Rodas Mavic crosstrail

jmmoreira

New Member
Boas.
Tenho andado com algumas dúvidas...
Recentemente adquiri uma rodas mavic crosstrail e juntamente com elas vinham as válvulas (pipo fino) e uma pécitas que parecem umas pinças junto das válvulas.
Fui ao site da mavic e li que essas peças são para ajudar a colocar líquido anti-furo através da vávula, sem ter que tirar o pneu...
O problema é que eles não dizem como se faz isso!!!
Por acaso há por aí alguém que sabe?
Ficaria agradecido
 

jeronimo

New Member
Boas.
Essas peçitas por acaso são pretas e com uma abertura no meio?
è que se forem basta enfiar essa abertura na valvula e ela encaixa na valvula e depois basta rodar para desapertar a valvula para meter liquido no pneu
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

bascimanente essas peças servem para desmontar o pipo. Sem o miolo o pipo não veda o ar, mas fica com um bocal de entrada/saída muito maior facilitante a entrada de líquido anti-furo ou de maior caudal para enchimentos mais rápidos.

Jepas
 

Jepas

Super Moderador
PV2PART.JPG


Basta desenroscares no sítio onde essas chaves pretas encaixam (mesmo no fim da zona roscada).
O líquido metes com uma seringa, ou com o frasco, se tiver um furo suficientemente pequeno.

Jepas
 

skull

New Member
boas
tenho umas crosstrail disc
alguem sabe o tamanho dos raios?
pois parti um e queria comprar na bike components mas la teem 3 tamanhos diferentes:
- Schwarz/273 mm = Disc VR/HR / Lieferumfang: 12 Speichen inkl. Nippel Art.-Nr.: 99541901
- Schwarz/258 mm = VR / Lieferumfang: 9 Speichen inkl. Nippel Art.-Nr.: 99542501
- Schwarz/279 mm = HR / Lieferumfang: 10 Speichen inkl. Nippel Art.-Nr.: 99542601
sera o 1 que diz disc?
 

jmv

Member
Para as crosstrail disco o tamanho dos raios são os  de 273mm.
As outras medidas são para as V brake porque o enraiado é radial a frente e menos cruzamentos atrás os raios são mais pequenos que para disco.
Em alemão VR quer dizer roda da frente e HR roda de trás na giria ciclista claro.
 

skull

New Member
jmv said:
Para as crosstrail disco o tamanho dos raios são os de 273mm.
As outras medidas são para as V brake porque o enraiado é radial a frente e menos cruzamentos atrás os raios são mais pequenos que em disco.
Em alemão VR quer dizer roda da frente e HR roda de trás na giria ciclista claro.
boas
obrigado pela ajuda
vou ja encomendar
 

jmv

Member
Faço uma pequena correcção ao post de cima, para a roda de trás V brake, os raios são maiores que para disco, 279mm, embora sejam as duas a dois cruzamentos as V brake só têm 20 raios, menos raios, comprimento maior de cada.
 

jmmoreira

New Member
Estive a confirmar e essas peças são mesmo para o que o Jepas disse.
Obrigado Jepas

Agora só espero conseguir meter facilmente o liquido lá para dentro através do pipo. É que não me apetece nada tirar um pouco o pneu, pois vi-me aflito para o conseguir fazer entrar na roda...
 

ricabike

Member
Boas Pessoal

aproveito este topico para nao estar abrir outro, pois o assunto sao as Crosstrail, tenho umas de 2009 com mais de 10000 kms, nunca fiz qualquer manutençao as mesmas, nem um aperto nos raios, sempre 5*, e ja passaram por 2 bikes , no entanto esta semana reparei que tenho uma folga no eixo da roda da frente, a minha questao é saber se o eixo ou cubo tem manutençao, ou é necessario a sua total substituiçao, a folga é pequena mas existe. Fico aguardar pela vossa ajuda

Obrigado

RM
 

jmv

Member
Eu tive umas Crosstrail e quando sucedia isso desapertava a porca exterior e com a chave de cones normal apertava a tampa do rolamento até tirar a folga, depois voltava a apertar a porca exterior. Utilizas o mesmo princípio como nos cubos shimano. Experimenta também sem tirar a roda da bicicleta, com chave de cones só a apertar a tampa do rolamento, embora eu nunca tenha utilizado esse método.
Com esses kms. deves controlar os rolamentos. Essa é que é a diferença entre umas rodas boas e as outras, que os proprietários dizem: Recomendo, até agora já têm 500 km e 0 problemas!!!
 

tinric

Super Moderador
Tive umas que fizeram também mais ou menos esses km até ter que substituir os rolamentos...

isso não é preciso nada de especial são 3, de uma medida e 2 da outra... mesmo da SKF numa casa de rolamentos ou peças auto com cerca de 15 ou 16 euros compras o kit para a frente e tras e ficas logo com rodas para outros 10 mil...


ia para ir à garagem ver as referencias dos rolamentos mas acho que mandei fora os saquinhos... e mandei rolamentos novos com a vendas das rodas

(se precisares saber que rolamentos são diz que te vejo isso)

de qualquer maneira vê este link

http://www.bttlisboa.net/site16/ind...cessorios/4770-roda-mavic-crosstrail?Itemid=0

muito bom

abraço e qualquer coisa apita...

a manutenção destas rodas não tem nada que saber, é só desmontar e voltar a montar (e com a ajuda do tutorial que te mando no link não se passa mesmo nada)

EDIT: no final do link tens lá as referencias dos rolamentos e tudo
 
Last edited:

ricabike

Member
Boas Amigos do pedal


Muito obrigado pelas dicas vou ver ... se consigo resolver o problema com um aperto, pois a folga é minima, no entanto vou sondar e checkar os rolamentos ( pensava que ao serem selados nao os podia substituir e tinha que comprar um cubo novo ) estas rodas sao uma maravilha é o que posso adiantar.

Mais uma vez obrigado se tiver dificuldades ou quando resolver o problema volto aqui :)

RM
 

edununo

Well-Known Member
A vantagem dos rolamentos é mesmo essa. Nos cubos de esferas é que quando o desgaste das pistas já é muito grande, só com cubo novo é que fica bom.
 

tinric

Super Moderador
:)
os rolamentos selados são como todos os outros rolamentos susceptiveis de desgaste... e dão para substituir, claro

já os cubos em rodas mavic a história é outra... eles não vendem cubos "à parte"

saca os rolamentos fora e vê se sentes atrito com eles na mão ao rodar ou mesmo com a roda montada.. e mesmo sem folgas por vezes justifica trocar por causa do atrito...

também dá (como mostra o link que meti acima) para abrir as protecções dos rolamentos limpar tudo muito bem com wd40 ou assim... limpar todos os vestigios do wd40, secar bem e meter massa nova que se ainda não estiver danificado... fica como novo.
 
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