Roda 26, qual o seu futuro?

ORANGE_77

New Member
Caro Medroso eu não sou contra quem anda nas ecovias, ciclovias e mais não sei o quê que eu também o ando e afirmo sem problema que nesse tipo de percurso quem me dera ter uma 29. Eu normalmente ando na ecovia da minha zona com a minha esposa, de forma descontraída e detesto digo detesto porque para além de mim andam alguns pais com os seus filhos num ambiente descontraído e depois vem esses pseudo-atletas a rolar na maior claro que agora a maioria são em 29 mas também os há nas suas 26.
O que eu quis dizer é que há espaço para 29 e 26, eu ja dei por mim a andar com alguns camaradas nos percursos que fazemos umas partes sou eu melhor na minha 26 outras é o camarada da 29 resumindo o que interessa é ter pernas...
 

Jocas22

Active Member
nesta discussão, acho que não é uma questão de ter dinheiro ou pernas. Quem tem dinheiro compra o que quer, seja 29 ou 26 ou 32 porque se for preciso paga para fazerem o que quiser. Quem não tem dinheiro tanto não tem para uma boa 26 como para uma boa 29, no mercado dos usados pouco faltará para também aparecerem 29 a preços mais económicos de pessoal que sente necessidade de evoluir . A velha máxima das pernas, tanto serve para esta discussão como para uma discussão entre um bttista em forma e um estradista fora de forma.

Acho que o tipo de condução, o tipo de btt e o tamanho do bttista influenciam bastante isso sim.

Nas rodas maiores ganha-se no ataque aos obstáculos e nas descidas, nas subidas por mais que me convençam não vejo como, aliás não vi como, é mais uma questão de ritmo. Podem discordar á vontade. Para andar a direito é-me igual, se querem velocidade é levarem uma estradista :)

Geralmente quando faço btt é raro querer chegar depressa a lado algum, o que quero é diversão. Maratonas á parte mas mesmo ai a minha veia competitiva é menor que a da procura de diversão e novos trilhos. Metade da diversão do BTT para mim é andar a olhar para o terreno á procura do melhor trajecto, á esquerda ali, pela direita ali, salto o tronco o contorno-o... O que se ganha nas 29 é o efeito tractor poder passar por cima de tudo de maneira mais eficiente, atalhar em frente onde antes tinhamos de curvar aqui e ali para encontrar o melhor percurso e claro que com isto se perde velocidade, mas com roda maior perde-se um pouco da diversão que falei. Quanto mais obsctaculos mais gosto do BTT, com pedra então upa upa...

Depois há a questão do guiador que já tem de ser maior, ignorando o que sempre aprendemos da medida de ombros. Claro que é mais controlável com pneus maiores e guiadores mais largos, sempre foi, seja em que roda. Mas também se torna mais dificil manobrar em espaços apertados, os singles mais divertidos.

tudo isto para dizer que com 1.69m acho que não tenho estatura para 29ers e para além disso o que podia ganhar com o tipo de BTT que gosto era mais fácil de enquadrar na medida intermedia, isto se me "obrigarem" a largar a 26 que continua a poder levar pneus maiores e guiadores mais largos.
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Ahhhh, então para o camarada ORANGE_77, as eco,ciclovias ou lá o que lhes queiramos chamar, deveriam ser SÓ para "passiar" com os filhos ou com a "namurada"/esposa.... em ambiente/ritmo de relax.... os tais "pseudo-atletas, "bedêtas", ou "prós" (como são também conhecidos), pelo que percebi, como aparecem em bikes melhorzitas que a sua, deveriam pedalar SÓ dentro de pista.... acho que está bem. Muito bem mesmo..... ;)

ps: não percebi foi a parte onde diz que gostaria de ter "unha bintinóbe" para pedalar na "ciclobia", visto que lá pedala APENAS em ambiente descontraído... :confused:
 

