Roda 26, qual o seu futuro?

Joseelias

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badboyboogie

A AA que falo é a de 1996 que trazia a Rock Shox Quadra 21. O peso mencionado é o que está no catálogo da Kona em que a suspensão vem de série. Com a P2 a bike ainda perdia 600g. Se a tua trazia uma Pace não vinha nada mal servida para a época, não senhor... :D

O que se pode dizer é que as Kona dos anos 90 estavam muito à frente de todas as outras marcas (é ver as Specialized e Scott's LOL) e a geometria das nossas bicicletas continuam actuais desde que não lhes ponhamos suspensões muito altas. Por acaso contactei a Kona há alguns meses atrás por causa desta questão e o que me disseram é que o curso máximo para a minha (Lava Dome de 1996) é de 80mm, nunca mais e que o ideal é quanto menos melhor. Ando com uma RocK Shox Jett Race de 75mm (mola/óleo 1700g) por isso a heresia não é muito grande mas ando com umas ganas de lhe montar uma P2 que nem digo nada. :D

É por isto que lá fora (UK/USA) as Kona desta época são muito cobiçadas, em particular as de Explosif de aço, para remontar bikes retro pois permitem reviver o Btt dessa época mas com qualidade, e também para fazer single-speeds ou bike urbanas pela geometria e slopping do tubo horizontal (inovação da Kona).

É verdade que nos anos 90 haviam imensas bikes péssimas por serem experimentais, mas a variedade de designs e conceitos era fantástico.
 
Eles dizem e têm razão na questão das suspas com mais de 80mm em quadros dos anos 90, mas a minha anda com 100mm desde 97, e para o uso que lhe dou, adoro.

A Giant fazia quadros de muito boa qualidade e a melhor preço, com um ângulo de direcção menos agressivo, mas lá está não é a mesma coisa.

Por mim a roda 26 vai continuar viva por isto mesmo, há muitos bttistas por este Portugal que andam em BTT´s da época dourada, talvez essas bicicletas desactualizadas, arranhadas e amolgadas não andem todos os dias mas quando são levadas para os montes fazem voltar as sensações.

Há um mercado muito grande talvez maior de roda 26 para actualizar do que de outro tamanho. Suspensões, transmissões e rodas vai continuar a haver. Talvez as grandes marcas não fabriquem mais quadros, mas os que fabricam na Europa para mim são suficientes. Têm boa qualidade, cores e geometria com peso muito equivalente.

Dou como exemplo a Cotic, a Kinesis e a Ragley que são para mim as que mais me agradam. Há também quem faça por encomenda em Titânio. E todo o mercado de usados que é óptimo para nós!

Eu ainda vou ter um quadro em aço roda 26, pode não ser este ano mas esse será o meu upgrade.

Creio que a maior diferença que houve no BTT foi nas pessoas que o praticam.

E o tamanho das rodas é só uma diferença, uma categoria... Tal como no início da modalidade o que realmente conta é a nossa forma e o nosso espírito ao praticar o BTT. O resto das diferenças está na mente de cada um.

E o negócio... claro.
 

Medroso#78

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Nessa época cá na aldeia (+/- 50km a norte do Porto) bikes desse nível não se viam.... nem se ouvia falar em semelhante.. as que por cá apareciam eram na casa dos "20kg" lol. Nem btt havia o que é diferente. Se bem que nas ruas (caminhos rurais) buracos e lama era o forte. :D
 
Last edited:

Nozes

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Ó amigo Medroso,por esses anos já eu ia a provas de downhill do Regional do Minho,a Guimarães (Penha),Fafe (Vila Cova),Braga e outros locais...e havia aí "p#t@s maquinões" ;) ,tu é que não estavas assim tão atento :D
 

commendatore

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Qd eu me meti nisto, havia umas rodas de 200 contos de uma tal marca chamada Spinergy à 20 anos... em carbono... e uns travõeszitos de ferradura da Magura... eu tive uns "jonh Tomac" na Minha Kona Sex Two.
Hoje tenho uma bike mt mais fraca. E... estava longe dos 20kg.
Sempre existiram canhões.
 

Joseelias

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Nessa época cá na aldeia (+/- 50km a norte do Porto) bikes desse nível não se viam.... nem se ouvia falar em semelhante.. as que por cá apareciam eram na casa dos "20kg" lol. Nem btt havia o que é diferente. Se bem que nas ruas (caminhos rurais) buracos e lama era o forte. :D

O que dizes corresponde ao que li na revista Bike na altura (comecei a ler desde o nº 1) em que afirmavam que o Btt era uma modalidade mais divulgada no sul em particular na região de Lisboa, e que no norte a malta se mantinha mais fiel ao ciclismo de estrada por tradição.

Como o colega nozes diz, não quer dizer que não houvesse já quem praticasse, mas se vires o nível de salários que havia (e há) no norte e o que era pedido por uma bicicleta de Btt na altura é de perceber que pouca gente tinha acesso a uma bike de marca.

