Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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Simon

Member
Cá vai mais uma opinião.
Só é pena estar em inlgês. Mas existem sempre os tradutores no google para quem tiver interesse.
http://www.bikeradar.com/gear/article/the-truth-behind-29ers-28684/
Esta é uma discussão que não vai levar a lado nenhum.
As 26'' valem o que valem e as 29'' a mesma coisa. Será marketing? Talvez.
Mas contra factos não há argumentos. As vantagens superam largamente as desvantagens e cada um é que terá de decidir por si só, com base na teoria e na experimentação, quer seja através de uma bike cedida por uma loja, quer através da de um amigo.
Após isso e de acordo com aquilo que em consciência achar melhor para o quer fazer com a bike, deve decidir.
Foi só mais uma acha para a fogueira.
Boas pedaladas.
 
A minha opinião em tirar partido de uma 29 é que o mais importante é o tipo de terreno onde se vai andar e a altura da pessoa é secundário, se bem que devido ao tamanho das rodas as marcas tentam "enfia-las" pelo quadro a dentro e isto notasse mais nos quadros pequenos.
Agora tenho duas teorias, uma é que para a maioria das pessoas iam andar melhor de 29 porque gostam mais de maratonas e terrenos rolantes, mas por outro lado onde a bicicleta faz mais diferença ao atleta domingueiro(e não só) é quando se sobe e é ai onde está a grande desvantagem das 29, então se durante a maioria de percurso a pessoa anda melhor, quando chega aos sítios onde passam mal(subidas), ainda vão passar pior de 29...isto falando de uma 29 de gama média alta porque uma baratuxa ia ser pesada demais.

Um ponto que acho pertinente levantado pelo Nozes é em relação à flexão das rodas, se aparece-se alguém no cantinho do peso com uma montagem de roda 26 com 28 raios era imediatamente crucificado porque aquilo ia partir tudo, flecte por todo o lado, ect... no entanto nunca ouvi ninguém queixar-se de pouca rigidez numas rodas 29 que devido aos tamanho dos raios são propicias a isso... just some of my cents

Ps: acho que as rodas 29 estão para ficar, assim como as 26.

cumps
 

Phalhas

New Member
Jk_Alentejano, não acho que uma 29er seja pior nas subidas (depende também das subidas), nalgumas até é melhor. Mas percebendo o que tentas dizer, na minha opinião, até pode ser melhor, depende da capacidade de jogar com as mudanças e cadências evitando paragens e acelerações, pois uma das "desvantagens" das 29er, e já referida, é a aceleração, portanto há que evitar. No meu caso não subo pior do que nas 26.

Aproveito para partilhar convosco um dos melhores tópicos que li nos últimos meses, sobre 29ers, claro. É em espanhol mas acho que se percebe bem.
http://www.foromtb.com/showthread.php/814869-Como-hacer-que-este-subforo-vuelva-a-merecer-la-pena-aunque-puede-que-sea-tarde

AbraçOs

Rui
 

FiCaçador

Elos Rápidos
nogueira.nuno, não te esqueças que o perímetro da roda é maior, andas mais por cada rotação da roda. Ou seja, contas feitas, um prato 38 torna-se uma relação mais pesada (mais velocidade com a mesma cadência) numa 29er que um prato 42 numa 26".

Isso do marqueting, acontece sempre seja com que novidade for, não me parece que se deva retirar ou adicionar importância a uma novidade devido ao marqueting. Também há marcas que alteram constantemente o desenho e sistema de suspensão traseira dos seus quadros pra ter novidades e vender mais, mas disso nunca ninguém desconfia...

Fala-se que as 29er são piores a subir, mas não vejo razões físicas para isso. Se a velocidade variar muito e muitas vezes vai ser pior, mas não precisa de ser a subir, em plano é igual. Se a velocidade for constante durante a subida, vai dar ao mesmo.

