Roda 26, qual o seu futuro?

afonsu

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Boas caros colegas do BTT...
Bem, não li as páginas todas desta discussão que me parece que nunca vai ter fim, isto porque a opinião de cada um vai ser sempre diferente.
"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar"

Eu fui um dos utilizadores de 29" que regressou a 26"...
Embalado num sonho onde a roda 29" era tudo, e tudo o resto estava ultrapassado... (tipo como se trata-se de um telm). Ao longo de 1000km +/- percorridos nesta 29" (Scott Scale 930), fui-me apercebendo que nem tudo eram maravilhas...
No MEU caso os aspectos que senti em relação a 29" vs 26" foram os seguintes:

Desvantagens da 29":
- Subidas;
- Trilhos técnicos como singletracks onde a maneabilidade é importantíssima;
- Arranques/poder de disparo, por exemplo depois de uma curva lenta;
- Peso da bike de origem; no meu caso tinha 11,20kg com pedais sem kit tubeless... quando troquei estava com 10,70kg...
Vantagens da 29":
-Estradões onde a inércia da roda é a sua maior vantagem;
-Descidas onde deixamos de ter noção de alguns perigos que estamos a correr, mas como a frente da bike não nos deixa ter noção de qualquer atrito/obstáculo, apenas se deixam os travões e vai-se por ali abaixo, apesar de na roda de trás se sentir alguma insegurança, parece que à mínima pedra salta e faz com que tenhamos de ir sempre de pé para não levar com todos os impactos. (isto em rigida, nunca experimentei uma 29" suspensão total, se a rigida é um camião a sup total deve ser um dumper).

Conclusão, a 29" para mim não era o modelo ideal de tamanho de roda, precipitei me na compra, felizmente que quando decidi trocar o mercado das 26" estava como se pode ver, máquinas a preços loucos, é só escolher, cheguei a ter ofertas de duas bikes por uma roda 26" de carbono de topo + bike estrada em aluminio pela 29", onde isto foi chegar, será que depois não se iram arrepender? Ou simplesmente continuam a andar com elas para não darem o braço a torcer? Quando efeituei a troca da bike o logista deu-me os parabéns por ter sido a 1º pessoa que ele conhecia a assumir que a 29" não tinha sido a melhor escolha e que queria regressar a 26". Consegui um bom negócio a uma Cannondale Scalpel com um peso completa de 10,20kg, penso que um peso razoável para uma suspensão total com equipamento médio...

Em relação ao futuro das 26" na minha opinião está seguro... Apenas se está a passar uma fase de modas, por assim dizer...
As marcas iram ter de colocar em mercado 26"/27.5"/29", tipo chega-se à loja, gosto daquele modelo/cores/equipamento etc, basta-me apenas escolher o tamanho de roda e ai cada um é que sabe de si, já não se pode dizer que, queria aquela marca mas aqueles gajos agora só vendem 29"... bela m***a... Apenas controlam o mercado à sua mercê... Já só falta mesmo começarem a dar quadros 29" de garantia a quem tem 26"... Isto vai ser outra dor de cabeça para "aqueles" que estão a "enterrar" as 26", sim, porque caso me acontece-se a mim, penso que falo pela maioria que tenha bikes de garantia vitalícia, não ia aceitar tal coisa...

Para terminar, antes de venderem a Vossa 26" que tanto estimam, tantas alegrias já deu, dinheiro investido para ter aquele equipamento de topo para ficar ao nosso gosto, pensem bem, façam vários testes com a próxima compra e não vão em modas!!!

Boas pedaladas a todos!!!
26" Will never die!!!