Eu estou a falar mas também era mais "pelintra" do grupo e sei bem os sacrifícios que tinha que fazer para ir comprando componentes aceitáveis que outros nem pensavam duas vezes quando precisavam de comprar componentes de grupos superiores. Salvavam-me as pernas que é o que mais importa. :D
 

nogueira.nuno

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Qd eu me meti nisto, havia umas rodas de 200 contos de uma tal marca chamada Spinergy à 20 anos... em carbono... e uns travõeszitos de ferradura da Magura... eu tive uns "jonh Tomac" na Minha Kona Sex Two.
Hoje tenho uma bike mt mais fraca. E... estava longe dos 20kg.
Sempre existiram canhões.

Algo assim e sub 10? :)

[/QUOTE]



;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Qd eu me meti nisto, havia umas rodas de 200 contos de uma tal marca chamada Spinergy à 20 anos... em carbono... e uns travõeszitos de ferradura da Magura... eu tive uns "jonh Tomac" na Minha Kona Sex Two.
Hoje tenho uma bike mt mais fraca. E... estava longe dos 20kg.
Sempre existiram canhões.

Sei que isto está a descambar do tema, mas não resisto a comentar o teu post. Lembras-te da combinação Trek Y33+rodas Spinergy (pelo menos em fotos)? Ainda hoje acho o conjunto dos mais belos dos Btt apesar de a bike em si bem como as rodas não serem nada de especial (como passados estes anos todos os seus antigos possuidores já admitem).

Esses magura eram caríssimos, mas em tempos de cantilevers eram imbatíveis em travagem com aros cerâmicos. O resto da malta, com sorte, conseguia apenas abrandar ligeiramente a bike em tempo de chuva e lama. Os espalhos que mandávamos! :D
 

nogueira.nuno

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Já não está como nas fotos, está melhor :)
Serial number 01 de Abril de 1994!
O raio do Imageshack é que deixou de dar e copiei a foto do Topico Old School daqui do Forum.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=592044477530340&set=pcb.10152304827427463&type=1&theater


Está com XTR M900, Chris King, Ringlé e sim, tudo o que havia em titanio na altura como espigão, guiador, eixo pedaleiro, parafusos, etc, e não é uma Pace, é uma Rock Shox FSX que agora tem uma coroa Paul e brace AC e como disse está sub 10kgs, com umas outras rodas de raios ainda desce mais ;)


Uma bicicleta de sonho que demorou a ter e demorou a estar como está no momento e por isso as 26” nunca hão-de morrer porque esta vai durar mais 20 anos, agora as de hoje é que precisam de provar que vão durar esse tempo todo ;)



Mas não quero fazer mais Offtopic por aqui e mantenho o que disse acima sendo possuidor de 26’s ou 29er, como disse há aqui o tópico Old School que é 5 estrelas para o pessoal menos conhecedor ver umas Bikes antigas a sério ;)
 

Medroso#78

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...por cá rodas "dessas" eram em plástico traziam-nas as BMX (com amortecedor do "mutrizada" no meio) ahahahaahahahaah. Por cá era ciclismo..... lembro-me perfeitamente da 1ª bike de BTT à venda por aqui.. estava ela à venda na loja do "Zéca do corgo" ahahaahah (era assim que se chamava a lojinha da aldeia onde nasci). Aos meus 12 tive a minha 1ª bike BTT (até com suspensão na frente viram-se por cá mais tarde), aliás, a minha é de forqueta. Estes quadros não tinham "dropaut", eram uma c@c@, pois partiam-se facilmente nessa zona. Bastava o desviador (chamavamo-lhe macaco) ir aos raios lá se ia mais um quadro. A garantia deu-me um novo, aplicamos-lhe um dropout das bikes de corrida, stress off. :)

...é óbvio que já haveriam boas máquinas, o que é certo que não se viam por cá. Revistas sobre a modalidade nunca vi... nem me lembro de ver o desporto na rtp2. :D

Aqui os "garanjeiros" tinham era motorizadas, e fracas...

p.s: tenho 35 anos, há 20 anos atrás tinha 15, é normal que estivesse mais desat€nto. :)
 

davidream

Active Member
bOAS!
Fico feliz por o tópico se focar menos na guerras sem quartel,e se cingir ao que é realmente importante!!! respondendo finalmente á pergunta que iniciou o tópico.
O futuro das 26 não se perderá assim do nada!!!apesar das pressões do presente,os mercados acabam por auto regular-se,e haverá sempre Clientes/nichos para todas as medidas!!
A roda 26 tem já demasiada implementação/história/demonstração de qualidade para pura e simplesmente desaparecer,mesmo que os avanços tecnologicos mudem muito os panoramas/paradigmas do Btt.
Pelo que penso que no presente e futuro imediatos manter-se-á esta implementação das 27'5 e principalmente 29,e haverá uma posterior estabilização,onde muita gente continuará a dar força ás 26.(até os das 29 por inadaptação!)
Como em tudo na vida nem 8 nem 80,haverá sempre gente/mercado para tudo,e ainda bem que assim é!!!!!pelos preços,liberdade de escolha e claro pq não somos todos iguais!!!!
Cumps
 

Jocas22

Active Member
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Joseelias

Well-Known Member
Essa reportagem se não fosse trágica seria cómica...

