Rodas da frente e trás diferentes marcas e tecnologias

tiagovsilva

New Member
Boas

Há já algum tempo que ando a pensar em trocar de rodas da minha cannondale scalpel (suspensão fox).
Neste momento ela está com as rodas de origem: aros Mavic 317 disc, raios DtSwiss e cubos shimano HB-M525 (camera de ar)..
É um conjunto fracote, mas deu para desenrrascar durante um ano e meio.
Já desempenei várias vezes o aro traseiro.. mas acho que desta vez é demais. Inclusivé parece-me que o eixo do cubo shimano já era, pois a roda impõe um movimento estranho na cassete.

Depois de muito investigar, acabei por me decidir por umas rodas Shimano XT.. sei que não são topo de gama, e que provavelmente me dirão que haverá melhor... ...fulcrum, mavic's etc.. mas gosto das XT.. parecem-me bastante resistentes, inclusivé a forças laterais (pois tenho os travões bastante potentes)... e os cubos bastante bons (mesmo sendo de esferas).

A minha questão é... neste momento não posso gastar os perto de 400 euros que as rodas custam..

A minha ideia é a seguinte:
Manter a roda da frente que tenho actualmente, pois é suficiente e encontra-se em muito bom estado, e comprar uma roda XT só para trás (são cerca de 190 euros).

A minha questão é:
Será boa ideia esta combinação... A Mavic 317 disc à frente (camera de ar) e a Shimano XT atrás (tubless). Existirá alguma contrapartida? algum inconveniente que não me esteja a lembrar? mais tarde compraria a xt para a frente.

Cumprimentos,

Tiago Silva
 

Pedro Augusto

New Member
Há ai uns quantos conceitos errados!
A rigidez de umas rodas não se vêm pela potencia dos travões... Notas que umas rodas são pouco rígidas quando, por exemplo, num sprint, sentires que levas um pneus meio vazio, quando na verdade não acontece.
Anda por ai um tópico sobre rodas a esse preço. Se fores levezinho podes montar umas rodas de 1500gr ou até menos com esse dinheiro. Se fores mais pesado e gostares de andamentos mais harcore, Mavic Crosstrail Disc.

Se a tua ideia é mesmo as XT, os cubos de esferas não vingaram no mercado! Acho que só a Shimano é que continua a apostar nisso, mas corrijam-me se estiver enganado. Os rolamentos tem a vantagem de a baixo preço e quase sem esforço mecânico, ressuscitares um cubo!! As de esferas criam defeitos nas pistas e aquilo nunca fica a 100%.

Tubeless: também há um tópico no forum sobre isso! Qualquer aro dá para converter. Está tudo no Youtube muito bem documentado. Pesquisa sobre "ghetto tubeless"

Cumprimentos, e boas pedaladas
 

Mach3

New Member
Boas,

Quem disse que as XT custam 400€, é só ires a um dos sitios do costume a F I Z Z B I K E S e lá tens rodas XT a 259€.

Abraço

Mach3
 

alexb

Member
Tenho umas XT e só tenho a dizer bem. Muito leves para o preço e ao fim de aproximadamente 3000km ainda não deram um único problema. Arranjas isso na net muito mais barato. Dei 270 euros pelas minhas. Em relação à rigidez lateral, acho que são mesmo uma das referências para o peso. Elas não torcem nadinha, ao contrário de muitas outras que já experimentei.
 

tiagovsilva

New Member
Há ai uns quantos conceitos errados!
A rigidez de umas rodas não se vêm pela potencia dos travões... Notas que umas rodas são pouco rígidas quando, por exemplo, num sprint, sentires que levas um pneus meio vazio, quando na verdade não acontece.
Anda por ai um tópico sobre rodas a esse preço. Se fores levezinho podes montar umas rodas de 1500gr ou até menos com esse dinheiro. Se fores mais pesado e gostares de andamentos mais harcore, Mavic Crosstrail Disc.

