, estava tudo correcto (o erro estranhamente só existia quando se usava o Internet Explorer) não o conseguia detectar . Por agora - erro corrigido e blog Ok. Agradeço a colaboração e agora... bora lá a constituir Triums, pedir os tracks e pedalar na rota.
 
Top