Roda 26, qual o seu futuro?

RTC

Super Moderador
Ó Rui, se experimentares a minha FS29er de alumínio com 11.200grs que montei com menos de 2000€ com um excelente sistema de amortecimento e se calhar ficas exactamente com a mesma opinião do que essa Epic. Ou perto disso.
Já tiveste mais longe...
 

Rui Marçal

New Member
Lol, pois já RTC,

Jocas,

Foi precisamente isso que disse. Fazendo alguns ajustes e ficava perfeita.

Agora quanto ao preço, é o que elas custam no site da Specialized...

Minisagres,

A tua 29' toda custou menos de 2000 € e pesa menos de 10kgs? Brutal, como conseguiste esse milagre?
 

Rui Marçal

New Member
Tem de ser tudo, experimentar, teorizar para tentar não entrar em euforias e compreender melhor as situações no terreno, afinar, trocar, etc...e trocar informações com a malta no fórum...
 
Rui Marçal, isto de ter uma boa máquina tanto se aplica na roda 26 29 27,5 e roda fina.
Convem ter alguma experiencia no assunto, eu aprendi com os anos, sabemdo esperar uma montagem feita sem pressas e comprar componentes em promos em lojas online e saber escolher o material. Um bom exemplo os travões xtr custaram cerca de 200 euros.
Comprar uma marca de topo bem equipada as vezes pagamos o nome.
 

gcaetano

Member
Eu acho sempre enriquecedor o debate de opiniões, desde que todos se respeitem. Ao fim ao cabo nenhum de nós descobriu a pólvora nestes assuntos e como já disse anteriormente, as nossas experiências estão dependentes do contexto em que as adquirimos e formulamos. O mais importante é que cada um se divirta com o que tem e com o que faz! ;)
 
Pode ser estranho mas sabendo o peso dos componentes e quadro leve é facil ter esse peso, como referi sem ter alguns conhecimentos em escolher componentes dificilmente se tem uma bicicleta leve.
E mais importante, comprar tudo em promoção...
 
Boas Rui,

Eu tambem tenho uma roda 26, e com muito gosto.
Neste momento pouco mudava na minha bicicleta, talvez num avanço e guiador. ( os que queria, são mesmo muito caros - scholme.)
Já não sei quanto investi, acho que entre o tempo em que a andei um bocado a "olhar pros pesos", e a ver o que realmente era a melhor escolha para o btt/vida que faço, gastei o equivalente a uns bons subsidios de natal. (antes para o btt, que para o médico, e sem duvida nenhuma que os gostei de gastar).

Recentemente decidi por a minha bicicleta á venda, um quadro recente mais recente, outras sensações, quem sabe melhor desempenho e uma roda maior ( 27,5 ou 29 ) faziam me brilhar os olhos. (então com estes modelos novos... xD ) .
Fiz as contas ao material que tenho pesquisando na net, vi o preço do meu material em segunda mão e fiz o anuncio. Acredita que fiz as contas mesmo por baixo, um exemplo: travoes Magura MT8 (na data eram ainda os topo de gama Magura), fiz a 200 euros. ( atenção que não vi nenhuns (bom estado, com garantia) a esse preço na net, tudo mais caro).
Tive contactos de interessados, mas só um esteve perto do valor que pedi. Basicamente queriam que desse bicicleta! Não é por ser 26 que o material é pior ou melhor que os outros, não é por ser 26 que tenha de baixar ao ponto de ficar a dar mais de metade do preço que fiz no material. As coisas desvalorizam ... mas não passam de 100 a 10 por ser uma roda mais pequena. Ainda perguntei se tinham a noção do material,?, se estava cara que fossem a uma loja e comprassem uma roda 26 igual por aquele preço, ou uma roda 29 tão boa como aquela, simples.

Para "agravar", fui a Santarem ver as bicicletas. Vim de lá com umas "pancadas" muito grandes...bicicletas lindas! e caras! para largar a minha com o material (já não falo em peso) tinha de dar mais do dobro do que peço pela minha. Uma 29 de suspensão total ( normalmente mais cara que uma rigida na mesma gama) que eu gostasse ( e tenho de gostar mesmo, porque senão não vale a pena) a brincadeira ia me para os 3500/4000 euros no minimo com material médio. Scott, Cannondale, Specialize ... foram as marcas que gostei. Se há outras bicicletas e marcas...?? HÁ! Gosto de algum modelo? GOSTO! Faziam me perder a cabeça? NÃO!

Para comprar tenho de gostar, gostar mesmo. O material de desgaste ate poderia ser inferior ao que tenho, agora quadro/rodas/suspensão e até travões são dos componentes que queria bons de inicio ( até porque se for a comprar depois, me fica mais caro).

