rodas mavic... rolar mais preso?!?!?!

gtangas

Member
[h=2]rodas mavic... rolar mais preso?!?!?![/h]Nao obtendo respostas no post inicial e a precisar das vossas opinioes abro novo topico:


Como aqui partilhei estava num processo de compra destas rodas... as quais comprei :)

Satisfeito da vida.... noturna do Barreiro todo pimpao mas como alguns sabem aquilo é volta de passeio passeio... voltas seguintes a palmela, qta da machada, percurso diario e tenho a certeza que estou a fazer muito mais esforço no rolar do que fazia com as rodas antigas (umas Cube / alex rim cubo shimano SLX )

As mavic vinham calçadas com uns continental que faz mais balao que as minhas antigas crossmark 29 e por teimosia e duvida mudei os pneus... mas o esforço suplementar mantem-se!!

Hoje sai com as alex rim e voltei a sentir o rolar mais solto que sempre tive! (nesta configuração levei um schwalbe smart sam 29*2.25 frente/ crossmark 29*2.10 tras Vs configuração das mavic frt/trs 29*2.20)

Como tenho aqui na garagem umas crossone 26" tirei a K7 para perceber o rolar do cepo e muito mais solto...

O cepo das crossride (que ja estao sem K7) é bem mais preso que as da crossone bem como das SLX

Marado!! Supostamente rodas com rolamentos selados deveriam apresentar um rolar mais solto... mas nao! é um esforço muito maior!

Alguem pode dar uma opiniao sobre isto?!?!​
 

Insignia

Active Member
A verdade é que os rolamentos criam mais fricção do que esferas. A vantagem é que são muito mais fáceis de trabalhar com eles e não necessitam de tanta manutenção.
Eu tambem tenho aqui uns cubos SLX e uns Miche e os SLX são muito mais suaves.
 

edununo

Well-Known Member
Tens esta chave?

2e160eg.jpg


Verifica o aperto dos cubos.
 

gtangas

Member
Estes cubo já não usa essa chave. Estas são de 2014 e trabalham desta forma

[video]https://youtu.be/fXAVK9cexM4[/video]

Ok, entendo apontamento das esferas (até porque esse atrito pode variar pelo aperto das porcas) mas então aí deveria ser semelhante às crossone... e não.

Na crossone o rolar dia rolamentos é mais solto do que as crossride.:confused:

Uma pergunta: com estas rodas não deveria sentir um rolar mais solto do que com as slx?

Ontem fiz novo comparativo... e a mesma volta (inclusive com algum vento de frente fiz os mesmos 20klm em menos 10mts do que com as mavic...
 

gtangas

Member
No teu caso tens o aperto que (suponho) a ser demais poderia provovar alguma prisão.

No meu caso nao! :(

Proxima semana ja vou confirmar se tenho algum rolamento na sucata!

Uma curiosidade.. Depois de ver este video da Mavic e ficar com a "pulga agras da orelha" (todas as referencias das peças eram as mesmas com a excepção do cepo) encontrei em foruns estrangeiros pessoal que nas crossride faz upgrade para o cepo its-4 (crossmax)... com a vantagem de se ganhar mais duas palhetas e o "engrenar" ser muito mais rapido :)
:)
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
As rodas têm folga? Pode ser um bom indicador de teres rolamento nas coves. Com a roda parada se se abanar com os dedos na direção do guiador dá para sentir a folga (ou não).
 

sonoro

New Member
Muda o crossmark 29*2.10 para aro mavic e faz o teste com ele atrás. Sem duvida alguma que afecta o rolar , também por experiência própria passei por cena parecida e o meu pneu tem um bom rasto e nota se bem a colar na areia e com isso provocando uma maior fricção no rolar.

No meu caso parece ate que rolamento agarrava
:eek:.. Mas faz o teste vais ver que vais melhorar logo mais rendimento e velocidade! O rolar fica outro , se por ventura nao notares diferença so mesmo mudando de rolamentos para uns melhores que iras ver diferença!

Eu ando a pensar por na minha rolamentos cerâmicos para ver ate que pode ponto esse aperfeiçoamento no rolamento se consegue notar a diferença e mais ver a sua durabilidade visto que sao muito mais resistentes que os normais.!

Ps:Alguem usa rolamentos na mesma roda de marcas diferentes? No outro dia num nos meus muitos pensamentos fiquei na ideia se não existiria por algum maluco (pior que eu) usar na mesma roda rolamentos de diferentes marcas!
 
Last edited:

gtangas

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Os cerâmicos encontrei no eBay e não achei caro... Mas tb nunca usei.

Ontem estive a tentar perceber melhor o k se pode passar com esta minha roda e o rolar do veio é (desculpem a palavra) arenoso... ou seja parece que se sente areia no rolar... portanto diria rolamento

Resta saber se é algum do que está no cubo (penso que 2) ou os do cepo(outros dois)
 

Hardskin

Well-Known Member
Tenho umas crosstrail com esse sistema do vídeo e aquilo é fácil de desmontar e montar.Depois rodas os rolamentos com os dedos para verificar de onde vem essa resistência ao movimento.
É só seguires o vídeo e não caias na tentação de meter massa no cepo e linguetes respectivos. Somente óleo mineral.
 

gcaetano

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Nas minhas crossride tenho o sistema TS-2. Já tive de fazer um par de manutenções, e nunca notei grandes limitações ou qualquer prisão no rolar, salvo quando tinha os rolamentos do cepo já nas lonas, mas nessa altura pelo barulho que faziam era logo perceptível que algo estava errado. É uma questão de abrir e ver, com algum cuidado é um processo simples, tal como está ilustrado no vídeo.
 

gtangas

Member
gcaetano

eu acho que é os rolamentos do cepo.... mas mais logo ja sei dizer!

Nunca pensas-te em alterar o teu cepo para o ts-4?
 

gcaetano

Member
Se sentes "areia" no rolar é bem capaz de ser rolamento. No cepo há 2 rolamentos e no meu caso "rebentei" por duas vezes o rolamento mais exterior.

Em relação ao cepo em si, nunca tive problemas de maior nos linguetes. Quando o troquei mais recentemente (partiu na zona de aperto da cassete) ainda ponderei a troca, mas na altura o mecânico invocou um par de eventuais incompatibilidades e o assunto ficou por ali. Caso abras, faz como o hardskin indicou e, nos linguetes, mete só óleo mineral.
 

gtangas

Member
Um dos rolamentos do cepo estava mesmo nas couves e acabaram mesmo por ser os dois substituidos

Os rolamentos do cubo rodam muito suave e portanto nao se mexeu!

O cepo tem um rola bem mais solto... apesar de nunca ser igual ás esferas!

Dei uma volta rapida com elas e parece-me bem melhor... mas foi volta curta com percurso mais rolante e nao deu para sentir o rolar numas subida como deve ser!

Quanto á questao do cepo TS-4 parece que nao existe mesmo qq diferença a nao ser as duas palhetas adicionais! Mesmo no video dar para ver que a unica que difere é mesmo o cepo...

Mas espero que nao tenha que o mudar tao cedo! :)

Obrigado pelas dicas!

Abc
 

gcaetano

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Boa gtangas. Não havia grandes dúvidas de que seria uma questão de rolamentos. Eu também não creio que existam diferenças entre o TS-4 e o TS-2. Talvez a grande diferença esteja no preço? O TS-2 sei por experiência própria que já não é barato. ;)

Boas voltas!
 
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