Roda traseira

#1
Boas pessoal amigo :wink:

Tenho uma dúvida: tava a pensar em comprar uma roda mavic crossland para trás com vista a um upgrade no sistema de transmissão (isto porque actualmente é ainda de 7 velocidades :shock: ), e, ou colocava esta cassete que uso (7 velocidades) ou colocava uma nova de 9 velocidades.
O que eu quero saber é no caso de colocar uma cassete de 9vel se funcionará bem com a transmissão de 7 velocidades, ou monto a de 7vel e espero até mudar toda a transmissão (cassete+desviador+manipulos+corrente) :?:

Não sei se fui explícito, qualquer dúvida posso tentar explicar melhor :wink:

Abraços
 
#3
Basicamente estou a perguntar se funcionará ter uma cassete de 9 vel e shifters de 7 velocidades, ou então o inverso, isto é, manter a cassete que tenho (7 velocidades) e po-la na mavic crossland.

:wink:

Abraços
 
#4
penso ke o sifter de 7 vai funcionar com a cassete de 9 so ke ñ poderas usar todas as mudaças(sobram-te duas).. agora ao contrairo e ke ñ funciona muito bem, ter um sifter de 9 e uma cassete de 7 , eu tenho assim e ñ dá la muito geito, tenho ke carregar mais ke uma vez pa passar e etc.
 
#5
Meus amigos estão a enganar o homem, inadvertidamente creio eu, mas estão! :roll:

Na verdade o espaçamento entre mudanças varia em função do numero de de velocidades k a bike tenha, portanto 7 velocidades é imcompativel com 9 e o inverso tb é verdade.

Explico melhor 5 ou 6 velocidades trabalham com correntes e espaçamentos de 7.8mm, portanto são compativeis existindo apenas em sistema de carreto, 7 e 8 velocidades trabalham com espaçamentos e correntes de 7.1mm, são portanto compativeis, apesar de os cepos de origem terem mais largura nas transmissões de 8V, largura essa k é rigorosamente a mesma onde se colocam as 9V com espaçamento e corrente de 6.6mm em montanha, no caso de estrada essa largura pode ser ligeiramente diferente em transmissões Campagnolo, no caso de estrada tb, as 10 velocidades voltam a ser imcompativeis com tudo o resto usando-se espaçamentos e correntes de 6.2mm, sendo inclusive bastante complicado fazer trabalhar devidamente shifters Shimano com cassetes Campagnolo e o invés.

Portanto se queres montar uma roda de 9V na tua bike k originalmente tinha 7 V em primeiro lugar vais ter de forçar ligeiramente o kadro, k actualmente tem 130mm de largura entre os encaixes da roda trazeira, sendo k a roda nova tem 135mm, depois podes optar por trocar os shifters por uns de 9 V, ou instalar uma cassete de 7 ou 8 V no cepo da nova roda, caso uses uma cassete de 7V vais precisar de espaçadores para ocupar o espaço deixado livre pelo andamento a menos, caso uses uma cassete de 8 V vais precisar de afinar os batentes do desviador de forma a anular um andamento, geralmente o de menor dentagem.

Confuso?

Quem disse k a mecanica de bicicletas era simples? :wink:
 
#6
Portanto se queres montar uma roda de 9V na tua bike k originalmente tinha 7 V em primeiro lugar vais ter de forçar ligeiramente o kadro, k actualmente tem 130mm de largura entre os encaixes da roda trazeira, sendo k a roda nova tem 135mm, depois podes optar por trocar os shifters por uns de 9 V, ou instalar uma cassete de 7 ou 8 V no cepo da nova roda, caso uses uma cassete de 7V vais precisar de espaçadores para ocupar o espaço deixado livre pelo andamento a menos, caso uses uma cassete de 8 V vais precisar de afinar os batentes do desviador de forma a anular um andamento, geralmente o de menor dentagem.
Ora bem, o objectivo é colocar uma cassete nova de 9v (substituindo a de 7v) para fazer um upgrade há transmissão. Dizes tu que tem que ser forçar um pouco o quadro por forma à roda entrar melhor é? Em princípio os quadros deveriam estar aptos a receber uma roda nova com k7 de 9v ou não?!

Se ajudar tenho uma specialized Hardrock gs de 1999 acho eu.

Um abraço :wink:
 
#7
UI....
Nao vou falar sobre o assunto do tópico, pois pesco pouco disso...

Mas...tens uma Hardrock de 1999??Epá que loucura...é um histórico isso!!
Mostra ai isso ao pessoal!!! :twisted:
Adorava ver ao vivo isso...devido a esses modelos de 99 e para tras é que nasceu o que hoje e dia é uma vencedora de tabelas de vendas...SPecialized Hardrock!!!
Grande maquina...
Hardrock Forever!!! :twisted:
 
#8
LOL :wink: :lol:

Prometo que hoje tiro umas fotos à bicha e meto-as aqui no fórum. Tudo bem que o que dizes é verdade, é sem dúvida histórica, mas já não está propriamente actualizada com as bikes de hoje em dia.