Resumindo: Gostava de poder experimentar e até mesmo trocar a minha bicicleta. Se estou disposto a vender (dar) a minha e a gastar mais 1500/2000/2500 euros ? Não. Poder trocar e dar um valor menor, mas ficar com uma bicicleta que não me enche o olho, ou uma com pior material e mais 3 ou 4 kg para mim esta fora de questão. Isto é um hobbie, para os passeios/provas que faço chega-me bem e em tempos de crise não dá para se cometer loucuras.

Rui Marçal, tenta ver algum quadro/rodas/suspensão, e a partir da i tentar adpatar o teu material, penso que assim seja a maneira de perder menos dinheiro.

Bons quilometros e boas pedaladas.
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
moreira
como tu querias uma 27.5 ou 29 tambem outros as querem. Obviamente que as 26 têm de se desvalorizar imenso. E não é pelo pessoal nao lhes dar o valor, é porque tu próprio preferes outras medidas, os outros nao sao diferentes. Nisto temos de perceber as coisas como são as 26 é material descontinuado, acho que já nao existe uma marca sequer que venda 26, DH excluido.
 

Jocas22

Active Member
ele nao falou que estava a vender a bicicleta ou li mal, e ele estava a vender umas rodas? Ou se quer perceber ou faz-se de engraçadinho. É que perder tempo a explicar o óbvio era isso mesmo, perder tempo.
 
Já perguntaram às marcas porque é que não têm bicicletas com roda 26, de gama média para cima, nos seus catálogos?

Ora se não aparecerem novas, mais dia menos dia, desaparecem! É simplesmente a lei do mais forte (que neste caso pode nem querer dizer que seja também o melhor) ;)
 

ORANGE_77

New Member
É inegável as vantagens das 29 R disso estamos conversados mas o que ditou o fim das 26 não foi a 29R mas sim o marketing e a sociedade de consumo em que vivemos agora é o tamanho da roda quando o mercado estabilizar novamente virá uma moda nova vejam o caso das novas RS1 da rock shock daqui a alguns tempos pode ser que alguém se lembre de fazer um campanha agressiva na promoção desse tipo de suspensão e prontos bora lá arrebentar com mais alguns euros.
Vejamos os caso das transmissões há alguns anos atrás era 18V depois vêm o 21V, 24V 27V e por fim 30V quanto mais melhor pelos vistos agora não é assim 11V reinventando-se a transmissão é que é bom.

Voltando ao tema desenvolve-se 29R tornando-as espectaculares que as de top são, mas ainda existia pessoal que andava na duvida devido isto e mais aquilo desconfiado etc etc alguém teve e brilhante ideia de certeza que foi alguém ligado ao marketing e diz as marcas ou vende a ideia, inventa a 27,5 que com uma boa campanha de que é boa em tudo (XC, maratonas, DH, saltos para a agua :D acabamos de vez com as 26 e ficamos assim:
Tens uma 26 e compras uma 29 e adoras.
Tens uma 26 e desconfias da 29, compra uma 27,5 ai e tal é o futuro as 26 vão acabar ou já não se fazem.
Tens uma 26 e não trocas porque não te apetece a que tens serve está bem equipada e coiso e coiso começa a ver no mercado de usados pois nas lojas já começa a faltar material e vais chegar ao ponto que tens de comprar uma nova 27,5 ou 29.

Não contra as 29 longe disso mas as 27,5 o anunciado melhor dos dois mundos isso sim soa-me a marketing puro e duro.

Vem o defensor das 27,5 o Nino Ganha com 27,5...tal como ganhava se fosse de 26...ou 29

As 27,5 são melhores para o Cross country que as 29? são então porque é que a maioria anda de 29 ou o Absalon anda de 29 e ganha que se farta.

Porque é que os maratonistas andam a maior parte de 29?
 

paradawt

Member
No caso dos maratonistas até faz algum sentido andarem todos com 29. Afinal aclamam a 29er como uma grande roladora.

Concordo com o que o ORANGE_77 diz.

Claro que as marcas se aproveitaram e criaram uma nova necessidade.

Não é a primeira vez que vemos isto acontecer.

Até terem telemóveis tinham essa necessidade?

Quando eu comentei da minha parte, apenas queria dizer que no meu caso não faz sentido "correr" para uma troca de dimensão de roda. Quero fazê-la para experimentar??? Claro que sim! Quem não gosta? Não vou é cair em loucuras impostas pelo mercado só para fazer uma troca.
 

2stupid

Member
Viva!

Estive agora a ler as últimas páginas...
Eu no Sábado de manhã fui curtir de bicicleta com uns amigos, umas eram amarelas a minha vermelha... mas viemos todos para casa de sorriso nos lábios.

29 é um espectáculo, 27,5 é ainda melhor. Ou será ao contrário??? Eu ando de 26 e em breve devo ir juntar outra à garagem.
1x11 também é um "must have", na bike que mais me faz mostrar os dentes uso 1x1

Peace
2stupid
 
Top