ORANGE_77

New Member
Caro Medroso não sei o porquê do seu gozo nem me vou ar ao trabalho de lhe responder a mais nenhum comentário seu eu só exprimi a minha opinião e a si cabe respeita-la tal como eu respeito as sua opinião e de todos outros foristas, e mantenho o que disse na zona onde moro a ecovia ponte da barca-ponte de lima-viana do castelo foi criada nesse propósito para que todos, sejam eles novos, "velhos" de bicicleta, a pé a correr etc etc possam desfrutar dela.
Aqueles que se acham atletas que vão para o monte ou para as provas que é o que mais há neste momento ao inves de colocar em perigo pessoas que aproveitam o domingo para uma volta em família, porque quando vir uma criança a ser atropelada por um pseudo-atleta mudará a sua opinião.
Esclarecendo o senhor gostava de ter uma 29 pois na ecovia pois é o local onde vejo mais 29 como se trata de um percurso rolante se pode verificar as suas vantagens em relação às 26 mas enfim e a mim não me preocupa que haja pessoal com bikes melhores que minha.

cumprimentos e passe bem
 
Andam por aqui umas discussões muito estranhas...

Então mas agora já se julgam as pessoas que levam a bike de BTT para as ciclovias/ecovias??
Eu sou um dos que agarra na BTT (é a unica que tenho), e quando não me apetece ir para o mato seja por que motivo fôr, vou para a ciclovia aqui perto de mim dar um bocado ao pedal, ao meu ritmo, e respeitando todos os outros utentes com quem me cruzo.

E isso faz de mim alguém diferente??

È por têr uma bike mais ou menos bem equipada e andar numa ciclovia que faz alguam diferença a alguém?

Vou tentar perceber...

Cumprimentos
 

Cjaneiro

New Member
Desculpem qualquer coisinha mas isso da bicicleta ideal... é uma treta.
Ver o que o pessoal usa um tópico deste forum que todos gostamos para "lavar roupa suja", isso é que não devia acontecer.
Cada um opina coisas que não são relacionadas com o tópico em si.
Eu tenho uma 26" se gostava de ter uma 29"? Gostava!
A minha 26 é boa para já tenho uma FS stumpjumper S-Works carbono, não é muito leve mas não é pesada.
Não sou um pseudo-atleta e vou para o mato aos Sábados e para a ciclovia aos Domingos. Porque eu gosto é de andar de Bicicleta, adoro o BTT e a roda 26 tem futuro enquanto houverem utilizadores que como eu ainda não sintam a necessidade de perder dinheiro para ter uma bicicleta com características melhores. E se as pararem de vender todas as pessoas passarão a usar a 29". Agora se é melhor... tem a ver apenas com as necessidades de cada pessoa. Se forem atletas ou apenas pessoas que gostam de estar na moda. Agora uma coisa é certa... não devemos julgar ninguém pelo que monta nem por onde monta. pois Existem bons e maus treaseuntes quer na ciclovia quer nos trilhos. Civismo e respeito.
 

1pronto

New Member
Não gosto muito deste tipo de tópicos, pois normalamente acabam em discussões pouco produtivas, mas deixo aqui a minha opinião.

Penso que o futuro das 26er irá depender das tendências impostas reciprocamente por consumdores e marcas. Passo a explicar, se a maioria dos consumidores quiser uma 650b ou uma 29er, as marcas não vão continuar a fabricar 26er. Da mesma forma que se as marcas só fabricaremm 26er de baixa gama, daqui a uns anos seremos forçados a comprar o que o mercado fornece, seja 26er, seja 650b, seja 29er ou outra medida.

A tendência atual, não é a 26er, nem por parte de consumidores, nem por parte das marcas, mas o que hoje é regra amanhã passa a excepção.

É compreensível que todas as marcar procuram obter lucro, tudo se resume a números e é impossível ter grande lucro se fabricarem 26er, 650b e 29er para todas as gamas e tipos de utilização.

Não fico muito preocupado com estas questões, mas tenho alguma curiosidade em saber o que irá acontecer. Daqui a uns 3-5 anos saberemos a resposta, mas posso afirmar que a manter-se a estratégia de algumas marcas, ou a atual tendência a 26er irá passar a ser uma relíquia, ou uma "burra" em vias de extinção.
 