Se a tua ideia é mesmo as XT, os cubos de esferas não vingaram no mercado! Acho que só a Shimano é que continua a apostar nisso, mas corrijam-me se estiver enganado. Os rolamentos tem a vantagem de a baixo preço e quase sem esforço mecânico, ressuscitares um cubo!! As de esferas criam defeitos nas pistas e aquilo nunca fica a 100%.

Tubeless: também há um tópico no forum sobre isso! Qualquer aro dá para converter. Está tudo no Youtube muito bem documentado. Pesquisa sobre "ghetto tubeless"

Cumprimentos, e boas pedaladas

Antes de mais obrigado pela resposta...
...mas.. eu só procurava uma resposta à questão que coloquei, não uma análise às diferentes tecnologias disponíveis no mercado.

Em relação à rigidez, coisa que eu não falei... ou por outra, falei na rigidez lateral, que quando não é efectiva, e quando se efectuam travagens fortes, o aro de uma roda pode desviar-se para o lado onde está o travão de disco.. se praticas BTT, concerteza já ouviste falar disto. De resto não quero levantar este tema, que leva a opiniões muito dispares.
É comum notar-se este fenómeno em rodas de qualidade mais fraca, e que a médio prazo irá empenar as rodas.
Relativamente às rodas que existem no mercado, conheço bem as alternativas. Quanto às Crosstrail, conheço bem os problemas dos cepos que estas costumam ter...

E quanto a rolamentos de esferas, coisa que também já está mais que discutida neste forum... realmente os rolamentos andam na berra, porque uns bons cubos de esferas custam mais que essas rodas todas..
O que vinga no mercado nem sempre é o melhor.. não sei se conheces os cubos da Canpagnolo.. se sim.. não digo mais nada.
Uns cubos de esferas bem tratados, duram tanto ou mais que uns de rolamentos...

...mas também não era isto que eu queria ver esclarecido..

..simplesmente a questão que coloquei...

relativamente às conversões.. não são para mim.. compro já feito.

Todos os pontos levantados, já são mais que conhecidos, polémicos.. enfim. Uns defendem uma coisa, outros outra.
Uns dizem... viva os rolamentos, outros as esferas, outros as mavic crosstrail etc...

perguntei só se existiria algum desequilíbrio neste tipo de configuração,
e pedia que se não for maçada, me respondessem só a isso.

MAck3 e Alexb: obrigado pelas respostas...: tinha visto só o preço na patocycles.. onde a roda de trás custa 190 e a da frente 160euros.. Sei que em par fiam 350euros.. não me apetecia muito vir mandar de fora, embora realmente a diferença de preço é significativa.

Obrigado na mesma,

Tiago
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Por ~270€ consegue-se o Par de rodas ONLINE!
Pelo menos já as vi a esse preço ;)
E montar um par de rodas não é nada de outro mundo, é até das trocas mais fáceis!

Mas pode-se sempre montar uma roda de trás diferente da que está á frente... não há nada que impeça isso! ;)

Boas compras ;)
marco camoes.
 

tiagovsilva

New Member
Estive a ver melhor e na Patocycles ficam a 350euros.. 270 online + portes se calhar vai dar ao mesmo, e na loja, ao menos tem um balcão para reclamar :)

Obrigado
 

Mach3

New Member
Nop.... Rodas XT + portes = 273,98€.

Mas se achas que compensa pagar mais 80€ pelo mesmo produto, é uma opção legitima de cada um.

Abraço

Mach3
 

tiagovsilva

New Member
Mach3:

Não sei se será um pouco demagógico... mas assim este país não vai a lado nenhum (nunca pensei dizer isto :) ). Faço muitas compras lá fora, mas cada vez mais, penso faze-las por cá... apesar dos muitos chupistas que por ai andam (os Madoffs em estado embrionário).
Mas como tu dizes "é uma opção legítima de cada um". Começo a acreditar nestes pequenos estimulantes finançeiros (já ouvi chamar isto de fé) :)

Abraço,

Tiago
 

alexb

Member
Bem, em relação à questão inicial, de ter rodas diferentes, penso que não haverá problema nenhum em teres rodas diferentes. Por vezes ando com uma traseira diferente, de rolamentos com um pneu de estrada e não noto problema nenhum.
 

