fernando_sesimbra
New Member
Eu acho que ao falar-se dos prós e contras da 29 em relação á 26 se deve separar desde logo as aguas.
Uma coisa é os atletas de competição , sejam eles profissionais ou não , corram eles em equipes ou não , que obviamente tem normalmente um plano de vida e de treino e acompanhamento quer a nivel de treinador , quer a nivel de medicos e que obviamente têm capacidade fisica para se adaptarem ás bicicletas que lhes são colocadas á disposição.
Aliás , neste momento a este nivel , vimos bem que nas grandes provas de Btt deste ano , Cape Épic , Titan Desert , Transalp , as grandes equipes meteram bicicletas de roda 29 debaixo dos seus atletas.
Aqui obviamente não é por questões de nada mais do que marketing , pois as grandes equipes são patrocinadas pelas marcas de bicicletas que obviamente disponibilizam os equipamentos melhores que conseguem , mas sempre dentro de uma filosofia comercial , pois depois o adepto da modalidade ao ver os profissionais , é imediatamente influenciado pelo que vê.
E todos sabemos que as marcas gastaram uma nota preta no desenvolvimento do conceito da roda 29 e querem o mais rápido que seja possivel rentabilizar o investimento.
No outro lado temos o comum praticante de BTT , na maioria dos casos , o chamado "Domingueiro" , que por norma se inicia no "Vicio" por influência de amigos que já andam e que se junta a eles e vai dando umas pedaladas , no inicio na brincadeira , mas com o tempo querendo chegar mais longe e deixando-se levar pelos "Picanços" dos amigos.
Ora neste grupo temos que dividi-lo em 2 , os que se estão a iniciar e os que já andam há algum tempo e já fazem umas maratonas ou raids.
Os que se vão iniciar , tem de pensar bem o que planeiam fazer , se é ciclovias ou percursos mistos de alcatrão ou estradão sem grande dificuldade técnica , podem optar por qualquer um dos tipos de roda.
Se planeia ir dar uns giros com os amigos e vão fazer percursos de montanha , claramente a melhor opção é a roda 26.
A rapaziada que já anda umas coisas e que já vai fazendo umas maratonas , tem de considerar a questão financeira pois uma 29 em condições custa uma nota preta , penso que nunca se deveria colocar em cima da mesa como opção de compra uma 29 que custe eventualmente menos que 2000 Eur no caso de uma HT e sempre que possivel nunca deveria pesar mais que 10Kg.
De qualquer das formas , eu sou da opinião que um "Domingueiro" nunca deveria optar por uma 29 , salvo se lhe for financeiramente viável e faça questão de a ter , porque ai , gostos não se discutem e as pessoas são livres de ter o que desejam.
Mas tendo este pessoal do domingo , pouco tempo para treinar , muitos até têm excesso de peso , entre outras condicionantes , ai a 29 será uma maquina que o condicionará sempre que as inclinações cheguem , isto comparativamente com a 26.
Já agora , e a nivel mais de competição , tou certo que por exemplo no UpHill de manteigas , 2 atletas com a mesma compleição fisica , o mesmo treino e a mesma suplementação , 1 com uma 26 e outro com uma 29 , aposto que iria ganhar o que usaria a 26...
Termino só respondendo a 2 situações , a questão de não se usar roda 29 em Down Hill , é obvio para todos que quanto maior é a roda , maior é tambêm o angulo de viragem da mesma , o que as torna menos ageis em singles com curvas fechadas , ou no downhill pois é preciso respostas rápidas e ginadas rápidas a mudar a direcção , e a 29 não proporciona a mesma resposta que a 26.
Sobre a questão de a subir a roda 29 transpor mais facilmente um obstáculo que a 26 , isso eu já questiono , a descer ou a direito é sem dúvida isso que sucede , pelas leis da fisica , mas a subir , sendo que a aceleração da roda 29 é menor que a roda 26 , mesmo sendo maior , irá exigir sempre um maior esforço fisico para transpor o obstáculo que a roda 26.
De qualquer forma , esta ideia é baseada em teoria , sendo que seria muito interessante alguma revista especializada fazer um teste com isenção medindo os Kw de força dispendidos para ultrapassar o mesmo obstáculo com qualquer um dos 2 tipos de roda.
De qualquer forma tenho quase a certeza que independentemente da altura do obstáculo , quanto maior for a inclinação do declive , melhor resposta terá a 26 em relação á 29.
De qualquer forma , tenho a certeza que a nossa elite de atletas que participam quer nas provas oficiais , quer nas maratonas mas com objectivos de podiuns , prai 90% deles irá andar de roda 29 na próxima época.