Medroso#78

Active Member
Camarada ORANGE_77, para terminar, queira desculpar a forma tão realista com que interpretei os seus "postes", são realmente post´s daqueles que se lêem, e pura e simplesmente se ignoram..... mas não resisti... tive que esmiuçar/comentar. ;)

...desde já peço desculpa a todos os camaradas do pedal que aqui passam, e claro está, ao nossos moderadores.... pois por vezes sem intenção não se resiste ao off topic.. sorry.
 
ora vamos la ver quem tem a pilinha maior lool
cada um tem aquilo que gosta ou que pode , virem para aqui dizer ai esta melhor e aquela é pior para mim não faz sentido cada um tem gostos diferentes para aquilo que faz e o resto são tretas
 

ernez

Active Member
1Pronto, opinião muito inteligente e bem fundamentada, a melhor até agora, abraço.

Medroso, :D estás perdoado, ehehehe, abraço.
 
Ora bem , Eu penso que a questão " Qual o Futuro" se vai aplicar aos 3 formatos....
E isto não é uma história de hoje , porque estes mesmos formatos já há 20 ou 30 anos esteve em cima da mesa , mas por questões que se prendiam principalmente pelo peso e fiabilidade das rodas , acabou por dessa vez prevalecer a 26 como o formato mais consensual.

Neste momento , e fruto desta crise mundial , houve necessidade de colocar mais uma vez em cima da mesa a questão "Qual a melhor" , eventualmente e com toda a certeza de modo a tentar que houvesse uma mexida no mercado que provoca-se aquilo que os produtores de bikes busca....Lucros obviamente.

Não tenho qualquer duvida que há prós e contras em qualquer tamanho , agora , tirando os "Prós" que fazem competição , muitos deles com patrocinadores que são eles que escolhem onde os meninos sentam o cu , os outros têm é de ver o que fazem , e onde podem chegar...

Serve só de mero exemplo , mas há 15 dias estivem em Canha , e há 3 semanas na Terras do Toiro e garanto que prai 80% dos participantes de qualquer uma destas 2 maratonas ia de roda 26....
E isto aplica-se a qualquer evento destes do "presunto" ou a qualquer Domingo nos mais variados trilhos do Pais.
Obviamente os campeonatos nacionais a coisa muda de figura , mas tamos a falar de outras guerras....

Iremos ver qual o futuro , sendo que o presente é dominado sem qualquer duvida pelas 26 , não sei a nível de vendas nas lojas , mas sim pela realidade do que se vêm nos trilhos e nas maratonas do presunto...

Mas acredito que com o tempo , a 650B tomará o lugar das 26 como líder de vendas.
A 29 continuará como agora , um nicho de mercado ligado a pessoal de competição ou que tem objectivos parecidos , e que tem de treinar muito e suplementar-se bem.
A 26 nunca vai desaparecer , e creio mesmo que nos próximos 20 anos , continuarão a ver-se nos trilhos em maior numero que a 29 e a 27,5 juntas....

Curioso que sou amigo de vários companheiros que andam na Taça , e um deles ainda ontem numa conversa confidenciou que já testou tudo , anda presentemente de 650b , a época passada andou de 29 , mas a Bike da sua vida , aquela que lhe deixou uma saudade tremenda foi a BH Ultimate 26....
 

Cjaneiro

New Member
Estão a ver que o topico volta a ser produtivo para que as pessoas exprimirem a opinião mas sobre o tema do tópico.
É importante que apesar das diferenças, sejamos todos unidos.
É nessa união que este excelente desporto ganha expressão amplitude e força.

Um Abraço a todos.
 

Joseelias

Well-Known Member
A tendência atual, não é a 26er, nem por parte de consumidores, nem por parte das marcas, mas o que hoje é regra amanhã passa a excepção.

A questão que se impõe saber é como é que esta "tendência" de afastamento relativamente às 26 surgiu...

Será que houve manifestações de Bttistas à porta da Specialized, Scott e Giant a exigir novos tamanhos de roda?

Será que à imagem das feministas dos anos 60 que queimavam os soutiens em público, houve turbas de Bttistas revoltados a queimar pneus 26 em manifs tumultuosas até as marcas cederem à criação de novos tamanhos de roda?