Mantenho o que já disse. Depois de 40 anos descobrem que se passarmos de 26 para 27.5 conseguimos colocar mais dois tacos no chão, e que isso é uma revolução tão grande, mas tão grande em termos de tracção e travagem que decidem forçar o pessoal todo a ter que eventualmente trocar de bicicleta.

Mesmo para os 99,99% dos Bttistas que não fazem competição, e que não notam diferença no comportamento da bike mesmo que haja uma diferença de 5 psi na pressão dos pneus relativamente à saída anterior quando isso põe logo uma carrada de tacos a mais no solo.

Mesmo para pessoal que faz as descidas a 25km/h em estradão bom, e a 10km/h se houver raízes e pedras, e que param nas subidas para esperar pelos amigos, que é a quase totalidade dos Bttistas porque a malta anda cá para se divertir e conviver.

No entanto, segundo os fabricantes, esse dois ou três tacos vão ser revolucionários e são "perfeitos". Se o Btt tivesse começado com rodas 20" aposto que agora estavam a lanças as rodas 26 como o tamanho perfeito...

A única revolução é para os bolsos deles pois o mercado estava a secar. Nesta altura do campeonato a última coisa em que estão a pensar é nos Bttistas e nas reais necessidades deles, como por exemplo não serem forçados a gastar um balúrdio numa nova bicicleta quando a 26 que têm serve na perfeição.

Sempre quero ver o que dirão aqueles que vão mudar para o mundo "maravilhoso" das 27.5 pensado que passarão a ser chamados de "Manel Foguete" e descobrirem que continuam a levar na "pá" dos que se mantêm nas 26...
 

JMPF

Member
Aconselho a ter atenção entre o minuto1,30 e os 2m, quando a responsável da Trek fala da diferença entre as 26 e as 27,5
 

Jocas22

Active Member
o que me faz confusão:

é dizerem que todos têm por onde escolher, mas depois anunciam a morte das 26. Non-sense:fpalm:

o admitirem que "empurraram" demais a alteração seja para que roda fôr, no fundo admitindo que não passa de marketing já que depois quando chega a pormenores técnicos cada um atira os numeros que quiser para provar o que lhes interessa, à opiniões para todos os gostos. E ainda se chega ao cumulo de dizer que 27.5 é melhor para isto e 29 para aquilo mas depois uns dão por certa a morte das 27.5 e outros das 29. Non-sense :fpalm:
 

Joseelias

Well-Known Member
Aconselho a ter atenção entre o minuto1,30 e os 2m, quando a responsável da Trek fala da diferença entre as 26 e as 27,5

Ainda bem que mencionaste isso pois da primeira vez percebi mal os cursos de suspensão mencionados. E o que ela diz é ESCANDALOSO!

Aqui está a tradução do que a representante da Trek diz, para quem não sabe inglês:

"(...) e no final o que nós decidimos é que a dado momento há um curso de suspensão em que a 27.5 se começa a separar da 26. E na nossa pesquisa descobrimos que esse curso é de 140mm ou 150mm.

Tudo abaixo disso não tem grande diferença de performance entre uma roda 26 e 27.5
"

WTF!!!!!

E depois o que ela diz a seguir acaba por nem fazer sentido, pois diz que se quiser velocidade e estabilidade será sempre uma 29. Até aqui nada de novo. E que se se quiser algo mais ágil, mais divertido e se se andar com uma suspensão de 140mm as 27.5 são uma óptima opção!!!

Isto é, quem andar com uma suspensão abaixo dos 140mm não vai ter vantagem acrescida por mudar para uma 27.5. Mais, vai perder em agilidade e diversão pois a lógica expressa por ela entre a 27.5 e 29, também se aplica entre a 26 e 27.5.

Posso estar muito por fora disto, mas o uso de suspensões de 140 ou 150mm é assim tão dominante?

E se esse é o curso em que se começam a notar diferenças (sublinho começam), qual o curso em que se torna realmente vantajoso o uso das 27.5 sobre as 26? 200mm? Mas isso não é já DH?

Isto apenas vem comprovar que este tamanho de roda é uma imposição desnecessária por parte dos fabricantes pois a suposta vantagem que tem aplica-se unicamente a um nicho dos praticantes e como tal deveria de ser fabricada apenas para esse nicho tal como as suspensões de DH, os guias de corrente e coisas semelhantes.
 

GETmoney

New Member
Isso é mesmo para rir. Já não têm mais nada com que brincar.
Durante quantos anos existiram as 26? e a melhor e maior evolução nestes anos todos foi o quê? o Peso? a fiabilidade? a transmissão? não? foi o quê uma roda maior! :)
Já não se lembram de mais nada, e podiam evoluir em tanta coisa como numa transmissão melhor, mais limpa menos pesada e acessivel a todos.
Cambada de burros a tentar impingir o consumismo nos labregos das massas e não é "pasta"! Gostava de saber se já levaram essa discussão a um puto pobre de África que nem 26 tem quanto mais 27,5 e 29? Olha queres uma bike de 26, 27,5 ou 29? é ridiculo!
 
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