RODA 29 para ESTRADA!?!?!

Pergunto-me porque será que, a introdução absurda e "marketinguizada" da RODA 29 no BTT, não foi continuada no mercado das "roda fina" de estrada.
Ora, se a roda 29, tem assim tantas vantagens, em especial em terrenos regulares e roladores, seria o caminho evidente a seguir.
Porque não aconteceu? Porque a modalidade é antiga, pura e não permeável a ARRIVISTAS!!!
Simples.
 

tdasbikes

New Member
Na estrada já se usa o aro 650 à muito tempo o btt é que o foi buscar para usar.
No BTT com o pneu mais alto chama-se de 29" na estrada com o pneu fino chama-se 28".

Na estrada já se usa 11 velocidades a algum tempo, no btt começou-se a usar o ano passado.

E certamente que na história haverá mais alguns destes exemplos que a as novidades até começam é pela estrada.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Paulo, absurdo é o que estás a dizer.

Primeiro que tudo, as rodas de estrada já são 29er, só não têm o mesmo diâmetro total porque os pneus são mais estreitos e logo mais baixos. Mas a medida do aro é a mesma.

E em segundo, as vantagens da roda maior não são maiores em terreno regular, antes pelo contrário, são maiores em terreno irregular.
Digam o que disserem, as rodas maiores têm duas desvantagens, maior inercia (pior aceleração) e maior tamanho (menos ágil). Tudo o resto são vantagens, tudo mesmo, não as vou enunciar porque isso já está mais que debatido e comprovado.

No alcatrão, terreno muito regular, o tamanho da roda pouca influência tem no atrito de rolamento, por isso não vale a pena a mudança para outro tamanho.


Sinceramente não percebo o porquê de tanta desconfiança com a introdução de novos tamanhos de roda. Quando introduziram no BTT as suspensões, os travões de disco, os pneus tubeless... também foi assim?
 
FICaçador.
Sim, foi assim quando se introduziu no BTT algumas das novidades.
Foi assim com os travões de disco, com os pneus tubeless mas acima de tudo com as Full Suspension (FS)
Eu, que, confesso, sou renitente às novidades no BTT, tive uma FS logo em 1987, ainda era uma minoria.
Houve grande renitências, da parte dos indefectíveis das Hard Tail (HT) mas as marcas, apesar de começarem a apostar nas FS, nunca deixaram de produzir HT´s.
Hoje, o que me chateia profundamente, é as principais marcas retirarem do catálogo de 2014 as roda 26.
Isso não posso concordar.
Já experimentei roda 29 e convenceu-me em algumas coisas mas não noutras porque há ainda coisas a melhorar.
Veremos em 2 ou 3 anos como param as modas.
 
Arpeggio,
Entendeste mal, não tenho nenhum preconceito com o ciclismo de estrada.
Pelo contrário, ando a ponderar a sério comprar uma "roda fina".

o que o meu post original, queria precisamente significar, era que a Estrada segue o seu caminho sem se deixar influenciar. Já o BTT, vai, (na minha ótica mal) imitando a estrada, quando são coisas diferentes.
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Na estrada são de facto mais resistentes à mudança, principalmente devido às imposições da UCI, que enquanto organização é do mais conservador que pode haver.
Prova disso é o actual limite mínimo de peso das bicicletas de estrada em competição, o mesmo de à 13 anos atrás.
Entretanto também os travões de disco e sistemas hidráulicos estão em sentido inverso a passar do BTT para a estrada, embora também aqui a UCI está de pé atrás.
Da estrada para o BTT nem vêm grandes inovações, vêm mais é evoluções, no caso das mudanças.

Por falar nas mudanças, nos últimos anos as transmissões de estrada e de BTT têm vindo a ganhar diferenças, no BTT temos cassetes de grande alcance, desviadores com mecanismos para estabilizar a corrente, um só prato à frente, enquanto na estrada temos grupos electrónicos.
A largura dos pneus e guiadores também tem vindo a crescer nos últimos anos no BTT, também aqui a diferenciar-se da estrada.
 
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