Roda 26, qual o seu futuro?

mlouro

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SeteGu, isso de "dissipar muita energia", na prática, não corresponde à realidade, nem sequer a HT é mais eficiente em todo o lado que a FS, talvez em estrada ou estradão pouco irregular, e a subir se houver diferença de peso. Numa FS o tal conforto também permite fazer mais kms sem ficar todo partido, especialmente em terreno irregular/com pedra que numa HT, não será a FS mais eficiente aí também?
 

xmeiro

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Colega mlouro

Antes de mais saudações.

O colega Setegu escreveu exactamente o mesmo, que a HT não é a mais eficiente em todo o lado, e referiu também a questão da influencia do peso.
Escrever coisas do tipo "isso não é bem assim" e depois repetir exactamente a mesma ideia que se diz estar a contradizer é perder um bocadinho de tempo sem juntar nada à discussão.

Pedalar é que é preciso.
 

mlouro

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Caro xmeiro, peço desculpa por tê-lo feito perder o seu tempo com um comentário inútil.. infelizmente hoje calhou-me a mim, mas pelo menos o SeteGu percebeu por isso continuamos a nossa discussão fora deste tópico em particular.

Boas pedaladas que é o que todos fazemos bem!
 

SeteGu

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Bikeradar? Vejam o símbolo do "S":
[video=youtube;1jVHrS-jsF8]https://www.youtube.com/watch?v=1jVHrS-jsF8[/video]
 

moch75

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Tenho uma fs 29 e basicamente não escolho terreno. Basicamente levo tudo pela frente inclusive quem me apareça hehehe!:cool:
 

SeteGu

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Não é ser "hater" ou não "hater". É eu pessoalmente não confiar muito na bikeradar por não ser totalmente isenta.

EDIT: Não é "cientifico"... mas há testes para todos os gostos:
[video=youtube;-YPbSU3hgTQ]https://www.youtube.com/watch?v=-YPbSU3hgTQ[/video]
(não vi o vídeo todo, só os resultados)
 
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Jocas22

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nem ia dizer nada mas aqui vai... eu tambem posso dizer que o pastel de nata é feito com miolos de macaco, outro que é com casca de caracol,... O que interessa é um teste cientifico aos seus componentes. Ha quem jure a pes juntes que Deus criou o mundo ha 2000 anos em 7 dias, ou que não existe nenhum problema com o aquecimento global, no fundo o que contam sao as suas opinioes e nao o que testes e cientistas observam.

Ou seja, uma coisa sao opinioes outra sao testes cientificos. É que testes cientificos se forem rigorosos têm todos de ir dar ao mesmo, opiniões é como as cuecas, cada um usa a que mais lhe convém e se tudo for como deve de ser ninguem usa as cuecas de outrem logo á partida há pelo menos uma cueca diferente por individuo.
Se depois acham que os cientistas aldrabaram a coisa isso sao outros 500's, agora por ambos no mesmo saco.
 

SeteGu

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A questão não é assim tão simples...

Claro que opiniões nada têm a ver com testes científicos... quem disse isso?

Agora o resultado desses mesmos testes científicos pode também variar consoante as condições... consoante o trajeto, etc...
É muito fácil encomendar um teste cientifico para se obter os resultados que se pretendem obter à partida... isto já para não falar de aldrabar.
 

Jocas22

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tirando a parte de aldrabar os numeros, isso ai prontos, seria lamentavel. posso-te perguntar exactamente que condições (que condicoes?), trajecto (como eles disseram tinha um pouco de tudo e foi visto globalmente mas tambem parcialmente em cada tipo de trajecto) ,etc.. é que nao concordas? pareceu-me tudo bem explicito e explicado, e justo. Ou corres o risco de, como ja disse, pareceres aquele pessoal contra o evolucionismo ou o aquecimento global, simplesmente manda-se umas coisas pro ar pra por em causa tudo o que nao nos agrada a nivel cientifico algo que é do mais corriqueiro nos dias de hoje, nao digo que seja o teu caso atenção.

