Roda 26, qual o seu futuro?

Joseelias

Well-Known Member
Já vi. Muito bom mesmo. A Xizang então está magnifica, e a RTS não deve de ser uma bicicleta nada comum de se ver. :D

Entre imensas coisas horríveis que houve durante os anos 90 em termos estéticos, algumas são marcantes pela positiva tais como o triplo triângulo da GT visto em tubos mais finos e assim mais definido, a cor do titânio e as rodas Spinergy.

Lá fora há encontros de bikes retro. Pena que em Portugal nunca tenha ouvido falar de uma iniciativa semelhante para se verem ao vivo os designs mais criativos da história do Btt.
 
Não entendo é como após 40 anos (e várias experiências com as 29 e 650b ao longo deste tempo) a roda 26 deixa de ser boa para que um semi-clone da 29, como é a 650b a vir substituir de forma tão definitiva e inquestionável.

A roda 26 não deixou de ser boa , o que sucedeu com esses testes feitos nos ultimos 40 anos com vários formatos de roda maior foi que se concluiu que as rodas na altura não tinham resistência suficiente , fosse pelo material usado nos aros , fosse pelos raios , mas as rodas do tamanho 26 dava muito maior resistência e durabilidade e dai esses tamanhos para BTT foram colocados de lado.
Aliás , basta ver alguns videos no YouTube de eventos por exemplo ciclocross com rodas 700 que são equivalentes ás actuais 29 , onde á mais pequena derrapagem numa curva se dobravam e ficavam num 8.

Entretanto os materiais evoluíram e já se consegue fazer rodas 29 que duram e com resistência dai que agora há mais opções.

A roda 26 nunca irá desaparecer , como não desapareceu a 24 , nem a 20 , etc ,
Neste momento para mim passa-se uma tentativa comercial de fazer mexer o mercado pois toda a gente tinha roda 26 e com a crise os fabricantes estavam a ver as coisas estagnar dai que fizeram uma aposta grande inicialmente na 29 afirmando erradamente que iria matar a 26 , o que ficou muito longe de acontecer , e agora com a inclusão da 27,5.

Eu pessoalmente não concordo com a retirada dos modelos 26 do catálogo de alguns fabricantes e noutros da inclusão apenas de modelos de entrada , mas neste momento é estratégia comercial , veremos no futuro se as questões económicas melhorarem , o que sucederá pois acredito que mesmo no caso dos miúdos , não vão saltar de uma bike 24 para uma 27,5 ou 29 , tem toda a lógica passarem pela 26 e depois irem evoluindo.
Tal como há muita gente que ou está-se a iniciar ou anda muito pouco e obviamente sair da 26 para qualquer outro tamanho maior no segmento de entrada , vai-lhe criar enormes problemas.

Um vizinho meu que tem há uns 2 anos uma Quer Peak 26 , lembrou-se de aproveitar uma promoção e comprar em setembro a Quer Peak 27,5 e saiu 2 ou 3 vezes com ele e agora tá na garagem.....27,5 , se fosse 29 nem a arrastava.....voltou a ir ás compras com a 26 que essa ainda a consegue fazer mexer e a 27,5 cada subidita ligeira tinha de desmontar e leva-la á mão......
É que nem toda a gente é atleta...

Sobre os Spares , facilmente se vê nos sites online , mesmo internacionais , que há de tudo para a 26 e continuam-se a fazer modelos top por exemplo de suspenções para a 26 , nenhuma marca de suspensões retirou dos catálogos de 2015 os modelos para 26....
 

Joseelias

Well-Known Member
Mas se as rodas para 650b e 29 não eram resistentes em 1995 por exemplo, porque é que em 1999/2000/2005 já eram? Não me parece que a tecnologia tivesse avançado de forma que só nessa altura se conseguissem criar rodas resistentes. O alumínio era o mesmo e as soluções de design aposto que quase iguais. Os raios também não envolvem ciência espacial.

Há componentes muito mais complexos que as rodas, como por exemplo as suspensões, e em meia-dúzia de anos tiveram uma evolução brutal. Em 1990 tinham 3cm de curso e do mais básico que há e em 1996 já haviam com mais de 110mm e exclusivas para travões de disco com sistemas hidráulicos, outras a ar e por aí fora, de carbono, magnésio, etc.

A diferença foi que as marcas decidiram a dada altura investir nas 29, e como tal resolveram os problemas técnicos que já podiam ser resolvidos antes se quisessem, restando apenas a questão da geometria. Talvez, porque como disse antes, começou a haver desenvolvimento nas modalidades em que a 29 teria vantagem (maratonas), e viram aí uma oportunidade comercial a surgir. Aproveitando esse novo interesse dos praticantes, e estimulando elas próprias esse mesmo interesse.

Eu acho que a questão da tecnologia não é muito relevante pois não foi criado nada de novo para se conseguir construir uma 29 eficaz. Apenas se adaptou o que já havia a uma nova necessidade/oportunidade comercial.

O futuro das 26 é apesar de tudo uma incógnita no que se refere a inovações tecnológicas. Podem haver coisas que se descubram como novos desenvolvimentos no carbono, travões ou novas transmissões que necessitem de quadros com características próprias para os montar e os quadro 26 já não vão reflectir isso, tal como a descontinuação de grande parte de componentes de qualidade como suspensões, rodas e pneus ou a existência de poucas opções.

Quanto a material antigo em stock ainda haverá muito. Há ainda pessoal a comprar componentes dos anos 80 e 90 novos. E na altura a produção de componentes era uma gota de água quando comparado com hoje em dia. Considerando que parte do pessoal deixará de comprar esses stocks brutais porque passaram para 650b ou 29, devem de fornecer as rodas 26 por muitos anos.
 