Boas pedaladas.
Uma coisa é os atletas de competição , sejam eles profissionais ou não , corram eles em equipes ou não , que obviamente tem normalmente um plano de vida e de treino e acompanhamento quer a nivel de treinador , quer a nivel de medicos e que obviamente têm capacidade fisica para se adaptarem ás bicicletas que lhes são colocadas á disposição.
Aliás , neste momento a este nivel , vimos bem que nas grandes provas de Btt deste ano , Cape Épic , Titan Desert , Transalp , as grandes equipes meteram bicicletas de roda 29 debaixo dos seus atletas.
Aqui obviamente não é por questões de nada mais do que marketing , pois as grandes equipes são patrocinadas pelas marcas de bicicletas que obviamente disponibilizam os equipamentos melhores que conseguem , mas sempre dentro de uma filosofia comercial , pois depois o adepto da modalidade ao ver os profissionais , é imediatamente influenciado pelo que vê.
E todos sabemos que as marcas gastaram uma nota preta no desenvolvimento do conceito da roda 29 e querem o mais rápido que seja possivel rentabilizar o investimento.
No outro lado temos o comum praticante de BTT , na maioria dos casos , o chamado "Domingueiro" , que por norma se inicia no "Vicio" por influência de amigos que já andam e que se junta a eles e vai dando umas pedaladas , no inicio na brincadeira , mas com o tempo querendo chegar mais longe e deixando-se levar pelos "Picanços" dos amigos.
Ora neste grupo temos que dividi-lo em 2 , os que se estão a iniciar e os que já andam há algum tempo e já fazem umas maratonas ou raids.
Os que se vão iniciar , tem de pensar bem o que planeiam fazer , se é ciclovias ou percursos mistos de alcatrão ou estradão sem grande dificuldade técnica , podem optar por qualquer um dos tipos de roda.
Se planeia ir dar uns giros com os amigos e vão fazer percursos de montanha , claramente a melhor opção é a roda 26.
A rapaziada que já anda umas coisas e que já vai fazendo umas maratonas , tem de considerar a questão financeira pois uma 29 em condições custa uma nota preta , penso que nunca se deveria colocar em cima da mesa como opção de compra uma 29 que custe eventualmente menos que 2000 Eur no caso de uma HT e sempre que possivel nunca deveria pesar mais que 10Kg.
De qualquer das formas , eu sou da opinião que um "Domingueiro" nunca deveria optar por uma 29 , salvo se lhe for financeiramente viável e faça questão de a ter , porque ai , gostos não se discutem e as pessoas são livres de ter o que desejam.
Mas tendo este pessoal do domingo , pouco tempo para treinar , muitos até têm excesso de peso , entre outras condicionantes , ai a 29 será uma maquina que o condicionará sempre que as inclinações cheguem , isto comparativamente com a 26.
Já agora , e a nivel mais de competição , tou certo que por exemplo no UpHill de manteigas , 2 atletas com a mesma compleição fisica , o mesmo treino e a mesma suplementação , 1 com uma 26 e outro com uma 29 , aposto que iria ganhar o que usaria a 26...
Termino só respondendo a 2 situações , a questão de não se usar roda 29 em Down Hill , é obvio para todos que quanto maior é a roda , maior é tambêm o angulo de viragem da mesma , o que as torna menos ageis em singles com curvas fechadas , ou no downhill pois é preciso respostas rápidas e ginadas rápidas a mudar a direcção , e a 29 não proporciona a mesma resposta que a 26.
Sobre a questão de a subir a roda 29 transpor mais facilmente um obstáculo que a 26 , isso eu já questiono , a descer ou a direito é sem dúvida isso que sucede , pelas leis da fisica , mas a subir , sendo que a aceleração da roda 29 é menor que a roda 26 , mesmo sendo maior , irá exigir sempre um maior esforço fisico para transpor o obstáculo que a roda 26.
De qualquer forma , esta ideia é baseada em teoria , sendo que seria muito interessante alguma revista especializada fazer um teste com isenção medindo os Kw de força dispendidos para ultrapassar o mesmo obstáculo com qualquer um dos 2 tipos de roda.
De qualquer forma tenho quase a certeza que independentemente da altura do obstáculo , quanto maior for a inclinação do declive , melhor resposta terá a 26 em relação á 29.
De qualquer forma , tenho a certeza que a nossa elite de atletas que participam quer nas provas oficiais , quer nas maratonas mas com objectivos de podiuns , prai 90% deles irá andar de roda 29 na próxima época.
Boas pedaladas.