Roda 26, qual o seu futuro?

Companheiro Warrior,

Concordo com algumas coisas que escreves, mas com outras é impossivel!
Então quer dizer que numa 26 dá para andar com uma transmissão, por ex., SLX/XT e numa 29 tem de ser full XT ou até XTR? É que bikes de 3 ou 4 mil € é o equipamento que trazem (meros exemplos)
 

davidream

Active Member
bOAS!
O que o colega warrior75 referiu( e eu concordo plenamente) foi:
"A exigência de qualidade de uma 29er é maior do que numa 26er (Isto no caso de se procurar rendimento na bike)"

Isto nota-se principalmente nas rodas,as 29" com rodas pesadas são um verdadeiro suplicio para "arrastar"...e exigem o dobro do esforço!daí não valer a pena largar por ex as 26" para 29" á procura de rendimentos milagrosos:nana:

Obviamente os bons kit pernas!! baralham isto tudo,mas o ponto de vista do colega é bastante válido.
No entanto isto já é bastante OFF do tópico,pois 26" e 29" são dois mundos diferentes,
o que poder mexer com o futuro das 26"(ONTOPIC) aparentemente será mesmo as 27'5.
Cumps
 

gcaetano

Member
A exigência de qualidade, para mim, é igual para todas. Isto se estivermos a comparar bicicletas da mesma gama. Se forem colocadas rodas pesadas numa 26" também fica mais custosa de levar pela subida acima... Mas no essencial estamos de acordo: haja pernas! :D
 

Pikolin

New Member
Tenho uma spark adaptada com 27,5. Subiu o centro de gravidade por não ser um quadro de raiz para 27,5 e ficou mais nervosa e tambem perdeu agilidade da "frente" que compensei com um guiador maior de resto comporta se como uma 27,5 original. Rola um pouco melhor e tem melhor apoio em curva em relação á 26, mas perde agilidade. se voltasse atrás, não tinha trocado as rodas pois as diferenças no comportamento não justificam . As 26 são optimas digam o que disserem. Esta coisa das rodas serve sem duvida nenhuma para nos "obrigar" a trocar de bike pois os fabricantes querem MUITO vende las. ;)

Existir 1,2 ou 20 tamanhos de roda é bom porque assim temos mais escolha, mas na realidade quem gosta mesmo de andar de bike serve qualquer tamanho de roda. :D
 

MiGuEl_82

Active Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Amen!!

Adoro a minha Rockhopper "mixuruca" 26''... E até agora ainda n me caiu nada :p
 

m.r.f.

Active Member
Boas, os fabricantes de rodas de competição e amortecedores de competição estão a deixar de fabricar para roda 26.
Isso não quer dizer que que a roda 26 deixe de existir, mas passaram a ser bicicletas de passeio com componentes de baixa qualidade.
Resumindo, sobre o tópico em questão, para mim a 26 se adaptará para um tipo de bike diferente.

Nota: há, já existe outro tamanho bike para baralhar ainda mais: roda 27,5 a traz e 29 á frente.
Por este andar o futuro será: bike com quadro de 26, suspensão de 27,5, pedaleira e cassete de estrada e rodas 29:fpalm:
 

jaba

Member
Concordo com tanto do que se disse e discordo. A questão das pernas é fundamental! Tenho visto menino que trocou porque o amigo das pedaladas também o fez e depois...encostou porque não há perninhas. Já tive 29er, uma Giant logo quando apareceram por cá. Gostei e não gostei. Curiosamente o que não gostei foi por ser inicio de"moda" e não existir praticamente material. Voltei às 26, testei as 27,5 (rodas adaptadas ao quadro 26) e dos 3 tamanhos foi o que menos me senti à vontade.

Agora uma coisa é certa, material vai ficando escasso. No outro dia precisei de um pneu para a frente (dentro dos que gosto, claro) e a solução foi tirar de uma 26 nova (maquinão, por acaso) que a loja tem encostada já vai para 2 anos!
 
Os últimos comentários da 27,5, em que falam de uma certa falta de segurança ou agilidade, não estão enviesados por se tratarem de quadros 26?
Se tivermos umas rodas 27,5, num quadro de geometria 27,5, não será um conjunto muito mais equilibrado? E, como tal, sem as queixas que os últimos companheiros falam?

Ou já experimentaram 27,5's de raíz e têm a certeza do que estão a falar?