 

Medroso#78

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Boas,

Acho que fez muito bem, fez o que qualquer pessoa que não se sinta bem seja com o que for, deve fazer. ;)

...quando diz: (..)"apesar de na roda de trás se sentir alguma insegurança, parece que à mínima pedra salta e faz com que tenhamos de ir sempre de pé para não levar com todos os impactos", deve-se à velocidade que conseguia atingir nessa bike.. na 29er sem se dar conta onde é possível, atinge velocidades alucinantes.. mesmo sem dar ao pedal. :D

Boas pedaladas. ;)
 

Jocas22

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excelente relato, e é preciso tê-los bem grandes para assumir o retorno neste contexto que vivemos.
De resto, vantagens/desvantagens é o comum dos apontamentos em quem acaba por ficar em 26, e com o qual concordo em absoluto.
 

Medroso#78

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Claro quem sim. "Quem não está bem que se ponha". Que me adianta ter uma mulher LINDA/"BOUA" aos olhos de todos, mas eu não a curto?! :p
 

ktm excr

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Este assunto dá sempre azo a discórdia de opiniões sugeria:fpalm::
Opiniões de fatos constatados entre (de preferência) modelos da mesma marca só alterando o diametro das rodas, justo não será?
Digo isto porquê? Já li bué de testemunhos, à pouco o do Afonsu e....ficaria sem perceber novamente se há ou não vantagens em ter uma 26, ou 29. e como sou leigo na matéria e gosto de ler antes comprar, já cheguei à conclusão que o melhor é testar e depois comprar, explico:D:
Antes da minha ultima escolha, tive a oportunidade experimentar uma KTM Myrron master 26", que achei o máximo devido ao baixo peso e a forma como aquilo subia e descia e acelarava, 3 semanas depois, tive a oportunidade de experimentar, do mesmo dono, uma Myrron master 29" que hipotéticamente seria mais lenta e complicada a subir, pois esqueçam, bem mais facil em tudo e 15 m na 26 e 15m na 29 no mesmo percurso, na 29 tudo tudo muito mais ligeiro e até nas BPM. Outro exemplo, tenho uma Scarp 29, FS, peso 12,3 kgs, antes de a comprar, fui bombardeado por alguns atletas, digo atletas pq são malta de maratonas e que treinam às sérias, que me diziam que a escolha era´péssima, elevado peso e o efeito "BOB" ia-me retirar andamento, ao meu já pouco andamento, uma tarde destas convidei 2 desses defratores da FS, um deles de momento tb com Myrron abaixo dos 10 Kgs e outro, peso pluma( sem bike no momento) para irem testar a Scarp, querem saber o resuultado?:cool:?
Eu, o pixote de FS, em piso liso acompanho a HT, em piso mau e a subir a HT que se cuide pois enquanto n me falta o folego é, "oh desvia sff",depois trocamos e o dono da HT estava impressionado e dizia, " como é possível a bicicleta mais pesada parecer mais leve que a inversa, e a facilidade com isto sobe.
2º testemunho, o, sem bike no momento, levou a minha FS (scarp)para uma tarde de matar saudades com o outro amigo da HT (Myrron), ambos com muita perna, (com o da HT) em vantagem fisica, a subir, a HT perdeu sempre, e faço um reparo, o relato desta comparação é corrobada por ambos, pois ambos trocaram diversas vezes de montada:eek:e agora? Que contrapor em relação a isto? Ambos tiveram 26" e ambos, nem pensar em pegar nelas, ambos fãs de single tracks, ambos dispensam travões, pergunto, será assim tanta a desvantagem da 29"? não terá mesmo vantagens? :rolleyes:
Cumprimentos,
 

Jocas22

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ktm,
penso que não há nada para explicar, uns têm uma experiência e outros outra, e cada qual com a sua.
Posto isto e não leves a mal inclino-me mais para a análise do afonsu, mais perto da minha, mas também porque encontra vantagens e desvantagens numa e noutra roda (infelizmente não dá para fazer uma hibrida e ter o melhor dos 2 mundos e cada qual opta pela que mais lhe convem), e isso parece-me unânime, quem como tu pega numa 29 e diz que é melhor em tudo é sempre de desconfiar do relato.