Phalhas, acho que a racionalização e a comparação entre 26 e 29 faz sentido sim. Afinal são duas bicicletas diferentes que servem para o mesmo, BTT. E enquanto não experimentar ou mesmo comprar uma, vou ter que me ficar pela racionalização.
 

nogueira.nuno

Active Member
Um prato mais pequeno no pedaleiro vai ser sempre uma relação mais leve independentemente do perímetro da roda ou da velocidade existente na cassete.
Percebo o que dizes acerca do perímetro mas falo de comparação com os normais utilizados pratos de 40 ou 42 numa 26" e por isso e que fica uma relação mais leve ou fácil de puxar usando um 38 por exemplo, senão uma 29er com prato de 40 ou 42 era uma bicicleta quase para dar acima de 50kms ou mais a rolar tipo Bike de estrada.

Estou certo ou não?
 

pedro teixeira

New Member
boas,
eu tbm nunca andei, vou andar pela primeira vez este fim de semana.
porque estao a pensar comprar uma, mas com o que acabei de ler fiquei um pouco com medo de fazer uma ma compra.
o que me dizem?

Stumpjumper Comp 29
 

Nozes

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Phalhas,não te aborreças só porque eu tento expressar as dúvidas de tantos que que vêem aqui tentar obter opiniões esclarecidas e não vêem discussões objectivas sobre as diferenças entre 26 e 29. Sim,o ideal seria cada um comprar uma bike e tirar as suas próprias conclusões,mas...

Se os espanhóis têem um bom tópico sobre isto no forum deles,penso que também podemos ter um no nosso,ou não?
 

Phalhas

New Member
FiCaçador e Nozes, claro que faz sentido compararmos e discutirmos mas como de ser.

Quando se tem duvidas estas devem ser colocadas mas há maneiras de as colocar sem dizer "asneiras".

Nozes, não me aborreço nada, e muito menos com quem sabe o que diz, era o que faltava, mas há dúvidas e dúvidas...Espero que percebas.

Por vezes parece que há malta que odeias as 29er porque sim, assim como há malta que gosta das 29er porque sim. Deixem lá quem parece querer mostrar que as 29ers são as melhores bikes do mundo, provavelmente é porque até acham, mas muito provavelmente, é porque até têm uma, experimentem perguntar sem fazerem juízos de valor à priori e sem teorias sem fundamento.


Responderei, se tiver paciência, às dúvidas que considerar pertinentes, nem que seja via outros meios. Podem sempre pagar o café, eheh, ou virem até a Arrábida para pedalarmos e "batermos" dois dedos de conversa. Podemos ainda trocar impressões via MSN ou MPs.

AbraçOs

Rui
 
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Nozes

Active Member
Isso é que é falar! :)

Eu assumo-me como "desconfiado" acerca das tão badaladas vantagens das 29" como acerca de muitos outros temas,mas neste caso estou a ser um pouco paternalista e a pensar mais naqueles que estão indecisos do que em mim mesmo,que não posso (nem quero) meter-me à que seria a minha 6ª bicicleta.
Penso que não estou muito longe da verdade se disser que expressei as dúvidas de mais que uns poucos interessados,mas mais do que racionalizar,discutir e pesquisar,é claro que o ideal é mesmo experimentar! Eu próprio já o fiz,embora por escassas centenas de metros.

Mas mencionaste aí também algo que ainda não experimentei e isso sim me deixa água na boca,os trilhos da Arrábida! Não sei como nestes mais de 20 anos e quase 300 provas fui capaz de ter andado por todo o lado no país e não ter conhecido os míticos trilhos onde começou o btt em Portugal...é uma grande lacuna que espero resolver o próximo ano! ;)
 

MMTS

Member
:fpalm:Que bela novela...realmente fala-se muito e critica-se sem fundamento e sem conhecimento real... quem ler os vossos comentários surreais até fica a bater mal... apelo ao bom censo e falem do que realmente seja analisado por voz, não opinem porque fulano diz... ou que porque a revista tal comentou isto ou aquilo...
Só vos digo, quem tem 29 não quer outra coisa...;) porque será?