Mach3

New Member
Boas,

Eu bem te percebo, pois eu próprio dou quase sempre prioridade às lojas, agora isso sou eu que tenho muita paciência de procurar de loja em loja em busca da melhor compra!

Agora tenho optado por comprar cá pois tenho achado melhores preços que nas lojas Online, agora se um dia deixar de compensar nem penso duas vezes!

A grande vantagem e uma das coisas que me tem feito quase sempre optar por lojas online, é o factor retoma.

Cumps,

Mach3
 

Pedro Augusto

New Member
Antes de mais obrigado pela resposta...
Em relação à rigidez, coisa que eu não falei... ou por outra, falei na rigidez lateral, que quando não é efectiva, e quando se efectuam travagens fortes, o aro de uma roda pode desviar-se para o lado onde está o travão de disco.. se praticas BTT, concerteza já ouviste falar disto. De resto não quero levantar este tema, que leva a opiniões muito dispares.
É comum notar-se este fenómeno em rodas de qualidade mais fraca, e que a médio prazo irá empenar as rodas.

Isso acontecia-me numas rodas que tive que vinham numa bicicleta que custou 120 contos de reis em 2001!! Hoje, tal "fenómeno" não se verifica em rodas do nível que estamos aqui a discutir!
Sobre os cepos das Crosstrail, tive umas rodas dessas, fizeram mais de 20.000km. Ao fim desses km, já estavam com problemas é claro... Levou 6 rolamentos e um cepo! Essa operação custou 70€, e tirando os riscos, ficaram novas.
Eu não defendo nada, pois não ganho nada com isso! Apenas te estou a contar a boa experiência que tive com elas. É que agora comprei umas DT Swiss que andaram direitas meia dúzia de km... Aproveitam-se os cubos, porque o resto foi desperdício de dinheiro!

Vieste ao um forum pedir opiniões, e eu, que sem querer dei com isto, e limitei-me a dar!
 

tiagovsilva

New Member
Isso acontecia-me numas rodas que tive que vinham numa bicicleta que custou 120 contos de reis em 2001!! Hoje, tal "fenómeno" não se verifica em rodas do nível que estamos aqui a discutir!
Sobre os cepos das Crosstrail, tive umas rodas dessas, fizeram mais de 20.000km. Ao fim desses km, já estavam com problemas é claro... Levou 6 rolamentos e um cepo! Essa operação custou 70€, e tirando os riscos, ficaram novas.
Eu não defendo nada, pois não ganho nada com isso! Apenas te estou a contar a boa experiência que tive com elas. É que agora comprei umas DT Swiss que andaram direitas meia dúzia de km... Aproveitam-se os cubos, porque o resto foi desperdício de dinheiro!

Vieste ao um forum pedir opiniões, e eu, que sem querer dei com isto, e limitei-me a dar!

Olá..

Esse fenómeno verifica-se mais vezes do que pensas (não vale a pena fazer referências).. e não pus em causa se isso era um fenómeno que aconteceria no nível das rodas em discussão.. simplesmente disse que optei por estas, pois a esse nível tem bom comportamento entre outros muitos aspectos.. (de qualquer forma existem rodas de 1000 euros que apresentam esse problema em detrimento da leveza). E pronto, é algo que me incomoda.

As Mavic... é como eu digo... uns tiveram problemas com cepos outros não... enfim.. de qualquer forma toda a gente sabe que é um ponto fraco delas (embora cada vez mais rectificado). Ainda hoje prefiro as esferas.
Tudo isto mais que debatido.