mas dizes tu que só pelo facto da roda ter mais 3 polegadas compensa 2,3kgs nas subidas? novamente não leves a mal mas não me parece. Fico a pensar se mais 3 polegadas, roda 32 e não vamos todos andar com bikes de 15kgs a subir os montes ao lado de bikes de 10kgs. Assim subias bem e depois descias com uma bike de DH
 

afonsu

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Boas, gracias a todos pelos comentários.
Só queria reforçar o post com o seguinte:
Quem pensa comprar ler opiniões só vai baralhar, é difícil termos alguém que nos disponibilize uma bike 29" para testar à grande, porque só assim podemos tirar conclusões e falar sobre 26" vs 29". Não digo que não gostava de poder ter a possibilidade de ter duas ou 3 bikes em casa de rodas de diferentes tamanhos, porque estaria a mentir... Houve percursos em que adorei a 29", mas estamos a falar de 25% ou outros 75% era para a 26"...
Experimentem, façam vários km com elas antes de investir e perder talvez uma bike 26" de topo... As vezes é melhor investirem naquele equipamento que tanto queriam colocar na bike.

Espero que nunca acabem com a roda 26", por curiosidade foi dar uma vista de olhos nos sites de algumas marcas, e... é triste... Estão a "obrigar" a comprar rodas 27,5" e 29"... aos poucos as marcas de componentes vão deixar de fabricar alguns componentes específicos da 26", e depois que nos vai restar??? Já só falta pegarem nas bikes de estrada e colocarem uma roda maior e deixarem também de fabricar os modelos de sempre...
E atenção não critico nem sou contra haverem outros tamanhos de roda, critico sim por simplesmente colocarem a 26" num caixote no arquivo morto...

Boas pedaladas
 

ktm excr

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Jocas 22, na boa, não opino para discutir;) e por achar que em muitas destes diferendos de opinião aprende-se e cada uma vale o que vale.
Se reparares bem, eu falo quase sempre na 3ª pessoa, relatos de quem pedala há muito, e qdo digo há muito, lembro-me que qdo o conheci no longinquo ano 89, eu a treinar numa zona de areia de mota e o artista treinava de bicicleta mais tempo do que eu :D, hoje em dia ele tem 41 anitos, não é novo mas tb n é velho:D dai achar a apreciação dele válida, assim como a do outro que só tem 30. Agora o que eu tb disse é que em 2 boas e leves bicicletas eu, o cansado e novato nas andanças, sem duvida que perferi a 29". Tb tive a oportunidade de andar numa KTM ultra flite, minha 26" e na 29 de outro comparsa, ambas nos 14 Kgs, e ai notei ligeireza na 26, mas a rolar e a descer, esqueçamos á diferença.
Quanto à Scarp dos 12, 3 Kgs, n vou comentar, só sentando a malta lá em cima, e garanto pelo menos uns 10 artistas, entre cubes, cannondales 26 e 29, aeras e Myrrons, carbonicas, n houve um q tivesse experimentado e ficasse pasmado com 12 kgs mais leves de sempre.:D
Abraço.
 

ernez

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Eu não queria alargar muito a minha conversa, mas já pensaste que poderias ter um problema que é quase geral, nos quadros scott scale 930, é um defeito nas escoras que fazem o pneu encostar e roçar, acabando por tornar a bicicleta instavel, pensa nisso, ehehehehe.
 

El Mariachi

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JoseElias
As diferenças ?
A suspenção não é importante na 29 ?