ps: com este meu reparo, não quero de forma alguma que me levem a mal, como vos compreendo!!:eek: Eu próprio á cerca de 6 meses atrás também tinha este tipo de comentários, apenas não os partilhava desta forma, por norma não gosto de opinar do que na realidade não tenha conhecimento de causa:(...

abraços
 

pedro teixeira

New Member
MMTS..
Pode me ajudar, eu tou a pensar comprar uma Stumpjumper Comp 29 roda, axas que e boa ideia?

e que eu nunca andei em roda 29.. e gostava de ter algumas opinioes construtiva..

Abracos
 

MMTS

Member
boas amigo "pedro teixeira" foste apanhado numa fase de discusão menos acertiva .... mas enfim... como podes ver, eu já dei a minha opinião por varias vezes neste topico e tambem podes ver um outro onde falo da minha bike http://www.forumbtt.net/showthread.php?37926-Trek-Superfly-29er...

na minha opinião a tua escolha parece-me bem, mas suponho que a propria marca disponibliza bikes para teste... ai sim antes de comprares podes analisar e tirar as tuas conclusões...

abraços
 

pedro teixeira

New Member
MMTS
boas, sim eu ja marquei um dia para ir espermentar,(este doningo) mas como tu tens uma gostava de saber a tua opiniao, mas tou a ver que taz super comtente.

tou a ver que tens uma bela maquina..
abracos
 

Nozes

Active Member
MMTS,se esses tais "comentários surreais" são os meus,podes especificar? Ou são todos?
Se as minhas dúvidas não merecem ser levantadas,não têem razão de ser ou não têem cabimento neste tópico,posso poupar o meu latim e calar-me,é só dizerem.
 

Phalhas

New Member
Vá Nozes não leves tão a peito. As tuas dúvidas têm toda a razão de ser. Não te chateies pá.

Quanto à Arrábida basta dizeres, pelos vistos nem és de muito longe...

AbraçO.

Rui
 

FiCaçador

Elos Rápidos
nogueira.nuno, acho que estas enganado. Na verdade tenho a certeza pois amanhã tenho frequência de uma cadeira onde estes conhecimentos se aplicam.
Se a relação é igual em duas bicicletas, se rodarmos o pedaleiro em ambas à mesma velocidade (velocidade ângular, porque aquilo só roda), a velocidade ângular da roda traseira vai ser igual nas duas também, ou seja, demoram o mesmo tempo a dar uma volta completa. O perímetro da roda é a distancia que a bicicleta percorre a cada volta da roda. Logo, se as rodas demoram o mesmo tempo para dar uma volta, mas uma percorre uma maior distância que a outra por cada volta, essa roda percorre uma maior distância no mesmo espaço de tempo, ou seja, anda mais depressa. No entanto, como já foi dito, a relação é igual assim como a rotação do pedaleiro.
 

hugo_frade

New Member
Acho as últimas páginas deste tópico bastante interessantes... É com estas discussões saudáveis que se aprende…

A questão da roda 29" é para mim recente, não porque estou nisto do BTT há pouco tempo, mas porque tenho visto poucas a rolar por onde ando...
Tal como a maioria das pessoas que comprou ou está atenta a esta nova "onda" das rodas grandes, o interesse surgiu porque os catálogos estão cheios destes modelos, as apresentações das marcas giram em torno deles, discute-se nos fóruns e alguns amigos vão aderindo...
O marketing das grandes marcas tem aqui uma responsabilidade inegável, e o efeito criado tem arrastado as restantes, que assim recebem uma lufada de ar fresco num mercado difícil...