É pá... se vim pedir opiniões...?
Sim... uma muito concreta, sobre andar com uma camera de ar à frente e um tubless atrás.. nada mais. Apesar de experiência de alguns anos a andar e a fazer de mecânico, nunca misturei estas duas tecnologias, e fiquei com algumas reservas sobre o comportamento da Scalpel.

Agora...: esta tecnologia está ultrapassada... esta e aquelas são melhores... etc.. já escorreu muita tinta sobre o assunto, inclusive tenho experiência sobre o mesmo (a minha experiência), e não vou levantar debates nem recolher opiniões sobre se alguém gosta mais de morango ou chocolate.

Como é óbvio, não quero parecer que estou aqui a atirar pedras a alguém, e como te disse na primeira resposta, agradeci a mesma, explicando só que pretendia uma resposta a uma pergunta muito específica (à questão apresentada).. E como qualquer outro, estamos sempre a aprender.

Porque, e como tu sabes, às vezes cansa estar num forum, colocar uma questão e responderem-te a tudo menos ao que queres saber, e de repente o teu post tornou-se numa série de respostas inúteis, outras não, mas em nada esclarecedoras da tua dúvida, porque toda a gente começou a discutir o sabor favorito do seu iogurte :)

Não leves a mal, e como disse inicialmente, agradeço a tua resposta, mas a questão não tinha sido essa.

No hard feelings :cool: e talvez ainda nos encontremos numa prova, passas por mim, e eu com umas XT todas empenadas e os cubos todos marados ;)

Abraço,

Tiago
 
Last edited:

adieujoliecandy

New Member
1º As minhas XT com menos de 1000kms levaram um cepo novo. Dado que só me custaram 150€ com um par de discos XTR RT-97, tudo material novo, também nem me chateou muito. Azares com o material acontecem com todas as marcas.
2º Ando com tubeless à frente e camara atrás e nenhum problema quanto a isso.
3º Não sei se te faz diferença mas as XT só há com cubos Centerlock
 

tiagovsilva

New Member
1º As minhas XT com menos de 1000kms levaram um cepo novo. Dado que só me custaram 150€ com um par de discos XTR RT-97, tudo material novo, também nem me chateou muito. Azares com o material acontecem com todas as marcas.
2º Ando com tubeless à frente e camara atrás e nenhum problema quanto a isso.
3º Não sei se te faz diferença mas as XT só há com cubos Centerlock

Boas...

Obrigado pela resposta.. era isso que eu procurava.. uma experiência com tubeless e camara "misturados". E ainda bem que é positiva essa experiência.
De resto.. no ponto 3º... sei disso.. não faz diferença. :)
De acordo com o ponto 1º.

Isto foi tipo telegrama.

Abraço,

Tiago
 

Peixinhus

Active Member
Ó Tiago não sei qual a tua duvida em ter uma roda com tubless e outra com camara. Para mim é a mesma coisa que andar com uma meia de cada cor, ou seja nenhum problema. Não será a tua duvida sobre a credibilidade do tubless? Problemas existem em kker dos casos, muitos só usam tubless sem problemas do pneu saltar outros usaram e tiveram azar e como tal colocaram essa parte de lado. Usei camaras algum tempo sem problemas além de furos e trilhadelas, agora uso tubless home made ainda sem problemas mas eles virão a seu tempo ou não. Como tu mesmo referes cada caso é um caso e pessoalmente não me oriento pelos problemas/sucessos dos outros, mas é sempre uma ideia a ter em conta, um ensinamento. Força nisso atrás ou á frente é indiferente :D gostos são gostos :D

Abraços
 

cmot

New Member
Não me parece que seja exactamente isto que procuras, mas já me perdi no meio da discusão...
fica a minha experiência, com umas XT depois de cerca de 1000 km ainda com camaras de gel enquanto tento "derreter" os Nobby Nic 2.25 originais.
Até agora tudo impecável, zero empenos. Melhor mesmo só depois de passar para os discos de 6 furos com os adaptadores da DT Swiss, pois coms os RT97 andava sempre com uma "buzina" em fúria comigo!!!
 
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