Ou será que essa "tendência" de afastamento está a ser criada artificialmente apenas para, primeiro estimular a comprar um novo produto, e depois eliminar as opções para termos que o engolir? É que se é verdade que quando há procura a oferta surge, também é verdade que nos tempos actuais o marketing já evoluiu para fabricar uma oferta, e depois provocar uma procura de forma artificial.

Basta ver o que se passa com os telemóveis em Portugal com uma grande parte das pessoas a trocar de aparelho quase todos os anos quando não fazem uso de 10% das suas funcionalidades e usam apenas aquilo que os telefones fazem desde o seu inicio. Será que o bombardeamento com constantes anúncios de todas as operadoras em todos os intervalos, e todos os canais não terão alguma coisinha a ver com isto?... Ou querem convencer-me que as pessoas precisam mesmo de andar a trocar de telemóvel com o fazem em Portugal?

No caso do Btt as marcas foram muito mais além, como a malta não aderiu toda à 29 (e mesmo que o tivessem feito pois já se prevê o fim das 29) agora acaba-se com a oferta das 26. Era o mesmo que as operadoras de telemóvel decidissem criar uma nova banda de comunicações que os telemóveis vendidos até agora não pudessem usar e começassem a deixar de ter sinal. Apenas porque os novos telemóveis e banda de comunicações tinham uma melhoria de 5% no sinal... E toca de obrigar todos os clientes a comprar novos equipamentos quando os antigos serviam de forma impecável.

Para mim as 27.5 e a descontinuação das 26 não passa de "terrorismo" comercial.
 

ernez

Active Member
Bom, vamos ver, e fazer uma analise mais racional da coisa, ao analisar as rodas e suas vantagem, digo que a mais equilibrada é a 29er, não existe ainda tecnologia para desenvolver a roda 29 ao nível de uma 26, começaram bem, mas chegaram á conclusão que a rigidez numa roda maior não é ainda possível de alcançar num termo mais convincente e seguro, certo, até aqui estamos todos de acordo, e é aqui que entra a 27,5, e o seu cm a mais em relação á roda 26, e onde se consegue com pouco investimento, dobrar a roda 26 e adquirir rigidez suficiente para por este quadro no mercado, e consequentemente com um pouco de “aldrabice” acabar com a saturação em que a roda 26 entrou, espero não criar aqui uma discussão brutal sobre este tema, mas é a analise que faço do mercado mundial actual.
 

Jocas22

Active Member
não percebi isso da rigidez, explica lá melhor... :confused:

PS: isso do cm a mais tanto se aplica entre 26 e 27,5 como entre 27,5 e 29 :cool:
 

city_hunter

New Member
Resumindo, as 26 só acabam se deixar de haver mercado;
Para que conste, comprei em Junho uma 29er e digo: sobe bem, rola muito bem, e desce espetacularmente bem.
Tinha uma 26er de 12kg e tenho agora uma 29er de 10,3kg.

Uma coisa que vi, desde umas paginas atrás (não as li todas) é que está aqui instalado um estilo "26 ao poder" e quem vem aqui dizer que as 29er até têm vantagens, é logo decapitado com 3 ou 4 posts dos que se auto-intitulam puristas do btt.

Confesso que qualquer dia começo a ter medo de andar de 29er, não venham daí os 26ers enraivados espancar-me ou sem ser tão radical, deixar de me dizer "ola"!

Cada um tem a bike que pode ou quer. Não sou daqueles que escolhe a companhia para pedalar pela bike que tem. Se tiver que esperar por alguem, espero, na esperança que façam o mesmo comigo!

Nestas tricas é que se vê que o espírito do btt está todo f.....
 

anfil89

Member
Jocas22 isso do cm não se aplica em ambos os casos, porque a diferença entre 26-27,5 e 27,5-29 é diferente. Entre 26 e 27,5 existe uma diferença menor do que entre 27,5 e 29... na realidade a 27,5 não é bem 27,5"... está mais para 27"... isto segundo o que tenho lido em vários sítios eheheh
 
Top