O que quero trazer um pouco à discussão é a questão do "encaixar melhor na bike" e "maior conforto". Este ultimo aspecto está directamente relacionado com as escoras mais longas que flectem mais, aros maiores que mantendo muitas vezes o mesmo perfil das 26" se tornam também mais flexíveis, e os raios que mesmo bem tencionados têm maior comprimento de encurvadura. Não significa que tenham mais ou menos flexão lateral, porque aí entram outros factores, mas numa análise bidimensional, a deformação vertical é maior.
Tudo isto aumenta o conforto da bike, fazendo até com que alguns comparem uma 29er HT com uma 26"FS...

Mas penso que exista uma outra questão de fundo que justifica um pouco estas diferenças do "encaixe" que é a geometria do quadro. Não sendo especialista em ergonomia, a forma como encaixamos numa bike depende da posição relativa dos 3 pontos de contacto: as mãos, os pés e o rabo. Existem muitas formas de afinar esta relação (altura do espigão, avanços mais compridos e de vários ângulos, espigões recuados, carris do selim mais à frente ou mais atrás, pedaleiras de 170 a 180mm, espaçadores na coluna de direcção, enfim). Mas no quadro, onde tudo começa, 2 factores são determinantes: comprimento efectivo do tubo superior e os ângulos.
Sendo eu bastante atento ás geometrias (porque sou muito alto), desde sempre vi que as marcas americanas (Specialized, Scott, Cannondale, Trek, etc) têm um comprimento superior ás outras marcas. Isto influencia bastante a nossa posição e conforto transmitido. O peso do rider fica mais bem distribuído, temos uma melhor posição de ataque para subidas, etc...
O que tenho visto agora neste "boom" das 29er é geometrias muito semelhantes ás americanas... Enquanto que POR EXEMPLO uma Specialized HT 26" tem os mesmos 615mm de comprimento efectivo (tamanho L-19") que a sua gémea 29er, já POR EXEMPLO a Mondraker Finalist tem 590 contra 615 na mesma comparação...

Eu não sei muito bem porque isto acontece, mas dado que as marcas não tiveram muito tempo para desenvolver e afinar os seus quadros 29er (muitas marcas surgiram apenas neste mercado em 2011/2012), adoptaram as geometrias já estudadas e afinadas pelas grandes americanas que levam mais anos disto...


Bem sei que este é apenas um pormenor no mar de diferenças que existem, mas parece-me pertinente visto que tanto se fala no "encaixar" do rider nestas bicicletas.
Quanto ao seu comportamento no terreno, por não ter nenhuma nem nunca ter experimentado, não posso dar grandes opiniões... Mas parecem-me lógicos os dois lados já expostos:
- manobrabilidade e acelerações que se perdem
- maior capacidade de rolar e ultrapassar obstáculos

Quanto a relações de velocidades e pegando na boa explicação do FiCaçador, para uma 26" e uma 29" irem à mesma velocidade e com a mesma cadência (mesmo esforço), temos de ter uma relação mais baixa.

Não defendo marcas nem modas, mas gosto de estar informado e ter uma visão crítica.
Espero ter oportunidade de um dia experimentar e tirar as minhas conclusões no terreno, embora ache que seja como nas 26": há algumas que transmitem excelentes sensações e parece que foram feitas para nós, e outras que parecem ter tudo ao contrário...
Estou curioso...
 

nogueira.nuno

Active Member
Ficaçador, percebo e dou-te razão ao que dizes, mas eu falo em relações diferentes entre as duas e não iguais.

Iguais claro que é superior a velocidade real da bicicleta mas tendo 40 por exemplo num 26" e 38 numa 29", usa lá os teus cálculos agora por curiosidade a ver se há diferenças então ou não?
Eu julgo haver um aumento da Cadencia na 29er para a mesma velocidade de uma 26" com estas relações.



Nozes, combina que se calhar bem eu dou-te "boleia" de Lisboa porque já lhe ando a dever uma volta a muito :)
 
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