Sem comentarios lol.
Pessoal usem o que mais gostam 26 ou 29 , não passam de bikes .
Fala-se aqui muito à toa .
Pernas é o que é preciso
 

rodinhas chamine

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Boas
Como recente Btttista de 29 o que posso dizer é Pernas e Kit Unhas são o que importa.
O que andava e fazia com a 26 continuo a fazer e a andar na 29 com esta faço mais descontraido.
Passei de 9,200kg para 10,200kg mas com ainda alguma margem para chegar ao peso da 26 ou muito perto, nao me desfiz da 26 mas muito provavelmente vai passar o tempo todo parada no suporte.
Posso dizer que prefiro a 29 pois sinto uma maior segurança onde com a 26 me sentia menos a vontade ou seja, a descer e em singles tracks tecnicos, tanto a subir como a descer.
Esta é a minha opiniao que pode ser diferente de outros, por isso digo, nao sou eu que estou certo e os outros errados ou vice versa.
 

ernez

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KTM excr, tive a mesma sensação numa spark 930, mais 2kg, mas a esperiencia foi feita a subir rampas, o pessoal ficou a pensar o que se estava a passar, ehehehe, isto é vodu ou que!!! Realmente a bike rolava melhor a subir que as nossas HT, é claro que á partida a cassete era diferente, com menos saltos entre carretos, o que possibilitava ali um meio termo, que fazia o pessoal ganhar uns segundos, outra das explicações era que, como não estavamos cansados, o efeito placebo estava a fazer efeito, mas claro que quando a metemos a rolar durante mais de 30km, ai a diferença começou a notar-se, mas o que é certo é que em subidas a gaja ganhava ali um metrito, :D.
 

ernez

Active Member
Pesso desculpa pelo posto mas, esta aqui a discutirse peso porque? Se todos ate agora foram unanimes ao comentar que, o peso nesse sentido e irrelevante para as nossas voltinhas de fim-de-semana, e sim qual o problema de pessoal trocar as bikes por outras de peso superior, se ate, como se tem comentado a pessoal que trocou as 26 por 29 com retomas e pouco ou nada pagou de diferença nessa troca.
 
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Joseelias

Well-Known Member
JoseElias
As diferenças ?
A suspenção não é importante na 29 ?


Sem comentarios lol.
Pessoal usem o que mais gostam 26 ou 29 , não passam de bikes .
Fala-se aqui muito à toa .
Pernas é o que é preciso

Importas-te de assinalar exactamente o post onde afirmas que eu disse que a suspensão não é importante numa 29?! No caso de não o encontrares (porque não existe) peço que não distorças as minhas palavras.

É que tenho a certeza que nunca disse nada disso. O que penso ter dito é que numa 29 uma suspensão não é tão importante como numa 26, pois a roda passa melhor por obstáculos. Daí a dizer que não é importante vai uma grande distorção! Não é por acaso que muitas suspensões para 29 têm um curso inferior às da 26, e que há marcas a vender 29 com forquetas rígidas de origem e utilizadores a montarem estas forquetas posteriormente.

Acho que esse LOL se adequa mais a ti.

A discussão deste tópico também não é 26 contra 29, mas o futuro das 26. E é nesse sentido que o usar "o que mais gostam", como dizes, pode não ser possível de fazer pelo menos com bicicletas novas.
 

proque

Member
Leia -se "650B ou a Teoria da Conspiração".

O mercado do BTT está ao rubro com a disseminação do "terceiro standard" - 27,5" (também conhecido por 650B). Promete o melhor de dois mundos: a leveza das 26" com a dinâmica das 29".

Depois do relativo "flop" das 29" que, apesar de algumas inegáveis vantagens, se desadequam claramente a diversos utilizadores em função da sua estatura, assim como pelo acréscimo de peso ou a redução da rigidez, eis que as 27,5" prometem agora o "céu na terra".

Curiosamente, enquanto as 29" apresentam diferenças nítidas das 26", pelo contrário, as 27,5" a acreditar no que vamos lendo por aí, apresentam diferenças imperceptíveis para com as suas irmãs de menor estatura.

Isso mesmo, aliado a uma estranha conversão, quase epifânica, dos principais construtores ao formato 27,5" em 2014, pode representar para as 26" o mesmo que o ancestral meteoro significou para os dinossauros condenando o ainda mainstream 26" a uma ameaça de extinção a prazo.

Dito isto vou ali "estocar" umas peças 26" antes que o mundo acabe e volto já...
 
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