eu pelo contrario dispenso é mais opinioes dessas como no video, respeito mas dispenso, é mais uma num milhao e nunca vai haver consenso, um diz branco o outro preto, o costume. Opinioes nada como formar a nossa. Se estas virado pra aquela opiniao, disses epa o gajo faz sentido, vem outro que esta mais pro contra e diz epa mas coiso e tal, o gajo nao sabe do que fala LOL
 
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SeteGu

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Quanto à bikeradar é o que já disse... não confio em testes de identidades que não sejam independentes. E foi apenas isso que disse desde o inicio. Mas isso sou eu... e acho que tenho esse direito.

Quanto aos resultados vê lá que até disseram que a 26 era "melhor" que a 27,5 e até que a 29 (a descer). Logo, até nem me podia queixar muito dos resultados se fosse esse o problema até porque o que gosto mais de fazer é descer.

Comentando o teste em si acho que foi uma boa tentativa de mostrar qual é a mais rápida (não obrigatoriamente qual a melhor, pelo menos, a meu ver). Claro que terá algumas falhas (é difícil fazer um teste que não as tenha). E, como referi, é fácil manipular as variáveis para se obter os resultados que se pretendem.

O trajeto tem um pouco de tudo... a meu ver é quase sempre liso, tem poucas irregularidades, parece ser sempre o mesmo tipo de terreno.

Mesmo sendo quase iguais... Quanto pesa cada bicicleta? Quanto custaria cada uma? Estão todas no mesmo estado de conservação?
A pressão dos pneus e dos amortecedores era a mesma?

E em bicicletas de outras gamas? O resultado seria o mesmo?
O tipo de bicicleta também tem influência... eu pessoalmente não compraria uma roda 29 de 500€ podendo ter uma 26 equivalente. O pessoal vê estes testes e é a primeira coisa que vai fazer. A, meu ver, não é o mais correto.

Quantos riders são? O que conduzem habitualmente ou qual a sua preferência?

E que sentido faz a 27,5 ser a pior estando no meio das 3... qual a explicação para isso? Não existe?

Apesar de tudo acho que foi bem feito... ou, pelo menos, foi uma boa tentativa. Só não consigo ver a bikeradar como sendo imparcial.

Edit: Jocas22 o vídeo que coloquei tem os tempos no fim... supostamente não será só conversa (não vi o vídeo todo).
 
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Jocas22

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eu vi os 2 videos, um parece-me uma comparação seria, o outro (o que meteste) se quiseres faço-te um igual com os tempos no fim e tudo ;)

poes muitas questoes, tirando novamente o manipular resultados (se vazaram os pneus a umas, ou meteram pressao xxl noutra) nem percebo porque uma vez que eles nao vendem bikes, dai eu achar que sao independentes ao contrario do que afirmas. Ja no 2º caso sei lá que motivos o levam a fazer aquilo, se foi influenciado pelo que quer demonstrar, se foi pago por alguma marca e esse teste aparece no site da ktm estilo aqueles placards que eles metem nas lojas, nao sei se é fanboy... etc. Isto independentemente dos resultados, o que nao faltam sao videos desses.

Um teste que tenta ser cientifico nao tenta ser 100% absoluto, isso nao existe acho eu. Eles tentaram isso sim minimizar as variaveis e isso pelo que vi acho que conseguiram. Agora claro algo pode sempre falhar, numa volta estava mais vento, na outra o terreno mais solto, etc... sei la isso nao saiamos daqui hoje, quem quer por defeitos isso é do mais simples.

as bicicletas eles disseram que eram semelhantes nas mesmas condicoes e o percurso era 8kms, eu nem 500 metros vejo no video, sei la como é na totalidade. Eles disseram que é variado. Vamos outra vez pra parte de eles serem serios ou nao, mas tambem te digo se é pra aldrabar metiam tudo o que querias no video e simplesmente cozinhavam os numeros, simples.

Mas nao estou a defender aquele teste, defendo é o metodo. Ate porque nao acredito em 26 mais rapidas que 27.5, pessoalmente claro.