Abraços :wink:
 
#9
Sim nao está actualizada, mas guarda isso....ja nao se arranjam dessas todos os dias... :D
é um classico...
É uma obra de arte...graças a ela e aos modelos anteriores é que nasceram as Hardrocks de hoje em dia.... :D

Fico á espera das fotos... :wink:
 
#10
É um facto, os quadros originalmente construidos para funcionarem com 7 Velocidades tinham uma largura entre escoras trazeiras no ponto de encaixe da roda igual à distancia dos quadros de Estrada, 130 mm, para 8 ou 9 Velocidades a distancia foi aumentada para 135 mm, nada k um pouco de cuidado ao montar a roda ñ consiga contornar, a elasticidade do aluminio ou do cromo-nikel é mais do que suficiente para que se possa montar uma roda de 9V, esse ñ vai ser o teu maior problema, conkanto tenhas um pouco mais de paciencia para montar a roda cada vez k a precises de tirar.

Se nenhum dos outros aspectos k te falei t incapacita de fazer essa troca este ñ deve ser um assunto k te preocupe muito, apenas vais notar k a nova roda será um pouco mais complicada de montar e desmontar.

Nunca fui grande conhecedor das Specializeds, apenas por curiosidade esse kadro é de cromo ou aluminio?
 
#11
Este quadro ainda é de cromo, mas continua impecável :lol:

Obrigado pelos teus esclarecimentos, foram sem dúvida mto úteis, e fiquei a saber mais uma coisa que não sabia: a distância entre as escoras no ponto onde encaixa a roda. :wink:

Quanto às fotos, ainda não me esqueci de as tirar, só que tenho a máquina digital emprestada à minha namorada e como tal só prai amanha é que as tiro para poderem ver a máquina.

Abraços
 
#12
Sendo um kadro de cromo então kase nem vais dar por essa diferença de distancia, tal a flexibilidade do mais nobre dos metais com k se fazem bicicletas de preço decente!
 
#13
Se estou a ser hótario , peço desde de já desculpa...
Mas acho que não será necessário forçar o quadro para meter uma roda de trás com mais mudanças porque normalmente estas rodas trazem uma porcas de espaçamento do lado oposto do carreto\cassete.
:?
 
#14
boas... se bem me lembro o cepo que leva cassetes de 7 velocidade não é do mesmo tamanho do de 9... o cepo que leva as de 8 já é do mesmo tamanho que as de 9... no entanto se mudares para 9 velocidades tb tens de trocar a corrente... pois as cassetes são mais finas... e em relação ao desviador traseiro não sei...acho que funciona...

corrijam-me se tiver errado...

um abraço

Rui
 
#15
frezite said:
boas... se bem me lembro o cepo que leva cassetes de 7 velocidade não é do mesmo tamanho do de 9... o cepo que leva as de 8 já é do mesmo tamanho que as de 9... no entanto se mudares para 9 velocidades tb tens de trocar a corrente... pois as cassetes são mais finas... e em relação ao desviador traseiro não sei...acho que funciona...
Viva,
Sim os cepos são diferentes, o de 8v é igual ao de 9 v mas diferente do de 7v, isto eu sei. Tb sei que tenho que trocar de corrente por causa do nº de vel ser maior, mas tb tenho que trocar de desviador pq os de 7 velocidades estão limitados só a 7v enquanto que para 8v ou 9v é igual, isto é, um deviador de 8v tb funciona com 9v. Acho que me fiz entender.

Outra coisa que o CarlosRibeiro disse, penso que está correcto, porque a minha roda traseira tem esses espaçadores do lado oposto ao da cassete, podem até ver pela foto:



Corrigam-me se tiver enganado :wink:
Abraços
 
#16
boas... pelo que vejo das mudanças tens espaço suficiente para por outro cubo ou cepo(vê o que é mais viável trocar...) no entanto a mudar muda tb o esticador... ou seja upgrade do material... é a minha opinião... mas já sabeso t€€€mpo é que manda....lol

um abraço

Rui
 
#17
Exacto, dá-me a sensação que tenho espaço suficiente para uma nova roda com cubo e cassete de 9v. As rodas vão ser compradas em segunda mão (dianteira e traseira) já com cassete de 9v montada, só falta mesmo o novo desviador traseiro (sram x.7 9v), manípulos (sram x.7 9v) e corrente nova tb sram. É um upgrade geral :lol: fica nalguns € mas é sempre um investimento recuperável :wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#18
Strocto tás de parabéns, tens uma specialized do tempo em que a marca ainda fazia bicicletas a sério :twisted: :twisted: :twisted: :lol:

E gostei bastante de ver esse espirito do upgrade, com o t€mpo ficas aí com uma máquina excelente :D

Esse hidraulicos também rulam muito.

Já agora, para o meu comentário não ser descabido e totalmente off-topic, concordo com o que aqui foi dito, creio que falta de espaço para uma roda com uma k7 de 9v não deve faltar :)

Boas pedaladas.
 
#19
Pode-se dizer que sou proprietário de uma relíquia :twisted:

Em relação ao upgrade, tem mesmo que ser, há que evoluir sempre pra melhor e é pra melhor que eu vou, pra muito melhor até. O investimento destes sai caro mas vale a pena sobretudo quando a qualidade é boa.

Estes hidraulicos são bastante bons e nunca me deixaram ficar mal, se muda-se de travões era para uns de discos hidraulicos e tinha que ser uns bons mesmo.

Um abraço e obrigado pelos comentários positivos =D>