Rui Marçal

New Member
Como prometido:

Aqui ficam uma ZTR Alpine 26' com cubos Tune Cannonbal SL, cubo traseiro Tune Prince, raios em Titânio e válvulas American Classic.





Com as rodas, veio ainda a garantia e 4 raios suplentes de titânio que espero não usar, lol...



Um pormenor de alguns conselhos que muita malta desconhece e vai de encher o pneu até saltar.



Roda da frente.



Cubo Tune Cannonbal SL.



Cubo Cannonbal SL.



Roda de trás.



Cubo Tune Prince.



Cubo Tune Prince.



Cubo Tune Prince.



Peso da roda da frente.



Peso da roda de trás.



Peso de par.



Depois de vestir a Scalpel, é este o aspeto.



Também levou umas roldanas novas, embora feias e pesadas, mas era o que havia.



Pormenor das válvulas American Classic.



Roda da frente.



Roda da frente.



Roda de trás.

 

Medroso#78

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Boas,

...TOP!! mas.... como neste tópico, uma das questões mais debatidas foi; "investimento vs aumento do rendimento do rider"... que nos tens a dizer Rui, valerão realmente o investimento?! :p Passarás a ganhar quantos km por evento aos amigos?! :cool:
 

Rui Marçal

New Member
Lol...já estás a picar...

Dificilmente vou 'recuperar' o investimento e também não era bem essa a ideia. Simplesmente Encaro esta bike como um projecto que vou alternado e melhorando. Seja como for, se eu ainda pedalar com ela daqui a 5 anos, parece-me que terá valido a pena.

Quanto ao aumento do rider, ainda tenho se andar alguma coisa, praticamente ainda não andei nada e também não vai ser este fim de semana.

Quanto a ganhar alguma coisa aos meus amigos, essa intenção está muito longe de como Encaro o BTT, lembra-te que só pedalo pelo gozo da companhia dos amigos e pela natureza. Competição não é comigo e nunca foi.

Agora se me pergunta rés se vou passar a subir melhor aquela subida tramada ou a ultrapassar melhor alguns singles, aí sim, essa é a minha praia.
 

Jocas22

Active Member
não te stresses na quadra. Há que ter poder de encaixa pras brincadeiras. E neste caso até era bem metida pelo medroso. Bom Natal pra ti tambem ;)
 

Medroso#78

Active Member
Ehehehehhehe, eu sei muito bem qual é o teu verdadeiro BTT amigo Rui! Foi mesmo apenas e somente, uma "picadelazita" saudável. :D

Mas o que é certo é que com as rodas que tinhas (peso geral da bike), ias, e divertias-te a mesma coisa (senão o que dizer da esmagadora maioria dos betetistas que por aí pedalam com bikes na casa dos 12kg, e mais). Mas lá está, tem que se evoluir as "cabras" para que tenhamos ainda mais gozo nos trilhos! Resumindo, a nossa cabeça é "quilhada". :D

Boas festas para todos.. ;)
 

Rui Marçal

New Member
É mais ou menos isso medroso. Gosto de experimentar cenas novas e evoluir a ''cabra''. E também me divertia antes com a bike mais pesada. Mas diz lá se não sabe melhor subir ''tudo'' e chegares ao fim menos cansado. É que perfiro divertir-me menos suado que mais suado.

Tu também te divertidas com a tua roda 26', então porque evoluiste para 29', lol...é mesmo assim, cabeças quilhadas...

Obrigado pelas palavras Miguel.
 

jamb

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No meu caso pessoal a roda 26 vai continuar a ser a minha roda isto por um motivo muito simples... o dinheiro não dá para tudo e existem outras prioridades.
Já uso a minha cube attention faz anos e continua a andar normalmente, vai dando para as minhas voltas e serve perfeitamente, ainda continuo a ver muitos amantes deste desporto com bike roda 26 e a opinião geral é que não há dinheiro para andar sempre a mudar de bicicletas...
 

oliana

Active Member
Discutir as vantagens ou desvantagens das 26 ou 29 é natural e normal dado a convivência actual. Agora discutirem que uma medida de roda é pior e condenada ao esquecimento porque as marcas querem simplesmente acabar com ela, é ridículo. Sabe-se que a publicidade e os interesses de mercado vão muito mais além do que as vantagens de um produto. É tambem uma tentativa das marcas de abanarem o mercado. Possivelmente será a oportunidade de ouro de alguma marca apostar naquilo que parece estar perdido.

E já agora 2 questôes?

Um ciclista com 155 cm de altura consegue mesmo tirar todas as vantagens de uma 29 como outro com 180 cm?
Mesmo diminuindo o tamanho do quadro para uma pessoa de baixa estatura qual a alteração de comportamento de um quadro?

Se estes pormenores já contavam com uma 26 penso que temos de os ter em conta numa bicicleta em que se aumentou diâmetro da roda e que se considera bastante significativo esse facto, são questões a ter em conta.
 

ernez

Active Member
Pois também gostava de saber se a altura hoje em dia, já com os novos quadros adaptados e com geometrias adequadas à malta mais pequena, se é relevante ou não à altura do artista, ou se continua a ser ou não, aqui na minha zona, os campeões do btt são dois rapazes com 170cm, mas pronto isso é como tudo, as pernas é que mandam, para não dizer que o que comanda as pernas, são os treinos, e por ai em diante... venha de lá essas opiniões hehehehe.
 

Rui Marçal

New Member
Um rider mais pequeno tira menos vantagens que um rider mais alto numa roda 29' devido à geometria que tem. A bike é mais curta e isso influência a posição ao pedalar não aproveitando o rendimento máximo que a bike pode proporcionar. Isto sem entrar em muitos promenores mais chatos, lol...
 
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