Vale o que vale, mas dou-lhes o merito de tentarem por algum metodo na confusao
 
Algo importante chamar à atenção - ele no fim diz que do ponto de vista científico, não há diferenças entre os três tamanhos de roda. Mas que do ponto de vista prático há. O que é que isto quer dizer?

Que as diferenças encontradas não são suficientes para dar uma resposta conclusiva sobre a matéria.

Como em tantos outros estudos científicos, os resultados não são dogmas mas sim pistas que ajudam à formulação de uma tese. Após investigação profunda poderão levar à criação de teorias que explicam os fenómenos.

Por isso tantas vezes se lê no fim do abstract de qualquer documento: "Further Research Necessary..."
 

SeteGu

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Jocas22 no fundo estás a concordar (pelo menos em parte) comigo.

Eu não disse que o 2º era mais válido que o primeiro... apenas que se encontra todo o tipo te testes e resultados possíveis pela internet fora. À partida o da bikeradar seria mais "isento" mas nada me garante que o seja... os patrocínios ás vezes falam mais alto. Eu não estou a dizer que eles aldrabaram ou não... porque não sei. Mas, para mim, não deixa de ser uma hipótese.

Epá como é que uma roda intermédia pode apresentar o pior resultado? Uma coisa seria uma roda 36... que eventualmente o fator peso ou inércia entra mais em linha de conta (não sei... é uma mera hipótese). Outra é teres uma 26 com bons resultados, uma 27,5 com maus resultados e uma 29 com excelente resultados. Não é estranho? Não se deveria, pelo menos, questionar o porquê?

É como dizer que uma 30 é boa, uma 31 é má e uma 32 é espetacular...

Agora não deixa de ser curioso ir ao site da Specialized e ver que rodas há disponíveis para uma stumpjumper. E quem diz este diz os restantes modelos de XC.
Será que (finalmente) me estou a fazer entender? ;)
 
Resposta ao paulo_mg_ribeiro

Não ando só em estradão, não sou nenhum pro ( nem coisa que se pareça)... e ando com as mesmas cuecas de sempre.
Nao tive que desmontar porque ia com 29er e com transmissao 1x11v, nem fiquei em ultimo (ate pelo contrario) na prova de Tabua. Sera do efeito placebo?

Nao custou 7 ou 8 mil euros, e esta bem perto dos 10kg, isto sem carbonos ou loucuras por pesos. O seu a seu tempo!
Se quiseres que te diga as vantagens eu digo, porque foi o que notei :
A frente a subir, fica mais colada ao chao; a descer drops, é só apontar que passa melhor, a rolar é sempre a abrir; fico mais confortavel numa 29er; e acredites ou não, ate o guiador maior não me meteu medo. ( e eu que ando sempre a mandar raspoes com o guiador).

Se tenho saudades da minha trek? claro que sim! era como um filho, deixa sempre saudades as coisas que gostamos. Se trocava? não.
Se for só do efeito novidade... já sei a tecnica pro david rosa ser campeão europeu...vamos lhe dar uma bike nova em cada prova.
 
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Lux interior, eu experimentei 29.
Não fui as cegas. Vendi a minha quando não esperava, e depois foi andar durante mais de 3 semanas á procura. Não andei á doida!
O investimento que fiz, numa bicicleta nova, antes de sair os modelos novos (daqui a 2 meses), foi para nao pagar ainda mais pelos novos modelos.
Escolhi o modelo que quis, mesmo que a bicicleta não esteja como quero, é isso que da gozo. Eu personalizar! a seu tempo, com a cabeça no lugar.


E não...as rodas 26 nao passaram de melhor a pior so porque tenho 29er.
Teem as suas vantagens, que todos sabemos. Maniabilidade, facilidade a subir, os preços baixos de agora...
Mas de verdade, que depois de experimentar a minha bicicleta que fiquei rendido.
Gostei mesmo. Se podesse ter ficado com a 26 ficava, mas era impossivel ficar com tanto dinheiro parado.
 
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