É que eu ando a pensar em trocar a minha 26 por uma 27,5. Tenho 1,70, não me vejo numa 29. Já andei alguns metros em duas e parece que estou a andar na bicicleta do meu pai!
:cool:
 

jaba

Member
É bem possível o que dizes das 27,5. Reconheço que o facto de não ter gostado pode ter a ver com ser uma adaptação.
 

ernez

Active Member
Não tenham duvidas que na 27,5 a diferença para uma 26 adaptada é brutal, o centro de gravidade é bastante relevante, já foimais que e explicado á umas páginas atras.
 

lpsferreira

New Member
Tudo tem a ver com as bicicletas onde utilizam as rodas, eu tive uma 27,5'' de raiz e não noto qualquer tipo de diferença para a 27,5'' adaptada. Tem de facto é um centro de gravidade muito baixo, mesmo sendo adpatada ainda é mais baixa que a maioria das 27,5'' ou 26'' de raiz. Não noto que tenha perdidido qualquer tipo de agilidade. Mas eu também sou daqueles que diz que para mim 26'' nunca mais terei em rigidas certamente. As vasntagens que vejo na 27,5'' ou 29'' superam em minha opinião/forma de conduzir muito a 26''. Vou dividindo a minha condução entre a 29'' e 27,5''. De referir que vou manter para sempre a NOMAD que é 26''.
 

warrior75

New Member
Caro RMDVENTURA, penso que não me expliquei bem.
Não tem a ver com isso, tem a ver o o tipo de transmissão.
Numa 26er para uma utilização de xc, utiliza-se uma transmissão 3x9 ou 3x10 e a bike funciona que é uma maravilha, mas se meteres essa mesma transmissão numa 29er a coisa já não funciona bem.
Claro que depois também tens que ter em conta o tipo de utilização, mas isso já pode variar com o numero de dentes do carreto, mas será sempre 2x10 ou 1x11 para funcionar bem.
Se é xt ou slx ou x0 isso n tem nada a ver, tem a ver com a desmultiplicação.
Claro que uma 29er com 3x10 funciona, claro que funciona, mas não é adequado, se for um 2x10 é bem melhor e em alguns casos o 1x11.
Se fores a uma loja onde o vendedor tem lá bikes 29er com essa transmissão desadequada, ele diz-te logo que te vai fazer falta a avozinha e tal. Treta, experimenta os dois ou três sistemas e depois conta-me.
 

warrior75

New Member
jopedru, não sei qual a forma que tu tens de encarar o BTT. Há muitas formas do fazer, mas se és um ciclista que dás valor á performance, pega numa 29er de 1200€ e numa de 3000€ e depois diz-me que é igual e que as pernas fazem tudo.
Se há gajos que com autênticos ferros andam que se farta, há pois, mas com uma bike boa andavam ainda mais, se há gajos que têm bikes de sonho e são uns sepos, pois se tivessem um ferro qualquer ainda faziam pior.
Tu até podes achar que uma bike de 1000€ te chega muito bem, mas nem todos pensam assim, há quem deia esse valor por umas rodas ou uma transmissão para poder ser um "cagagésimo" mais rápido.

Eu quando falei em 3000 ou 4000€, foi para dar uma ideia, sei bem que há ai excelentes maquinas a preços mais baixo, se for-mos então para a radon ou canyon encontram-se canhões muito mais barato.
 

gcaetano

Member
warrior75, mas essa lógica tanto funciona para as 29er como para as 26"? Ou não?

Uma bicicleta de gama superior é naturalmente mais competente e mais performante que uma de entrada de gama, estejamos nós a falar de 26" ou de 29ers.
 

balkaum

Member
Não tenham duvidas que na 27,5 a diferença para uma 26 adaptada é brutal, o centro de gravidade é bastante relevante, já foimais que e explicado á umas páginas atras.

Mesmo (rolling eyes) ???

Eu adaptei uma 26, subi o centro de bla bla bla, e a única diferença realmente notória foi nas relações de transmissão mais longas.
 

warrior75

New Member
gcaetano, a questão é o seguinte:
- Quanto te custa uma 26er de 10kg?
- Quanto te custa uma 29er de 10kg?
Dai a exigência de qualidade, para meteres uma 29er a 10kg tens que ter um nivel de material muito superior do que para meteres uma 26er ao mesmo peso.

Outra coisa são as rodas, numa 29er o peso das rodas é mais importante do que numa 26er.
 

gcaetano

Member
Naturalmente. Uma 26 é tendencialmente mais barata que uma 29er. Mas isso verifica-se também nas mais pesadas. Se o critério é o do preço, concordo a 100%, as 29 são mais caras. Simplesmente parece-me demasiado redutora essa comparação. É bem possível uma 29er de 11 ou 12kg ser mais eficaz que uma 26 de 9kg em certas situações, da mesma maneira que uma 26 de 10kg pode ser mais competente que uma 29er do mesmo peso ou mais leve. Porque, como já disse numa das primeiras páginas deste tópico, são plataformas com filosofias de concepção diferentes.
 

jopedru

New Member
"Isto nota-se principalmente nas rodas,as 29" com rodas pesadas são um verdadeiro suplicio para "arrastar"...e exigem o dobro do esforço!daí não valer a pena largar por ex as 26" para 29" á procura de rendimentos milagrosos"

Eu queria era ouvir mais alguém a dizer isto!! ;) O pessoal começa a perder a vergonha de falar mal das 29!

Warrior75 eu percebi bem o que querias dizer, nao leves a mal ;)
 

ORANGE_77

New Member
O Tiago Ferreira que venha a Portugal fazer uma maratona da taça com uma 26 e vença que o pessoal diz que afinal as 26 até não são tão más como se fala por aí...
 
Top